Saltar para o conteúdo

O Rei Leão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por HackerHotel para a última versão por 201.24.61.146, de 21h37min de 21 de junho de 2013 (UTC)
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 30: Linha 30:


== Enredo ==
== Enredo ==
O filme conta a história so ver o filme...
O filme conta a história de Simba, um pequeno [[leão]]zinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio [[mandril]] Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio [[Scar (The Lion King)|Scar]], o invejoso e maldoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um [[javali]] chamado Pumba e um [[suricate]] chamado Timon, que lhe ensinam a filosofia do "[[Hakuna Matata]]" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado.


== Re-lançamento em 3D ==
== Re-lançamento em 3D ==

Revisão das 22h07min de 6 de julho de 2013

The Lion King
O Rei Leão (PRT/BRA)
O Rei Leão
Pôster original do filme.
 Estados Unidos
1994 •  cor •  89 min 
Género animação
aventura
drama
épico
Direção Roger Allers
Rob Minkoff
Produção Don Hahn
Roteiro Irene Mecchi
Jonathan Roberts
Linda Woolverton
Elenco Matthew Broderick
James Earl Jones
Jeremy Irons
Nathan Lane
Moira Kelly
Rowan Atkinson
Whoopi Goldberg
Cheech Marin
Música Hans Zimmer
Distribuição Walt Disney Pictures
Lançamento Estados Unidos 15 de Junho de 1994
Brasil 08 de Julho de 1994
Idioma inglês
Orçamento US$ 45 milhões[1]
Receita US$ 951.583.777[1]
Cronologia
O Rei Leão 2: O Reino de Simba

O Rei Leão (em inglês: The Lion King) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994. É a décima nona maior bilheteria da história, a segunda animação com maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Toy Story 3.[2][3]

O filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 1½.

Enredo

O filme conta a história so ver o filme...

Re-lançamento em 3D

Após 17 anos, o clássico voltou às telas do cinema para um relançamento em 3D em setembro de 2011.

O filme O Rei Leão 3D liderou as bilheterias norte-americanas e canadenses por duas semanas seguidas. Arrecadou cerca de 22,1 milhões de dólares em três dias nas bilheterias dos EUA e do Canadá.[4] No Brasil o filme foi visto por 303.582 espectadores.[5]

Personagens

Mufasa: O rei, pai de Simba, irmão de Scar e parceiro de Sarabi. Um rei justo e bondoso para com sua família e seu povo, tentando manter a ordem e a paz no reino e conduzindo seu filho Simba no bom caminho, afim de que este um dia dê continuidade ao reino do pai. É irmão do sagaz e sádico Scar, o qual é um obstáculo em seu caminho, planejando tomar seu reino. Scar o faz, quando, através de uma armadilha, mata Mufasa e expulsa Simba do reino tornando-se rei em seu lugar.

Scar: Irmão de Mufasa. Invejoso e maquiavélico, Scar lamenta o fato de seu irmão ser rei e ele não. Nutre ódio por seu sobrinho Simba(filho de Mufasa) por ter tomado seu lugar na ordem de sucessão ao trono. Scar faz aliança com as hienas do exílio afim de que estas o ajudem em sua cilada contra Mufasa e Simba, prometendo recompensá-las. Através de uma armadilha, Scar coloca a vida de Simba em perigo, cabendo a Mufasa salvar seu filhote, o que acaba prejudicando o rei leão. Mufasa livra Simba e consegue escapar, mas cai nas mãos de seu irmão, o qual o derruba de um penhasco, matando-o. Scar joga o peso da culpa sobre Simba e o força a fugir das terras do reino para bem distante, ordenando as hienas para o matarem. Após a morte de Mufasa e a fuga de Simba, Scar se torna o rei. Durante seu reino, Scar acaba deixando as terras sem água e comida, desertando boa parte do povo, porém sua tirania excede a tudo, permanecendo como rei até o retorno de Simba.

Simba: Filho de Mufasa e Sarabi. Um leão filhote muito esperto e astuto que rapidamente aprende as lições de seu pai, porém é certamente ingênuo às artimanhas de seu tio Scar. Simba sonha com o dia em que irá se tornar rei. Foge do reino forçadamente quando Scar o acusa de ter matado Mufasa, quando na verdade o próprio Scar o matou. Volta anos depois, já adulto, quando é procurado por Nala e retoma seu lugar no ciclo da vida. Seus melhores amigos são Pumba e Timão, dois malucos que Simba conhece no exílio, e que voltam com ele para as terras do reino afim de Simba destronar seu tio e tomar o reino para si.

