Quentin Tarantino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quentin Tarantino
Quentin Tarantino
Tarantino na San Diego Comic-Con 2015
Nome completo Quentin Jerome Tarantino
Nascimento 27 de março de 1963 (61 anos)
Knoxville, Tennessee,
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Roteirista
Produtor
Ator
Atividade 1988–presente
Oscares da Academia
Melhor Roteiro Original
1995 - Pulp Fiction
2013 – Django Unchained
Globos de Ouro
Melhor Roteiro – Cinema
1995 - Pulp Fiction
2012 - Django Unchained
César
César Honorário
2011 - Prêmio Honorário
Prémios BAFTA
Melhor Roteiro – Original
1995 - Pulp Fiction
2013 - Django Unchained
Festival de Cannes
Palma de Ouro
1994 - Pulp Fiction
Prémios National Board of Review
Melhor Diretor
1994 – Pulp Fiction
Melhor Roteiro Original
2015 – The Hateful Eight

Quentin Jerome Tarantino (Knoxville, 27 de março de 1963) é um diretor, roteirista, produtor de cinema e ator dos Estados Unidos. Alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.

É o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".

Biografia

Tarantino recebe o Scream Awards em 2007.

Tarantino nasceu no Tennessee. Seus pais eram Tony Tarantino, ator e músico descendente de italianos, e Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios Cherokees. Logo após o nascimento de Quentin Tarantino, sua mãe casou-se com o músico Curt Zastoupil, com quem Tarantino mais tarde viria a formar fortes laços afetivos.

Tarantino iniciou seus estudos na região de San Gabriel Valley, em 1968. Em 1971 sua família mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, onde passou a frequentar a Hawthorne Christian School. Ao sair da Narbonne High School, em Harbor City, Califórnia, aos 16 anos, iniciou os estudos em atuação na James Best Theatre Company.

Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit - algo como Capitão Flocos de Pêssego e o Bandido de Anchovas. Em 1984 Tarantino começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach; lá se tornou amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou seus estudos em atuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros.

Seus primeiros roteiros vendidos, True Romance (br: Amor à Queima Roupa) e Natural Born Killers (br: Assassinos por Natureza), tiraram-lhe do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a dirigir um filme. O produto final dessa conversa foi Reservoir Dogs (br: Cães de Aluguel), de 1992, um filme estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes. O script foi lido pelo diretor Monte Hell-man, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, bem como garantir o lugar de Tarantino na direção do filme. Harvey Keitel ouviu falar do roteiro através de sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender. Ele leu o roteiro e também contribuiu com investimentos, assumiu o papel de produtor executivo, e um personagem no filme.

Seguindo o sucesso de Reservoir Dogs, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindo Speed (br: Velocidade Máxima) e Men in Black (br: Homens de Preto). Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994 e, junto com Sex, Lies, and Videotape (br: Sexo, Mentiras e Videotape), de Steven Soderbergh e Roger and Me (br: Roger e Eu), de Michael Moore, revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas três características se tornaram a marca do criador desde então. O filme ficou conhecido pelas aclamadas atuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta. Pulp Fiction também rendeu a Tarantino e Avary o Oscar de melhor roteiro original, além da indicação na categoria de melhor filme.

Depois de Pulp Fiction, Tarantino dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, The Man from Hollywood, um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. Four Rooms é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.

Tarantino no Festival de Cinema de Berlim, em 2009)

Quentin Tarantino e George Clooney são os irmãos Gecko em From Dusk Till Dawn (1996).

O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997), uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao gênero blaxploitation, foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70. Tarantino decidiu, então, produzir o filme Inglorious Basterds. No entanto, ele adiou o projeto para escrever e dirigir Kill Bill, lançado em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2, um filme estiloso, com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos ou giallo. O filme é baseado numa personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de Pulp Fiction.

Em 2004 Tarantino voltou a Cannes no papel de presidente do júri. Kill Bill não estava concorrendo, mas foi exibido na noite de encerramento, na sua versão original, com mais de três horas de duração. Enquanto desempenhava a função de presidente, a Palme d'Or foi para o filme Fahrenheit 911, de Michael Moore, desconsiderando a insistência de Tarantino em que o prêmio deveria ir para o filme Oldboy.

Tarantino com a atriz Diane Kruger, de Inglorious Basterds, nos Academy Awards de 2010.

Tarantino foi creditado como "diretor convidado especial" por dirigir a sequência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro do sucesso neo-noir Sin City.

Em 24 de fevereiro de 2005 foi anunciado que Tarantino dirigiria o episódio final da série CSI. O episódio de duas horas, Grave Danger, foi ao ar em 19 de maio, com audiência recorde e sucesso nas críticas.

Apesar de Tarantino ser mais conhecido por seu trabalho atrás das câmeras, ele também apareceu na primeira e na terceira temporadas da série de televisão Alias.

Em 2005 ele anunciou um novo projeto chamado Grindhouse em parceria com Robert Rodriguez, onde escreveu e dirigiu Death Proof que foi estrelado por Kurt Russell e Rosario Dawson. Mais tarde também anunciou continuidade para Kill Bill Vol. 2 e Inglorious Basterds, mas declarou em 2012 ter desistido destas ideias. No mesmo ano lançou Django Unchained, um faroeste que repetiu a parceria com Christoph Waltz. O lançamento nos Estados Unidos foi em 25 de dezembro de 2012, no Brasil foi lançado dia 18 de janeiro de 2013.

