William Lane Craig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Lane Craig
William Lane Craig em
18 de Setembro de 2007.
Nascimento 23 de Agosto de 1949 (64 anos)
Peoria (Illinois)
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Ocupação Filósofo
Influências
Influenciados
Escola/tradição Filosofia ocidental
Filosofia analítica
Principais interesses Apologética cristã
Filosofia da religião
Filosofia do tempo
Teologia natural
Ideias notáveis Argumento cosmológico Kalam
Molinismo
Site oficial: Reasonable Faith

William Lane Craig (Peoria, 23 de Agosto de 1949) é um teólogo e filósofo analítico estadunidense, conhecido por seu trabalho na Filosofia da Religião. Atua como professor e pesquisador de filosofia na Escola de Teologia Talbot em La Mirada, Califórnia.[1]

É historiador do Novo Testamento, autor e conferencista sobre temas relacionados com a filosofia da religião, o Jesus histórico, a ressurreição de Jesus Cristo, a coerência da visão de mundo cristã, a teologia natural e debatedor. É casado com Jan Craig, tem dois filhos adultos e vive em Atlanta, Geórgia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com dezesseis anos de idade ouviu pela primeira vez a mensagem do Evangelho e converteu-se ao cristianismo protestante. Dr. Craig prosseguiu os seus estudos de graduação em Wheaton College (1971) e a pós-graduação no Trinity Evangelical Divinity School (1974-1975), da Universidade de Birmingham (Inglaterra, 1977), e da Universidade de Munique (Alemanha, 1984). De 1980 a 1986 lecionou Filosofia da Religião da Trindade, período durante o qual ele e Jan começaram a sua família. Em 1987 mudou-se para Bruxelas, na Bélgica, onde foi pesquisador da Universidade de Louvain, até assumir o seu cargo na Talbot em 1994.

Ele é o autor ou organizador de mais de trinta livros, incluindo "O Argumento Cosmológico Kalam", "Avaliação das provas do Novo Testamento para a veracidade da ressurreição de Jesus", "A presciência divina e a liberdade humana", "Teísmo, Ateísmo e a Cosmologia do Big Bang", "Deus, o Tempo e a Eternidade" e, mais recentemente, "Veracidade da Fé". Também escreveu mais de uma centena de artigos em revistas profissionais de filosofia e teologia. É Ph.D em Filosofia pela Universidade de Birmingham e Ph.D em Teologia pela Universidade de Munique.

Craig sofre de uma doença neuromuscular chamada doença de Charcot-Marie-Tooth, um distúrbio hereditário que envolve a lenta desintegração da bainha de mielina que envolve os nervos nos antebraços e pernas, resultando em atrofia muscular progressiva.[2]

Como profissional, ele é um defensor contemporâneo da teologia natural, e muitas vezes participou de debates sobre a existência de Deus ao longo de mais de vinte anos, alguns dos quais foram posteriormente publicados como livros. Durante a sua carreira, Craig debateu sobre as provas históricas da ressurreição de Jesus com Bart D. Ehrman,[3] Robert M. Price, sobre a existência de Deus com Christopher Hitchens,[4] Antony Flew, Quentin Smith,[5] bem como contra estudiosos da Bíblia, tais como o ex-padre católico John Dominic Crossan, co-fundador do Seminário de Jesus (Jesus Seminar, com o Bispo anglicano aposentado John Shelby Spong, e com o teólogo liberal, também membro do Jesus Seminar e professor de Teologia de uma universidade estadual no Oregon, Dr. Marcus Borg. Craig também debateu com muçulmanos sobre o conceito de Deus.[6]

Craig abraça o criacionismo progressivo,[7] embora ele esteja aberto para onde as evidências levam. Ele argumenta extensivamente para um universo sintonizado teísta,[8] uma causa pessoal do universo e uma moral teísta objetiva. Seu trabalho na apologética cristã inclui críticas à evolução através da seleção natural,[9] ao novo ateísmo,[10] a teologia liberal,[11] ao naturalismo metafísico, ao positivismo lógico, ao pós-modernismo,[12] ao relativismo moral, ao mormonismo,[13] ao islã[14] e ao Seminário de Jesus.

William Lane Craig mantém um ministério com sede em Atlanta, chamado Fé Racional, com 25 campus locais.[15] O site, com o mesmo nome, oferece recursos na área da apologética cristã, incluindo artigos, boletins informativos e transcrições dos debates.

Debates do Dr. Craig traduzidos para o português[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Talbot - William Lane Craig. Research Professor of Philosophy. (em inglês)
  2. Reasonablefaith - Question 104. Subject: Maintaining Physical Stamina. (em inglês)
  3. Reasonablefaith (em inglês)
  4. Apologetics315 - Christopher Hitchens vs William Lane Craig Debate. (em inglês)
  5. Reasonablefaith (em inglês)
  6. Commonsenseatheism - 50+ Christian vs. Muslim Debates. (em inglês)
  7. Reasonablefaith - Question 154. Subject: Lightning Strikes Again. (em inglês)
  8. Arn - Cosmos and Creator. (em inglês)
  9. Rfmedia - Is Intelligent Design Viable? (em inglês)
  10. Reasonablefaith (em inglês)
  11. Reasonablefaith (em inglês)
  12. Reasonablefaith - Question 67. Subject: Do We Live in a Post-Modern Society? (em inglês)
  13. Reasonablefaith (em inglês)
  14. Reasonablefaith - Question 123. Subject: Is the Islamic Conception of God Morally Inadequate? (em inglês)
  15. Reasonablefaith - Start a Reasonable Faith Chapter! (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em português) Apologia - Deus não está morto ainda. Artigo de William Lane Craig, sobre o renascimento da filosofia cristã.


Ícone de esboço Este artigo sobre um teólogo cristão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.