MEO (empresa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MEO (operadora))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
MEO
Logotipo
Razão social MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.
Nome(s) anterior(es)
Subsidiária
Slogan MEO Humaniza-te
Indústria Telecomunicações
Fundador(es) Portugal Telecom
Sede Av. Fontes Pereira de Melo, Lisboa[1]
Proprietário(s) Altice Portugal
Clientes > 1.000.000 clientes[2]
Produtos Televisão
Internet
Telefone
Telemóvel
Divisões
Website oficial www.meo.pt

A MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., anteriormente denominada PT Comunicações, é uma empresa pertencente a Altice Portugal que presta Serviço Fixo Telefónico (SFT) e da Rede Pública de Telecomunicações em Portugal e que geria as empresas do grupo viradas para os segmentos residencial (MEO) e Empresarial (PT Empresas).

Foi criada em 18 de Setembro de 2000, cerca de 9 meses depois da liberalização do Mercado Fixo em Portugal de Telecomunicações, foi considerado o Operador Histórico da Rede Fixa. Em 29 de dezembro de 2014 a Portugal Telecom extinguiu a subsidiária TMN, que em janeiro tinha mudado de nome para "Meo", integrando os seus na PT Comunicações. Na mesma data, a PT Comunicações adotou o nome da subsidiária extinta – "Meo – Serviços de Comunicações e Multimédia".

Divisões[editar | editar código-fonte]

Particulares[editar | editar código-fonte]

MEO - Operador de telecomunicações móveis e residenciais fixas com a marca MEO.

Empresarial[editar | editar código-fonte]

PT Empresas - serviço criado após a Fusão entre a PT Negócios e a PT Prime e que dispõe de um oferta de soluções tecnológicas e de telecomunicações para PME-Pequenas, Médias Empresas e Grandes Empresas e Instituições, como o Governo de Portugal.

Jovens e Adolescentes[editar | editar código-fonte]

Moche- um serviço para jovens da MEO.

Serviços de Pagamentos[editar | editar código-fonte]

MEO Wallet - presta serviços de pagamentos;

Low-cost[editar | editar código-fonte]

UZO é uma marca da Operadora MEO de Portugal, que surgiu em 21 de Junho de 2005 e que opera sobre a rede GSM da MEO, no segmento low-cost. A UZO funciona de forma autónoma à MEO do ponto de vista comercial, de comunicação, call centers e sistemas de informação.

História[editar | editar código-fonte]

Começou no séc. XIX como APT. Mais tarde criavam-se as empresas TLP e os CTT, que eram detidas pelo Estado Português. Nos início dos anos 90 os CTT entregam a gestão para uma empresa criada de raiz, chamada Telecom Portugal, que fazia a exploração do serviço telefónico em todo o País, excepto Lisboa e Porto. Em 1994 é feita a fusão das empresas Telecom Portugal, TLP, TDP e CPRM e é criada a Portugal Telecom. Em 1 de Junho de 1995 é dado o inicio da fase de privatização da empresa estatal Portugal Telecom. que é concluída em Dezembro de 2000, com que nessa altura é criada a Portugal Telecom, SGPS, SA e a PT Comunicações iria fazer a exploração, como desde sempre fez, da rede fixa, seja para o mercado retalhista seja para o mercado grossista.

Em 2000, começa a colocar DSLAMs nas Centrais Telefónicas para receber os serviços de ADSL em Portugal que, segundo dados da empresa, até Dezembro de 2006, já cobre 98% de ADSL recepcionado nas casas de todos os clientes da rede telefónica da PT. Em 2001, é criado na rede fixa o serviço de Voice Mail ou Gravador de Chamadas do mesmo sistema que a rede móvel sempre liderou. Em 2003, é criado o Serviço de Mensagens Escritas (SMS) que iniciou o processo com SMS gratuitos para as redes TMN (atual MEO), e durante o lançamento e desenvolvimento do serviço chegou aos restantes operadores móveis nacionais. Em 2004, é criado o Serviço de Mensagens Multimédia (MMS) no seguimento do desenvolvimento tecnológico da rede de telecomunicações na qual passaria a PT Comunicações a ser dos primeiros operadores de rede fixa no Mundo a adoptar os serviços de SMS e MMS que só a Rede Móvel podia disponibilizar. Em 2005, a PT Comunicações cria o serviço de factura electrónica na qual substitui o tradicional documento de factura em papel para a factura em suporte digital aos clientes da PT Comunicações para uma boa politica ambiental da empresa do Grupo PT. Em 2006, cria o serviço PT Agenda que visa apresentar uma lista dos 10 números de telefone mais ligados nos últimos 3 meses de facturação.

Mais recentemente lançou o serviço MEO, um serviço de IPTV - Televisão sobre IP, suportada pela rede de pares de cobre. É concorrente dos serviços NOS e Vodafone Tv+Net+Voz.

Em Janeiro de 2015, a PT Portugal (atualmente Altice Portugal) decidiu juntar MEO e PT Comunicações numa única empresa, sendo agora apenas MEO.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]