Financiadora de Estudos e Projetos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acrescentei uma vírgula ao texto da introdução. Na redação anterior, o texto levava o leitora à compreensão de que a FINEP só apoia a C&T em empresas cariocas. Não é este o caso, a Finep apoia projetos publicos e privados por todo o país.
Linha 40: Linha 40:
[[Categoria:Empresas estatais da União]]
[[Categoria:Empresas estatais da União]]
[[Categoria:Agências de fomento à pesquisa]]
[[Categoria:Agências de fomento à pesquisa]]
[[Categoria:Ciência do Brasil]]
[[Categoria:Ciência e tecnologia no Brasil]]
[[Categoria:Tecnologia do Brasil]]

Revisão das 04h15min de 25 de novembro de 2014

Financiadora de Estudos e Projetos
FINEP
Empresa pública brasileira
Sede Brasil Rio de Janeiro, RJ
Website oficial www.finep.gov.br

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro.

A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fundação

A FINEP foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado no ano de 1965. Posteriormente, a FINEP substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

Financiamentos

Existem duas formas de financiamentos disponíveis, são eles: financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis, que abrangem diversas áreas de desenvolvimento científico e tecnológico. Pesquisas básicas ou aplicadas, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos, entre outros projetos como implantação de parques tecnológicos e inovações em empresas já estabelecidas, encontros, seminários, congressos e feiras tecnológicas.[1]

A FINEP também atua de forma cada vez mais intensa no apoio a empresas de base tecnológica. Desde 2000 desenvolve o Projeto Inovar, que envolve amplo, estruturado e transparente conjunto de ações de estímulo a novas empresas, por meio de um leque de instrumentos, incluindo o aporte de capital de risco, indiretamente via fundos de capital de risco.

Referências

  1. [www.finep.gov.br]

Ligações externas