Fausto Fawcett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fausto Fawcett
Fawcett na TV Brasil, 2014.
Informação geral
Nome completo Fausto Borel Cardoso
Nascimento 10 de maio de 1957 (59 anos)
Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Ocupação(ões) Jornalista, cantor, autor, escritor e compositor

Fausto Fawcett, nome artístico de Fausto Borel Cardoso (Rio de Janeiro, 10 de maio de 1957), é um jornalista, autor teatral, escritor de ficção científica e compositor brasileiro. Seu "sobrenome" é uma homenagem à atriz Farrah Fawcett.[carece de fontes?]

Seus três principais álbuns gravados são "Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros" (1987), "Império dos Sentidos" (1989) e "Fausto Fawcett e Falange Moulin Rouge" (1993), que têm Laufer como seu principal parceiro.

Seu maior êxito nas rádios foi com a canção "Kátia Flávia", de 1987, em parceria com Laufer. Presente na trilha sonora da novela da Rede Globo O Outro e do filme franco-britânico Lua de Fel (1992), dirigido por Roman Polanski (e estrelado por Hugh Grant e Peter Coyote), a canção foi regravada dez anos depois por Fernanda Abreu. A segunda faixa a emplacar entre as 10 mais do Top-Pop Carioca foi, junto com Fernanda Abreu e Laufer, "Rio 40 Graus", de 1993, e também utilizada no filme Tropa de Elite (2007), de José Padilha.

Seus livros seguem a estética de suas músicas e frequentemente têm como cenário uma versão cyberpunk do bairro de Copacabana, da cidade do Rio de Janeiro. Entre suas obras se destacam Santa Clara Poltergeist (1990), também transformada em show, e Básico Instinto (1992).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.