Smallville (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Smallville (série de TV))
Smallville
Smallville: As Aventuras do Superboy (BR)
Smallville (telessérie)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama
Ficção científica
Ação
Romance
Estado Finalizada
Baseado em Superman criado por
Jerry Siegel
Joe Shuster
Desenvolvedor(es) Alfred Gough
Miles Millar
Elenco
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 10
Episódios 217 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) executivo(s) Alfred Gough
Miles Millar
Mike Tollin
Brian Robbins
Joe Davola
Ken Horton
Greg Beeman
James Marshall
Todd Slavkin
Darren Swimmer
Kelly Souders
Brian Peterson
Tom Welling
Tema de abertura Save Me - Remy Zero
Empresa(s) produtora(s) Tollin / Robbins Productions
Millar Gough Ink
DC Comics
Warner Bros. Television
Exibição
Emissora original The WB (2001-06)
The CW (2006-11)
Distribuição Warner Bros. Pictures
Formato de exibição 1080p (HDTV)
Transmissão original 16 de outubro de 2001 – 13 de maio de 2011
Cronologia
Programas relacionados Aquaman

Smallville é uma série de televisão americana criada por Alfred Gough e Miles Millar, exibida pela The WB (posteriormente The CW) entre 16 de outubro de 2001 e 13 de maio de 2011, com um total de 10 temporadas e 217 episódios. É baseada no personagem Superman da DC Comics, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

A série conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), que reside na cidade fictícia de Smallville, Kansas (Pequenopólis, na dublagem brasileira), durante os anos antes dele se tornar o super-herói conhecido como "Superman". A ideia central da série é mostrar como seria a vida do homem de aço e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI com elementos e valores antigos. Após a quinta temporada, a série se foca em um Clark já adulto e sua carreira no Planeta Diário em Metrópolis. Em Smallville, muitas coisas referentes ao universo Superman e DC são explorados, e vários heróis e vilões conhecidos do universo das histórias em quadrinhos tiveram sua versão na série.

O episódio piloto registrou um total de aproximadamente 8,4 milhões de telespectadores. Ao longo de dez temporadas, a média foi de cerca de 4,34 milhões de telespectadores por episódio, com a segunda temporada tendo a média das classificações mais elevadas, em 6,3 milhões. Até o final de sua temporada, Smallville tinha ultrapassado Stargate SG-1 para se tornar a série de ficção científica norte-americana de mais longa duração (Lugar que agora pertence a série Supernatural, também da Warner) e também a mais longa série baseada em história em quadrinhos na história da televisão.

Depois de 10 temporadas no ar, Tom Welling e Allison Mack foram os únicos atores remanescente no elenco regular desde a primeira temporada. Tom também trabalhava como diretor eventualmente em alguns episódios. Algo que nunca mudou ao longo desses anos foi a música-tema do seriado, "Save Me", da banda Remy Zero. A trilha sonora da série foi lançada em duas coletâneas oficiais: Smallville Vol 1: The Talon Mix, lançado no ano de 2003,[1] e Smallville Vol 2: Metrópolis Mix, lançado em 2005.[2]

Welling e Durance reprisaram seus papéis como Clark Kent e Lois Lane no crossover de 2019 no Arrowverso, "Crisis on Infinite Earths", que estabeleceu Smallville como uma das terras paralelas da franquia Arrowverso.

No Brasil, a série foi transmitida pelo canal a cabo Warner Channel e pela rede de televisão aberta SBT, que já exibiu as dez temporadas da série. Em Portugal, pelo canal a cabo FOX:Next e pela televisão aberta RTP2.[3] Era exibida no horário do meio-dia, pelo SBT, chegando a ser exibida às madrugadas. Depois foi substituída por Kyle XY.

Resumo[editar | editar código-fonte]

O elenco regular é introduzido na primeira temporada. As histórias incluía um vilão decorrente da exposição de um poder de kryptonita. Os vilões de um episódio foram um enredo desenvolvido por Gough e Millar. A primeira temporada tratou-se principalmente de Clark tentando entrar em acordo com sua origem alienígena, e a revelação de que sua chegada na Terra estava conectada com à morte dos pais de Lana Lang. Após a primeira temporada, a série passou a utilizadar menos os vilões da semana em seus episódios, se concentrando mais em arcos de história que afetavam cada personagem e explorando as origens de Clark. [4] Os principais arcos apresentados durante a segunda e terceira temporada incluem a descoberta de Clark sobre sua herança kryptoniana e o passado dos Luthors, respectivamente. [5] A voz desencarnada do pai biológico de Clark, Jor-El, também é introduzida na série. Ele se comunica com Clark através de sua espaçonave, preparando um cenário para tramas envolvendo o cumprimento do destino terrestre de Clark. [6] Na quarta temporada, o arco gira em torno das três pedras do conhecimento, que contêm o conhecimento do universo e formam a Fortaleza da Solidão. Essa temporada marca a presença de Lois Lane na série, e o descobrimento do segredo de Clark por Chloe Sullivan. [7][8] Em outro arco que compreende a quinta temporada, Clark enfrenta Brainiac em suas tentativas de libertar o criminoso kryptoniano General Zod. [9]

Na sexta temporada, Clark deve capturar ou destruir os criminosos que escaparam da Zona Fantasma. [10] A prima biológica de Clark, Kara, é introduzida na sétima temporada, [11] e Lex Luthor finalmente descobre o segredo de Clark. [12] A oitava temporada apresenta histórias que envolvem a introdução de Davis Bloome, que é a interpretação Smallville de Doomsday (Apocalypse, na versão brasileira), e uma mulher chamada Tess Mercer substitui Lex Luthor, que saiu da série. O personagem Oliver Queen, o Arqueiro Verde, entra como personagem regular, tendo aparecido anteriormente como recorrente na sexta temporada e feito uma participação especial na sétima. [13] Na nona temporada, Major Zod, juntamente com outros membros do grupo militar de Zod, são revividos por Tess Mercer, embora sem os seus poderes kryptonianos. [14] Seus esforços para recuperar os seus poderes tornam-se o conflito central do arco da temporada. A décima e última temporada gira em torno das tentativas de Clark para se livrar de suas dúvidas e medos, ao mesmo tempo que precisa deter a vinda de Darkseid ao mundo, para finalmente se tornar o herói que está destinado a ser.[15]

Elenco, personagens e dublagem[editar | editar código-fonte]

Elenco Regular[editar | editar código-fonte]

