Engenho Pequeno (São Gonçalo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Engenho Pequeno é um bairro localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro,[1] O bairro, rico em fontes naturais e recursos minerais, recebeu este nome devido à existência do engenho da propriedade do Sr. João de Araújo Caldeira, a Fazenda do Engenho.http://www.saogoncalo.rj.gov.br/historia.php

Considerado o “pulmão” de São Gonçalo, por abrigar uma Área de Proteção Ambiental (APA), o bairro Engenho Pequeno ainda tem um cenário rural em muitos pontos, mas a população cresce a cada dia e, com ela, as áreas construídas. Entre a vegetação da Mata Atlântica e as ruas com pouca movimentação, o lugar se desenvolve em ritmo lento. Apesar de alguns moradores afirmarem gostar de morar no bairro, definido como “tranquilo”, a falta de opções de lazer e de infraestrutura incomoda outros. Está localizado no 5º distrito de São Gonçalo junto com Venda da Cruz, Covanca, Santa Catarina, Barro Vermelho, Pita, Zumbi, Tenente Jardim, Morro do Castro e Novo México. Faz divisa com os seguintes bairros: Rocha, Colubandê, Morro do Castro, Zumbi, Santa Catarina, Barro Vermelho e Pita.[2]

Na estrada de acesso à APA do Engenho Pequeno, um Ciep municipalizado também serve como área de lazer para a população do bairro. O autônomo Manuel Evangelista da Silva, 25 anos, costuma usar a quadra da escola para brincar com seu filho. “Às vezes, venho com ele aqui para jogar bola ou então para ele andar de patins. Gostamos muito do bairro, mas faltam algumas melhorias como obras de infra-estrutura e a construção de áreas de lazer. Precisamos tomar medidas de segurança, principalmente à noite, mas em geral é um lugar tranquilo para viver”, afirma Manuel.

De fato, os maiores problemas do Engenho Pequeno estão ligados à infra-estrutura. As chuvas de abril provaram isso quando moradores de diversas ruas, como a Rogério Fabrício e Cássio Raposo, sofreram com as “cachoeiras” que se formaram nas vias públicas. Dois dias antes da tragédia ocorrida no Morro do Bumba, em Niterói, por causa das chuvas, duas casas desabaram no bairro. O Engenho Pequeno faz divisa com os bairros vizinhos Zumbi, Tribobó, Novo México, Morro do Castro, Pita, Santa Catarina, Lindo Parque e Rocha. A oferta de transporte é boa, com linhas que ligam o bairro a Niterói, Alcântara, centro de São Gonçalo e Neves, entre outros itinerários. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que vem fazendo trabalhos no bairro – 11 ruas foram cimentadas em regime de mutirão e, atualmente, duas estão em andamento.

Posição socioconômica privilegiada

Um trabalho acadêmico coletou dados no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói que revelam o surgimento de alguns bairros, como Santa Catarina, em consequência do desmembramento da Fazenda do Engenho Pequeno, uma das três maiores do município, no século XIX. Segundo o documento, a fazenda escoava as fontes de produção agrícola para os portos da Baía de Guanabara, onde hoje é Itaoca e Gradim.

A Fazenda do Engenho Pequeno foi desmembrada em várias fazendas menores (Bica, Porto Novo, Lindo Parque, entre outras). Segundo o estudo, mais de dez bairros de hoje compunham a fazenda, que pertencia à tradicional família Frias.

Naquela época, a Fazenda do Engenho Pequeno ocupava posição socioeconômica privilegiada e estratégica para o Estado. O lugar também se destacava por abrigar a Capela de Nossa Senhora do Rosário, que funcionava como uma espécie de ponto turístico e reunia muita gente em datas festivas religiosas.

APA[editar | editar código-fonte]

Santuário da mata atlântica brasileira, com 1340 hectares, 200 espécies de pássaros e diversos tipos de animais como roedores, micos, preás, tatus, e até mesmo raposas, habitam a Área de Preservação Ambiental (APA), no bairro do Engenho Pequeno, em São Gonçalo.

Referências

  1. Mapas e Bairros - São Gonçalo. Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Página visitada em 24/08/2009.
  2. São Gonçalo Online. Página visitada em 06/03/2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.