Teresa (2010): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 33: Linha 33:
É um remake da [[Teresa (1959)|telenovela homônima]], escrita por [[Mimí Bechelani]] e exibida em [[1959]], e também da telenovela [[Teresa (telenovela de 1989)|de mesmo nome]] exibida em [[1989]].
É um remake da [[Teresa (1959)|telenovela homônima]], escrita por [[Mimí Bechelani]] e exibida em [[1959]], e também da telenovela [[Teresa (telenovela de 1989)|de mesmo nome]] exibida em [[1989]].


Teve [[Angelique Boyer]], [[Aarón Díaz]], [[Sebastián Rulli]], [[Cynthia Klitbo]], [[Ana Brenda Contreras]], [[Silvia Mariscal]], [[Fabiola Camponames]], [[Daniel Arenas]], [[Raquel Olmedo]] e [[Margarita Magaña]] nos papeis principais.
Teve [[Angelique Boyer]], [[Aarón Díaz]], [[Sebastián Rulli]], [[Cynthia Klitbo]], [[Ana Brenda Contreras]], [[Silvia Mariscal]], [[Fabiola Campomanes]], [[Daniel Arenas]], [[Raquel Olmedo]] e [[Margarita Magaña]] nos papeis principais.


== Enredo ==
== Enredo ==

Revisão das 20h35min de 24 de junho de 2016

Teresa
Teresa (BR)
Teresa (2010)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos
Criador(es) Mimí Bechelani
Elenco Angelique Boyer
Sebastián Rulli
Aarón Díaz
Ana Brenda Contreras
Cynthia Klitbo
Silvia Mariscal
ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios México 151

Brasil 136

Produção
Diretor(es) Mónica Miguel
Produtor(es) José Alberto Castro
Tema de abertura "Esa Hembra es Mala", Gloria Trevi
Tema de encerramento "Esa Hembra es Mala", Gloria Trevi
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 2 de agosto de 2010 – 27 de fevereiro de 2011
Cronologia
Zacatillo: Un lugar en tu corazón
Ni contigo ni sin ti
Programas relacionados Teresa (1959)
Teresa (1965)
Teresa (1989)

Teresa é uma telenovela mexicana produzida por José Alberto Castro para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 2 de agosto de 2010 e 27 de fevereiro de 2011, em 151 capítulos, substituindo Zacatillo e sendo substituída por Ni contigo ni sin ti. [1]

É um remake da telenovela homônima, escrita por Mimí Bechelani e exibida em 1959, e também da telenovela de mesmo nome exibida em 1989.

Teve Angelique Boyer, Aarón Díaz, Sebastián Rulli, Cynthia Klitbo, Ana Brenda Contreras, Silvia Mariscal, Fabiola Campomanes, Daniel Arenas, Raquel Olmedo e Margarita Magaña nos papeis principais.

Enredo

Predefinição:Enredo Teresa Chávez (Angelique Boyer) é uma jovem bela e inteligente que procura desesperadamente sair da pobreza extrema do bairro onde vive. Apesar de ser bela e de ter o apoio e amor que recebe de seus pais, ela vive resentida da vida miserável que a deixou sem sua irmã Rosa (Jéssica Segura), então planeja usar sua beleza como método para entrar no mundo luxuoso ao que tanto quer pertencer. Nem sequer o fato de ter como noivo Mariano (Aarón Diaz), um rapaz pobre da vizinhança que a adora, fazem com que Teresa mude sua maneira de pensar e seu caráter ambicioso e egoísta.

Por isso, estudando no colégio de luxo onde é bolsista, conhece Paulo (Alejandro Nones), um jovem rico e muito popular entre todas as estudantes. Teresa, vendo nele sua grande oportunidade de entrar no mundo de ricos que sempre sonhou, termina com Mariano e, com seus encantos, conquista Paulo de imediato, mas sempre lhe escondendo sua origem humilde e dizendo que na verdade é muito rica. Paulo lhe propõe casamento, mas ao descobrir a mentira de Teresa, termina o compromisso matrimonial mas oferece a ela seguir a seu lado como seu amante, Teresa se nega e então ele fica noivo de Aída (Margarita Magaña), outra estudante do colégio e pior inimiga de Teresa pois tem inveja de ela ser linda e conseguir conquistar todos os homens. Aída também é bela mas é egoísta e superficial.

