Palácio de Latrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Palácio e a Basílica de São João de Latrão

O Palácio de Latrão (em italiano: Palazzo del Laterano) é um antigo palácio cuja história remonta ao Império Romano e que hoje faz parte do Complexo Laterano, situando-se em frente à Basílica de São João de Latrão, a catedral do Bispo de Roma.

O palácio é propriedade da Santa Sé que tem soberania sobre o local, apesar de situado fora dos muros do Estado da Cidade do Vaticano, em decorrência do Tratado e da Concordata de Latrão (ou Lateranense) de 11 de Fevereiro de 1929, assinado com a Itália, com o aditamento de 18 de Fevereiro de 1984.

Durante o Império Romano, no local havia uma propriedade da família dos Lateranos, que ali construiu um palácio, derivando daí o nome atual. Os Lateranos serviram como administradores para diversos imperadores; Sexto Laterano foi o primeiro plebeu a ser designado cônsul. Um dos Lateranos, também designado cônsul, Pláucio Laterano, ficou famoso por ter sido acusado pelo imperador Nero (r. 54–68) de conspiração contra ele: acusação que resultou em confisco e distribuição de suas propriedades por volta do ano 60. Juvenal menciona o palácio, e fala que era dotado de alguma magnificência, regiæ ædes Lateranorum.

Gravura de Giuseppe Vasi

Algum resquício das construções originais ainda resiste nos muros da cidade exteriormente à Porta São João e um largo corredor, decorado com pinturas, foram descobertos no século XVIII junto à Basílica, atrás da Capela Lancellotti. Outros traços, menos significantes, apareceram durante escavações feitas em 1880, quando obras de ampliação estavam em andamento.

No ano de 161, Marco Aurélio (r. 161–180) construiu ali um palácio. Em 226, Sétimo Severo (r. 193–211) devolveu uma parte das propriedades dos Lateranos. Não se sabe se incluiu o palácio. Sabe-se que o Palácio Laterano encontrava-se em posse do imperador Constantino, O Grande enquanto casado com sua segunda esposa, Fausta, irmã de Magêncio. Ficou conhecido na época como Casa de Fausta (em latim: Domus Faustae) e posteriormente foi doado por Constantino ao bispo de Roma.

Ver também

Links externos

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.