Saltar para o conteúdo

TV Brasília: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
João Justiceiro (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 2804:7f3:8389:9638::1, com Reversão e avisos
Linha 37: Linha 37:
| website = {{url|correioweb.com.br/page/tvbrasilia}}
| website = {{url|correioweb.com.br/page/tvbrasilia}}
}}
}}
'''TV Brasília''' é uma [[emissora de televisão]] [[brasil]]eira sediada em [[Brasília]], [[Distrito Federal (Brasil)|Distrito Federal]]. Opera no canal 6 (28 [[UHF]] digital) e é afiliada à [[RedeTV!]]. Foi fundada em [[21 de abril]] de [[1960]] pelos [[Diários Associados]], no mesmo dia da inauguração de [[Brasília]], e atualmente metade das suas ações pertencem às [[Organizações Paulo Octávio]]. Seus estúdios estão localizados na sede dos Diários Associados no [[Setor de Indústrias Gráficas]], e sua antena de transmissão está na [[Torre de TV Digital de Brasília]], na região administrativa de [[Sobradinho (Distrito Federal)|Sobradinho]].
'''TV Brasília''' é uma [[emissora de televisão]] [[brasil]]eira sediada em [[Brasília]], [[Distrito Federal (Brasil)|Distrito Federal]]. Opera no canal 6 (28 [[UHF]] digital) e é afiliada à [[RedeTV!]]. Foi fundada em [[21 de abril]] de [[1960]] pelos [[Diários Associados]] grupo de qual faz parte, no mesmo dia da inauguração de [[Brasília]], e atualmente metade das suas ações pertencem às [[Organizações Paulo Octávio]]. Seus estúdios estão localizados na sede dos Diários Associados no [[Setor de Indústrias Gráficas]], e sua antena de transmissão está na [[Torre de TV Digital de Brasília]], na região administrativa de [[Sobradinho (Distrito Federal)|Sobradinho]].


== História ==
== História ==

Revisão das 10h22min de 6 de novembro de 2016

TV Brasília
Rádio e Televisão CV Ltda.
TV Brasília
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais Digital: 28 UHF
Virtual: 6 PSIP
Outros canais 18 (NET Brasília)
25 (NET Goiânia)
ver mais
Analógico:
06 VHF (1960-2016)
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
EPIG, Qd. 2, Lote 340 - SIG
MAPA
Slogan Amor federal por você
Rede RedeTV!
Rede(s) anterior(es) Rede Tupi (1960-1980)
REI (1980-1981)
SBT (1981-1986)
Rede Manchete (1986-1999)
RedeTV! (1999-2003)
Rede 21 (2003-2006)
PlayTV (2006-2008)
Fundador(es) Assis Chateaubriand
Pertence a Diários Associados (50%)
Organizações Paulo Octávio (50%)
Proprietário(s) Condomínio Acionário dos Diários e Emissoras Associados
Paulo Octávio
Antigo(s) proprietário(s) Assis Chateaubriand (1960-1968)
Controlador Diários Associados
Presidente Álvaro Teixeira da Costa
Fundação 21 de abril de 1960 (64 anos)
Prefixo ZYA 506
Nome(s) anterior(es) Rede Manchete Centro (1987-1997)
Emissora(s) irmã(s) Rádio Planalto
Clube FM
Rádio Bandeirantes Brasília
Rádio Globo Brasília
Mix FM Brasília
JK FM
Cobertura Distrito Federal, partes do Entorno e Região Metropolitana de Goiânia
Coord. do transmissor 15° 41' 57.3" S 47° 49' 46.6" O
Potência 2 kW
Página oficial correioweb.com.br/page/tvbrasilia

TV Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, Distrito Federal. Opera no canal 6 (28 UHF digital) e é afiliada à RedeTV!. Foi fundada em 21 de abril de 1960 pelos Diários Associados grupo de qual faz parte, no mesmo dia da inauguração de Brasília, e atualmente metade das suas ações pertencem às Organizações Paulo Octávio. Seus estúdios estão localizados na sede dos Diários Associados no Setor de Indústrias Gráficas, e sua antena de transmissão está na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa de Sobradinho.

