Indiara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Indiara
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico indiarense
Localização
Indiara está localizado em: Brasil
Indiara
Localização de Indiara no Brasil
Mapa de Indiara
Coordenadas 17° 08' 31" S 49° 59' 13" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Norte: Palmeiras de Goiás; Sul: Edéia; Oeste: Jandaia e Paraúna; Leste: Varjão; Noroeste: Palminópolis; Sudeste: Edealina e Pontalina; Nordeste: Cezarina; Sudoeste: Acreúna.
Distância até a capital 90 km
História
Fundação 14 de maio de 1982 (37 anos)
Aniversário 14 de maio
Administração
Prefeito(a) Divino Marques de Sousa (PDT, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total [1] 956,473 km²
População total (estimativa IBGE/2018[2]) 15 431 hab.
Densidade 16,1 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 570m m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,73 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 112 509,942 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 8 504,15

Indiara é um município brasileiro do interior do estado de Goiás. Localiza-se na Mesorregião do Sul Goiano e na Microrregião do Vale do Rio dos Bois. Sua população estimada em 2018 era 15 431[2] habitantes, sendo o 2° município mais populoso da Microrregião do Vale do Rio dos Bois.

História[editar | editar código-fonte]

Indiara recebeu status de município pela lei estadual nº 9183 de 14 de maio de 1982, com território desmembrado dos municípios Edéia, Jandaia e Palmeiras de Goiás.[5]

Geografia[editar | editar código-fonte]

A vegetação predominante da região é o cerrado que entende-se um tipo de cobertura vegetal caracterizado por árvores baixas, tortuosas, de casca grossa, folhas largas, além de gramíneas e outros tipos de vegetação rasteira. Essa região é um espaço vasto e relativamente heterogêneo, no qual se encontram grande quantidade de ecossistemas estáveis e resistentes, manchas de florestas e solos férteis, variados tipos de solos, clima, relevo e altitude, como também de sistemas extremamente sensíveis à ação antrópica.

O clima apresenta precipitações superiores a 1.600 mm anuais. O período chuvoso situa-se entre setembro e março e o período seco, com déficit hídrico, de abril a Agosto. A temperatura média atinge 24 °C, sendo a máxima 34 °C e a minima 15 °C.

A região é formada por planaltos com declividade de 9%, adquirindo - se assim, uma peculiaridade para a produção de grãos. Em algumas áreas há vales que são oriundos de serras e de rios. Rios e Córregos Principais: Capivari, Turvo, Galheiro, Lambari, Dantas.

Educação[editar | editar código-fonte]

A Cidade de Indiara conta atualmente com 10 escolas, sendo 6 escolas municipais, 2 escolas estaduais e 2 particulares.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, os bairros de Indiara são os seguintes: Alto da Primavera I e II, Carlândia I e II, Petrolino Vinhal, Setor São Simão I e II, Setor Martins, Setor Vila Indiara, Vale do Sol I e II, Novo Tempo, Residencial Fortaleza, Setor Central, Setor Nova Indiara, Setor Rodrigues, Vila Denusa, Setor Camargo, Setor Bela Vista I e II, Loteamento Residencial Militar, Residencial Alphaville, Residencial JB e Setor Jardins Primavera.

Municípios limítrofes[editar | editar código-fonte]

Indiara limita-se com os seguintes municípios: Palmeiras de Goiás a norte, Edéia a sul, Jandaia e Paraúna a oeste, Varjão a leste, Palminópolis a noroeste, Edealina e Pontalina a sudeste, Cezarina a nordeste e Acreúna a sudoeste.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município baseia-se na agricultura (produção de grãos: soja, milho e algodão e outros) sendo a empresa responsável pelo armazenamento e colheita desses grãos COMIGO, uma das maiores cooperativas mistas agrícolas do estado. Além disso o município destaca - se na extração e produção de Calcário, atuando nessa área, cerca de 4 empresas de Mineração, a maioria da produção é exportada para Região Sudeste, especificamente o estado de São Paulo.

Produção Agrícola[editar | editar código-fonte]

  • Algodão herbáceo (em caroço) - 233 toneladas
  • Feijão (em grão) - 432 toneladas
  • Arroz (em casca) - 210 toneladas
  • Mamona (baga) - 120 toneladas
  • Milho (em grão) - 22.400 toneladas
  • Soja (em grão) - 14.700 toneladas
  • Sorgo granífero (em grão) - 508 toneladas
  • Trigo (em grão) - 450 toneladas

Religião[editar | editar código-fonte]

A religião predominante no município é a Católica onde possui três (3) igrejas na cidade e uma no distrito de Carlandia, temos igrejas evangélicas, tais como, Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja Presbiteriana Renovada, Universal do Reino de Deus, Deus é Amor, Ouvir e crer, Ministério Comunidade Aliança (MCA) e outras.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 5 de setembro de 2018 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Indiara Goiás - GO Histórico» (PDF). IBGE. 29 de abril de 2008. Consultado em 9 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.