Legenda
P Regular R Recorrente C Convidado
Ator/Atriz Personagem Temporada Dublador(a)
10ª
Tom Welling Clark Kent P Peterson Adriano
Allison Mack Chloe Sullivan P Flávia Saddy
Kristin Kreuk Lana Lang P R Fernanda Crispim
Michael Rosenbaum Lex Luthor P C Jorge Lucas
Eric Johnson Whitney Fordman P C C Marcelo Garcia
Sam Jones III Pete Ross P C Gustavo Nader
Annette O'Toole Martha Kent C Teresa Cristina
John Schneider Jonathan Kent P R Ricardo Schnetzer
John Glover Lionel Luthor R P R Carlos Seidl
Jensen Ackles Jason Teague P Reginaldo Primo
Erica Durance Lois Lane R P Sylvia Salustti
Aaron Ashmore Jimmy Olsen R P C José Leonardo
Laura Vandervoort Kara Kent P C C Flávia Fontenelle
Cassidy Freeman Tess Mercer P Izabel Lira
Sam Witwer Davis Bloome P Reginaldo Primo
Justin Hartley Oliver Queen R C P Philippe Maia
Callum Blue Zod P C Alexandre Moreno

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Wan Macher
Direção: Sheila Dorfman
Mídia: TV aberta (SBT) / TV paga (Warner Channel / MTV Brasil) / DVD (2ª-10ª temporadas) / Blu-ray (9ª-10ª temporadas)

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Originalmente, Tollin / Robbins Produções queria produzir uma série que retratasse a juventude de Bruce Wayne, o milionário que assume a identidade do herói Batman, após a morte de seus pais. Nessa mesma época, a Warner Bros. Pictures decidiu desenvolver um filme de origem para Batman. Temendo que as duas produções pudessem competir entre si, o estúdio não autorizou o uso do personagem e sua história. Em 2000, a produtora decidiu focar suas atenções para outro personagem, e se concentraram no desenvolvimento para um série que retratasse a adolescência do Superman. O personagem já tinha estrelado três produções de seriado de TV. A primeira foi Adventures of Superman, estrelada por George Reeves entre 1952 e 1958, a segunda foi Superboy produzida entre 1988 e 1992, com John Newton, que foi substituído por Gerard Christopher em 1989, e a terceira foi Lois & Clark: The New Adventures of Superman, entre 1993 e 1997, que lançou as carreiras de Dean Cain e Teri Hatcher. Para desenvolver o projeto, a Tollin/Robins, em parceria com a Warner Bros. Television, contratou a dupla de roteiristas Alfred Gough e Miles Millar, que decidiu explorar a história na vida pessoal de Clark Kent, antes de se tornar o Superman, passando como um adolescente que passa pelo processo emocional e psicológico de se tornar um adulto, tendo como carga extra a informação de que nasceu em outro planeta e é dotado de superpoderes.

Assim, sob a tutela de Gough e Millar, Smallville foi criado como uma mistura de histórias em quadrinhos com Dawson's Creek e Buffy the Vampire Slayer. A série foi oferecida aos canais Fox e The WB, e este último venceu, com um compromisso de 13 episódios para sua primeira temporada. O piloto estreou em outubro de 2001, apresentando para 8 milhões de espectadores um Clark Kent de 15 anos, tão inseguro quanto invulnerável, em busca de seu lugar no mundo, e sem "voo" e "colantes".

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A white billboard with blue ribbon painted around the edges. In the ribbon, the words "Cloverdale Town Centre" appear in yellow surrounding two bannders. The top banner reads, "Destination Cloverdale", while the bottom reads "Home of Smallville".
Placa na cidade de Cloverdale, onde é gravada a série.

A série foi filmada no Canadá, na cidade de Cloverdale. Algumas cenas eram filmadas em Vancouver, existe várias locações na região, inclusive a Fazenda Kent. A fazenda fica quase na divisa com os EUA. As coordenadas geográficas da fazenda +49° 1’ 0.09”, -122° 32’ 18.67”. Na cidade de Cloverdale, fica o Talon e um antigo cinema que se chama Clova Cinema que fica na Street, 176 em Victoria, BC, Canadá.

Próximo a Vancouver, fica o Hatley Castle onde é filmado a residência dos Luthor, já em Vancouver fica o Vancouver Technical School, que é o verdadeiro nome do Smallville High School onde Clark e seus amigos estudavam, o colégio fica na E Broadway 2600, o prédio onde é filmado a LuthorCorp é a Vancouver Public Library que fica na Robson Street, 345, marine Building é o prédio que eles usam para filmar algumas imagens do Planeta Diário.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ao longo de suas dez temporadas, Smallville ganhou inúmeros prêmios, que se variam de Emmys para Teen Choice Awards. Em 2002, a série ganhou um Emmy por Excelente Edição de Som para uma Série. [16] Quatro anos mais tarde, a série foi premiada com um Emmy por Excelente Edição de uma Série para a sua quinta temporada no episódio "Arrival". [17][18] Em 2008, Smallville voltou a vencer o Emmy por Excelente Edição de Som para a sua sétima temporada no episódio "Bizarro". [19]

Smallville foi premiado no Leo Awards em várias ocasiões. A artista cosmética Natalie Cosco foi concedida com o prêmio de Melhor Maquiagem duas vezes, uma por seu trabalho no episódio "Scare" da quarta temporada, [20] e novamente por seu trabalho nos episódios "Hydro" e "Wither" ambos da sexta temporada. [21] No Leo Awards de 2006, Barry Donlevy levou para casa o prêmio de Melhor Cinematografia em uma Série Dramática pelo seu trabalho no episódio "Spirit" da quarta temporada, enquanto David Wilson ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção em uma Série Dramática para o episódio "Sacred". [22] A sexta temporada de Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática. James Marshall ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo episódio "Zod", Caronline Cranstoun ganhou o prêmio de Melhor Figurino por seu trabalho no episódio "Arrow", e James Philpott ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Produção pelo episódio "Justice". Em 2008 Smallville ganhou o Leo Awards de Melhor Série Dramática e Melhor Fotografia. [23] A equipe de efeitos visuais foram reconhecidos pelo trabalho no episódio piloto ganhando prêmio de Melhores Efeitos Visuais em 2002. [24] Eles foram posteriormente reconhecidos pela Sociedade de Efeitos Visuais recebendo um prêmio em 2004 para Excelente Composição em um programa de televisão, Vídeo, Música, ou comercial, pelo trabalho que fez para o episódio "Accelerate" da segunda temporada. Nesse mesmo ano, eles ganharam o prêmio de Excelente Pintura em um programa de televisão, Vídeo, Música ou Comercial para o episódio "Insurgence" da segunda temporada. [25]

Em 2002, a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores honraram o compositor Mark Snow e a banda Remy Zero, que fornecem o tema de abertura "Save Me", por suas contribuições para a série. O prêmio é concedido a pessoas que escreveram o tema ou sublinhado para a série de televisão mais alto avaliado durante 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2001 para a sua rede [26] A American Society of Cinematographers deu a Davi Moxness um prêmio para o seu trabalho feito no episódio "Arrow" da sexta temporada, e no ano seguinte eles concederam a Glen Winter o mesmo prêmio por seu trabalho no episódio "Noir". [27] Os membros do elenco regular ganharam prêmios por suas representações por suas atuações na série. Em 2001, Michael Rosenbaum ganhou um Prêmio Saturno de Melhor Ator Coadjuvante [28] Tom Welling ganhou um Teen Choice Award para Melhor Estrela Masculina, [29] enquanto Allison Mack foi premiada como Melhor Amiga Íntima em 2006 [30] Mack ganhou o prêmio, pelo segundo ano consecutivo, quando ela recebeu o prêmio em 2007 no Teen Choice Awards. [31] No Teen Choice Awards de 2009, Tom Welling recebeu o prêmio de Melhor Ator em uma série de Ação e Aventura. [32]

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir mostra os números representados na audiência nos EUA.