Paulo e Aída humilham Teresa, exibindo em público sua pobreza e suas mentiras, por isso ela decide se vingar, jura que jamais voltará a ser pisoteada e terá o que deseja, sem se importar de que maneira nem a que custo. Teresa torna-se amiga de seu professor Arturo de la Barrera (Sebástian Rulli), um prestigioso advogado, que propõe pagar a sua carreira por ser a melhor aluna de sua turma e sabendo que ela não tem dinheiro para pagar uma universidade. Agora, ela se dedica a conquistar-lo. No entanto, ao ver que sua amiga Aurora (Ana Brenda Contreras) se apaixonou por Mariano, ela, morta de ciúmes, volta com ele. Simultaneamente, Teresa afasta Arturo de Paloma (Issabela Camil), sua ex-noiva que o abandonou a anos atrás e que agora voltou arrependida disposta a reconquista-lo.

Ao ver que Mariano demorará muito em fazer carreira e dinheiro, decide ficar definitivamente ao lado de Arturo, então mente pra ele dizendo que é muito infeliz ao lado de seus pais. Luisa (Fernanda Castillo), a irmã de Arturo, se compadece dela e a leva para viver em sua casa. Ali finalmente, Teresa enlouquece Arturo de amor.

Teresa termina sua carreira e Arturo a propõe casamento, os dois se casam mas o casamento deles fracassa pois Arturo tem muito ciúme de Mariano e Paloma tenta reconquistar Arturo, motivo pelo qual é infiel a Teresa com Paloma. Paloma descobre que Teresa dormiu com Mariano antes de se casar com Arturo, e marca um encontro com ele para dizer, mas ao chegar ao encontro é atropelada por uma caminhonete e morre no hospital. Teresa descobre a traição de Arturo e eles quase se divorciam, mas Arturo lhe oferece levá-la a Europa e ela aceita, lá ela começa a sentir carinho por Arturo e começa a se esquecer de Mariano.

Passa o tempo e Teresa tem um acidente que a deixa paralisada do corpo para salvar a vida de Arturo. Ela se recupera e Arturo descobre o que teve entre Teresa e Mariano e que ela só o quer por seu dinheiro. Arturo se vê em uma crise econômica, e duvidando do amor de Teresa, a coloca a prova levando ela pra viver na vizinhança de onde saiu; ela descobre sobre a prova e a aceita, pois começou a se apaixonar por Arturo. Cansada da crise, Teresa procura melhorar sua posição econômica, por isso seduz Fernando (Daniel Arenas), o noivo multimilionário de Luísa, quem é um mulherengo, Teresa se aproveita disto e faz que rompa seu compromisso com Luisa dias antes do casamento.

Numa luta entre o que sente e sua incontrolável ambição pelo dinheiro, Teresa deixa-se levar por esta última, fingindo por Fernando um amor que, com toda a claridade, parece não sentir; mas Oriana (Raquel Olmedo), a mãe de Fernando, se opõe constantemente a ela e está decidida a fazer o que seja para separa-los, inclusive tirar a fortuna de seu filho. Teresa inicia os trâmites de seu divórcio com Arturo, para poder se casar com Fernando e ter o dinheiro que sempre quis. Ela consegue que Fernando lhe ceda ações em algumas de suas empresas e à escondidas as vende e quando por fim recebe o dinheiro da venda, deixa Fernando dizendo que não o ama.

Arturo sofre um acidente automobilístico e é auxiliado por um camponês, o qual o leva a seu rancho e lá Arturo se encontra gravemente ferido; Teresa descobre e vai em busca dele. O acha e o transfere ao hospital, aí Teresa percebe que ama Arturo e não pode estar sem ele.

Finalmente, depois de negar suas raízes humildes chegando inclusive a dizer que seus pais tinham morrido, toda sua família e amigos ficam contra ela, a deixando sozinha. Teresa muda sua atitude e decide mudar para ser uma pessoa melhor, doa todo o dinheiro que tirou de Fernando à fundação de Paloma procurando o perdão dele, mas ele se nega. Depois de aceitar que está sozinha, já em sua casa, sobe ao seu quarto e abraça o urso que Arturo lhe deu de presente; depois aparece Arturo, levanta-a do chão, a abraça e beija.

