Flora Matos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Flora Matos
Flora Matos em 2013
Informação geral
Nome completo Flora Maia Matos
Nascimento 18 de novembro de 1988 (29 anos)
Origem Brasília, DF
País  Brasil
Gênero(s) Rap, Pop, R&B
Ocupação(ões) Cantora
Período em atividade 2003-presente
Afiliação(ões) Costa Gold, Família Madá, Don L, Spvic
Influência(s) Racionais MC's, Dina Di, Sabotage, Kamau, MC Marechal, SNJ

Flora Matos (Brasília, DF, 18 de novembro de 1988) é uma cantora de rap brasileira. Considerada por muitos como uma das mais promissoras MCs do país, ela lançou em 2009 sua primeira mixtape[1], Flora Matos vs Stereodubs. No dia 7 de setembro de 2017, depois de oito anos de sua estréia e vários desentendimentos com gravadoras e produtores musicais[2], Flora finalmente lançou de forma independente seu primeiro álbum, Eletrocardiograma.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Criada por uma família de artistas, aos quatro anos de idade já subia aos palcos da banda  "Acarajazz", que acompanhava o compositor baiano Renato Matos, pai de Flora. Em 2002, aos 13, passou a frequentar bailes de RAP. Em 2006, aos 17 anos, Flora Matos se apresentou como MC ao lado de DJ Brother e recebeu o prêmio de melhor cantora do ano em Brasília. Em 2007, Gravou o  remix da música "Véu da noite" da cantora Céu, produzido por Dj Kl Jay, e se mudou para São Paulo. Em 2008, Flora foi MC residente em boates da cidade se São Paulo, como Glória, Veggas, e Mood. Fez shows pelo Brasil acompanhada de DJ Kl Jay, DJ Cia, DL Lx e DJ King.

Em 2008, concluiu sua primeira turnê independente pela Europa, se apresentando em Paris, Angers (Le Chabada), Le Mans, Lisboa, Porto, Bolonha, Olivetto e Napoli. Em 2009, Flora fez shows solo acompanhada de Dj Will (5 pra 1), participou de alguns shows da banda Instituto (Daniel Ganjaman), e gravou seu EP mixtape "Flora Matos VS Stereodubs" produzido por ela, Léo Grijó e Dj Lx lançado no mesmo ano.

Em 2010 Flora Matos apresentou o show da mix "FloraMatos VS Stereodubs” e teve o single "Pai de Família" na programação da rádio BBC de Londres. Findicada ao  VMB na categoria Aposta MTV, e se apresentou ao lado do dj Zegon, durante o Word Basket Festival em Nova York.

Em 2011, lançou seu video-clip "PRETIN" 100% independente, que foi Top10Mtv o que levou a musica à indicação de "Hit do ano" no VMB2011.  Em 2012 se apresentou em grandes eventos como Planeta Atlantida,Virada Cultural, Lupaluna, além de representar o Rap brasileiro em Maputo Moçambique- África com Dj Naomi.

De 2013 a 2016 , Flora fez grandes shows por todo Brasil , se apresentou em programas de televisão como “Altas Horas” e “Esquenta”,  além de se internar em alguns estúdios pelo Brasil  para compor e produzir músicas pro seu disco solo, que por sinal é um dos álbuns de Rap mais aguardados dos últimos anos.

Em fevereiro de 2017, a cantora anunciou, via Facebook, que seu álbum estava em fase de finalização, e que ficaria pronto em abril. O primeiro disco de Flora, Eletrocardiograma, foi lançado no dia 7 de Setembro, feriado de Independência do Brasil, em várias plataformas de streaming. A temática das letras tem como foco a percepção a longo prazo da cantora em relação aos desdobramentos de relacionamento conturbado entre Flora e um rapaz, que teria durado seis anos[3]. No dia seguinte, Flora liberou o videoclipe da canção "Bora Dançar".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Pretin" (2011)
  • Comofaz (2013)
  • Preta de Quebrada (2017)

Referências

  1. Flora Matos vs. StereoDubs by Flora Matos vs StereoDubs, consultado em 9 de setembro de 2017 
  2. «A autonomia de Flora Matos». Vice. Consultado em 9 de setembro de 2017 
  3. «A autonomia de Flora Matos». Vice. Consultado em 9 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • htto://www.soundcloud.com/floramatos
  • htto://www.floramatos.com