Imigração alemã em Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde novembro de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A imigração alemã em Santa Catarina teve início com a chegada dos primeiros colonos à região em 1828, 523 colonos imigrantes católicos, originários de Bremem, instalaram-se em São Pedro de Alcântara - SC. Fundaram a primeira colônia de imigrantes europeus em território catarinense. Posteriormente, no vale rio Tijucas formaram-se as colônias de Santa Tereza e Angelina.

No mesmo ano, a Sociedade Colonizadora de Hamburgo adquiriu as terras relativas ao dote da princesa Dona Francisca, onde se iniciou uma colônia com seu nome, que posteriormente veio a se transformar na cidade de Joinville.

Um segundo grupo chegou em 1850 e instalou-se na região do Vale do rio Itajaí-Açú, fundando a colônia de Blumenau.

Com trabalho e determinação, constituíram pequenas propriedades, iniciaram negócios e prosperaram – muitos dos empreendimentos se tornaram conglomerados industriais, hoje vitais na engrenagem da economia catarinense.

A partir de 1860, chegaram imigrantes no vale do Itajaí-Mirim, principalmente alemães e italianos, que integraram o núcleo da futura cidade de Brusque.

Em 1893, fundou-se a colônia de Hamônia (atual Ibirama) no vale do Itajaí do Norte.

As principais colônias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Emílio-Willems (2004). «Procedência dos alemães que emigraram para o Brasil». Deutsche-Welle. Consultado em 12 de julho de 2013