Finais alternativos

Foram apresentados no programa "Hoy" na segunda, 28 de fevereiro de 2011:

  • Final alternativo Nº 1: Já em sua casa, Teresa percebe que ficou completamente só, sobe ao seu quarto e abraça o urso que ganhou de Arturo com muita paixão até que decide ir embora dessa casa e iniciar uma nova vida, dias depois a vemos trabalhando como secretária, a apresentam seu novo chefe, ele diz a ela que a espera em seu escritório, ela desabotoa sua blusa, fazendo que seu decote fique aberto e vai até lá, enquanto diz sua característica frase : "Ser, ou não ser, e eu sou".
  • Final alternativo Nº 2: Já em sua casa, Teresa percebe que ficou completamente só, sobe ao seu quarto e abraça o urso que ganhou de Arturo com muita paixão até que Fernando chega ao quarto reclamando sua traição e que por sua culpa sua mãe estava doente e que ele havia perdido a mulher que amava, atira nela no abdômen, a bala atravessa seu corpo e Teresa cai e consegue abraçar de novo seu urso, e finalmente morre antes olhando para os olhos de Fernando.

Elenco

Sebastián Rulli como o protagonista Artur
Ana Brenda Contreras como a doce e bondosa Aurora
Ator / Atriz Personagem Personagem no México e na Netflix
Elenco Prinicpal
Angelique Boyer Teresa Chávez Aguirre
Sebastián Rulli Artur de la Barrera Azuela Arturo de la Barrera Azuela
Aarón Díaz Mariano Sanchez Suárez
Cynthia Klitbo Joana "Joaninha" Godoy Juana "Juanita" Godoy
Silvia Mariscal Regina Aguirre de Chávez Refúgio Aguirre de Chávez
Ana Brenda Contreras Aurora Coronel Alcázar
Manuel Landeta Rubens Cárceres Muro Rubén Cárceres Muro
Margarita Magaña Aída Cárceres Muro
Fernanda Castillo Luisa de la Barrera Azuela
Felicia Mercado Genoveva Alba de Castellanos Genoveva Alba vda. de Castellanos
Juan Carlos Colombo Armando Chávez Gómez
Alejandro Ávila Roberto González Cutberto González
Fabiola Campomanes Esperança Medina Esperanza Medina (somente no México)
Óscar Bonfiglio Heitor Alcázar Héctor Alcázar
Dobrina Liubomirova Mayra de Cárceres
Toño Mauri Dr. Hernán Ledesma
Luis Fernando Peña Jhonny Medina
Juan Sahagún Ramón Sánchez
Gloria Aura Patricia "Paty" Nájera Valverde
Daniel Arenas Fernando Moreno Guijaro
Mar Contreras Lúcia Àlvarez Granados
Alejandro Nones Paulo Castellanos Alba
Issabella Camil Paloma Dueñas
Juan Diego Covarrubias Julio
Eugenia Cauduro Vanessa Coronel de Alcazár/Vanessa Co
Raquel Olmedo Oriana Guijaro Moreno
Guillermo Zarur Sr. Porfirio Valverde Don Porfirio Valverde
Patricio Borghetti Martín Robles Ayala
Jessica Segura Rosa "Rosinha" Chávez Aguirre Rosa "Rosita" Chávez Aguirre

Transmissão

Em novembro de 2010, o elenco e a produção se reuniu em um restaurante para comemorar o sucesso da telenovela.[2] O mesmo ocorreu novamente para assistirem o último capítulo,[3] as fotos do encontro foram divulgadas em 1 de março de 2011.[4] O último capítulo teve duração de duas horas,[5] transmitido num domingo, foi a primeira novela das 18 horas que teve o seu final exibido neste dia.[6]

Em 1 de agosto de 2015, através do Twitter, Ana Brenda Contreras ajudou na campanha para transmissão da telenovela no SBT.[7] O SBT alterou parte da abertura original para colocar os créditos dos dubladores embaixo, que passaram a ser obrigatórios.[8] Com o tempo, também reduziu o tempo de duração da mesma.

