Ypiranga Futebol Clube (Erechim): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 86: Linha 86:


==Torcidas==
==Torcidas==
O Ypiranga Futebol Clube já teve várias [[torcida]]s, variando o seu estilo e ideologia. Entre as principais podemos citar a T.O.Y. (Torcida Organizada do Ypiranga), A Mancha Amarela e a Torcida Jovem do Ypiranga. Depois do fechamento do futebol profissional do Ypiranga em 2002 e o retorno em 2006, criou se uma nova torcida: Mancha do Ypiranga, que até hoje apoia o dentro e fora do [[estádio Colosso da Lagoa]].
O Ypiranga Futebol Clube já teve várias [[torcida]]s, variando o seu estilo e ideologia. Entre as principais podemos citar a T.O.Y. (Torcida Organizada do Ypiranga), A Mancha Amarela e a Torcida Jovem do Ypiranga.
Depois do fechamento do futebol profissional do Ypiranga em 2002 e o retorno em 2006, criou se uma nova torcida: Mancha do Ypiranga, que até hoje apoia o dentro e fora do [[estádio Colosso da Lagoa]].


==Elenco Atual==
==Elenco Atual==

Revisão das 20h35min de 19 de agosto de 2009

Predefinição:DadosClubeFutebol O Ypiranga Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho e a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Seu atual treinador é Amauri Knevitz.[1]

Atualmente o clube vem se reestruturando com a ajuda dos patrocínadores, torcida e comunidade em geral, buscando profissionalismo com credibilidade, e já colhe frutos, jogando também competições oficiais no segundo semestre, gerando assim partidas no ano inteiro, o que vem incentivando e motivando a torcida na cidade e região. O clube já tem categorias de base aonde revelou vários futuros talentos, entre eles jogadores que hoje estão na Base do Internacional de Porto Alegre como Matheus Ribeiro e Newton.

História

O Ypiranga foi fundado no dia 18 de agosto de 1924, em reunião ocorrida no Hotel Lourenço Antunes de Oliveira. O grupo de fundadores era formado por: João Reus Solon, Jacinto Godoy, Silvestre Pericles de Góis Monteiro, José Maria de Amorim, Nilo Amorim, Vitório Alavise, Ercília Monica Di Francesco Amorim, entre outros. O clube fora criado após uma partida do único clube existente na cidade, o Ítalo-Brasileiro. A partida ocorreu no campo onde hoje é a praça Júlio de Castilhos.

Ao final do jogo, iniciou-se uma briga generalizada entre dirigentes, jogadores e torcedores. Segundo os fundadores, este foi o motivo da fundação do Ypiranga Futebol Clube. As senhoritas da época fundaram uma torcida organizada que até rainha existia; o grupo se chamava "As Legendárias".

A primeira partida do Ypiranga ocorreu no dia 20 de setembro de 1924, contra o Ítalo-Brasileiro, jogo vencido pelo Ypiranga por 1 x 0.

Ná época, para angariar dinheiro para o clube, era comum as senhoras e senhoritas venderem botões de rosa durante a partida de futebol. O primeiro botão de rosa vendido para o Ypiranga foi pela senhora Ercilia Monica Di Francesco Amorim, que fazia parte da torcida "As Legendárias".

Títulos

Estaduais

Outras conquistas

Torneios internacionais

  • Torneio Internacional de São Gabriel: 2006.

Histórico em competições oficiais

Artilheiros

  1. Paulo Gaúcho - 1994 (24 gols).
  2. Aílton - 1995 (16 gols).
  3. Sandro Pires - 1996 (12 gols).
  1. Gérson - 1986 (12 gols).
  2. Vagner - 2008 (24 gols).
  1. Eder Machado - 2007 (10 gols).

Estádio

Ver artigo principal: Estádio Colosso da Lagoa

O estádio oficial do Ypiranga Futebol Clube é o Colosso da Lagoa. Nele cabem 30.000 pessoas e foi inaugurado em 2 de Novembro de 1970. A primeira partida foi entre os clubes Grêmio e Santos, acabando com vitória do time paulista por 2x0; gols marcados por Pelé (nº 1040 da carreira) e Léo.

O recorde de público foi na partida Ypiranga 0 x 2 Internacional, em 18 de Agosto de 1974, tendo público aproximado de 25.000 pessoas.

O Colosso da Lagoa é o Terceiro maior estádio do Rio Grande do Sul, perdendo apenas para o Beira-Rio, e para o Olímpico. Tem a dimensão do gramado de 110x80.

Torcidas

O Ypiranga Futebol Clube já teve várias torcidas, variando o seu estilo e ideologia. Entre as principais podemos citar a T.O.Y. (Torcida Organizada do Ypiranga), A Mancha Amarela e a Torcida Jovem do Ypiranga. Depois do fechamento do futebol profissional do Ypiranga em 2002 e o retorno em 2006, criou se uma nova torcida: Mancha do Ypiranga, que até hoje apoia o dentro e fora do estádio Colosso da Lagoa.

Elenco Atual

Goleiros
Brasil G Marcelo Pitol
Brasil G Giovani
Brasil G Segala
Zagueiros
Brasil Z Augusto
Brasil Z Ivsson
Brasil Z Vinícius
Brasil Z Tomas
Brasil Z Bruno Bergamin
Laterais
Brasil L Maricá
Brasil L Diego
Brasil L Romano
Brasil L Itaqui
Brasil L Gian
Volantes
Brasil V Márcio Oldra
Brasil V Pavão
Brasil V Maurício
Brasil V Marcelo Müller
Brasil V Jorge Luís
Meias
Brasil M Michel
Brasil M Cléber Oliveira
Atacantes
Brasil A Sharlei
Brasil A Guto
Brasil A Hodirley
Brasil A Pito
Brasil A Juninho
Treinador
Brasil T Amauri Knevitz



Referências

  1. «Amauri Knevitz é apresentado como novo técnico do Ypiranga de Erechim». www.clicrbs.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2009  Texto " Gauchão " ignorado (ajuda); Texto " Futebol - clic Esportes" ignorado (ajuda)

Ligações externas