Saltar para o conteúdo

Adelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adelândia
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Adelândia
Bandeira
Brasão de armas de Adelândia
Brasão de armas
Hino
Gentílico adelandense
Localização
Localização de Adelândia em Goiás
Localização de Adelândia em Goiás
Localização de Adelândia em Goiás
Adelândia está localizado em: Brasil
Adelândia
Localização de Adelândia no Brasil
Mapa
Mapa de Adelândia
Coordenadas 16° 24′ 54″ S, 50° 09′ 57″ O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Anicuns, Turvânia, São Luís de Montes Belos, Sanclerlândia e Mossâmedes.
Distância até a capital 109 km
História
Fundação 1 de junho de 1989 (35 anos)
Administração
Prefeito(a) Edson Vieira de Paula [1] (UNIÃO [2], 2021–2024)
Características geográficas
Área total [3] 115,353 km²
População total (Censo IBGE/2010[4]) 2 483 hab.
Densidade 21,5 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 649 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [5]) 0,702 alto
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 17 434,927 mil
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 6 716,07
Sítio adelandia.go.gov.br (Prefeitura)

Adelândia é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Sua população estimada em 2004 era de 2.522 habitantes.

Primeiro a capela em louvor de São Sebastião. Depois uma pequena escola que servia aos moradores das fazendas da região de Mossâmedes, próxima ao Rio Turvo. A perspectiva de trabalho na pecuária e agricultura atraía cada vez mais pessoas. Assim, em 1962, surgiu Adelândia. A denominação é uma homenagem à dona Adélia, mulher do fazendeiro Domingos Alves Sobrinho, que doou as terras onde se formou o núcleo populacional.

A população era constituída essencialmente de trabalhadores rurais. Ainda em 1962, o povoado foi elevado à condição de distrito de Mossâmedes. Em 30 de dezembro de 1987, com a Lei nº 10.396, finalmente foi emancipado, tornando-se município. O hino do município de Adelândia foi escolhido através de concurso público, tendo sido eleito o de autoria da então professora na época a Sr.ª Waldir da Silva Avelar.

Na primeira eleição direta de Adelândia, foram eleitos para Prefeito Lourival de assis Lobo e Vice-Prefeito Francisco Quintiliano de Avelar Filho na eleição seguinte foi eleito Antonio dos Reis Pereira tendo como vice João Aquino, vulgo João Alfredo. Posteriormente, Andre Gomes Duarte, já falecido, sendo seu vice o senhor "Paulinho". Na eleição seguinte, foi eleito novamente Antonio dos Reis Pereira, sendo o Sr. Marinho seu vice, onde foi sucedido por Mauricio Martins de Freitas tendo a Sr. Adma Gomes Duarte como vice prefeita. Em seguida, foi eleito senhor Victor Leonardo de Lima Soares sendo companheiro de chapa, o também já falecido, Lourivon Diniz linhares. o victor leonardo foi reeleito em 2012 sendo Joaquim dos Reis seu vice, já em 2016 joaquim dos Reis pereira que era vice-prefeito no mandato anterior foi eleito prefeito tendo como seu vice o jovem Leonardo Douglas da Silva ao qual e filho do 1° presidente da câmara municipal adelandense o ja falecido Francisco Moreira da Silva.

Adelândia ainda, em meados da década de 1980 em razão da fertilidade de suas terras e grande produção de feijão foi denominada de "Capital do Feijão", tendo essa marca histórica presente em sua bandeira municipal, no entanto o feijão ja não mas faz parte das culturas cultivadas no município. Hoje destaca-se o cultivo de bananas e também a produção de leite.

A economia de Adelândia é formada basicamente da agropecuária e de pequenas empresas, tendo um potencial muito grande na bacia leiteira no cultivo de bananas e produção cerâmica mas basicamente produção de tijolos sendo 04 empresas do gênero de cerâmica; Já na área de laticínios consta uma empresa uma das mais prospera da região, ha um potencial muito grande também nas confecções de roupas e facções. Estas empresas e a produção agropecuária geram direta e indiretamente centenas de empregos a população adelandense, na área comercial destaca se empresas variadas. Há também uma grande concentração de pequenas propriedades rurais com isso fixando a economia na região, há também a usina de álcool e açúcar estabelecida em Anicuns a 25 km revertendo centenas de empregos para a população adelandense e para agropecuaristas da região tendo em vista que a mesma loca as terras dos mesmos.

Referências

  1. «Edinho do Laticínio (DEM) é eleito prefeito de Adelândia (GO)». UOL. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  2. «Representantes». União Brasil. Consultado em 29 de setembro de 2022 
  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.