Álvaro Salazar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Álvaro Salazar
Nascimento 1938
Porto
Cidadania Portugal
Ocupação compositor

Álvaro Salazar (Porto, 1938) É um compositor, maestro, professor e crítico musical.

Álvaro Salazar nasceu em 1938 no Porto, onde iniciou os estudos musicais que viria a concluir no Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1962 formou-se em Direito na Universidade de Lisboa e mais tarde iria começar uma carreira diplomática que abandonou em 1972. Desde então, dedicou-se exclusivamente à música.

Os seus mestres foram Gilbert Amy (Análise), Hans Swarowsky e Pierre Dervaux (Condução de Orquestra). Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian participou GRM’s Electroacoustic Music Internship em Paris.

Foi-lhe unanimemente atribuído o grau mais elevado no exame final do curso de direcção, na École Normale de Paris.

Como compositor, orador público e membro do júri, participou em diversos cursos e festivais internacionais (Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, Espanha, Itália e Polónia). Também esteve presente como convidado nos festivais de Royan, Varsóvia e Berlim Oriental.

Foi o maestro principal do Grupo de Câmara do Festival do Estoril.

Premiado com a Medalha de ouro de Mérito Municipal do Porto por serviços prestados. Atualmente é o presidente do Conselho Português de Música e membro do Conselho Diretivo da Sociedade Portuguesa de Autores.

O Prémio Almada (2003), na área da "Música", foi-lhe atribuído pelo Instituto das Artes (IA), do Ministério da Cultura, a par dos coreógrafos Olga Roriz e Rui Horta (Dança) e do encenador Jorge Silva Melo (Teatro) que declinaria o prémio.[1]

Referências

  1. Agência Lusa (30 de janeiro de 2004). «Encenador Jorge Silva Melo recusa galardão do Instituto das Artes». Publico. Consultado em 23 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 23 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.