Temporada Dia/Horário Emissora Estreia Término Ranking Audiência
(Em Milhões)
Data Estreia
Audiência
(Em Milhões)
Data Término
Audiência
(Em Milhões)
Primeira Temporada Terça-feira 21:30 The WB 16 de Outubro de 2001 8.40[33] 21 de Maio de 2002 8.50 #115[34] 5.90[34]
Segunda Temporada 24 de Outubro de 2002 8.70[35] 20 de Maio de 2003 9.12 #113[36] 6.30[36]
Terceira Temporada Quarta-feira 20:00 1 de Outubro de 2003 6.80 19 de Maio de 2004 5.92[37] #141[38] 4.96[38]
Quarta Temporada 22 de Setembro de 2004 6.07[39] 18 de Maio de 2005 5.47[40] #124[41] 4.40[41]
Quinta Temporada Quinta-feira 20:00 29 de Setembro de 2005 5.90[42] 11 de Maio de 2006 4.85[43] #117[44] 4.70[44]
Sexta Temporada The CW 28 de Setembro de 2006 4.96[45] 17 de Maio de 2007 4.14[46] #125[47] 4.10[47]
Sétima Temporada 27 de Setembro de 2007 5.18[48] 15 de Maio de 2008 3.85[49] #175[50] 3.77[50]
Oitava Temporada 18 de Setembro de 2008 4.34[51] 14 de Maio de 2009 3.13[52] #152[53] 3.74[53]
Nona Temporada Sexta-feira 20:00 25 de Setembro de 2009[54] 2.58[55] 14 de Maio de 2010 2.45[56] #129[57] 2.38[57]
Décima Temporada 24 Setembro de 2010[58] 2.98[59] 13 de Maio de 2011[60] 3.02[61] #131[62] 3.19[63]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Smallville tem gerado uma grande variedade de mídia adicionais e spin-offs, a partir de livros e revistas em quadrinhos. A série também serviu como influência para uma outra série de televisão, a série britânica Merlin. [64]

Literatura[editar | editar código-fonte]

Houve duas séries de romance publicados desde que a segunda temporada da série começou a ser exibida. Uma série de oito romances para jovens e adultos foram publicados pela "Aspect Publishing" entre outubro de 2002 e março de 2004. Uma segunda série de dez romances para jovens e adultos foram publicados pela Little, Brown and Company, entre outubro de 2002 e abril de 2004. Além disso, uma série de revistas em quadrinhos foram publicadas, o que muitas vezes eram ligados diretamente com os eventos da série de televisão.

Três romances foram lançados em 01 de outubro de 2002, um pela Aspect e dois pela Little, Brown Young Readers. O romance lançado pela Aspect, Smallville: Strange Visitors,, foi escrito por Roger Stern e apresenta Clark e seus amigos tentando descobrir a verdade sobre dois vigaristas religiosos que se estabeleceram em Smallville, e estão usando kryptonita em seus seminários espirituais para roubar o povo. [65] O primeiro, publicado pela Little, Brown Young Readers, foi Arrival, que narra os acontecimentos do piloto da série sendo escrito pelo autor Michael Teitelbaum. [66] O segundo livro, See No Evil, foi escrito por Cherie Bennett e Gottesfeld Jeff, que também escreveram vários episódios da série. See No Evil apresenta Dawn Mills, uma jovem atriz que quer participar da Juilliard. Dawn tem a capacidade de se tornar invisível, e depois de testemunhar a todos falar negativamente pela suas costas, ela decide se vingar. Quando Clark descobre o que Dawn vem fazendo, ele coloca um fim nisso. [67] See No Evil foi uma das histórias originais descritas para o episódio "Shimmer" da primeira temporada. [68]

Capa do livro Smallville: Dragon, de Alan Grant.

Em 01 de novembro de 2002, a Aspect lançou Smallville: Dragon de Alan Grant, uma história sobre um ex-presidiário que assume as capacidades e a aparência de um dragão após ser exposto a kryptonita em uma caverna. A mutação faz com que ele tente matar todos aqueles que testemunharam contra ele. O romance apresenta Clark ser hipnotizado a acreditar que ele é um adolescente normal, humano, sem habilidades. [69] Um mês após a romance de Grant, Bennett e Gottesfeld retornaram pela segunda vez para escrever Flight a ser publicado pela Little, Brown Young Readers, uma história sobre uma menina, Tia, a quem Clark descobre que possui asas. Clark e seus amigos acreditam que Tia está sendo abusada por seu pai, para que ensine ela a superar seu medo de voar para que ela possa ir encontrar sua mãe. [70] Flight, assim como See No Evil, também foi um episódio planejado em um certo ponto, mas como a tripulação não tinham certeza se poderiam obter um bom efeito de voo, eles decidiram ir contra o uso da história. [71] Nancy Holder assumiu escrever os deveres para o terceiro romance da série Aspect. Lançado em 01 de janeiro de 2003, Hauntings apresenta Clark e seus amigos investigando a presença fantasmagórica de uma das casas mal-assombradas de Smallville. [72] Little, Brown Young Readers lançou em seguida Animal Rage, escrito por David Weiss e Bobby. A história centra-se em um ativista dos direitos dos animais, Heather Fox, que pode se transformar em qualquer animal que ela toque. Heather usa essa capacidade para prejudicar as pessoas que machucam os animais, até que Clark descobre a verdade e acaba parando. [73] Aspect trouxe Dean Wesley Smith para o seu próximo romance. Whodunit envolve Clark, Chloe, Lana e Pete investigando o assassinato de um menino e sua irmã, enquanto Lex luta se ele vai pagar um pedido de resgate por seu pai sequestrado, ou simplesmente tentar resgatar Lionel a si mesmo. [74]

Little, Brown Young Readers publicou os dois próximos livros em abril e junho de 2003. O primeiro, intitulado de "Speed", foi escrito por Cherie Bennett e Jeff Gottesfeld. O segundo, intitulado "Buried Secrets", foi escrito por Colon Suzan. Speed envolve um rapaz usando uma ampulheta que seu pai lhe deu em seu aniversário para parar o tempo e cometer vários crimes de ódio sem ser pego. Clark pede para ele parar antes que ele possa causar qualquer dano em um festival local multicultural. [75] Buried Secrets segue Clark e Lex como ambos se apaixonam por uma professora substituta de espanhol. No romance, a amizade de Clark e Lex é colocada em risco quando os dois competem pelo amor da professora. [76]

