Potnia Theron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Representação da deusa Artemis Orthia na usual posição de Potnia Theron, em um marfim arcaico de oferenda (Museu Nacional de Arqueologia, Atenas)

Potnia Theron (em grego: Ἡ Πότνια Θηρῶν, "A Senhora dos Animais") é um antigo título assumido por Ártemis, entre outras deusas da hierarquia do Olimpo, e que foi introduzido na Grécia continental.

Segundo o acadêmico alemão Walter Burkert: Em particular, parece que uma antiga Deusa mãe, especialmente qua Senhora dos Animais foi individualizada na Grécia sob várias formas, como Hera, Ártemis, Afrodite, Deméter, e Atena, diz Burket; e acrescenta: A ideia de uma Senhora dos Animais é amplamente disseminada na Grécia e é muito possível que tenha origens na Deusa mãe do Paleolítico; na religião oficial grega isso sobrevive no mínimo para além do folclórico (Burkert 1985, p. 154, 172).

Potnia, cujo significado é senhora, dama, ou mulher é o feminino de potis, uma forma masculina de senhor ou marido. Potnia era uma palavra micênica herdada do grego clássico, com o mesmo significado e que encontra um paralelo exato no sânscrito patni.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]