História

1960 a 1999

Enquanto Brasília estava sendo construída, o Governo Federal abriu licitação de três canais, os mesmos sintonizados da então capital Rio de Janeiro: uma para o governo, uma para João Batista do Amaral (TV Rio) e outra para os Diários Associados.

A TV Brasília, cujo nome rende homenagem a então nova sede do governo federal, foi fundada pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, no mesmo dia em que o país passou a conviver oficialmente com sua nova capital: 21 de abril de 1960.[1] Foi fundada juntamente com a TV Alvorada e a TV Nacional[2] além do jornal Correio Braziliense, também pertence aos D.A.

Em 1º de setembro de 1972, a emissora inaugura novos equipamentos para transmissão de imagens em cores.

Até 1980, foi uma das emissoras próprias da Rede Tupi, e uma das poucas que escaparam da cassação de concessão promovida pelo Regime Militar, nas estações da Tupi em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. Pertencia a diversas pessoas ligadas aos Associados.

Ao longo dos anos o telejornalismo foi reformulado diversas vezes a repaginação dos produtos da televisão veio acompanhada de inovações, a TV Brasília revelou diversos jornalistas, dentre eles estão Ana Paula Padrão, Giuliana Morrone, Márcia Witczack, entre outros.

A TV Brasília soube valorizar a produção local e logo veio o retorno, a emissora produziu diversos programas, que até hoje são comentados pelos telespectadores. Um deles foi o programa "Carrossel", produzido de maneira amadora no auditório da antiga sede da emissora, na (W/3 Sul) SRTVS Ed. Assis Chateaubriand, entre 1967 e 1971 o programa chegava a ter 90,2 de pico de audiência no ibope, Já em 1980 o programa foi reformulado, e contava com uma equipe de apresentadores caracterizados, que faziam diversos números infantis. nos fins de semana a equipe do programa se reunia ao ar livre uns locais era a Torre de TV Foi ao ar até 1991, e foi transmitindo em conjunto com a extinta TV Goyá, de Goiânia até 1987.

Tempos depois a sede da emissora, estabeleceu-se, de 1991 até 2003, no Setor de Indústrias Gráficas, quadra 2, lote 340, no prédio anexo do Correio Braziliense, sede do Grupo Diários Associados em Brasília.

Devido à extinção da Rede Tupi, juntamente com outras emissoras, até então ligadas à rede extinta, passa a transmitir a programação do REI (Rede de Emissoras Independentes), lideradas pela TV Record e também pela TVS do Rio, ambas ligadas ao apresentador Silvio Santos, futuro dono do Sistema Brasileiro de Televisão.

Em agosto de 1980, com o tom mais crítico a emissora estreou o Brasília Urgente sendo um programa com significativo histórico de realizações, tendo ocupado, durante quase dez anos — de 1980 a 1987 — sucessivas vezes o posto de líder de audiência na capital federal.

Com o surgimento do SBT, a TV Brasília passa a ser uma de suas principais afiliadas de 1981 até 1985, quando a emissora paulista consegue uma concessão para o canal 12, que foi publicada no Diário Oficial da União. Com isso a TV Brasília se afiliou à antiga Rede Manchete, tornando-se a principal afiliada daquela rede.

A TV Brasília produziu, inclusive, telejornais de rede (Brasil 7:30 , que tempos depois foi batizado como Telemanhã e o Telemanchete jornal local exibido às 19h).

Em 1989 ocorreu um incêndio na sede da emissora e, com isso, grande parte do acervo da emissora de quando era afiliada da Rede Tupi e da Rede Manchete se perdeu.

Quase venda para a Central Nacional de Televisão

Em novembro de 1995, os Diários Associados chegaram a vender a emissora para o então ministro da Agricultura e dono do extinto Banco Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira, que possuía 49% das ações da Central Nacional de Televisão (CNT). Na mesma época, o empresário, já em crise que logo mais o levaria à falência, vende suas ações na CNT e a TV Brasília volta aos Associados, sem ter trocado de bandeira.

