Saltar para o conteúdo

Atlético Clube Goianiense: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 107: Linha 107:
== Torcida Organizada ==
== Torcida Organizada ==


A Torcida Organizada do Atlético é a "Torcida Dragões Atleticanos".
A Torcida Organizada do Patlético é a "Torcida Dragões Atleticanos".
Foi fundada em 2009 após a extinção da sua antiga torcida chamada "Máfia Atleticana". A Máfia foi extinta devido a uma ordem da Policia Militar do Estado de Goias junto a o Ministério Publico, onde afirmaram que o nome "Máfia Atleticana" fazia apologia a violência.
Um bando de panetone lixo ( Gatinh24 aki ) Foi fundada em 2009 após a extinção da sua antiga torcida chamada "Máfia Atleticana". A Máfia foi extinta devido a uma ordem da Policia Militar do Estado de Goias junto a o Ministério Publico, onde afirmaram que o nome "Máfia Atleticana" fazia apologia a violência.
A Torcida Dragões Atleticanos tem estado junto a o Atlético em todos os momentos, jogo após jogo, seja dentro ou fora de sua casa.
A Torcida Dragões Atleticanos tem estado junto a o Atlético em todos os momentos, jogo após jogo, seja dentro ou fora de sua casa.



Revisão das 19h37min de 1 de julho de 2013

Atlético Goianiense
Ficheiro:Ac goianiense-go2.png
Nome Atlético Clube Goianiense
Alcunhas Atlético Goiano
O Mais Querido Dos Goianos
Dragão
Dragão Campineiro
Locomotiva Rubro-Negra
Torcedor(a)/Adepto(a) Atleticano
Mascote Dragão
Fundação 2 de abril de 1937 (87 anos)
Estádio Estádio Antônio Accioly
Capacidade 15.000 pessoas
Localização Goiânia, Goiás GO, Brasil Brasil
Mando de jogo em Estádio Serra Dourada
Capacidade (mando) 50.049 pessoas
Presidente Brasil Valdivino José de Oliveira
Treinador(a) Brasil Renê Simões
Patrocinador(a) Brasil Caixa
Brasil Mednutrition
Brasil Volkswagem Camilhões e Ônibus
Brasil Life Fitness
Brasil Autotrac
Material (d)esportivo Brasil Super Bolla
Competição Goiás Campeonato Goiano
Brasil Copa do Brasil
Brasil Campeonato Brasileiro Série B
Ranking nacional 18º lugar, 8.754 pontos
Website www.atleticogoianiense.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Atlético Clube Goianiense é uma agremiação esportiva de Goiânia, no estado de Goiás, fundada em 2 de abril de 1937. Seus torcedores são conhecidos como atleticanos. Seu estádio é o Estádio Antônio Accioly com capacidade para cerca 15.000 pessoas, porém o Atlético geralmente manda seus jogos no Estádio Serra Dourada com capacidade para 50.049 pessoas.

História

Foi fundado a 2 de abril de 1937. Foi o primeiro time de futebol da cidade de Goiânia, que acabara de ser fundada para ser a capital do Estado de Goiás. Seu uniforme é constituído por camisa com listras horizontais em vermelho e preto, calções brancos ou pretos e meias listradas na mesma cor da camisa. O clube tem raízes no bairro de Campinas, e tem como mascote um Dragão.

Por escolha da maioria dos fundadores, o uniforme tem as cores vermelha e preta, inspirados no Flamengo, e o escudo segue os moldes do São Paulo. Participaram da fundação do Atlético, os irmãos Nicanor Gordo – primeiro presidente do conselho deliberativo -, Alberto Alves Gordo e Afonso Gordo, Edson Hermano, primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti, Benjamim Roriz, entre outros.

O primeiro presidente foi Antônio Accioly, descrito por atleticanos que o conheceram como um homem que vivia pelo Atlético. Foi ele quem conseguiu o terreno para a construção do estádio do clube que leva o seu nome. Era conhecido por resolver todos os problemas do clube, principalmente os financeiros.