Foi exibida no Brasil pelo SBT de 5 de outubro de 2015 a 11 de abril de 2016 em 136 capítulos sucedendo Coração indomavel e antecedendo Abismo de paixão.[9][10]

Audiência

No México

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro
capítulo
Data Último
capítulo
Segunda—Sexta
18:00
151
02 de agosto de 2010
20

27 de fevereiro de 2011

33 #1 2010 - 2011 18.5

Teve média de 18,5 pontos e é até hoje a maior audiência do horário. O último capítulo bateu recorde com 33 pontos de média, vencendo em peso a concorrência com o OSCAR, sendo este o final de telenovela de maior audiência da década. [11] É um dos títulos mais assistidos através de streaming.[12]

No Brasil

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro
capítulo
Data Último
capítulo
Segunda—Sexta
16:30/17:00
136
05 de outubro de 2015
08

11 de abril de 2016

11 #1 2015 - 2016 07

Estreou no SBT marcando uma boa média considerada pelos padrões da emissora, na Grande São Paulo marcou 8 pontos no IBOPE, superando sua antecessora Coração Indomável, garantindo a vice-liderança isolada e sendo um dos assuntos mais comentados no Twitter.[13][14] O segundo episódio marcou 8 pontos de média no IBOPE, o dobro de audiência da principal concorrente, a Rede Record.[15] O quarto episódio marcou 7,3 pontos de média, o triplo da audiência da principal concorrente.[16] Em 15 de janeiro de 2016, teve até então sua maior audiência, com 8,6 pontos de média e 9.4 de pico.[17]

Em 11 de fevereiro de 2016, teve sua maior audiência desde que mudou de horário na emissora, com 8,5 pontos de média e chegou a picos de 9,2 pontos na Grande São Paulo.[18] Em 29 de fevereiro de 2016, marcou sua maior audiência, registrando 9,9 pontos de média[19] e picos de 11,5 pontos, mesmo número alcançado no dia 28 de março de 2016 (9,9 pontos), junto com a estréia de Abismo de Paixão.[20]

Repetiu o recorde no seu penúltimo capitulo, exibido no dia 8 de abril de 2016, quando marcou 9,9 pontos de média, 18,2% de share e picos de 11 pontos, ficando na vice-liderança isolada.[21]Seu ultimo capitulo exibido no dia 11 de abril de 2016 na Grande São Paulo teve 11 pontos de média, share de 17% e 11,4 pontos de pico, ficando na vice liderança isolada, e sendo a maior audiência de último capitulo de uma novela mexicana registrada desde 2006. Já no Rio marcou 11,5 de média à picos de 13 pontos.[22]

Produção

Escolha do elenco

As atrizes que foram cotadas para ser a protagonista da trama foram Sherlyn, Ana Layevska, Ana Brenda Contreras, Allisson Lozz e Maite Perroni.[23] No entanto, o diretor José Alberto Castro teve que decidir entre Aracely Arámbula e Angelique Boyer para ser a protagonista.[24] Angelique acabou ganhando a personagem.[25] Para interpretar o personagem Mariano, primeiramente foi pensado em Eugenio Siller.[26] Porém, o personagem acabou ficando com Aarón Díaz. [27] Eduardo Santamarina fez teste para o papel de protagonista. No entanto, o personagem ficou com Sebastián Rulli. [28]

Gravações

Início

A cena do casamento foi gravada na Catedral Basílica de Zacatecas.[29]

Para celebrar o início das gravações, foi feita uma missa pela Igreja Católica, onde estiveram presentes o elenco e parte da produção de Teresa.[30] As gravações se iniciaram no dia 15 de junho de 2010,[31] terminando após oito meses, um dia antes do último episódio ser transmitido no México.[32] Estavam presentes 25 membros da equipe de produção, com o apoio da Secretaría de Turismo do Estado de Zacatecas para difundir os pontos turísticos. Os sets de filmagens foram instalados para não chamarem a atenção do público, mas durante as pausas nas gravações, alguns espectadores conseguiram fotos e autógrafos.[29]