Em 09 de setembro de 2004, publicado pela Aspect Shadows, escrito por Diana G. Gallagher. Shadows é sobre uma menina e seu pai que se mudam para Smallville. O pai cria um monstro que começa a matar pessoas. Jonathan Kent assume que as mortes estão relacionadas a LuthorCorp, que provoca tensão entre ele e seu filho. Clark verifica a verdade para provar a inocência de Lex, e parar as criaturas antes que eles possam matar novamente. [77] Colon retornou para escrever Runaway, uma história sobre Clark fugindo da cidade e vivendo com outros adolescentes sem lar. Clark se apaixona por uma das meninas antes de finalmente voltar para casa [78] Smallville: Silence foi escrito por Nancy Holder, e apresenta os personagens investigando o aparecimento de zumbis na cidade [79] Little, Brown Young Readers lançou seu oitavo livro; escrito por Bennett e Gottesfeld, intitulado de Greed. Neste romance, Clark e seus amigos ganham empregos como conselheiros de verão para jovens desfavorecidos. Um dos meninos cai Lago Crater e é imbuído com a capacidade de prever o futuro. Lionel descobre isso e tenta explorá-lo. Pete tenta abusar das habilidades de Clark, enganando-o para jogar em um jogo de basquete e depois apostar no resultado. [80]

Alan Grant retornou para escrever seu segundo romance, Curse, sobre um coveiro que desencadeia uma maldição de 150 anos de idade, em Smallville, com Clark tentando fazer tudo voltar para a forma que era antes. [81] Em 1 de fevereiro de 2004, Little, Brown Young Readers lançou um novo livro de Suzan Colon, intitulado de Temptation. No romance, Clark usa kryptonita vermelha para tentar impressionar Lana e Chloe depois que se apaixonaram por um novo estudante de intercâmbio francês do exterior. [82] Aspect lançou seu último romance em 01 de março de 2004. Escrito por Devin K. Grayson, City segue Clark e Lex como fazendo uma viagem para Metrópolis. Enquanto na cidade, o dois ficam presos entre a máfia japonesa e um agente secreto que acredita ter encontrado um extraterrestre. [83] No último romance da Little, Brown Young Readers, "Sparks", escrito por Cherie Bennett, Chloe é atingida por faíscas de kryptonita por um fogo de artifício. As faíscas faz Chloe tornar o desejo de cada homem, mas quando elas se apagam, um deles decide que ele realmente quer Chloe e sequestra ela. Clark chega para resgatá-la no final. [84]

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Capa da primeira revista.

O primeiro empreendimento de Smallville em quadrinhos foi com Elemental, uma história one-shot publicada no TV Guide durante a primeira temporada da série. Ela foi escrita pelos próprios criadores do seriado, Alfred Gough e Miles Millar. Na continuidade da série, a história se passa algum momento durante a primeira temporada. Nesta história, Clark tem que defender a todos de uma metahumano com poderes elementais. [85]

Antes da estreia da segunda temporada, a editora DC Comics publicou uma revista em quadrinhos baseada na série de televisão. Intitulada de Smallville: The Comic, a revista foi dividida em duas histórias. A primeira, escrita por Mark Verheiden e Martinez Roy, é intitulada de "Raptor", e apresenta um garoto abusado, que é transformado em um Raptor, graças a kryptonita, e decide se vingar da família Luthor. Michael Green e John Paul Leon escreveu a segunda história, "Exílio eo Reino", que revela porque Lex escolheu ficar em Smallville depois que seu pai lhe ofereceu uma posição em Metrópolis, no final da primeira temporada. [86] Por fim, a DC Comics começou a publicar uma revista em quadrinhos bi-mensal que apresenta várias histórias envolvendo os personagens de Smallville. O escritor e coordenador Clint Carpenter disse que a linha de quadrinhos se expande para a série, ao invés de uma versão cânone dos personagens. Carpenter disse que a linha de quadrinhos se expande sobre os acontecimentos que ocorreram no show, como mostrar o que acontece depois do estação-ending cliffhangers. Carpenter mencionou que os quadrinhos são como o fornecimento de "profundidade adicional" para os personagens que receberam um prazo de tela limitado na série, ou cujas histórias precisam de uma explicação adicional. [87]

Carpenter não foi a primeira pessoa que pediu para supervisionar os quadrinhos. Mark Verheiden, que também co-escreveu a revista autônoma, estava originalmente responsável pela série bimestral. O compromisso de Verheiden na série de televisão o que impediu de trabalhar nas histórias em quadrinhos, então ele perguntou Carpenter se ele iria assumir a responsabilidade. Embora a revista era para expandir os eventos da série, ocasionalmente houve erros de continuidade realizados por conta das diferenças nos planos de produção entre a revista e a série. Uma dessas situações ocorreu quando o gibi mostrou Clark roubando um caixa eletrônico, enquanto o primeiro episódio da terceira temporada estréia também mostrou ele roubando caixas eletrônicos múltiplos. A revista não só estava conectada a série de televisão, mas também com os web-episódios de Chloe Chronicles [88] e os várias páginas relacionadas a Smallville na web. Além disso, as histórias em quadrinhos apresenta entrevistas com o elenco e a equipe, bem como informações sobre a produção dos episódios. [86][89]

Com o fim da série de sucesso Smallville, foi anunciado que a série continuaria em sua 11ª temporada em quadrinhos digitais pela DC Comics. Os quadrinhos são escritos por Bryan Q. Miller. Encontra-se em publicação periódica no "comiXology.com".

Chloe Chronicles[editar | editar código-fonte]

A personagem de Allison Mack, a Chloe Sullivan, já atuou em dois tie-in promocionais da série, Chloe Chronicles e Vengeance Chronicles. Teve dois volumes de Chloe Chronicles, totalizando onze mini-episódios. O primeiro volume apresenta Chloe investigando eventos que levou a morte de Earl Jenkins, que havia feito Chloe e seus amigos de reféns na fábrica da LuthorCorp no episódio "Jitters" da primeira temporada. Ele foi ao ar entre 29 de abril e 20 de maio de 2003, e era exclusivo para assinantes da AOL. Após o primeiro volume receber respostas positivas dos espectadores, o segundo volume foi criado como uma continuação, mas com Sam Jones III aparecendo como Pete Ross. Este volume utilizou os livros e quadrinhos de Smallville como um tie-in secundário para a série. Os espectadores puderam assistir Smallville, seguido de Chloe Chronicles, e terminando com a história em quadrinhos de Smallville, o que proporcionaria uma "história de fundo melhorável para os segmentos de linha". [90] A série ganhou mais tarde, Vengeance Chronicles, um spin-off da quinta temporada para o episódio "Vengeance". Nesta série, Chloe une forças com um vigilante fantasiado, a quem ela nomeia de o "Anjo da Vingança", para expor o Nível Lex Luthor 33,1 que faz experiências com pessoas infectadas pelo meteoro. [91]