Sarabi: Parceira de Mufasa e mãe de Simba.

Nala: É a melhor amiga de Simba quando os dois são filhotes. De acordo com Zazu, o pássaro mordomo, os dois são destinados a se casar no futuro, algo que Simba e Nala discordam, já que são muito crianças e acreditam ser somente amigos. Logo após uma festa em homenagem ao futuro reinado de Simba, ele e Nala decidem se aventurar no submundo(contra a vontade de Zazu e de Mufasa) onde encaram o perigo frente a frente com as hienas que os perseguem, até serem resgatados por Mufasa. Muitos anos depois, quando Simba, já adulto, está vivendo num paraíso muito além do exílio, com seus novos amigos Timão e Pumba, Nala o encontra e os dois se unem. É Nala quem tenta convencer Simba a voltar às terras do reino.

Zazu: Pássaro mordomo de Mufasa. Responsável por noticiar o rei de todos os acontecimentos no reino e todas as respolsabilidades. Encarregado de proteger Simba(e Nala, quando esta está junto a eles), Zazu tenta ao máximo proteger o filhote leão dos mais variados perigos, impedindo que este visite as terras do exílio. Depois da morte de Mufasa e da ascensão de Scar ao trono, Zazu passa a ser seu escravo pessoal.

Pumba: Um javali que ajuda Simba enquanto pequeno e melhor amigo de Timão. Seu lema era "Hakuna Matata". Ele e Timão encontram Simba perdido no deserto, e então o abrigam em seu lar e o ensinam o lema Hakuna Matata. Simbra cresce sobre o cuidado e a amizade dos dois até ser encontrado por Nala e convencido a retornar ao seu reino. Quando Simba se convence, acaba levando consigo Timão e Pumba. Pumba é um javali largadão e bonachão, um tanto quanto espaçoso, mas muito divertido. Quando criança, sofria de solidão,. porque devido ao seu odor, ninguém queria ficar perto dele, o que se tornou um trauma de infância.

Timon (Timão no Brasil): Um suricate que junto a Pumba ajuda Simba enquanto criança. Melhor amigo de Pumba. O seu lema era "Hakuna Matata". Timão é aparentemente o cérebro da dupla, mais responsável que pumba, e um tanto quanto neurótico, porém uma cmpanhia agradável e divertida.

Rafiki: O sábio mandril responsável pelo batismo de Simba e também por abrir os olhos de Simba em relação ao seu passado.

Banzai, Shenzi e Ed: Hienas, que tem como moradia o exílio do reino, numa região onde Mufasa ordenou que Simba nunca visitasse, para não se expor aos perigos do submundo. Estas três hienas, junto a várias outras (provavelmente um clã de hienas as quais pertencem), se unem a Scar, que as lidera num plano contra Mufasa e Simba e pela posse do reino, através de uma cilada para matar ambos. As hienas aceitam, sabendo que serão recompensadas por tal ajuda tendo cargos altos no reino de Scar. Banzai, Shenzi e Ed têm personalidade e estilos parecidos com punks arruaceiros e malandros. Aparentemente as três hienas são irmãos, sendo que Banzai é aparentemente o mais velho dos três, porém não é muito esperto. Shenzi, a fêmea do trio, é aparentemente o cérebro do trio (e portanto a líder dos três). Ed, o caçula, aparentemente não fala, apenas emite sons guturais, além de estar constantemente rindo e de língua de fora.

Sarafina: Mãe de Nala e a melhor amiga de Sarabi.