Percusso

As cenas na casa da Aurora foram feitas em cinco horas de gravações na cidade de Cuernavaca. Segundo Castro, "A importância deste evento é que ele irá revelar as nuances dos seres humanos, Teresa, a mulher moderna que apesar de ter ambições mais excessivas, também tem sentimentos e moral ligados à realidade que a leva a se render o amor de sua vida".[33] Durante cinco dias, parte do elenco viajou para gravar algumas cenas no estado de Quintana Roo, dentre elas, algumas nas praias de Cancún.[34] Dentre outros locais de gravações distribuídos nos municípios de Guadalupe e Zacatecas, estão incluídos os Museus de Rafael Coronel e Plazuela Goitia, os hotéis Mesón de Jobito e Quinta Real, os restaurantes La Garufa e Acrópolis, o Teleférico de La Alameda e o Centro histórico Cerro de la Bufa.[29]

Problemas

Em Leonardo Da Vinci e Van Dyck, na Cidade do México, os moradares reclamaram dos caminhões da Televisa que estavam estacionados nas ruas estreitas, embargando o trânsito.[32] Em novembro de 2010, durante as gravações, o diretor José Alberto Castro se queixou da falta de profissionalismo do ator Aarón Díaz. Por meio do seu Twitter, ele reclamou do fato do ator ter faltado um compromisso de trabalho. Assim que leu a mensagem, o ator se indignou pelo fato da mensagem ter vindo a público, pois segundo ele esses assuntos são particulares e logo explicou as razões da sua ausência. Logo após o ocorrido, o diretor se desculpou.[35]

Roteiro

Sobre as críticas que estavam sendo feitas em comparação com as outras versões de Teresa, José Alberto Castro disse que "há histórias que são universais, elas não têm tempo e esta é uma delas. [...] Questionar o retorno para fazer uma nova versão, é a mesma questão da indústria cinematográfica para Scarface na década de 80 e agora a mesma história é mais adequada para época que nós estamos vivendo." Ele compleotu dizendo que há várias gerações "que merecem ver essa história."[36]

Faltando três dias para o fim da telenovela, Castro disse que não tinha o rumo do final da trama e que ele seria ainda feito em uma reunião com o resto da produção. Ele queria um final mais adequado em relação as outras versões de Teresa.[37] Sebastián Rulli também apoiou a ideia de outro final.[37]

Lançamento em DVD

O lançamento em DVD foi feito sob licença pela empresa Vivendi Entertainment em 12 de janeiro de 2012 nos Estados Unidos e também na mesma data, foi exportado, com distribuído feita pela Televisa para o Canadá e França.[38][39] No Reino Unido, o mesmo DVD foi classificado como um dos mais vendidos na Amazon.com, mesmo sendo distribuído em seu idioma original, espanhol, com legendas em língua inglesa e sendo encontrados problemas em alguns países da Europa, devido ao código do DVD ser da região 1.[40]

A primeira versão em mídia física contém a telenovela reduzida de sua duração total de cerca de 6000 para 500 minutos, distribuídos em 4 discos. Para reduzir a duração do enredo, o foco da edição é para o elenco principal.[41]

Trilha sonora

Em 27 de outubro de 2014, o tema de abertura de Teresa, interpretado por Gloria Trevi, foi eleito como um dos seis melhores pelo Latin Post.[42]

Música Intérprete Tema de:
Esa hembra es Mala Gloria Trevi Abertura
Teresa Aarón Díaz Teresa
De mi Camila Aurora & Mariano
A Donde vamos parar Marco Antonio Solis Teresa & Mariano / Teresa & Paulo / Teresa & Arthur /
No puedo dejar de Amarte Aarón Díaz
Llegaste tú Jessie & Joy
Espacio Sideral
Rosa pastel Belanova
Niña bonita Chino & Nacho
Si tu no vuelves Miguel Bosé
Cadena de oro Cabas[43]

Prêmios e Indicações

Prêmios TVyNovelas de 2011

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela José Alberto Castro Indicado[44]
Melhor atriz Angelique Boyer Venceu[45]
Melhor ator Sebastián Rulli Indicado
Melhor atriz antagonista Margarita Magaña e Angelique Boyer Indicado
Melhor ator antagonista Manuel Landeta Indicado
melhor atriz co-protagonista Ana Brenda Contreras Indicado
Melhor tema musical Esa hembra es mala por Gloria Trevi Indicado