Antônio Accioly faleceu em 1973, em plena segunda-feira, um dia após o Atlético-GO ter vencido o Goiânia, seu maior rival na época, pelo placar de dois a zero. Em sua homenagem o nome do estádio do Atlético-GO leva o seu nome "Antônio Accioly".

Tragetória

O Atlético-GO é o pioneiro do futebol goiano, e foi o primeiro a conquistar um título estadual, em 1944. Comprovando ser uma das maiores forças do Estado de Goiás, o Atlético foi campeão estadual 12 vezes e vice-campeão estadual por 24 vezes, além de ser vice da Copa Brasil Central em 1967.

A melhor colocação do Dragão em Campeonatos Brasileiros da 1ª Divisão foi a 13º, em 2011, entre 20 participantes . Entre suas maiores revelações de craques, estão Baltazar (Grêmio, Atlético de Madrid, que em 1978 marcou 31 gols pelo Atlético, sendo recordista de gols em um só Campeonato Goiano), Gilberto (destaque e campeão pelo Fluminense no estadual do RJ de 1980), Luiz Carlos Goiano (ex-Grêmio), Valdeir (ex-Botafogo), Gaúcho e Julio César "Imperador" (ex-Flamengo), Lindomar e Romerito (ex-Corinthians).

O Atlético Goianiense ressurgiu das cinzas. O time estava na segunda divisão do Campeonato Goiano e teve o seu estádio demolido para a construção de um shopping, em 2001. Um grupo de torcedores e a diretoria embargaram a obra e em seguida reconstruíram o estádio. O rubro-negro foi campeão goiano da segunda divisão em 2005, e em 2006 o Atlético chegou a final do Campeonato Goiano contra o Goiás, com mais de 36.000 torcedores no Estádio Serra Dourada no jogo final. Atualmente a fanática torcida do Dragão, clube que fica localizado no bairro de Campinas, comparece ao clube até em dias de treinos.

Após 18 anos sem conquistar o Campeonato Goiano, o Atlético venceu o Goiás por 2 a 1 no segundo jogo da decisão de 2007 (no primeiro houve empate por 2 a 2) com gols de Fábio Oliveira (artilheiro do campeonato) e Anaílson, descontando Romerito (também formado nas categorias de base do clube na década de 1990) para o Goiás, sagrando-se campeão goiano perante 31.088 torcedores pagantes. Na Série C, o Dragão obteve o sexto lugar e por pouco não conseguiu promoção para a Série B.

Em 2008 o clube fez campanha expressiva no Campeonato Brasileiro Série C, conseguindo o acesso a Série B com quatro rodadas de antecedência e logo depois o segundo título do Campeonato Brasileiro Série C (fato inédito até este momento) sem entrar em campo, com a derrota do Campinense, seu adversário mais próximo na tabela de classificação no momento. Ao fim deste campeonato, o Atlético havia disputado 32 partidas, com 21 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, 84 gols-pró e 30 contra, saldo de 54 gols, 68 pontos na classificação geral deste campeonato (15 a mais que o segundo colocado, o Guarani), tendo 13.490 torcedores (11.405 pagantes) comparecido ao Estádio Serra Dourada na vitória de 2 a 0 no jogo festivo contra o Brasil de Pelotas. O atacante rubro-negro Marcão, com 25 gols, sagrou-se o artilheiro da Série C 2008.

Em 21 de novembro de 2009, confirmando de vez a sua ascensão meteórica, o Atlético conquistou o acesso à Série A do Brasileirão com uma vitória por 3 a 1 diante do Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, tendo terminado este campeonato em quarto lugar.

O Dragão começou o ano de 2010 conquistando o Campeonato Goiano, ao vencer o Santa Helena por 4 a 0 na primeira partida da final disputada no Estádio Serra Dourada perante 11.512 pagantes, e depois por 3 a 1 na partida decisiva disputada na casa do adversário.