Vozes dos personagens

Personagem Estados Unidos Dubladores Originais Brasil Dubladores Brasileiros Portugal Dobradores Portugueses
Simba Matthew Broderick (adulto; nas canções, Joseph Williams)
Jonathan Taylor Thomas (criança; nas canções, Jason Weaver)
Garcia Júnior (adulto)
Patrick de Oliveira (criança; nas canções, Bruno Miguel)
Carlos Freixo (adulto; nas canções, Telmo Miranda)
Tiago Caetano (criança; nas canções, (Fábio Pascoal)
Scar Jeremy Irons
Jim Cummings (canções somente na parte 2 da canção "Se Preparem")
Jorge Ramos Rogério Samora
Nala Moira Kelly (adulta; Nas canções Sally Dworsky)
Niketa Calame (criança; Nas canções Laura Williams)
Carla Pompillo (adulta; nas canções, Roberta Madruga), Érika Menezes (criança; nas canções, Paula Tribuzy) Cláudia Cadima (adulta)
Sara Feio (criança; nas canções Ana Guida)
Mufasa James Earl Jones Paulo Flores António Marques
Rafiki Robert Guillaume Pietro Mário Fernando Luís
Pumba Ernie Sabella Mauro Ramos José Raposo
Timon Nathan Lane Pedro Lopes André Maia
Zazu Rowan Atkinson Pádua Moreira Fernando Luís
Ed Jim Cummings
Banzai Cheech Marin Hércules Fernando Adriano Luz
Shenzi Whoopi Goldberg Carmem Sheila Cucha Carvalheiro
Sarabi Madge Sinclair Maria Helena Pader Manuela Santos
Serafina Zoe Leader

Trilha sonora

Ver artigo principal: The Lion King (trilha sonora)

A música foi escrita por Hans Zimmer, com vocais do músico sul-africano Lebo M., e as canções, por Elton John e o letrista Tim Rice. O álbum é uma das trilhas sonoras mais vendidas da história, com dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.[6] Uma nova versão foi editada em 2003 para o lançamento do DVD.

Canções

  1. Circle of Life (Ciclo da vida) - Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema
  2. I Just Can't Wait to be King (O que eu quero mais é ser rei) - Simba (Jason Weaver), Zazu (Rowan Atkinson) e Nala (Laura Williams)
  3. Be Prepared (Se preparem) - Scar (Jeremy Irons), Banzai (Cheech Marin) e Shenzi (Whoopi Goldberg)
  4. Hakuna Matata - Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Simba (Jason Weaver, criança; Joseph Williams, adulto)
  5. Can You Feel The Love Tonight? (Esta noite o amor chegou) - Simba (Joseph Williams), Nala (Sally Dworsky), Timão (Nathan Lane), Pumba (Ernie Sabella) e Kristle Edwards; Elton John canta uma versão pop nos créditos
  6. The Morning Report (Relatório Matinal) - Zazu (Jeff Bennett), Mufasa (James Earl Jones) e Evan Saucedo; não aparece no filme original, mas foi incluída na versão de IMAX e no DVD

Recepção

O Rei Leão tornou-se um dos maiores sucessos da Disney, com 312 milhões de dólares somente nos Estados Unidos e US$783,841,776 milhões ao redor do mundo.[3] Foi a animação de maior bilheteria até Procurando Nemo em 2003. No Brasil, fez mais de 500 mil pagantes na estréia[7] e 4.2 milhões no total.[8]

O VHS vendeu 4.5 milhões de cópias no dia da chegada em 1995, e o DVD, em 2003 chegou a 2 milhões na estréia. Em 2011 foi lançado em Blu-ray 2D e 3D,[9] e vem se mantendo como o mais vendido desde sua pré-venda.[10][11]

Principais prêmios e indicações

Oscar 1995
Ano Categoria Notas Resultado
1995 Melhor Trilha Sonora Hans Zimmer Venceu
Melhor Canção Original Can You Feel the Love Tonight Venceu
Circle of Life Indicado
Hakuna Matata Indicado
Globo de Ouro 1995
Ano Categoria Notas Resultado
1995 Melhor Filme (Comédia/Musical) O Rei Leão Venceu
Melhor Trilha Sonora Hans Zimmer Venceu
Melhor Canção Original Can You Feel the Love Tonight Venceu
Hakuna Matata Indicado
BAFTA[desambiguação necessária] 1995
Ano Categoria Notas Resultado
1995 Melhor Trilha Sonora[desambiguação necessária] Hans Zimmer Venceu
Melhor Som[desambiguação necessária] David Hudson, Mel Meltcafe e Terry Potter Venceu

