Saltar para o conteúdo

Municípios do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parte da série sobre
Política do Brasil
Portal do Brasil

Os municípios do Brasil são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Cada município tem sua própria Lei Orgânica que define a sua organização política, mas limitada pela Constituição Federal.[1] Os municípios dispõem apenas dos poderes Executivo, exercido pelo prefeito, e Legislativo, sediado na câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores). O Poder Judiciário organiza-se em forma de comarcas que abrangem vários municípios ou parte de um município muito populoso. Portanto, não há Poder Judiciário específico de cada município.[1]

Há cerca de 5 565 municípios em todo território nacional, alguns com população maior que a de vários países do mundo (cidade de São Paulo com cerca de 11 milhões de habitantes), outros com menos de mil habitantes; alguns com área maior do que vários países no mundo (Altamira, no Pará, é quase duas vezes maior que Portugal), outros com menos de 4 km². O estado-membro com menos municípios é Roraima com apenas quinze, enquanto o estado de Minas Gerais possui 853 ou mais municípios.[2]

Características políticas e administrativas

Possuem natureza de pessoa jurídica de direito público com autonomia política e, dentro de limites estabelecidos pela Constituição Brasileira de 1988, possuem auto-administração, autogoverno e auto-organização. A mesma constituição define quais tributos podem ser coletados pelos municípios e qual será a sua participação nos tributos coletados pelos governos federal e estadual.

As populações locais podem manifestar-se em plebiscitos para pedir a sua organização em municípios cuja área deverá estar totalmente dentro de um mesmo estado-membro.

Dispõem apenas do poder Executivo, exercido pelo prefeito, e Legislativo, sediado na câmara municipal. Cada município tem sua própria Lei Orgânica que define a sua organização política, mas limitada pela Constituição Federal.

Quantidade de municípios por estado

Divisão municipal do Brasil. Note-se a alta densidade de municípios no litoral, especialmente nas regiões Sudeste e Sul.

Há cerca de 5566 municípios em todo território o nacional, alguns com população maior que a de vários países do mundo (cidade de São Paulo com cerca de 11 milhões de habitantes); outros com menos de 1 000 habitantes. Há também municípios cuja área é maior do que vários países no mundo, como Altamira, no Pará, que é quase duas vezes maior que Portugal), mas também há alguns com menos de 4 km².

A seguir são listados todos os municípios brasileiros, por estado da Federação e em ordem alfabética, conforme a listagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:

Municípios mais populosos

Com cerca de 190 milhões de habitantes e taxa de urbanização de cerca de 80%, é natural que as cem cidades mais populosas do Brasil contenham mais de 250 mil habitantes em 2007. São estas em sua maioria capitais estaduais e cidades do interior da região Sudeste, principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais.[4]


Referências

  1. a b Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Cidades
  3. Na realidade, o Distrito Federal não contém nenhum município. Esta contagem se refere à cidade de Brasília.
  4. IBGE, Contagem da população 2007. Estimativas da população dos municípios brasileiros para 1º de abril de 2007.
  5. «Censo_2022». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 28 de junho de 2023 
  6. «Cidades e Estados». IBGE. 29 de agosto de 2024. Consultado em 31 de agosto de 2024 

Ver também


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente