Hamilton Prisco Paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hamilton Prisco Paraíso
Nascimento 23 de agosto de 1922
 Salvador, Bahia Bahia
Morte 7 de julho de 2005 (82 anos)
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Político
Advogado

Hamilton Prisco Paraíso (Salvador, 23 de agosto de 19227 de julho de 2005) formou-se pela Universidade Federal da Bahia em 1944, foi Chefe do Gabinete do Ministério da Educação e Saúde em 1944, foi Secretário do Presidente do Banco do Brasil em 1955, Chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda, e Ministro da Fazenda em 1961. Foi Membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Consultor Jurídico da Cia. Vale do Rio Doce, da Comissão do Vale do São Francisco e da Comissão Nacional do Livro Didático.

Em 2004 recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Título de Cidadão Honorário.

Prisco Paraíso foi Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RJ, da Universidade do Estado da Guanabara UERJ, da Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas ESBAP, do Instituto Rio Branco, Faculdade de Ciências Financeiras e Administrativas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, da Escola de Comércio da Fundação Getúlio Vargas FGV, e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos INEP.

Como Advogado foi sócio e advogado Chefe do escritório Prisco Paraíso Advogados, tendo também atuado como executivo em diversos setores.

Foi Vice-Presidente Executivo do Banco da Bahia S.A., Vice-Presidente da Petroquímica da Bahia S.A., Diretor do Banco da Bahia Investimentos S.A.

Foi presidente do Conselho de Administração da Pronor S.A., e Membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. -Odebrecht, da Nitrocarbono S.A., da Isocianatos S.A., da UNIPAR S.A., e da Mesbla S.A., tendo sido Membro do Conselho Consultivo para o Brasil da GE General Eletric, e Consultor Jurídico da Aracruz Celulose.

Foi ministro interino da Fazenda, de 8 de maio a 18 de agosto de 1961.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Clemente Mariani
Ministro da Fazenda do Brasil
1961
Sucedido por
Clemente Mariani


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.