What's Going On (canção de Marvin Gaye)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"What's Going On"
Canção de Marvin Gaye
do álbum What's Going On
Lançamento 20 de janeiro de 1971
Gravação 10 de junho de 1970, Hitsville (Studio A)
Gênero(s) Soul
Duração 3:40
Gravadora(s) Motown
Letrista(s) Al Cleveland
Renaldo Benson
Marvin Gaye
Produção Marvin Gaye
Faixas de What's Going On

  1. "What's Going On"
  2. "What's Happening Brother"
  3. "Flyin' High (In the Friendly Sky)"
  4. "Save the Children"
  5. "God Is Love"
  6. "Mercy Mercy Me (The Ecology)"
  7. "Right On"
  8. "Wholy Holy"
  9. "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)"
Faixas de What's Going On
Último
Último
"What's Happening Brother"
(2)
Próximo
Próximo

"What's Going On" é uma canção escrita por Renaldo Benson, Al Cleveland e Marvin Gaye. Lançada pela Motown no álbum homônimo, a canção se tornou um grande sucesso comercial, chegando ao segundo lugar da lista pop da Billboard e o primeiro da lista R&B. Foi eleita pela revista Rolling Stone a 4ª maior canção de todos os tempos.[1]

Canção[editar | editar código-fonte]

Recluso após a morte da parceira Tammi Terrell, em março de 1970, Marvin passou um período em reclusão, meditando sobre os problemas do mundo. A canção representou uma reaproximação de Gaye com seu trabalho de início de carreira. Mesmo gozando de enorme sucesso no período anterior ao lançamento de "What's Going On", Marvin Gaye sentia-se bastante incomodado com sua produção artística, que considerava irrelevante em relação às transformações sociais que marcavam os Estados Unidos.

Marvin entusiasmou-se com o resultado da gravação da canção, realizada em junho de 1970. Ele pediu a Berry Gordy (presidente da Motown e seu sogro) que a lançasse em single, mas Gordy se recusou, alegando que a canção tinha pouco apelo comercial. Em protesto, Gaye se recusou a gravar qualquer outra canção, enquanto o chefe não recusasse da decisão inicial. A pressão do cantor surtiu efeito e Gordy acabou cedendo. What's Going On foi lançada no início de janeiro do ano seguinte, se tornando um sucesso comercial e de crítica. O resultado também agradou à gravadora, que pediu para que álbum produzisse um álbum com canções no mesmo estilo.

Em 2003, a revista norte-americana Rolling Stone elegeu "What's Going On" em quarto lugar na sua lista de melhores canções de todos os tempos ("The RS 500 Greatest Songs of All Time").

Creditos[editar | editar código-fonte]

Versões covers[editar | editar código-fonte]

Cyndi Lauper[editar | editar código-fonte]

A cantora Cyndi Lauper regravou "What's Going On" para seu álbum True Colors, em 1987. A versão da cantora alcançou o 12º lugar na lista Hot 100 e o 17º na Hot Dance/Music Club Play. O video-clipe da canção foi exautivamente exibido na MTV norte-americana e foi indicado ao prêmio principal do MTV Video Music Awards daquele mesmo ano.

Artistas Contra AIDS no Mundo[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2001, um grupo de artistas populares com o codinome de Artists Against AIDS Worldwide (Artistas Contra AIDS no Mundo) lançaram um álbum que continha várias versões de "What's Going On". O intuito era beneficiar programas de AIDS na África e em outras regiões pobres no planeta. Jermaine Dupri produziu o álbum, que contou com as participações de Christina Aguilera, Gwen Stefani, Bono (U2), N' Sync, Britney Spears, Destiny's Child, Jennifer Lopez, Nona Gaye, e muitos outros artistas populares. O álbum continha o single junto com 11 remixes adicionais. A canção foi registrada logo antes dos ataques de 11 de setembro de 2001 e foi decidido depois que a canção também beneficiaria a Fundação da Cruz Vermelha em prol do 11 de Setembro, como também o Artists Against AIDS Worldwide.

Abaixo está a lista dos artistas que cantam essa música.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]