Ninfas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Ninfa (desambiguação).
Ninfas e Sátiro (1873), pintura de William-Adolphe Bouguereau

Ninfas (em grego: νύμφες) , na mitologia grega, são qualquer membro de uma grande categoria de deusa — espíritos naturais femininos, às vezes ligados a um local ou objeto particular. Muitas vezes, ninfas compõem o aspecto de variados deuses e deusas, ver também a genealogia dos deuses gregos. São frequentemente alvo da luxúria dos sátiros. Em outros resumos as ninfas seriam fadas sem asas, leves e delicadas.

São a personificação da graça criativa e fecundadora na natureza.

Origem

Ninfa deriva do grego nimphe (Νύμφε), que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre muitos outros significados. As ninfas são espíritos, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.

São frequentemente associadas a deuses e deusas maiores, como a caçadora Ártemis, ao aspecto profético de Apolo, ao deus das árvores e da loucura Dionísio, ao aspecto pastoreador de Hermes.

Uma classe especial de ninfas, as melíades, foram citadas por Homero como as mais ancestrais das ninfas. Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus, as melíades descendem de Urano.

Apesar de serem consideradas divindades menores, espíritos da natureza, as ninfas eram divindades cultuadas, com grande devoção e mesmo temor, em todo o mundo helénico. De acordo com a mitologia grega, Hérmia era a rainha das fadas e ninfas.

Embora não fossem imortais, as ninfas tinham vida muito longa e não envelheciam. Benfazejas, tudo propiciavam aos homens e à natureza. Tinham ainda o dom de profetizar, curar e nutrir.

Classes

Encontramos vários tipos ou classes de ninfas conforme os seus hábitos, ou as diferentes esferas naturais a que estão associadas.

Entre as mais populares, cita-se:

"As Ninfas – Dança das Águas", bronze de Remo Bernucci, premiado no Salão de Belas Artes de 1965. As figuras femininas representam as ninfas: oceânides, das águas do oceano, nereidas, das águas dos mares e naiades, das águas das fontes. Conforme a mitologia grega, essas figuras ligam-se à ideia de juventude eterna, protegiam quem se banhasse em suas águas e dotavam de fertilidade quem bebesse de suas fontes.
  • Outros tipos de ninfa:
  • Perimélides — ninfas associadas ao gado e rebanho.
    • Epimélides — ninfas associadas ao pomar.
    • Trías — ninfas associadas às abelhas.
    • Lâmpades — associadas ao submundo, compõem o séquito de Hécate.
    • Hespérides — guardiãs do Jardim das Hespérides, onde cresciam maçãs de ouro que davam a imortalidade a quem as comesse.
    • Têmides — As têmides eram ninfas filhas de Zeus e da titânide Têmis, que viviam em uma caverna do rio Erídano; Personificavam as leis divinas e eram as guardiãs de importantes artefatos dos deuses.
    • Quione — talvez a única ninfa da neve, filha de Bóreas

Citações

Calímaco, no seu "Hino a Delos", descreve-nos a angústia de uma ninfa pelo seu carvalho recentemente atingido por um raio.

As ninfas aparecem muitas vezes como auxiliares de outras divindades, como são exemplo as ninfas de Circe, ou como ajudantes de certos deuses, particularmente Ártemis, ou mesmo de outras ninfas de maior estatuto como Calipso.

As ninfas também aparecem bastante em lendas onde o amor é o motivo central, como as histórias de Eco e Calisto, e ainda onde o papel de mulher de um herói é de certa maneira tema recorrente, como são exemplos a lenda de Aegina e Aeacus ou a da ninfa Taigete.

Ver também