Entre seus recentes créditos como produtor, estão o filme de terror Hostel (br: O Albergue), que inclui referências a Pulp Fiction; a adaptação de Killshot, de Elmore Leonard; e Hell Ride escrito e dirigido pela estrela de Kill Bill, Larry Bishop.

Tarantino tem um grupo de atores que frequentemente participam de seus filmes, incluindo Tim Roth (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Four Rooms, The Hateful Eight), Harvey Keitel (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, From Dusk Till Dawn), Uma Thurman (Pulp Fiction, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2), Michael Madsen (Reservoir Dogs, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2, The Hateful Eight), Kurt Russel (Death Proof, The Hateful Eight) Steve Buscemi (Reservoir Dogs, Pulp Fiction), Bruce Willis (Pulp Fiction, Four Rooms), Christoph Waltz (Inglorious Basterds, Django Unchained), Brad Pitt (True Romance, Inglorious Basterds) e Samuel L. Jackson (True Romance, Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill Vol. 2, Inglorious Basterds, Django Unchained, The Hateful Eight).

Tarantino esteve romanticamente envolvido com diversas mulheres, incluindo a atriz vencedora do Oscar Mira Sorvino; as diretoras Allison Anders e Sofia Coppola; a atriz francesa Julie Dreyfus; e a comediante Margaret Cho. Surgiram rumores de envolvimento com Uma Thurman, a quem ele se refere como sua "musa". Entretanto, Tarantino nunca se casou e não tem filhos.

Quase dois anos após o lançamento de Inglorious Basterds no cinema Tarantino confirmou a gravação de seu novo filme, Django Unchained, um western no qual um ex-escravo torna-se um perigoso mercenário, com Jamie Foxx no papel principal. As gravações se iniciaram no estado da Louisiana, e a obra foi lançada no início de 2013.[1]

Tarantino figura na lista de "Special thanks" do encarte do disco In Utero do Nirvana, lançado em 1993 (curiosamente o nome do diretor aparece como "Tarentino, Quentin"). Segundo o site Filmdrunk, a razão de o diretor aparecer nessa lista deve-se ao fato de ele ter querido inicialmente que Kurt Cobain atuasse em Pulp Fiction no papel de Eric Stoltz.[2] Em Novembro de 2014, Tarantino revelou durante uma conferência de imprensa relativa ao filme The Hatefull Eight que está a pensar em reformar-se após concluir o seu décimo filme como diretor.[3]

Carreira

Filmografia

Ano Filme Diretor Produtor Escritor Ator
1987 My Best Friend's Birthday Sim Sim Sim Sim
1991 Past Midnight Sim Sim
1992 Reservoir Dogs Sim Sim Sim
1993 True Romance Sim
1994 Pulp Fiction Sim Sim Sim
1994 Natural Born Killers Sim
1994 It's Pat Sim
1994 Somebody To Love Sim
1994 Sleep With Me Sim
1994 Killing Zoe Sim
1995 Four Rooms Sim Sim Sim Sim
1995 Desperado (filme) Sim
1995 Destiny Turns on the Radio Sim
1995 Crimson Tide Sim
1996 Curdled Sim Sim
1996 The Rock Sim
1996 Girl 6 Sim
1996 From Dusk Till Dawn Sim Sim Sim
1996 Curdled Sim
1997 Jackie Brown Sim Sim Sim
1999 From Dusk Till Dawn 2: Texas Blood Money Sim
2000 From Dusk till Dawn 3: The Hangman's Daughter Sim
2000 Little Nicky Sim
2003 Kill Bill Vol. I Sim Sim Sim
2004 Kill Bill Vol. II Sim Sim Sim
2004 My Name Is Modesty Sim
2005 Sin City Sim
2005 Daltry Calhoun Sim
2005 Hostel Sim
2006 Freedom's Fury Sim
2007 Grindhouse Sim Sim Sim Sim
2007 Sukiyaki Western Django Sim
2007 Hostel: Part II Sim
2008 Hell Ride Sim
2009 Inglourious Bastards Sim Sim
2010 Machete Sim
2011 The Greatest Movie Ever Sold Sim
2012 Django Unchained Sim Sim Sim
2015 The Hateful Eight Sim Sim

Prêmios

Filmes com indicações para o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro

Ano Filme Indicações
para o Oscar
Vitórias
no Oscar
Indicações
para os BAFTA
Vitórias
nos BAFTA
Indicações
para o Globo de Ouro
Vitórias
no Globo de Ouro
1992 Reservoir Dogs
1994 Pulp Fiction 7 1 9 2 6 1
1997 Jackie Brown 1 0 2 0
2003 Kill Bill Vol 1 5 0 1 0
2004 Kill Bill Vol 2 2 0
2009 Inglourious Basterds 8 1 6 1 4 1
2012 Django Unchained 5 2 5 2 5 2
2015 The Hateful Eight 3 1 3 3 1
Total 24 4 28 5 23 5
Outros filmes
Ano Filme
1995 Four Rooms (segmento The Man from Hollywood)
2005 Sin City (diretor convidado especial)
2008 Hell Ride (produtor)
2011 The Man with the Iron Fists (produtor)

Referências

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Quentin Tarantino