O Dragão também surpreende na Copa do Brasil 2010, tendo chegado nas semifinais, eliminando equipes como Bahia, Santa Cruz e Palmeiras, porém diante do tradicional Vitória foi eliminado. O Atlético livrou-se do rebaixamento no ano 2010 em um jogo histórico contra o mesmo Vitória, pois precisando de um empate para se manter na primeira divisão, mateve o 0 a 0 para festa de sua torcida.

Jogo Atlético Goianiense x Corinthians.

Mas, em 2011, o Dragão começa o ano muito bem. Conquista o Campeonato Goiano pela 12ª vez em sua história. Mas, na Copa do Brasil, o time não repetiu a boa campanha feita ano anterior e acabou sendo eliminado na 2ª fase da competição, pelo Coritiba. O Campeonato Brasileiro começa mal para o Dragão, sendo nas primeiras rodadas, ocupando a zona de rebaixamento. Mas, com a chegada de Hélio dos Anjos, o time ganhou uma nova cara e acabou permanecendo na Série A para a próxima temporada.

Em 2012, o Dragão não começou bem o ano. Perdeu o título estadual e o tri-campeonato (que seria inédito na história do clube) para o Goiás, após dois empates nas finais. Em meio ao estadual, a equipe foi eliminada pela Ponte Preta na Copa do Brasil, ainda na 2ª fase.

Jogando a Copa Sul-Americana, o Atlético se classifica para as oitavas-de-final após dois empates com o time do Figueirense e conquistar a vitória nos pênaltis. O adversário foi a Universidad Católica, que venceu o time goiano no primeiro confronto por 2 a 0. No jogo de volta, o Atlético quase conquistou a vaga, vencendo o adversário por 3 a 1, mas terminou sendo eliminado pela regra do gol fora de casa.

Estrutura

A estrutura do Atlético tem como ponto forte o Centro de Concentração e Treinamentos do Dragão e o Estádio Antônio Accioly. O time profissional realiza todas as atividades necessárias sem precisar se deslocar por diferentes locais de treinamentos. E a estrutura não para de melhorar. A cada dia, o Dragão cresce um pouco mais, tanto no futebol, quanto em suas condições estruturais.

O Centro de Treinamentos possui três campos de futebol com medidas oficiais, academia, banheiras para recuperação física dos atletas, departamento de fisioterapia, fisiologia e nutrição. A Concentração conta com 20 suítes duplas, refeitório, sala de tv e de jogos e auditório. No mesmo complexo, ainda se encontra a administração do clube.

Já o Estádio Antônio Accioly possui sala de primeiros socorros e tratamento médico, além de áreas para descanso, fisioterapia e massagem, sala para a realização de reuniões com equipamentos multimídia e sala privada para a gerência da delegação. A instalação conta também com uma forte equipe de segurança que monitora o acesso ao local. O Estádio possui uma capacidade para cerca de 15.000 pessoas (10.000 - arquibancadas tubulares)

Torcida Organizada

A Torcida Organizada do Patlético é a "Torcida Dragões Atleticanos". Um bando de panetone lixo ( Gatinh24 aki ) Foi fundada em 2009 após a extinção da sua antiga torcida chamada "Máfia Atleticana". A Máfia foi extinta devido a uma ordem da Policia Militar do Estado de Goias junto a o Ministério Publico, onde afirmaram que o nome "Máfia Atleticana" fazia apologia a violência. A Torcida Dragões Atleticanos tem estado junto a o Atlético em todos os momentos, jogo após jogo, seja dentro ou fora de sua casa.