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Os criadores de Smallville, Al Gough e Miles Millar, desenvolveu um piloto do Aquaman para a The WB, com Justin Hartley como Aquaman / Arthur Curry. [92] Como o trabalho progrediu na quinta temporada de Smallville no episódio "Aqua", o personagem foi reconhecido como tendo potencial para ter o sua própria série, [93] embora o episódio nunca foi concebido para ser um piloto secreto para uma série spin-off do Aquaman. [94] Alan Ritchson não foi considerado para o papel na nova série, porque Gough e Millar não consideraram como um spin-off de Smallville. Gough disse em novembro de 2005, "[A série] vai ser uma versão diferente da lenda do" Aquaman ". Gough expressou a ideia de um crossover com Smallville em algum momento. [95] O piloto foi considerado a ter uma boa chance de ser pego, mas quando a The WB e UPN fundiram a The CW, a nova rede não transmitiu a série. [96][97][98]

Durante a sexta temporada, falou-se de uma cisão do Arqueiro Verde em sua própria série. Hartley se recusou a falar sobre a possibilidade de um spin-off por seu respeito pelo seu papel em Smallville. O ator sentiu que era seu dever respeitar o que a série tinha realizado em cinco temporadas, e não "roubar a cena" por pensar que ele era melhor do que ele apenas era, porque não havia "falado" de um spin-off após ter apenas duas aparições na série. De acordo com Hartley, "falando" foi tão longe com a ideia do spin-off que recebeu. [99] Após o fim de Smallville, a CW estreou uma série sobre o personagem "Arqueiro Verde" em 2012. A série se chama Arrow e não tem conexões com Smallville, tendo Stephen Amell como o protagonista Oliver Queen.

Arrowverse[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2019, depois de muitas especulações, Tom Welling foi confirmado para retornar como Clark Kent / Superman para o crossover "Crise nas Infinitas Terras", juntando o universo de "smallville" ao multiverso do Arrowverse. De acordo com a CW, o especial mostrará o que aconteceu com Clark e Lois dez anos após a conclusão do seriado. O produtor executivo, Marc Guggenheim, comentou sobre o retorno dizendo: “Não haveria Arrow, ou Arrowverse, sem a série. Quando começamos a falar de Crise nas Infinitas Terras, nossa prioridade absoluta foi garantir que Tom reprisará seu icônico papel de Clark Kent.[100]

Um dia depois da confirmação do retorno de Welling, a atriz Erica Durance também teve seu retorno confirmado como Lois Lane.[101]

Michael Rosenbaum também recebeu o convite para retornar como Lex Luthor, porém recusou devido a um parente em casa de repouso, cachê de valor pequeno, reclamações sobre como seria sua participação e a inexistência de um roteiro.

"Representantes da Warner Bros. ligaram para meu empresário na última sexta-feira [20] à tarde. Eu estava na Flórida, em uma casa de repouso, visitando meu avô. A proposta deles: sem roteiro, sem ideia do que eu iria fazer, sem data de gravação. Pouco dinheiro. E o que realmente azedou a negociação: 'Nós temos de saber [seu posicionamento] agora'. Minha resposta foi um simples 'eu passo'.". – Michael Rosenbaum

Rosembaum pediu a compreensão dos fãs. Alguns não gostaram das tratativas da Warner com o ator e atacaram a empresa.[102]

Tom Welling e Erica Durance fizeram uma participação no episódio "Crise nas Infinitas Terras: Parte 2" pela série de Batwoman. O episódio foi ao ar no dia 09 de dezembro de 2019. Na cena, descobrimos que "Smallville" fica na Terra-167 e, quando Lex Luthor da Terra-38 (Jon Cryer) tenta matar o Superman, Clark revela que não tem mais seus poderes, pois desistiu deles quando escolheu viver uma vida normal ao lado de Lois e suas duas filhas. A cena é rápida e dá um final feliz para a versão de seu personagem.[103]

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Capa da coleção completa de Smallville.

As dez temporadas foram lançadas em DVD nas Regiões 1, 2 e 4. A quinta e sexta temporada também foram lançadas no formato HD DVD em 28 de novembro de 2006, [104] e 18 de setembro de 2007, [105] respectivamente. A sexta, sétima, oitava, nona e décima foram lançadas no formato Blu-Ray. Os lançamentos em DVD incluem cenas deletadas, por trás das câmeras e comentários do elenco e membros da tripulação a episódios selecionados. Os promoçionais tie-ins, Chloe Chronicles e Vengeance Chronicles, acompanharam o menu das segunda, terceira e quinta temporada. Outras características especiais incluem funcionalidades interactivas, tais como um passeio em Smallville, uma história em quadrinhos, e material de DVD-ROM.

Temporadas completas Datas de lançamento
Região 1 Região 2 Região 4
23 de setembro de 2003[106] 13 de outubro de 2003[107] 3 de dezembro de 2003[108]
18 de maio de 2004[109] 17 de setembro de 2004[110] 1 de janeiro de 2005[111]
16 de novembro de 2004[112] 18 de abril de 2005[113] 13 de julho de 2005[114]
13 de setembro de 2005[115] 10 de outubro de 2005[116] 11 de novembro de 2006[117]
12 de setembro de 2006[118] 28 de agosto de 2006[119] 4 de abril de 2007[120]
18 de setembro de 2007[121] 22 de outubro de 2007[122] 5 de março de 2008[123]
9 de setembro de 2008[124] 13 de outubro de 2008[125] 3 de março de 2009[126]
25 de agosto de 2009[127] 12 de outubro de 2009[128] 31 de março de 2010[129]
7 de setembro de 2010[130] 25 de outubro de 2010[131] 03 de janeiro de 2011[132]
10ª 19 de novembro de 2011 [133] 17 de outubro de 2011[134] 04 de abril de 2012
A série completa Outono de 2011[135] 17 de outubro 2011[136] 01 de agosto de 2012
Temporada Episódios Discos Lançamento de Smallville em Blu-Ray
Região A Região B
Estados Unidos Canada Reino Unido Australia
22 4 18 de setembro de 2007[137] 9 de outubro de 2007[138] 13 de outubro de 2008[139] 3 de março de 2009[140]
20 3 9 de setembro de 2008[141] 13 de outubro de 2008[142] 3 de março de 2009[143]
22 4 25 de agosto de 2009[144] 12 de outubro de 2009[145] March 31, 2010[146]
21 4 7 de setembro de 2010[130] 25 de outubro de 2010[147] 22 de junho de 2011[148]
10ª 22 4 29 de novembro de 2011[133] 17 de outubro de 2011[149] 04 de abril de 2012

