Amalteia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Infância de Zeus, de Jacob Jordaens1640

Amalteia (FO 1943: Amaltéia) está ligada à infância de Zeus, como a ninfa que cuidou dele, ou como uma cabra que o amamentou.

Segundo Museu, citado por Higino, quando Zeus foi poupado por Reia à voracidade de Cronos, ele foi cuidado por Têmis e a ninfa Amalteia, filha de Melisso de Creta que, não tendo leite, alimentou Zeus com o leite da sua cabra[1] . Como prêmio por isso, os dois filhos gêmeos de Amalteia foram colocados no céu, [1] na constelação Capra, que hoje são as estrelas em volta de Capella [carece de fontes?].

Em outra versão da lenda, Reia entregou Zeus aos curetes e às ninfas Adrasteia e Ida, filhas de Melisso.[2] Amalteia é a cabra cujo leite nutriu Zeus em sua infância.

Amalteia ou Amaltéia,era uma personagem da mitologia grega que está ligada á infância de Zeus, ou como um ninfa que cuidou de Zeus ou como uma cabra que amamentou Zeus. Era filha de Melisso, de Creta,e que, não tendo leite amamentou Zeus com o leite de sua cabra. Em outra versão da lenda Zeus foi cuidado por Adasteia e por Ida e Amalteia seria a cabra que deu seu leite à Zeus.

Os mitos da mitologia grega têm muitas versões, muitas vezes contraditórias.

Referências

  1. a b Higino, Astronomica, XIII, Auriga
  2. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.1.6
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amalteia