Éris: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 37: Linha 37:
[[Hesíodo]] em ''Os Trabalhos e os Dias'' e ''Teogonia'' aponta Éris como a filha primogênita de [[Nyx]], a Noite, e mãe de outras entidades peculiares.
[[Hesíodo]] em ''Os Trabalhos e os Dias'' e ''Teogonia'' aponta Éris como a filha primogênita de [[Nyx]], a Noite, e mãe de outras entidades peculiares.


Por sua parte Éris deu à luz ao doloroso [[Ponos]] (desânimo e fadiga), aos [[Macas]] (batalhas), [[Limos]] (fome) e [[Orco|Horco]]s (calúnia e difamação); e a [[Lete]] (esquecimento), as chorosas [[Algea]] (tristeza), [[Hisminas]] (discussões e disputas), as [[Fonos]] (dor e matança), as [[Androctasias]] (devastações e massacres), as [[Neikea]] (ódio), as [[Pseudologos]] (palavras mentirosas), as [[Anfilogias]] (ambiguidades; dúvidas e traições), [[Disnomia]] (desrespeito) e [[Até]] (insensatez) todos eles companheiros inseparáveis. Chamados pelos gregos de [[daemon|Daemone]]s; as Desgraças para os romanos.
Por sua parte Éris deu à luz ao doloroso [[Ponos]] (desânimo e fadiga), aos [[Macas]] (batalhas), [[Limos]] (fome) e [[Orco|Horco]]s (juramento); e a [[Lete]] (esquecimento), as chorosas [[Algea]] (tristeza), [[Hisminas]] (discussões e disputas), as [[Fonos]] (dor e matança), as [[Androctasias]] (devastações e massacres), as [[Neikea]] (ódio), as [[Pseudologos]] (palavras mentirosas), as [[Anfilogias]] (ambiguidades; dúvidas e traições), [[Disnomia]] (desrespeito) e [[Até]] (insensatez) todos eles companheiros inseparáveis. Chamados pelos gregos de [[daemon|Daemone]]s; as Desgraças para os romanos.


Já [[Homero]], na ''[[Ilíada]]'', refere-se a Éris como irmã de [[Ares]] e, portanto, presume-se, filha de [[Zeus]] e [[Hera]] (IV, 440-443, tradução livre):
Já [[Homero]], na ''[[Ilíada]]'', refere-se a Éris como irmã de [[Ares]] e, portanto, presume-se, filha de [[Zeus]] e [[Hera]] (IV, 440-443, tradução livre):

Revisão das 02h25min de 23 de junho de 2016

 Nota: Se procura o planeta anão, veja Éris (planeta anão).
Éris
Deusa da Discórdia
Mãe dos Males

Éris
Pintura ateniense, c. 520 a.C.
Morada Via Láctea
Cônjuge(s) Éter
Pais Zeus e Hera
Irmão(s) Ares, Ênio, Hebe, Hefesto e Ilítia
Filho(s) Androctasias, Anfilogias, Algea, Até, Disnomia, Fonos, Hisminas, Horcus, Lete, Limos, Macas, Neikea, Orco, Ponos e Pseudologos
Romano equivalente Discórdia

Éris (em grego: Ἔρις), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha dos reis do Olimpo, fora desprezada por sua mãe Hera por não ter muita beleza. Éris então procurou companhia na Via Láctea lar dos titãs e outras deidades a fim de nobres disciplinas, sendo desposada pelo titã Éter, com o qual concebeu catorze filhos. Cada um deles dotado de um poder maligno o que a alcunhou como Mãe dos Males. Éris sempre fora companheira de seus irmãos em questões terrenas, sobretudo de Ares na batalhas. Corresponde à deusa romana Discórdia. Seu oposto é sua sobrinha Harmonia, correspondente à Concórdia romana.

Fontes literárias

Hesíodo em Os Trabalhos e os Dias e Teogonia aponta Éris como a filha primogênita de Nyx, a Noite, e mãe de outras entidades peculiares.

Por sua parte Éris deu à luz ao doloroso Ponos (desânimo e fadiga), aos Macas (batalhas), Limos (fome) e Horcos (juramento); e a Lete (esquecimento), as chorosas Algea (tristeza), Hisminas (discussões e disputas), as Fonos (dor e matança), as Androctasias (devastações e massacres), as Neikea (ódio), as Pseudologos (palavras mentirosas), as Anfilogias (ambiguidades; dúvidas e traições), Disnomia (desrespeito) e Até (insensatez) todos eles companheiros inseparáveis. Chamados pelos gregos de Daemones; as Desgraças para os romanos.

Homero, na Ilíada, refere-se a Éris como irmã de Ares e, portanto, presume-se, filha de Zeus e Hera (IV, 440-443, tradução livre):

Divindades gregas
Busto de Zeus
Deuses primordiais
Deuses olímpicos
Deuses ctónicos
Titãs
Divindades aquáticas
Musas
Outras divindades
Deuses primordiais
"(...) a Discórdia infatigável,
Companheira e irmã do homicida Ares,
Quem a princípio se apresenta timidamente, mas que logo
Anda pela terra enquanto a fronte toca o céu."

A lenda mais famosa referente a Éris relata o seu papel ao provocar a Guerra de Troia. As deusas Hera, Atena e Afrodite haviam sido convidadas, juntamente com o restante do Olimpo, para o casamento forçado de Peleu e Tétis, que viriam a ser os pais de Aquiles, mas Éris fora desdenhada por conta de seu temperamento controvertido - a discórdia, naturalmente, não era bem-vinda ao casamento. Mesmo assim, compareceu aos festejos e lançou no meio dos presentes o Pomo da Discórdia, uma maçã dourada com a inscrição καλλίστη (kallisti, ou "à mais bela"), fazendo com que as deusas discutissem entre si acerca da destinatária. O incauto Páris, um pastor de rebanhos, príncipe de Troia, foi designado por Zeus para escolher a mais bela. Cada uma das três deusas presentes imediatamente procurou suborná-lo: Hera ofereceu-lhe poder político; Atena, habilidade na batalha; e Afrodite, a atual mulher mais bela mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau de Esparta. Páris elegeu Afrodite para receber o Pomo, condenando sua cidade, que foi destruída na guerra que se seguiu.

Derivações

A palavra "erística", em português, vem do nome da deusa grega da discórdia. Significa a arte da disputa argumentativa no debate filosófico, desenvolvida sobretudo pelos sofistas, e baseada em habilidade verbal e acuidade de raciocínio (Houaiss).

Também leva o nome Éris um planeta anão no disco disperso do sistema solar (com a designação oficial 136199 Éris). Seu satélite natural chama-se Disnomia (segundo os antigos gregos, uma das filhas de Éris).

Os discordianos idolatram Éris como sua deusa.