A parceria quase foi abalada em 1995, mas acabou durando até 1999, com a falência da Manchete. Por falta de opção, já que todas as outras redes possuem emissoras próprias na cidade, e a CNT já enfrentava um processo de enfraquecimento, a TV Brasília acaba seguindo a transição para TV!, depois RedeTV!, até junho de 2003.

Década de 2000

Venda para o Grupo Paulo Octávio

Ficheiro:TV Brasília logo tipo.jpg
Logotipo da emissora até 2008

Vendido pelos Associados em 21 de junho de 2001. Durante sete anos, foi gerido pelo grupo do empresário Paulo Octávio[3], que fez fortes investimentos em jornalismo e digitalização da transmissão.[4]

A negociação à época foi possível porque a emissora era um dos poucos veículos ativos do grupo Diários Associados que ficou livre do bloqueio judicial movido por Gilberto Chateaubriand.[5]

Em 1º de junho de 2003, surpreendendo o mercado publicitário, a emissora deixa a RedeTV!, e passa a ser a primeira afiliada da recém-criada Rede 21 do Grupo Bandeirantes de Comunicação, até então focada apenas na Grande São Paulo. A parceria resulta em uma programação mais qualificada, porém com menor retorno comercial.

No dia 21 de abril de 2004 a TV Brasília inaugura sua sede no Setor Hoteleiro Norte em Brasília, que funcionou até fevereiro de 2014.[6]

No ano de 2006, acompanha a mudança da Rede 21, que passa a se chamar PlayTV e a ser comandada pela Gamecorp, ligada a um dos filhos do então presidente Lula. afiliação que dura até o 2007.

A partir do dia 7 de maio de 2007, quando passa a exibir uma grade com programas locais, programas do canal Terra Viva, edições de noticiosos da Band News e Band Sports, mantendo no ar apenas dois programas da PlayTV: O "Jornal 10" e o bloco "Otacraze", com isso a TV Brasília passou a ser uma emissora independente ou seja ter uma grade de programação nacional definida.

Retorno aos Diários Associados

No dia 23 de janeiro, através da TV Alterosa,[7] os Diários Associados adquirem 50% capital acionário da TV Brasília, pertencente às Organizações Paulo Octávio.[8] Com a transação, a TV Alterosa passou a controlar a gestão do negócio e a parte comercial e editorial da emissora.[9]

A TV Brasília volta aos Diários Associados[10] após sete anos, com isso o grupo completa seu "mix" de mídia no Distrito Federal, onde já mantém os jornais Correio Braziliense[11] e Aqui DF, o portal Correio Web, além da Rádio Planalto e da Clube FM [12]

A volta da TV Brasília aos Associados ocorreu com base em uma estratégia, na qual a ideia era de fazer em Brasília o mesmo que ocorre atualmente em Minas, com a integrações das empresas do grupo e a comunicação entre TV, rádios, internet e jornal impresso.A negociação[13] faz parte da estratégia de expansão dos Associados, dedicados a fazer parcerias e sociedades nos estados onde atua. Luis Eduardo Leão, gerente técnico da TV Alterosa, assume o cargo de superintendente da TV Brasília.[14]

Ficheiro:TV Brasília DF LOGO TIPO.jpg
Logotipo da emissora até 2014.

A partir das 17hs do dia 1º de junho, a emissora voltou a ser afiliada da RedeTV!, após cinco anos.[15] com isso a emissora vai conservar a programação local e agregar a programação nacional da RedeTV!.

Nesse período, a RedeTV! foi representada pela filial brasiliense da Rede União, pelo canal 56. Depois de 2006, ficou sem sinal aberto no Distrito Federal, com isso só foi possível sintonizar a RedeTV! pela DirecTV,ou pela retransmissora do canal na NET ou em antena parabólica.

