DJ Cia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DJ Cia
DJ Cia, RZO.jpg
DJ Cia em 2015.
Informação geral
Nome completo Jeferson dos Santos Vieira
Também conhecido(a) como O Vilão dos Toca-Discos[1]
Nascimento 1973 (44 anos)
País  Brasil
Gênero(s) Rap
Ocupação(ões) DJ
Produtor musical
Instrumento(s) Disc jokey
Período em atividade 1990 - presente
Afiliação(ões) RZO
Sabotage
Racionais Mc's
entre outros
Edu Ribeiro
Funcao rhk
Charlie Brown Jr.
Influência(s) Jorge Ben Jor
Tom Jobim
Elza Soares
Stevie Wonder
Afrika Bambaataa

DJ Cia, nome artístico de Jeferson dos Santos Vieira (São Paulo,[2] 31 de agosto de 1973) é um DJ brasileiro, mais conhecido por integrar o grupo RZO. Vencedor de inúmeros prêmios, é considerado um dos maiores DJs do país.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O pai de Jeferson dos Santos Vieira., conhecido como DJ Alemão tocava em bailes e festas, o qual integrava o grupo "Transa Som". Este foi um dos principais motivos para Jeferson ingressar no rap e na música. Aos dezesseis anos, começava a abrir bailes onde seu pai discotecava , e aos dezoito, começou a integrar a equipe da Zona Oeste de São Paulo "Hot Gang" e comandou um programa na 105 FM por dois anos.[3] Após, fez parte de outras equipes de rádio até ingressar na "Flash Rap Gang", onde venceu um concurso "Chic Show". Começou com um programa chamado "Cia DJ", o qual resultou em um sucesso para o DJ, tendo ingressado em um campeonato de hip hop no ano de 1996.[3]

Neste concurso idealizado por KL Jay e Xis, Cia DJ teve seu nome artístico alterado para "DJ Cia" por um organizador do evento. Conquistou o prêmio na categoria da Zona Oeste e ficou em segundo na fase final. Neste campeonato, ele encontrou a Nill, integrante do grupo MRN, o qual convidou-lhe para realizar shows pelo Brasil.[3] Começava ali a carreira profissional do DJ. Teve seu auge no RZO, onde ganhou uma música em sua homenagem, homonômia ao seu pseudônimo.

Em sua carreira internacional, ele foi convidado pelo consagrado rapper estadunidense Jay-Z a fazer parte da sua gravadora Roc-A-Fella Records, em fevereiro de 2005, e gravar músicas com artistas como Melissa Johnson e Will Millions.[1] Além disso, a gravadora Dash Music Group também interessou-se pelo seu trabalho. DJ Cia já discotecou ou abriu shows com artista como Snoop Dogg, Lost Boys, Naught by Nature, Ja Rule, Dax Efx, Killarmy, Public Enemy, DJ Logic, DJ Mr Chuck (Beat Junkies), Afrika Bambaataa, entre outros.[3] Apresentou o Video Music Brasil 2004 para cerca de 3.000 pessoas tendo apresentado-se ao vivo, após conquistar a categoria de DJ de rap.[4]

Segundo estimativas, DJ Cia é quem mais toca no Brasil. Trabalha também como produtor musical dos rappers Sandrão e Helião, que integraram junto com ele o RZO.[3] Foi um dos destaques dos scratches da Rio Music Conference.[5] Atualmente está na produção de sua primeira mixtape, intitulada Mixtape Vol. 1, a qual contará com a participação especial de diversos artistas.

Álbuns produzidos[editar | editar código-fonte]

Como produtor, Cia produziu as seguintes músicas:[6]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref
1998 Melhor DJ de Hip hop do Brasil Sim Venceu [3]
2000 Melhor DJ de Hip hop do Brasil Não Indicado [3]
2001 Prêmio Hutúz DJ de Grupo Sim Venceu [7]
2002 Prêmio Hutúz DJ de Grupo Não Indicado [8]
2003 Prêmio Hutúz DJ de Grupo Sim Venceu [9]
2003 Prêmio Hutúz Melhor Produtor Musical Não Indicado [9]
2004 Prêmio Hutúz Melhor Produtor Musical Não Indicado [10]
2006 Prêmio Hutúz Melhor Produtor Musical Não Indicado [11]
2009 Prêmio Hutúz Melhor Produtores Musicais da Década Não Indicado [12]
2009 Prêmio Hutúz Melhores DJs da Década Sim Venceu [12]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]