Referências

  1. «Smallville: The Talon Mix». Amazon. Consultado em 16 de outubro de 2006 
  2. «Smallville: The Metropolis Mix». Amazon. Consultado em 16 de outubro de 2006 
  3. «SMALLVILLE». RTP. Consultado em 26 de Dezembro de 2009 [ligação inativa]
  4. D.J. Nock (25 de novembro de 2004). «Smallville: The Complete Second Season». DVD Times. Consultado em 12 de setembro de 2007 
  5. Al Gough, Miles Millar (writers) & James Marshall (director) (25 de fevereiro de 2003). «Rosetta». Smallville. Temporada 2. Episódio 17. The WB 
  6. Kenneth Biller (writer) & Terrence O'Hara (director) (13 de maio de 2003). «Calling». Smallville. Temporada 2. Episódio 22. The WB 
  7. Alfred Gough, Miles Millar (writers) & Greg Beeman (director) (22 de setembro de 2004). «Crusade». Smallville. Temporada 4. Episódio 1. The WB 
  8. Todd Slavkin, Darren Swimmer (writers) & James Marshall (director) (29 de setembro de 2005). «Arrival». Smallville. Temporada 5. Episódio 1. The WB 
  9. Kelly Souders, Brian Peterson (writers) & James Marshall (director) (11 de maio de 2006). «Vessel». Smallville. Temporada 5. Episódio 22. The WB 
  10. Steven S. DeKnight (writer) & James Marshall (director) (28 de setembro de 2006). «Zod». Smallville. Temporada 6. Episódio 1. The CW 
  11. Todd Slavkin, Darren Swimmer, (writers) & James Conway (director) (4 de outubro de 2007). «Kara». Smallville. Temporada 7. Episódio 2. The CW 
  12. Don Whitehead, Holly Henderson (writers) & Todd Slavkin (director) (15 de maio de 2008). «Arctic». Smallville. Temporada 7. Episódio 20. The CW 
  13. Kristin Dos Santos (3 de junho de 2008). «Smallville Season Eight: Look Who's In!». Eonline. Consultado em 12 de julho de 2009 
  14. Kelly Souders, Brian Peterson (writers) & Kevin Fair (director) (25 de setembro de 2009). «Savior». Smallville. Temporada 9. Episódio 1. The CW 
  15. Al Septien, Turi Meye, Brian Peterson, Kelly Souders (writers), Kevin Fair & Greg Beeman (directors) (13 de maio de 2011). «Finale». Smallville. Temporada 10. Episódio 21/22. The CW 
  16. «CNN's 2002 Emmy Winners». CNN. Consultado em 13 de julho de 2009. Cópia arquivada em 16 de março de 2008 
  17. «2006 Primetime Emmy Winners». Emmys.org. Consultado em 23 de agosto de 2007 
  18. «The 2006 Creative Arts Emmy winners press release» (PDF) (Nota de imprensa). Emmys.org. 19 de agosto de 2006. Consultado em 23 de agosto de 2007 [ligação inativa] 
  19. «2008 Emmy Winners» (PDF). Emmys.tv. 13 de setembro de 2008. Consultado em 24 de setembro de 2008. Arquivado do original (PDF) em 14 de novembro de 2008  |urlmorta= e |datali= redundantes (ajuda)
  20. «2005 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em 23 de agosto de 2007. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007 
  21. «2007 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em 23 de agosto de 2007. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2009 
  22. «2006 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em 23 de agosto de 2007. Arquivado do original em 8 de julho de 2011 
  23. «2008 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em 27 de maio de 2008. Arquivado do original em 31 de maio de 2008 
  24. «2002 Leo Awards». LeoAwards.com. Consultado em 28 de junho de 2007. Arquivado do original em 26 de maio de 2007 
  25. «Visual Effects Society Awards». VESAwards.com. Consultado em 23 de agosto de 2007. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2008 
  26. «2002 ASCAP Awards». ASCAP. Consultado em 2 de maio de 2007. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2008 
  27. «Previous ASC Award Winners». Alternative Film Guide. Consultado em 17 de maio de 2008. Arquivado do original em 6 de maio de 2012 
  28. «Saturn Television Awards». Saturn Awards. Consultado em 2 de maio de 2007. Arquivado do original em 26 de agosto de 2011 
  29. «2002 Teen Choice Awards». All Your TV. Consultado em 2 de maio de 2007. Arquivado do original em 3 de abril de 2007 
  30. «2006 Teen Choice Award Winners». Fox. Consultado em 23 de agosto de 2007. Arquivado do original em 12 de outubro de 2007 
  31. «2007 Teen Choice Award Winners». Fox. Consultado em 27 de agosto de 2007. Arquivado do original em 19 de novembro de 2007 
  32. «2009 Teen Choice Awards, Nominees, Winners, TV Schedule». ChiFF.com. Consultado em 12 de agosto de 2009 
  33. Gunderson, Seth (5 de novembro de 2001). «Smallville, Kansas. The biggest little town you've ever seen.». The Trades. Consultado em 22 de maio de 2007 
  34. a b «How did your favorite show rate? (2001–02)». USA Today. 28 de maio de 2002. Consultado em 25 de maio de 2007 
  35. «WB is getting its mojo back». Medialifemagazine.com. 26 de setembro de 2002. Consultado em 19 de maio de 2010. Arquivado do original em 14 de julho de 2011 
  36. a b «2002–03 Ratings». Consultado em 25 de maio de 2007 
  37. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 25 de maio de 2004. Consultado em 28 de março de 2009 
  38. a b «2003–04 Ratings». ABC Medianet. Consultado em 25 de maio de 2007. Cópia arquivada em 30 de setembro de 2007 
  39. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 29 de setembro de 2004. Consultado em 28 de março de 2009 
  40. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 24 de maio de 2005. Consultado em 28 de março de 2009 
  41. a b «2004–05 Primetime Wrap». Hollywood Reporter. 27 de maio de 2005. Consultado em 25 de maio de 2007. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2010 
  42. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 4 de outubro de 2005. Consultado em 28 de março de 2009 
  43. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 16 de maio de 2006. Consultado em 28 de março de 2009 
  44. a b «Series». The Hollywood Reporter. 26 de maio de 2006. Consultado em 25 de maio de 2007. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2010 
  45. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 3 de outubro de 2006. Consultado em 28 de março de 2009 
  46. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 22 de maio de 2007. Consultado em 28 de março de 2009. Arquivado do original em 3 de setembro de 2010 
  47. a b «2006–07 primetime wrap». The Hollywood Reporter. 25 de maio de 2007. Consultado em 25 de maio de 2007. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2010 
  48. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 2 de outubro de 2007. Consultado em 28 de março de 2009 
  49. «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 20 de maio de 2008. Consultado em 28 de março de 2009 