A parceria comercial entre as duas emissoras, a programação da TV Brasília mesclando produções locais com os programas em rede nacional, com isso os moradores do Distrito Federal passaram a ter uma programação variada de entretenimento e informação de qualidade, agora porém com maior retorno comercial.

No dia 8 de julho, uma festa realizada no espaço Ilha das Tribos, em Brasília, marcou oficialmente o início da parceria entre a RedeTV! e a TV Brasília, que passa a retransmitir o sinal da RedeTV! em diversos horários. Com a nova grade, a programação da TV Brasília ganha uma abrangência nacional.[16]

Em fevereiro de 2009 a TV Brasília altera sua grade local no horário nobre e passa a exibir o Notícias das 7, que devido a sua baixa audiência, seria extinto três meses depois. Em agosto, a emissora passa a exibir o programa Antônio Roberto e Você, que também é exibido na TV Alterosa de Minas Gerais, que também pertence aos Diários Associados.

Década de 2010

Em 20 de junho de 2010 a emissora lança a campanha em comemoração aos 50 anos com slogan! A TV que enxerga a cidade do seu jeito.[17]

Em 14 de novembro de 2011 a emissora estreou o programa policial DF Alerta, apresentado por Fred Linhares. Em 2 de setembro de 2013, devido a mudanças na programação local na faixa do meio dia, o programa Bola Dividida passou a ser exibido as 18h00.

Em 17 de fevereiro de 2014, a TV Brasília lançou sua nova programação, com a criação da "Super Faixa Local",[18][19] e seus estúdios voltaram a ser localizados na sede dos Diários Associados no Setor de Indústrias Gráficas, sendo oficialmente inaugurados em 29 de abril.[20][21][22]

No dia 19 de Fevereiro, morreu o repórter policial Raphael Britto do programa DF Alerta, vitima de insuficiência renal.[23]

No dia 10 de março estreou o programa Clube TV apresentado por Arthur Luís da Clube FM, que possui jornalismo comunitário, variedades, apresentação de artistas nacionais quando estão fazendo shows pelo Distrito Federal, sorteio de ingressos de shows musicais e exibição de clipes de hits de sucesso que tocam na Rádio Clube FM. Com o sucesso da atração, o formato do programa foi implantado na TV Clube, afiliada da Rede Record em Recife/PE com o programa Agora é Hora.[24]

No final de novembro a emissora atinge a liderança em audiência na faixa do almoço denominada Super Faixa Local com os programas Jornal Local, DF Alerta e Clube TV, assim disputando a audiência com a TV Globo Brasilia, Record Brasilia e SBT DF na preferencia do público.[25]

Em 2015, a TV Brasília passou a transmitir a sua programação local ao vivo pelo Correio Web e por aplicativos móveis. Em 23 de fevereiro, a emissora extinguiu o Jornal Local 2ª Edição, e o horário foi ocupado por programas independentes. Em 17 de agosto, estreou o talk show político CB.Poder, em parceria com jornal Correio Braziliense, e apresentado por Simone Souto.

Em 10 de janeiro de 2016 estreou o programa Vrum Brasília, apresentado por Clayton Sousa. Em 4 de abril, ocorrerem mudanças na "Super Faixa Local" da emissora, com o programa DF Alerta passando a ser exibido às 11h45 (cortando os 15 minutos finais do Melhor pra Você), e o Jornal Local às 13h10.

Em 29 de julho, o Clube TV deixa de ser exibido pela emissora, e o radialista Arthur Luis passa a atuar apenas na Clube FM e na gerencia artística das rádios dos Diários Associados no Distrito Federal. Em 19 de setembro, a emissora relançou a 2ª edição do Jornal Local, na apresentação de João Fagundes.[26]

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
6.1 28 UHF 1080i Programação principal da TV Brasília / RedeTV!

A emissora iniciou suas transmissões digitais em caráter experimental em 25 de fevereiro de 2015, através do canal 28 UHF, passando a transmitir oficialmente em 10 de julho do mesmo ano. Em 3 de junho de 2016, o Vrum Brasília tornou-se o primeiro programa local transmitido em alta definição pela emissora.