Títulos

Campeão Invicto

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Ficheiro:CBF - Brazilian Championship.svg Campeonato Brasileiro Série C 2 1990 e 2008
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Goiás Campeonato Goiano 12 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007, 2010 e 2011
Goiás Campeonato Goiano da Segunda Divisão 1 2005

- Outras Conquistas

Torneio Triangular Campineiro: 1956

Copa Goiás: 1998

Torneio Início: 6 vezes (1940, 1944, 1952, 1956, 1962 e 1984)

Torneio Integração: 1971

Campanhas de destaque

Estatísticas

Últimas dez temporadas

  • Para visualizar todas as temporadas, clique em anexo.
Temporadas do Atlético Clube Goianiense
Ano Campeonato Brasileiro Copa do Brasil América do Sul Campeonato Goiano
Div. Pos. J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos.
2004 2D
2005 2D
2006 C 25º 12 4 4 4 13 13 1D
2007 C 32 15 9 8 50 31 Oitavas-de-final 1D (10)
2008 C 32 21 5 6 84 30 Oitavas-de-final 1D
2009 B 38 20 5 13 73 53 1D
2010 A 16º 38 11 9 18 51 57 Semifinal 1D (11)
2011 A 13º 38 12 12 14 50 45 2ª Fase 1D (12)
2012 A 19º 38 7 9 22 37 67 2ª Fase SA Oitavas-de-final 1D
2013 B Em maio Em abril 1D


Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Classificado à Copa Libertadores da América
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Rebaixado à Série B
     Acesso à Série A

Jogos Internacionais

Uniformes

Uniformes dos jogadores

  • 1º - Camisa vermelha, calção branco e meias listradas em vermelho e preto;
  • 2º - Camisa branca, calção preto e meias brancas;
  • 3º - Camisa com metade preta e vermelha, calção e meias pretas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro

Uniforme dos goleiros

  • Camisa vermelha, calção e meias pretas;
  • Camisa amarela, calção e meias amarelas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Outras temporadas

  • 2011-12
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2010-11
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2009-10
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Elenco atual

Última atualização: 2 de Abril de 2024.

Elenco atual do Atlético Clube Goianiense[1][2]
Pos. Nome Pos. Nome Pos. Nome
G Brasil Ronaldo LD Brasil Maguinho M Chile Ángelo Araos
G Brasil Pedro Rangel LE Brasil Guilherme Romão PE Uruguai Alejo Cruz
G Brasil Emerson Júnior LE Colômbia Yeferson Rodallega PE Colômbia Mateo Zuleta
Z Brasil Pedro Henrique V Brasil Roni PD Brasil Luiz Fernando
Z Brasil Luiz Felipe V Brasil Rhaldney PE Colômbia Yony González
Z Brasil Adriano Martins V Brasil Lucas Kal PD Brasil Gabriel Barros
Z Brasil João Victor V Brasil Campanharo A Uruguai Emiliano Rodríguez
Z Brasil Igor Ribeiro V Brasil Breno Santos A Brasil Vágner Love
Z Brasil Alix M Brasil Danielzinho A Brasil Max
LD Brasil Bruno Tubarão M Brasil Shaylon A Brasil Derek

Treinadores

     Técnicos interinos.
Treinador Período
Brasil Mauro Fernandes 2009
Brasil Arthur Neto 2009
Brasil Geninho 2010
Brasil Roberto Fernandes 2010
Brasil René Simões 2010-2011
Brasil Paulo César Gusmão 2011
Brasil Jairo Araújo 2011
Brasil Hélio dos Anjos 2011-2012
Brasil Jairo Araújo 2012
Brasil Adílson Batista 2012
Brasil Hélio dos Anjos 2012
Brasil Jairo Araújo 2012
Brasil Arthur Neto 2012
Brasil Jairo Araújo 2012-2013
Brasil Waldemar Lemos 2013
Brasil René Simões[3] 2013-

Principais jogadores

Brasil Alcino
Brasil Baltazar
Brasil Gilberto
Brasil Jairo
Brasil Júlio César
Brasil Valdeir
Brasil Lindomar
Brasil Márcio
Brasil Anaílson
Brasil Marcão

Torcida do Atlético Goianiense

Segundo pesquisa nacional da Pluri Consultoria em 2012, o Atlético-GO tem cerca de 500.000 torcedores, concentrados em Goiás.[4] A torcida organizada do Atlético-GO é conhecida como "Dragões Atleticanos", fundada em 17/07/2009, decorrente da unificação de todos os movimentos de torcidas do Rubro Negro Goiano. Surgiu com o objetivo único de apoiar o Dragão Campineiro e fazer a festa nas Arquibancadas.