  50. a b «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 20 de maio de 2008. Consultado em 28 de março de 2009 
  51. Gorman, Bill (23 de setembro de 2008). «Top CW Primetime Shows, September 15–21». TV by the Numbers. Consultado em 22 de novembro de 2008 
  52. Seidman, Robert (19 de maio de 2009). «Top CW Primetime Shows, May 11–17, 2009». TV by the Numbers. Consultado em 20 de maio de 2009 
  53. a b «Weekly Program Rankings». ABC Medianet. 19 de maio de 2008. Consultado em 20 de maio de 2009 
  54. «CW Premiere Plan Features Tree Hill Time Swap, Smallville Delay». TVGuide.com. Consultado em 17 de junho de 2009 
  55. Gorman, Bill (12 de outubro de 2009). «Dollhouse Premiere 18–49 Rating Increases To A 1.5 Via DVR; Hopeful or Futile?». TV by the Numbers. Consultado em 20 de outubro de 2009 
  56. Paul Millar (16 de maio de 2010). «2.5m watch 'Smallville' season finale». Digital Spy. Consultado em 16 de maio de 2010 
  57. a b «Final 2009–10 Broadcast Primetime Show Average Viewership — TV Ratings, Nielsen Ratings, Television Show Ratings». TVbytheNumbers.com. Consultado em 16 de junho de 2010 
  58. «The CW announces return dates for 'Gossip Girl', 'Vampire Diaries', 'Smallville,' and more!». ausiellofiles.ew.com. Consultado em 30 de junho de 2010. Arquivado do original em 3 de julho de 2010 
  59. Gorman, Bill (27 de setembro de 2010). «Friday Finals: Supernatural Up; Dateline Down». TV by the Numbers. Consultado em 27 de setembro de 2010 
  60. Seidman, Robert (7 de fevereiro de 2011). «'Smallville' Wraps Its Ten-Year Run With a Two-Hour Series Finale Event on Friday, May 13 on The CW». TVbytheNumbers.Zap2It.com. Consultado em 7 de fevereiro de 2011 
  61. Seidman, Robert (16 de maio de 2011). >Twitter «Friday Final Ratings: 'CSI:NY,' 'Blue Bloods,' 'Friday Night Lights,' and 'Kitchen Nightmares Adjusted Up, No Adjustments To 'Smallville'». TV by the Numbers. Consultado em 16 de maio de 2011 
  62. Andreeva, Nellie (27 de maio de 2011). «Full 2010–2011 TV Season Series Rankings». Deadline. Consultado em 1 de junho de 2011 
  63. Gorman, Bill (13 de junho de 2011). «'Modern Family' Tops DVR Ratings Gain For The 2010–11 Season; 'Fringe' Has Biggest % Increase By DVR». TV by the Numbers. Consultado em 20 de junho de 2011 
  64. Mark Sweney (29 de agosto de 2008). «Merlin: BBC cues up TV and cinema ads». The Guardian. UK. Consultado em 3 de setembro de 2011 
  65. Roger Stern (1 de outubro de 2002). Smallville: Strange Visitors. [S.l.]: Aspect. p. 304. ISBN 0446612138 
  66. Michael Teitelbaum (1 de outubro de 2002). Smallville: Arrival. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 180. ISBN 0316173592 
  67. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (1 de outubro de 2002). Smallville: See No Evil. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 180. ISBN 0316173010 
  68. Smallville No. 10, pg. 37, ASIN B001DF5N62
  69. Alan Grand (1 de novembro de 2002). Smallville: Dragon. [S.l.]: Aspect. p. 256. ISBN 0446612146 
  70. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (1 de dezembro de 2002). Smallville: Flight. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 180. ISBN 0316174688 
  71. Smallville No. 10, pg. 38, ASIN B001DF5N62
  72. Nancy Holder (1 de janeiro de 2003). Smallville: Hauntings. [S.l.]: Aspect. p. 288. ISBN 0446612154 
  73. David Weiss & Bobby Weiss (1 de fevereiro de 2003). Smallville: Animal Rage. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 176. ISBN 0316174211 
  74. Dean Wesley Smith (1 de março de 2003). Smallville: Whodunnit. [S.l.]: Aspect. p. 240. ISBN 0446612162 
  75. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (16 de abril de 2003). Smallville: Speed. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 208. ISBN 0316168165 
  76. Suzan Colon (1 de junho de 2003). Smallville: Buried Secrets. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 208. ISBN 0316168483 
  77. Diana G. Gallagher (1 de setembro de 2003). Smallville: Shadows. [S.l.]: Aspect. p. 272. ISBN 0446613606 
  78. Suzan Colon (1 de outubro de 2003). Smallville: Runaway. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 208. ISBN 0316734764 
  79. Nancy Holder (1 de novembro de 2003). Smallville: Silence. [S.l.]: Aspect. p. 320. ISBN 0446613592 
  80. Cherie Bennett & Jeff Gottesfeld (1 de dezembro de 2003). Smallville: Greed. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 176. ISBN 0316734772 
  81. Alan Grant (1 de janeiro de 2004). Smallville: Curse. [S.l.]: Aspect. p. 288. ISBN 0446613614 
  82. Suzan Colon (1 de fevereiro de 2004). Smallville: Temptation. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 192. ISBN 0316734780 
  83. Devin K. Grayson (1 de março de 2004). Smallville: City. [S.l.]: Aspect. p. 272. ISBN 0446613622 
  84. Cherie Bennett (1 de abril de 2004). Smallville: Sparks. [S.l.]: Little, Brown Young Readers. p. 176. ISBN 0316734799 
  85. Predefinição:Comic strip reference
  86. a b R.J. Carter (28 de outubro de 2002). «Comic Book Review: Smallville: The Comic». The Trades. Consultado em 1 de agosto de 2008 
  87. Arune Singh (1 de dezembro de 2003). «Somebody Save Me: Clint Carpenter talks 'Smallville,' the TV show and the comic». Comic Book Reviews. Consultado em 1 de agosto de 2008 
  88. «America Online Offers Exclusive Access To Series Of New Online Adventures Tied To The WB's Hit Series 'Smallville'». Time Warner. 14 de abril de 2004. Consultado em 1 de agosto de 2008 
  89. R.J. Carter (22 de março de 2003). «Comic Book Review: Smallville (ongoing series) #1». The Trades. Consultado em 1 de agosto de 2008 
  90. Jonah Weiland (14 de abril de 2004). «AOL New online adventures tied to "Smallville" hit AOL» (Nota de imprensa). Comic Book Resources. Consultado em 13 de julho de 2009 
  91. Alfred Gough & Miles Millar (2006). Smallville: Vengeance Chronicles Promo Webisodes (DVD). Warner Bros. Video, Inc. 
  92. Josef Adalian (13 de novembro de 2005). «WB dives into 'Aquaman'». Variety. Consultado em 1 de janeiro de 2007 
  93. Josef Adalian (13 de novembro de 2005). «WB dives into 'Aquaman'». Variety. Consultado em 1 de janeiro de 2007 
  94. «The WB Makes Aquaman Official». superherohype.com. 13 de novembro de 2006. Consultado em 5 de janeiro de 2007. Cópia arquivada em 22 de agosto de 2006 
  95. Craig Byrne (19 de janeiro de 2006). «KryptonSite 100th episode interview with Alfred Gough». KryptonSite. Consultado em 1 de janeiro de 2007 
  96. 22, 2006 «Aquaman consigned to the depths» Verifique valor |url= (ajuda). The Stare. 22 de maio de 2006. Consultado em 10 de maio de 2007 