Transição para o sinal digital

Atendendo ao decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Brasília cessou suas transmissões pelo canal 06 VHF em 24 de setembro de 2016, um mês antes da data prevista no cronograma oficial da ANATEL.[27]

Programas

Além de transmitir a programação nacional da RedeTV!, a emissora também produz os seguintes programas:

  • Vitrine TV Brasília: Programa de televendas;
  • DF Alerta: Jornalístico policial, com Fred Linhares;
  • Jornal Local 1ª edição: Telejornal, com Lívia Monteiro e Simone Souto, em revezamento;
  • Jornal Local 2ª edição: Telejornal, com João Fagundes;
  • CB.Poder: Talk show político, com Simone Souto;
  • Vrum Brasília: Jornalístico sobre automobilismo, com Clayton Sousa.

A emissora também exibe programas da RedeTV! em horários alternados, como o Te Peguei, além de exibir programas independentes e arrendar espaços para programas religiosos.

Programas antigos
  • A Cor da Cidade
  • A Grande Jogada
  • Acorda Brasília
  • Antônio Roberto e Você
  • Auto Giro
  • Barra Pesada
  • Brasil 7:30 (exibido pela Rede Manchete)
  • Brasília Animada
  • Brasília Presente e Futuro
  • Brasília Urgente
  • Carrossel (com a TV Goyá)
  • Clip 105
  • Clube TV
  • Esporte Show
  • DF Alerta 2ª Edição
  • DF Alerta Turbo
  • Don & Juan e Sua História
  • Emprego & Educação
  • Falando Sério (exibido pela Rede 21)
  • Jornal de Sábado
  • Kaquinho e Cumpadi Bráulio
  • Mixando
  • Notícia Local
  • Programa Monica Nobrega
  • Repórter da Cidade
  • Sessão das Duas
  • Telemanchete

Retransmissoras

Referências

  1. TV Brasília (DF)
  2. Sampa on line
  3. Associados adquirem TV Brasília
  4. TV Alterosa compra 50% da TV Brasília
  5. [1]
  6. [ http://www.jornaldebrasilia.com.br/promocoes/tv-brasilia-inaugura-nova-sede/ TV Brasília inaugura nova sede]
  7. Rede Alterosa adquire 50% da TV Brasília
  8. TV Brasília de volta aos Diários Associados Clube online. (Janeiro, 2008)]
  9. Grupo Associados adquire 50% do capital acionário da TV Brasília PortalImprensa. (Janeiro, 2008)
  10. http://www.curadoeassociados.com.br/media_online/janeiro08/31/31_01.htm#estadoc
  11. Diários Associados compram 50% da TV Brasília
  12. http://www.diariosassociados.com.br/file/tabela2012/Tabela-2012.pdf
  13. Associados negociam compra da TV Brasília
  14. Associados adquirem TV Brasília/
  15. Depois de quatro anos, RedeTV! firma acordo de transmissão com TV Brasília Portal Imprensa. (Junho, 2008).
  16. TV Brasília lança oficialmente programação da RedeTV! na Capital Federal
  17. TV Brasília comemora 50 anos de fundação
  18. TV Brasília traz nova forma de contar notícias e propõe interação com o Correio
  19. TV Brasília estreia novo cenário e 3 horas de programação local
  20. Paulo Octávio inaugura novas instalações da TV Brasília
  21. Inauguração da nova sede da TV Brasília reúne autoridades do DF
  22. TV Brasília inova e lança ‘sala de notícias’ para oferecer jornalismo com entretenimento
  23. Obituário: repórter do DF Alerta morre após complicações nos rins
  24. TV Brasília lança Clube TV: nova atração que mescla jornalismo e diversão
  25. Documento NT visita TV Brasília, a melhor afiliada da RedeTV! em Ibope
  26. Jornal Local da TV Brasília ganha edição no turno noturno
  27. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 6 de março de 2016 

Ver também

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote