Arsínoe I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde Fevereiro de 2011). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Arsínoe I (305 a.C.ca. 295 a.C.), filha de Lisímaco, rei da Trácia, foi rainha do Egito de 284/281 a 274 a.C. e esposa de Ptolomeu II Filadelfo.

Arsínoe I era filha de Lisímaco,[1] mas o nome da sua mãe não é mencionado nos textos antigos; historiadores modernos supõem que sua mãe fosse Niceia, filha de Antípatro.[2]

Ptolomeu II Filadelfo, filho de Ptolomeu I Sóter e Berenice I,[3] casou-se com duas mulheres de nome Arsínoe: a primeira foi Arsínoe I, filha de Lisímaco,[1] através de um acordo diplomático feito entre Ptolomeu I Sóter e Lisímaco da Trácia;[carece de fontes?] a segunda foi sua própria irmã, Arsínoe II, em violação aos costumes macedônios, mas de acordo com os costumes egípcios.[4]

Todos os filhos legítimos de Ptolomeu II Filadelfo foram filhos de Arsínoe I.[1] Ela se casou com Ptolomeu II em 284/281 a.C., e eles tiveram três filhos, seu sucessor Ptolomeu III Evérgeta, Lisímaco e Berenice Sira. Por volta de 274 a.C. ela foi condenada por conspiração contra o faraó e foi exilada em Coptos, enquanto Ptolomeu II se casava com sua própria irmã Arsínoe II do Egito.

Arsínoe II, irmã/esposa de Ptolomeu II, morreu sem ter filhos de Ptolomeu II.[1] embora um filho dela, Ptolomeu Nios, tenha sido co-regente ao lado de Ptolomeu II Filadelfos por um breve periodo antes da morte do rei.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Árvore genealógica baseada em Pausânias.

Agátocles
Lisímaco
Ptolomeu I Sóter
Berenice
Arsínoe I
Ptolomeu II Filadelfo
Arsínoe II
Ptolomeu III Evérgeta
Lisímaco
Berenice Sira

Referências

  1. a b c d Pausânias, Descrição da Grécia, 1.7.3
  2. Nicaea, no site www.livius.org
  3. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.6.8
  4. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.7.1