Renata Ferraz Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Renata Ferraz Guerra
Nome completo Renata Ferraz Guerra de Andrade
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação guerrilheira
Influências

Renata Ferraz Guerra de Andrade é uma ex-guerrilheira brasileira, integrante da organização de extrema-esquerda Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e da luta armada contra a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Antes de ingressar na VPR, Renata fez parte da POLOP e foi a responsável por cooptar Carlos Lamarca para a organização depois de várias visitas ao quartel de Quitaúna, onde ele, um simpatizante desiludido com o PCB, servia, e com quem aprendeu a atirar. Com outro ex-militar, o ex-sargento da Aeronáutica João Lucas Alves, aprendeu a confeccionar explosivos. Integrante dos grupos de assalto da VPR, Renata participou de várias ações armadas da organização em São Paulo. Alcunhada pela imprensa e pelos agentes da repressão política de "loira dos assaltos",[1] participou de vários assaltos a banco, do roubo de armas no Hospital Militar do Cambuci e da mais famosa de suas ações, o ataque com um caminhão cheio de explosivos ao quartel-general do II Exército que resultou na morte do soldado Mário Kozel Filho e ferimentos em vários outros militares. Sobre este atentado, ela diria mais tarde "que não serviu para nada, só pra tirar a vida do rapazinho".[2]

Expulsa formalmente da VPR por contestar o prosseguimento da luta armada, por causa da falta de recursos e pequeno número de militantes, Renata foi uma das poucas guerrilheiras nunca presas ou torturadas. Fugiu do Brasil vivendo no Uruguai e no Chile nos anos 70, retornando apenas após a promulgação da Lei da Anistia em 1979.[2]

Referências

  1. Quadros, Vasconcelo. «Mulheres integraram 'grupo de fogo' da luta armada durante a ditadura militar». IG Último Segundo. Consultado em 14 de agosto de 2017. 
  2. a b «Estas mulheres foram à luta armada». revista Marie Claire. 1996. Consultado em 14 de agosto de 2017. 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.