Curiosidades

  • O Rei Leão é o 32º longa de animação dos estúdios Disney;
  • Inicialmente o filme O Rei Leão se chamaria O Rei da Selva (The King of The Jungle), Mas o nome mudou quando os produtores notaram que na verdade os leões vivem nas savanas;
  • Inicialmente seria George Scriber o diretor de O Rei Leão, até seu afastamento do cargo em 1991;
  • O Rei Leão é o primeiro longa-metragem dirigido tanto por Rob Minkoff quanto por Roger Allens;
  • Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar O Rei Leão;
  • Quando O Rei Leão estreou nos cinemas japoneses houve uma acusação de que o desenho da Disney havia plagiado o desenho animado japonês originário na década de 1960 "Kimba the White Lion", produzido por Osamu Tezuka. Esta acusação surgiu devido a várias semelhanças entre os dois filmes, como o nome do personagem principal (Simba e Kimba), as presenças de um tio malvado e um babuíno sábio e a heróica pose do rei no penhasco. Porém, tal acusação não resultou em processo porque a viúva de Tezuka declarou que estava lisonjeada da Disney ter se inspirado no desenho de seu marido do mesmo modo que ele se inspirara nos desenhos antigos da Disney para realizar seu trabalho;
  • A sequência do estouro da manada de gnus, que dura cerca de três minutos (canções The Stampede e Chow Down!), demorou dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador;
  • Uma canção extra chegou a ser composta por Elton John e Tim Rice para o filme, chamada "Warthog Rhapsody". Esta canção chegou a ser gravada pelos atores Nathan Lane, Ernie Sabella e Jason Weaver, mas nunca chegou a ser animada e, com isso, não foi incluída no filme;
  • A mesma parte de refrão Till' we Fin our place, on the path unwinding, in the circle, the circle of life se repete mais ou menos cinco vezes;
  • O Rei Leão não apenas se tornou um dos filmes mais populares de todos os tempos, mas também marcou o ponto alto da chamada "Era de Ouro da Disney", na década de 1990;
  • O Rei Leão foi a primeira longa metragem da Disney a ser dublada em português de Portugal; os filmes anteriores eram comercializados na versão brasileira;
  • A versão brasileira da canção inicial do filme, chamada Ciclo sem fim (Circle of Life em inglês) foi cantada pela atriz e cantora Zezé Motta;
  • O Rei Leão é o único longa-metragem da Disney que foi dublado em uma das línguas africanas da África do Sul, a língua zulu;
  • Os atores James Earl Jones e Madge Sinclair, que fizeram, respectivamente, as vozes do rei Mufasa e da rainha Sarabi, atuaram no filme Um Príncipe em Nova York (1988), interpretando o Rei e a Rainha, pais do personagem de Eddie Murphy;
  • A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela platéia. Em Bambi (1942) a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada;
  • Este é o único filme da trilogia com a aparição de Sarabi, devido sua dubladora (Madge Sinclair) ter falecido um ano após a estreia do filme nos cinemas;
  • O Rei Leão é o segundo filme da Disney onde aparecem somente animais não-antropomórficos (ao contrário de Robin Hood, por exemplo), sendo o primeiro o filme Bambi em que, apesar de ter referências a seres humanos, estes nunca são visíveis na tela;
  • Uma das maiores polêmicas sobre mensagens subliminares encontra-se no filme. Na cena em que Simba deita-se em cima de flores em um penhasco, levanta partículas de poeira, que por menos de um segundo, formam no céu a palavra "SEX" ("sexo" em inglês). A Disney afirmou que as letras na verdade formam "SFX", uma comum abreviação para efeitos especiais, sendo apenas uma assinatura inofensiva. Na versão em DVD a cena foi refeita e a poeira não correspondia mais a nenhuma letra;
  • A atriz Whoopi Goldberg foi inicialmente cotada para dublar Sarabi, mãe de Simba, mas recusou devido ao tamanho do papel. Ela optou por dar voz à hiena Shenzie;
  • O filme inaugurou a programação do canal Disney Channel Brasil, sendo exibido às 20 horas do dia 5 de abril de 2001;
  • Foi relançado nos cinemas numa versão em 3-D em agosto de 2011 e, no mês seguinte, o longa estreou seu primeiro Blu-Ray, numa edição especial da Disney chamada Diamond Edition em High Definition, com a digitalização das cenas totalmente remasterizadas e em 3-D.
  • A canção Can You Feel The Love Tonight no filme era para ser cantada originalmente pelo Timão e Pumba, mas no fim eles ficaram só com o primeiro e último verso.

No Brasil

Nas estréias nos cinemas em São Paulo e no Brasil, no dia 08 de julho de 1994, e na Rede Globo exibindo na Tela Quente especial no dia 24 de dezembro de 2012, durante do especial de Natal.

Ver também

Referências

Ligações externas

Precedido por
Aladdin
Lista de filmes da Disney
1990
Sucedido por
Pateta - O Filme


Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Bom interwiki