  97. «Pilots not taking off for soap stars this fall». Jamaica-Gleaner. 3 de junho de 2006. Consultado em 10 de maio de 2007 
  98. Andrew Wallenstein (12 de abril de 2006). «2006–07 pilots». The Hollywood Reporter. Consultado em 10 de maio de 2007. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2010 
  99. Byrne, Craig (2008). Smallville: The Official Companion Season 6. London: Titan Books. pp. 136–138. ISBN 1845766563 
  100. Eloi, Arthur (19 de setembro de 2019). «Tom Welling, de Smallville, será o Superman no crossover da DC na CW». Omelete. Consultado em 8 de novembro de 2019 
  101. Sousa, Camila (20 de setembro de 2019). «Erica Durance, de Smallville, voltará ao papel de Lois Lane em crossover da CW». Omelete. Consultado em 8 de novembro de 2019 
  102. TV, Notícias da (24 de setembro de 2019). «Lex Luthor de Smalville recusa reviver vilão em crossover da DC; saiba por quê». Notícias da TV. Consultado em 8 de novembro de 2019 
  103. «Saiba como foi o retorno de Tom Welling ao papel de Clark Kent». www.tecmundo.com.br. Consultado em 12 de dezembro de 2019 
  104. «Season Five (HD-DVD)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 28 de março de 2010 
  105. «Season Six (HD-DVD)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 28 de março de 2010 
  106. «Season 1 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  107. «Season 1 (Region 2)». Amazon France. Consultado em 13 de dezembro de 2006 
  108. «Season 1 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em 12 de janeiro de 2007 
  109. «Season 2 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  110. «Season 2 (Region 2)». Amazon France. Consultado em 13 de dezembro de 2006 
  111. «Season 2 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em 12 de julho de 2009 
  112. «Season 3 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  113. «Season 3 (Region 2)». Amazon France. Consultado em 13 de dezembro de 2006 
  114. «Season 3 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em 12 de julho de 2009 
  115. «Season 4 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  116. «Season 4 (Region 2)». Amazon France. Consultado em 13 de dezembro de 2006 
  117. «Season 4 (Region 4)». JB HI-FI online. Consultado em 12 de julho de 2009 
  118. «Season 5 (Region 1)». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  119. «Season 5 (Region 2)». Amazon France. Consultado em 13 de dezembro de 2006 
  120. «Season 5 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em 12 de janeiro de 2007. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2007 
  121. David Lambert (23 de maio de 2007). «Smallville ;— Clark's secret is out: 6th Season Street date, costs, and extras!». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 12 de julho de 2009 
  122. «Season 6 (Region 2)». Amazon. Consultado em 15 de agosto de 2007 
  123. «Season 6 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em 18 de Outubro de 2009. Arquivado do original em 19 de outubro de 2009 
  124. David Lambert (21 de maio de 2008). «Smallville ;— Release Date, Package Art & Extras for 7th Season DVDs and Blu-ray Discs!». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 21 de maio de 2008 
  125. «Smallville season 7 (Region 2)». Amazon.uk. Consultado em 22 de março de 2009 
  126. «Season 7 (Region 4)». Ezydvd. Consultado em 30 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2008 
  127. David Lambert (3 de junho de 2009). «DVD & Blu-ray Official 8th Season Announcement: Extras, 3D Box Art & August Date». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 3 de junho de 2009 
  128. «DVD Official 8th Season (Region 2)». Amazon.uk. Consultado em 22 de março de 2009 
  129. «Smallville — The Complete 8th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em 16 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2010 
  130. a b David Lambert (17 de junho de 2010). «Final (Earlier!) Release Date and Extras for The Complete 9th Season on DVD and Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 17 de junho de 2010 
  131. «Smallville Complete Ninth Season DVD (Region 2)». amazon.uk 
  132. «Smallville — The Complete 9th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em 16 de maio de 2011. Arquivado do original em 6 de julho de 2011 
  133. a b David Lambert. «Finalized Date, Bonus Items, Packaging for the Complete Series and The 10th Season Sets». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 26 de julho de 2011 
  134. «Smallville Complete Tenth Season DVD (Region 2)». amazon.uk 
  135. David Lambert (26 de abril de 2011). «The Complete Series on DVD: Timeframe, Packaging, New Extras and Answer to 'Why Not On Blu-ray?'». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 26 de abril de 2011 
  136. «Smallville - Season 1-10 Complete [DVD]». amazon.uk 
  137. «Smallville — The Complete Sixth Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  138. «Smallville: Season 6 (Blu-ray)». Amazon.ca. Consultado em 11 de novembro de 2009 
  139. «Smallville — The Complete Sixth Season [Blu-ray] (2006)». Amazon.co.uk. Consultado em 11 de novembro de 2009 
  140. «Smallville — The Complete 6th Season (4 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em 11 de novembro de 2009. Arquivado do original em 13 de outubro de 2009 
  141. «Smallville — The Complete Seventh Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 22 de março de 2009 
  142. «Smallville — The Complete Seventh Season (Blu-ray)». Amazon.co.uk. Consultado em 11 de novembro de 2009 
  143. «Smallville — The Complete 7th Season (3 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em 11 de novembro de 2009. Arquivado do original em 7 de outubro de 2009 
  144. «Smallville — The Complete Eighth Season — Blu-ray». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 28 de março de 2010 
  145. «Smallville — The Complete Eighth Season [Blu-ray] (2009)». Amazon.co.uk. Consultado em 11 de novembro de 2009 
  146. «Smallville — The Complete 8th Season (4 Disc Set) (Blu-ray)». ezydvd. Consultado em 28 de março de 2010. Arquivado do original em 22 de março de 2010 
  147. «Smallville — The Complete Ninth Season [Blu-ray] (2010)». Amazon.co.uk 
  148. «Smallville — The Complete 9th Season (6 Disc Set)». EzyDVD. Consultado em 16 de maio de 2011. Arquivado do original em 7 de abril de 2011 
  149. «Smallville — The Complete Tenth Season [Blu-ray] (2011) (Region Free)». Amazon.co.uk 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]