Prêmios Bravo 2011

Categoria Pessoa Resultado
Melhor atriz Angelique Boyer Venceu
Melhor ator Sebastián Rulli Venceu

Premios People en Español 2011

Categoria Telenovela Resultado
Melhor telenovela[46] Indicado
Melhor atriz Angelique Boyer Indicado
Melhor ator Aarón Díaz Indicado
Sebastián Rulli Indicado
Revelação do Ano Alejandro Nones Indicado
Casal do Ano Angelique Boyer
Aarón Díaz
Indicado
Angelique Boyer
Sebastián Rulli
Indicado

Kids Choice Awards México 2011

Categoria Pessoa Resultado
Personagem feminino favorito de uma série Angelique Boyer Indicado
Personagem masculino favorito de uma série Aarón Díaz Indicado
Vilã favorita Angelique Boyer Indicado
Frase favorita Silvia Mariscal Venceu

Prêmios ACE 2012

Categoria Telenovela Resultado
Melhor atriz Angelique Boyer Venceu[47]
Melhor ator Sebastián Rulli Venceu[47]
Melhor direção televisiva Mónica Miguel Venceu[47]

Referências

  1. De Telenovelas. «Hoy gran estreno de Teresa, poster a color y entrada de la telenovela». 2 de agosto de 2010. Consultado em 9 de setembro de 2015 
  2. Caleb Torres (3 de novembro de 2010). «Celebran el éxito de 'Teresa' en Zipango». Caras (em espanhol). www.caras.com.mx. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  3. Redação (13 de fevereiro de 2011). «Teresale gana al Oscar en rating». El Universal (em espanhol). archivo.eluniversal.com.mx. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  4. «Fotos de de las estrellas en la fiestas del final de Teresa». Enelbrasero (em espanhol). 1 de março de 2011. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  5. «'Teresa' le gana en rating al 'Oscar'». Entretenimiento Terra (em espanhol). entretenimiento.terra.com.mx. 28 de fevereiro de 2011. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  6. «El final de "Teresa" será a fin de Febrero» (em espanhol). Todo TVN. 19 de janeiro de 2011. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  7. «Protagonista de Coração Indomável faz campanha para SBT exibir Teresa». Amo Novelas. 4 de agosto de 2015. Consultado em 15 de outubro de 2015 
  8. Kelly (5 de outubro de 2015). «Vídeo: Confira a abertura da novela "Teresa"». Famosos na Web. Consultado em 24 de outubro de 2015 
  9. TV Foco. «SBT anuncia novela que substituirá Coração Indomável». 8 de setembro de 2015. Consultado em 8 de setembro de 2015 
  10. «Novela inédita, "Teresa" substituirá "Coração Indomável" nas tardes do SBT». 9 de setembro de 2015. Consultado em 12 de setembro de 2015 
  11. «Teresa le roba el rating al Oscar» (em espanhol). El Informador. 28 de fevereiro de 2011. Consultado em 10 de outubro de 2015 
  12. «'Streaming', la nueva forma de ver TV por Internet». Siempre (em espanhol). Siempre.com.mx. 3 de outubro de 2015. Consultado em 24 de outubro de 2015 
  13. Romário Felipe (6 de outubro de 2015). «"Teresa" estreia com excelente audiência para o SBT e conquista a vice-liderança isolada». TV Show Oficial. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  14. {{citar web |url= http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/novela-terera-estreia-com-boa-audiencia-no-sbt.html |título= Novela Teresa estreia com boa audiência no SBT |acessodata= 6 de outubro de 2015 |autor= Redação |data= 6 de outubro de 2015 |obra= O Planeta TV |publicado= |língua= português |cindomável}
  15. «Novela 'Teresa' repete resultado da estreia e registra o dobro da Record nesta terça-feira; veja consolidados». Boa Informação. 7 de outubro de 2015. Consultado em 7 de outubro de 2015 
  16. Henrique Carlos (9 de outubro de 2015). «Teresa registra o triplo de audiência da Record no confronto com o Cidade Alerta». Observatório da Imprensa. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  17. SBTpedia.com.br TV (18 de janeiro de 2016). «Teresa bate recorde com 9 de média e Ratinho se aproxima dos 13 de pico; veja consolidados do fim de semana». Boa Informação. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  18. «Teresa tem alta audiência e garante a vice nesta quinta 11/02/2016». TN audiência. 12 de fevereiro de 2016. Consultado em 11 de fevereiro de 2016 
