Da Guedes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Da Guedes
Informação geral
Origem Porto Alegre,  Rio Grande do Sul
País Brasil Brasil
Gênero(s) Rap, hip hop
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) Independente, Orbeat Music, Trama, Chave Mestra
Afiliação(ões) Jacksom, Thaíde, DJ Hum, Lica Tito, Ultramen, Nitro Di, Marcelo D2, Planet Hemp
Integrantes Baze
Nitro Di
DJ Deeley
Ex-integrantes Negro X
Gibbs
Spaw
Página oficial www.daguedes.com.br

Da Guedes é um grupo de rap brasileiro, formado na cidade de Porto Alegre no ano de 1993. Nestes mais de 20 anos de estrada o grupo enfrentou, como todos do movimento, inúmeras dificuldades, mas não se deixou abater. Foram muitos shows, para públicos variados, ao lado tanto de bandas como Planet Hemp e os locais Ultramen, como dos essencialmente rap Racionais MC's, Pavilhão 9, Thaíde & DJ Hum e Marcelo D2.

História[editar | editar código-fonte]

Oriundos da Rua Guedes da Luz no bairro Partenon, em Porto Alegre, em 1993 os caras "da guedes", como eram conhecidos, acabou por denominar o nome grupo, mas foi só no ano de 1997, depois de muita estrada, dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira que o grupo lançou sua primeira demo, intitulada A Casa não Cai. A qualidade do trabalho logo chamou atenção a gravadora Trama, que viabilizou a gravação do primeiro disco da banda em 1999, “Cinco Elementos”. Produzido por DJ Hum, o álbum lançou os sucessos “Minha Cultura” , “Poa,; “Isso é Brasil” e “Vê se Muda”. Já em 2002 a banda lança um novo CD, em parceria com a gravadora Orbeat Music. Morro Seco Mas Não Me Entrego foi o título escolhido referenciando uma citação ao lema dos soldados da tropa de um dos heróis da Guerra dos Farrapos, Guedes da Luz. O disco apresentou novos sucessos as rádios brasileiras: “Bem Nessa”, “Fração” e “Dr Destino”. O sucesso do álbum foi tamanho que em 2004 a banda foi convidada a participar do Festival de Música Sanary, na França. Ainda em 2004, Da Guedes lança o terceiro álbum da carreira: DG vs a Luz Falsa Que Hipnotiza o Bobo, o álbum mais pessoal do grupo, em que falam mais de si mesmos, do lugar de onde vieram, suas origens e gostos pessoais. Esse álbum também é marcado por ser mais leve, pois as letras deixam um pouco de lado os motivos políticos em algumas faixas, para falar de assuntos mais positivos e sobre diversão.

Mais uma vez o grupo surprende público e crítica com a qualidade do trabalho apresentado. Destaque para as músicas “Jogo da Vida”, “Tempo Passa” e “Jornada”. Em 2008 o grupo lançou o primeiro DVD da carreira, “Da Guedes Acústico”. O álbum compilou os principais sucessos da banda contidos nos três CDs anteriores da discografia do grupo: Cinco Elementos (1999), Morro Seco Mas Não Me Entrego (2002) e DG vs a Luz Falsa Que Hipnotiza o Bobo (2004). Além de regravar as principais músicas da carreira em versão acústica, o DVD ainda apresentou faixas inéditas, como "Batmacumba", "O que q vai ser?", "É desse jeito que eu vou", "Não vamos se abalar" e "Vim pra lhe dizer", assim como participações especiais: Thaíde, Nitro Di, Lica Tito, Prego, Spawn e os africanos do Seven Lox. Após encerrar a tour que deu origem ao DVD “Da Guedes Acústico” e passou por diversos estados do Brasil e também por países como França e Alemanha o grupo optou por dar uma pausa nos shows para se dedicarem a outros projetos.

Em 2012, já com 18 anos de carreira, o Da Guedes retoma as atividades trazendo sua formação original: Baze, Nitro Di e DJ Deelay.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
1999 Cinco Elementos Matraca/Trama
2002 Morro Seco, Mas Não me Entrego Orbeat Music
2004 DG Vs a Luz Falsa Que Hipnotiza o Bobo Orbeat Music

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
2008 Da Guedes Acústico

Demos[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
1997 A Casa Não Cai

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Ano DVD Gravadora
2008 Da Guedes Acústico

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

MTV Video Music Brasil[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2005 Videoclipe de Rap Jornada Indicado

Prêmio Hutúz[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2000 Revelação Da Guedes Indicado
2002 Música do Ano Dr. Destino Indicado
2004 Grupo ou Artista Solo Da Guedes Venceu
Álbum do Ano DG vs a Luz Falsa que Hipnotiza o Bobo Indicado
Música do Ano Jogo da Vida Indicado
2005 DJ de Grupo Deeley Indicado

Prêmio Açorianos[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
1999[1] Disco de Rap Cinco Elementos Venceu
2004[2] Compositor de Pop/Rock Da Guedes Venceu
Disco de Pop/Rock DG vs a Luz Falsa que Hipnotiza o Bobo Venceu
Grupo do Ano Da Guedes Venceu
2008[3] DVD do Ano Da Guedes Acústico Venceu

Referências

  1. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 1999». Consultado em 18 de abril de 2018. 
  2. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 2004». Consultado em 18 de abril de 2018. 
  3. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. «Vencedores do Prêmio Açorianos de Música - 2008». Consultado em 2 de maio de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]