Stephen Hawking: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Linha 53: Linha 53:


===Religião===
===Religião===
Hawking não pertence a nenhuma [[religião]] declaradamente, mas tão pouco se mostra partidário do ateísmo, mostrando-se inclusive indignado com essa linha de pensamento quando indagado sobre seu suposto ateísmo, seguindo a mesma linha de Einstein ou [[Gottfried Leibniz|Leibniz]], se aproxima muito ao [[Deísmo]]. Em sua publicação [[God Created the Integers]], "Deus criou as Integrais" fica claro seu Deísmo, comum entre personalidades históricas da Física.
Hawking não pertence a nenhuma [[religião]] declaradamente, mas tão pouco se mostra partidário do ateísmo, mostrando-se inclusive indignado com essa linha de pensamento quando indagado sobre seu suposto ateísmo, seguindo a mesma linha de Einstein ou [[Gottfried Leibniz|Leibniz]], se aproxima muito ao [[Deísmo]]. Em sua publicação [[God Created the Integers]], "Deus criou os Inteiros" fica claro seu Deísmo, comum entre personalidades históricas da Física.


No livro "[[Uma breve história do tempo]]" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um [[Criador]]". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa ... então nós conheceríamos a mente de [[Deus]]".
No livro "[[Uma breve história do tempo]]" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um [[Criador]]". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa ... então nós conheceríamos a mente de [[Deus]]".

Revisão das 07h51min de 30 de agosto de 2010

Stephen Hawking
Stephen William Hawking
Stephen Hawking
Imagem da NASA StarChild de Stephen Hawking em 1999.
Nascimento 8 de janeiro de 1942 (82 anos)
Oxford
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Prêmios Prêmio Dannie Heineman de Física Matemática (1976), Medalha Hughes (1976), Medalha Albert Einstein (1979), Medalha Franklin (1981), Prêmio Wolf de Física (1988), Medalha Copley (2006)
Campo(s) Física teórica
Notas Membro da Pontifícia Academia das Ciências

Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942[1]) é um físico teórico inglês.

Doutor em cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos da atualidade. Hawking foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton)[2]. Depois de atingir a idade limite para o cargo, tornou-se professor lucasiano emérito daquela universidade.[3]

Biografia

Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1942, exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto nacional de pesquisa médica de Londres e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls [garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas] entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não um excepcional estudante.

Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e, desde 1979, ocupa o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton.

Hawking, em 5 de maio de 2006, durante a conferência de imprensa na Bibliothèque Nationale de France para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas em Paris e para lançar a versão em francês do seu trabalho "God Created the Integers".

Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembro de 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) [4], uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura.

A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.

Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".

Fez algumas participações em Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie. Recentemente fez uma participação numa propaganda do Discovery Channel chamada Eu amo o Mundo, onde ele disse "Boom De Ya Da"

Religião

Hawking não pertence a nenhuma religião declaradamente, mas tão pouco se mostra partidário do ateísmo, mostrando-se inclusive indignado com essa linha de pensamento quando indagado sobre seu suposto ateísmo, seguindo a mesma linha de Einstein ou Leibniz, se aproxima muito ao Deísmo. Em sua publicação God Created the Integers, "Deus criou os Inteiros" fica claro seu Deísmo, comum entre personalidades históricas da Física.

No livro "Uma breve história do tempo" ele cita que "tanto quanto o Universo teve um princípio, nós poderíamos supor que tenha um Criador". Ainda nesse livro, ele diz que "no entanto, se nós descobrirmos uma teoria completa ... então nós conheceríamos a mente de Deus".

Obra

Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.

Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974, ele calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.

O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.

Livros

Prêmios, títulos e medalhas

Notas e Referências

Ligações externas


Precedido por
Richard Dalitz
Medalha Hughes
1976
Sucedido por
Antony Hewish
Precedido por
Ludvig Faddeev
Prêmio Dannie Heineman de Física Matemática
1976
Sucedido por
Steven Weinberg
Precedido por
Medalha Albert Einstein
1979
Sucedido por
Friedrich Traugott Wahlen
Precedido por
Michael James Lighthill
Professor lucasiano
19802009
Sucedido por
Michael Green
Precedido por
Paul Nurse
Medalha Copley
2006
Sucedido por
Robert May


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki

Predefinição:Link FA