  19. «Audiências consolidadas de segunda-feira (29/02) | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 2 de março de 2016 
  20. «"Teresa" registra alta audiência, bate recorde e vai a 11 pontos no SBT». TV Show. Consultado em 3 de março de 2016 
  21. «Destaques de audiências do SBT de 8 a 10 de abril». www.bastidoresdatv.com.br. 11 de abril de 2016. Consultado em 10 de abril de 2016 
  22. «SBTpedia: Com recorde, último capítulo de 'Teresa' registra 10.8 pontos de média; veja consolidados de segunda-feira». www.sbtpedia.com.br. Consultado em 12 de abril de 2016 
  23. «Sherlyn podria ser la nueva "Teresa"». El Universal. 5 de maio de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  24. «Angelique Boyer vs. Araceli Arambula por Teresa» (em espanhol). Enel Brasero. 26 de maio de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  25. «Angelique Boyer la nueva "Teresa"». El Universal. 31 de maio de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  26. «Eugenio Siller es Mario, protagonista de "Teresa"». Net Work 54. 19 de maio de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  27. «Aarón Diaz, galan de la telenovela "Teresa"». El Universal. 10 de junho de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  28. «Sebastian Rulli Joins The Cast of Teresa». Latin Gossip. 16 de junho de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  29. a b c «Espectáculos no Zacatecas, convertido en set de grabaciones de la telenovela "Teresa"» (em espanhol). zacatecasonline.com.mx. 18 de janeiro de 2011. Consultado em 28 de outubro de 2015 
  30. «"La que no podía amar" inicia grabaciones» (em espanhol). Consultado em 6 de novembro de 2015 
  31. «Inician grabaciones de la telenovela "Teresa"» (em espanhol). Zocalo. 15 de junho de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  32. a b «Los vecinos de "Teresa" por fin descansarán del tráfico de la filmación». Publimetro (em espanhol). publimetro.com.mx. 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 15 de outubro de 2015 
  33. «Angelique Boyer y Aarón Díaz, con éxito en Teresa». El Informador (em espanhol). Informador.com.mx. 29 de agosto de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015 
  34. Redação (11 de outubro de 2010). «Angelique Boyer... `Me da miedo tu figura, Teresa´» (em espanhol). Quien.com. Consultado em 5 de novembro de 2015 
  35. «José Alberto Castro pelea en Twitter con Aarón Díaz». Tierra (em espanhol). entretenimiento.terra.com.mx. 9 de novembro de 2010. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  36. «'Teresa' inicia grabaciones» (em espanhol). elsiglodetorreon.com.mx. 16 de junho de 2010. Consultado em 25 de outubro de 2015 
  37. a b «¿Como terminará Teresa?». Zocalo (em espanhol). zocalo.com.mx. 24 de fevereiro de 2011. Consultado em 15 de outubro de 2015 
  38. «Teresa [Import]» (em inglês). amazon.ca. Consultado em 30 de outubro de 2015 
  39. «Teresa Import USA Zone 1». Amazon.fr (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2015 
  40. «Teresa [Reino Unido] [DVD]». Amazon (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2015 
  41. «Teresa». Amazon (Estados Unidos) (em inglês). Consultado em 30 de outubro de 2015 
  42. Yara Simon (27 de outubro de 2014). «Best Telenovela Theme Songs: 'Lo Que La Vida Me Robó,' 'Maria La Del Barrio' Top List». Latin Post (em inglês). Consultado em 2 de novembro de 2015 
  43. «Músicas da trilha sonora da novela Teresa do SBT». Resumo Novelas BR. Consultado em 30 de outubro de 2015 
  44. «detelenovelas.com». 10 de janeiro de 2012. Consultado em 9 de agosto de 2012 
  45. «tvyespectáculos.com». 7 de março de 2012. Consultado em 9 de agosto de 2012 
  46. «People en Español». 7 de dezembro de 2011. Consultado em 3 de novembro de 2013 
  47. a b c Universal "Sebastián Rulli fue declarado mejor actor en la 44ª edición de los Premios ACE"

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Telenovelas em exibição