Dario II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras acepções, veja Oco.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dario II
Nascimento 475 a.C.
Irã
Morte 404 a.C. (71 anos)
Babilônia
Sepultamento Naqsh-i-Rustam
Cidadania Império Aquemênida
Progenitores Pai:Artaxerxes I
Cônjuge Parisátide
Filho(s) Ostanes, Artaxerxes II da Pérsia, Ciro, o Jovem
Irmão(s) Parisátide, Xerxes II da Pérsia, Sogdiano
Ocupação monarca,
Título Faraó
Religião Zoroastrismo

Dario II (em persa: داريوش دوم; Dārayavahuš em persa antigo; ? — 404 a.C.), também conhecido como Oco (em latim: Ochus), foi rei da Pérsia de 424 a.C. a 404 a.C.,[1][2] sucessor e meio-irmão de Sogdiano. Também era chamado Dario II Noto. Foi sucedido por seu filho Artaxerxes II.

Com a morte de Artaxerxes I, desencadearam-se lutas internas pelo poder na Pérsia. Saiu-se vencedor dessas disputas, Dario II, um filho ilegítimo do xá morto.

Em 413 a.C., Dario II aliou-se a Esparta e voltou a apoderar-se das cidades gregas na costa asiática. Além disso, tomou parte na Guerra do Peloponeso, vencendo sua última batalha em Egospótamo, no ano de 405 a.C.

Dario II manteve com o Egito os mesmos tratados feitos por seu antecessor. Ao mesmo tempo demonstrava favorecer a comunidade judaica de Elefantina, o que desagradava em muito aos egípcios; estes que se revoltaram, liderados por Amirteu, um príncipe saíta, que durante seis anos lutou pela independência de seu país.

Referências

  1. Brill's New Pauly, "Darius".
  2. Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.
Precedido por:
Artaxerxes I
xá aquemênida
424 a.C.404 a.C.
Sucedido por:
Artaxerxes II
Faraó
(424 a.C.404 a.C.)
27ª Dinastia
Sucedido por:
Amirteu
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.