Maiores públicos do Atlético Goianiense

* Maiores Públicos em Campeonatos Brasileiros da 1° Divisão e

Campeonatos Brasileiros da 2° Divisão

  1. Atletico 0 a 0 Flamengo, 37.828 20 de novembro de 2011
  2. Atletico 1 a 1 São Paulo, 27.938, 28 de novembro de 2010.
  3. Atlético 2 a 2 Goiás, 26.892, 30 de novembro de 1986.
  4. Atlético 0 a 0 Vasco, 25.286, 2 de outubro de 1986.
  5. Atletico 3 a 0 São Paulo, 23.906, 16 de outubro de 2011.
  6. Atletico 1 a 2 Flamengo, 23.887, 23 de setemro de 2012.
  7. Atlético 4 a 1 Ceará, 22.988 10 de novembro de 2009.
  8. Atlético 1 a 0 Palmeiras, 21.889 5 de maio de 2010.
  9. Atlético 0 a 1 Grêmio, 21.810, 29 de outubro de 1986.
  10. Atlético 0 a 2 Fluminense, 20.870, 12 de outubro de 1986.
  11. Atlético 3 a 1 Atlético, 19.986 18 de abril de 2007.
  12. Atlético 0 a 1 Corinthians, 19.150 , 10 de julho de 2011.
  13. Atlético 0 a 0 Flamengo, 19.072, 3 de dezembro de 1986.
  14. Atlético 1 a 1 Goiás, 18.767, 16 de novembro de 1986.
  15. Atletico 3 a 1 Corinthians, 17.445 21 de julho de 2010.
  16. Atlético 1 a 0 Vasco, 16.931, 12 de março de 1980.
  17. Atlético 0 a 1 Santos,16.848, 12 de setembro de 1986.
  18. Atlético 1 a 4 Internacional, 16.418, 3 de abril de 1980.
  19. Atlético 0 a 0 São Paulo, 14.864, 26 de março de 1980.
  20. Atletico 0 a 1 Vasco, 13.212, 6 de outubro de 2012.
  21. Atletico 1 a 1 Palmeiras, 12.422, 25 de setembro de 2011.
  22. Atletico 2 a 0 Botafogo, 12.264, 2 de outubro de 2011.
  23. Atlético 2 a 1 Fluminense, 10.475 11 de setembro de 2010.

Estádio

Rivalidade

  • Seu maior rival de história é o Goiânia. Porém, nos últimos anos, com a crise do galo carijó e a ascensão do rubro-negro, seus maiores rivais tem sido o Goiás e o Vila Nova.

Ranking da CBF 2012

  • Posição: 18º
  • Pontuação: 8754 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Livro sobre o Atlético Goianiense

Atlético, Sentimento e Glória - Crônicas, por José Mendonça Teles (1994)

Referências

  1. «Elenco Atlético-GO 2024». Atlético Clube Goianiense. Consultado em 2 de abril de 2024 
  2. «Com duas vitórias em 10 jogos no Brasileirão, Jair Ventura é demitido do Atlético-GO». O Globo. 21 de junho de 2024. Consultado em 21 de junho de 2024 
  3. Globoesporte.com (18 de junho de 2013). «Atlético-GO chega a acordo e anuncia René Simões como novo treinador». 17h20. Consultado em 19 de junho de 2013 
  4. Pesquisa de torcidas da Pluri Consultoria

Ligações externas