Tutmés II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tutmés II
Nascimento Século XV a.C.
Morte Século XV a.C.
Progenitores Pai:Tutmés I
Filho(s) Tutmés III
Irmão(s) Hatchepsut
Ocupação estadista
Título Faraó

Tutmés II ou Tutmósis II foi o quarto rei da XVIII Dinastia egípcia. O historiador Manetão atribui-lhe um reinado de treze anos, mas este valor é disputado por alguns egiptólogos, que consideram mais provável ter reinado três anos. Deixou poucas inscrições nos monumentos e é pouco referido nas autobiografias da época do Império Novo.[1]

Era filho de Tutmés I e de uma esposa secundária, Mutnefert. Assim sendo ocupava uma posição relativamente inferior à da sua meia-irmã Hatchepsut, que era filha de Tutmés I com a sua esposa principal. Para reforçar a sua legitimidade real, Tutmés II casou com Hatchepsut, que se julga ter sido uma pouco mais velha que ele (o casamento entre irmãos ou meio-irmãos era comum no Antigo Egito entre membros da família real). Teve com Hatchepsut duas filhas, as princesas Neferure e Neferubiti. Com a sua esposa secundária, Ísis, gerou o futuro Tutmés III,Egito que declarou seu herdeiro antes da sua morte.

Vários documentos referem-se às suas campanhas militares, mas alguns investigadores duvidam que o próprio tenha liderado em pessoa essas campanhas; em vez disso estas teriam sido protagonizadas pelos seus generais. No ano 1 do seu reinado esmagou uma revolta na Núbia, que terá levado ao fim do reino de Cuxe. Conhece-se também uma campanha contra beduínos do sul da Palestina. Há quem sugira que devido à fraca saúde de Tutmés a sua esposa Hatchepsut pode ter sido a verdadeira soberana durante este período. Isto também explicaria o facto de Tutmés II ter nomeado o seu filho como sucessor antes de morrer, talvez para impedir o avanço da sua esposa como monarca do Egito.

A sua múmia foi encontrada em 1881 em Deir el-Bahari, mas não se conhece ao certo o seu túmulo (que se julga estar no Vale dos Reis).

Referências

  1. Betsy Bryan "The 18th Dynasty before the Amarna Period" in The Oxford History of Ancient Egypt, Oxford University Press, 2000, p.236
Precedido por
Tutmés I
Faraó
XVIII Dinastia
Sucedido por
Hatchepsut
Ícone de esboço Este artigo sobre um Faraó é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.