Adult Swim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Adult swim)
Ir para: navegação, pesquisa
Adult Swim
Tipo Televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 2 de setembro de 2001 (16 anos)
Pertence a Turner Broadcasting System
Proprietário Time Warner
Sede Atlanta, Geórgia, Estados Unidos
Formato de vídeo
Canais irmãos
Cobertura Nacional
Cobertura internacional
Página oficial www.adultswim.com

Adult Swim (estilizado como [adult swim]) é um canal de televisão por assinatura orientado para jovens e adultos. O canal compartilha seu horário com o Cartoon Network das 20h às 06h nos Estados Unidos.[1] É programado pela Williams Street Productions, uma subsidiária da Turner, qual também desenvolveu dois outros blocos de programação para o Cartoon Network: Toonami (qual mais tarde se tornou um bloco no Adult Swim em 2012) e Miguzi.

Estreando em 2001, Adult Swim serve como a identidade noturna do Cartoon Network, e foi estabelecido como uma programação alternativa durante as últimas horas da noite quando a audiência-alvo primária do Cartoon Network, crianças e adolescentes entre 7–16, estariam normalmente dormindo. Muito do conteúdo geral do Adult Swim é conhecido por seu humor experimental, risqué, pouco ortodoxo, cru, seco, e improvisatório, junto com uma animação propositalmente com um look barato, e muitas vezes apresentação bizarra. Em 2005, o bloco foi garantido seu próprio reporte Nielsen ratings do Cartoon Network devido por atingir um separado grupo demográfico. O canal apresenta shows animados e live-action estilisticamente variados, incluindo programação original, séries sindicadas principalmente consistindo de programação animada da Fox, curta-metragens, original video animation, e anime, geralmente com mínima ou nenhuma edição pelo conteúdo.

Nos Estados Unidos, Adult Swim tem frequentemente exibido apresentações de animação adulta, anime, mocumentários, comédia de esquete, live-action, e pilotos. Shows podem ter temas sexuais, franca discussão sexual, nudez, forte linguagem, e violência gráfica; em outras palavras, programas que seriam considerados inapropriados se exibidos durante o dia no Cartoon Network, quando crianças estariam assistindo. Enquanto a rede apresenta programas de comédia e dramáticos de todos os tipos, muitos de seus programas são esteticamente experimentais, transgressivos, improvisados, e surrealistas em natureza. Assim, Adult Swim tem se tornado uma fonte de conflito, com alguns dizendo que é muito controverso, enquanto outros notando que sua habilidade para questionar a norma traz um nível de surrealismo e experiencialismo que é bem-vindo. Adult Swim tem contratos com vários estúdios conhecidos por suas produções em comédia absurda e chocante.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Criação e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O nome Adult Swim vem de um anúncio usado em piscinas públicas para designar horários em que o uso deve ser feito somente por adultos, e as crianças são impedidas de nadar.

O bloco foi criado por uma série de tentativas para transmitir desenhos de temática adulta ao Cartoon Network nos horários noturnos. Space Ghost Costa a Costa foi um dos primeiros desenhos que eram transmitidos em horários diurnos antes de mudar para o Adult Swim em 2001, sendo que o desenho foi lançado em 1994.

Durante uma manhã de dezembro de 2000, os desenhos Aqua Teen Hunger Force; Sealab 2021; Harvey Birdman, Attorney at Law e The Brak Show foram transmitidos sem aviso prévio. Todos são produções da Ghost Planet Industries (hoje, Williams Street). Todos os desenhos haviam sido listados em "Programação Especial".

No primeiro logo, o círculo permanece, porém, com o título de "Adult Swim". Esta segunda versão foi a inspiração para o atual logo do bloco, sem a cor vermelha das letras.

As vinhetas da primeira versão do Adult Swim consistiam em pessoas idosas nadando nas piscinas, sempre na voz gritante de um salva-vidas, um instrutor ou instrutora, alguns com regras da piscina, chamadas para os próximos desenhos e etc. O bloco se encerrava com um trecho dos adultos saindo da piscina. A rede é programada pela Williams Street, uma divisão da Turner Broadcast Network, que criou o Toonami e Miguzi.

Dentre os primeiros programas exibidos pelo novo canal, estavam Home Movies, Aqua Teen Hunger Force, Sealab 2021, Mission Hill, Undergrads, Harvey Birdman, Attorney at Law e Clone High. O primeiro anime transmitido pelo Adult Swim foi Cowboy Bebop, em 2 de setembro de 2001.

Na versão brasileira, o bloco que estreou em 2005, seguiu a mesma linha do Adult Swim americano de 2003. Algumas partes das vinhetas eram respostas de cartas, algumas de otakus que criticavam o bloco por não conter animes. Em resposta, o bloco dizia que existe o Toonami (outro bloco extinto) para a transmissão dos animes. Nos EUA, o estilo de vinheta foi mudado em 31 de março de 2014, mudando para cenas de paisagens, animais e objetos com o logo do bloco, algumas vezes, escondido, sempre com músicas do estilo dubstep, entre outras. O estilo de logo deixou de ser o clássico preto e branco para ter um estilo mais misturado com as paisagens que o bloco tem.

Devido ao grande sucesso do bloco nos EUA, versão brasileira do Adult Swim chegou em 7 de outubro de 2005 no Cartoon Network. Desenhos como Home Movies, Aqua Teen Hunger Force e Sealab 2021 foram os primeiros a serem transmitidos no bloco. O Adult Swim segue um estilo de programação semelhante ao Nick at Nite, sempre em horários noturnos, porém, com produções exclusivas da Williams Street para o bloco.

Distribuição internacional[editar | editar código-fonte]

Adult Swim pelo mundo

Alemanha[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha, o bloco é exibido todas as quartas-feiras das 20:15 até as 9:45 pelo canal I-Sat, e posteriormente para canal TNT da Alemanha. O bloco atualmente está extinto desde o fim do ano passado.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O bloco estreou no Brasil no dia 7 de outubro de 2005 às 23:00, inicialmente com os desenhos Harvey Birdman, Attorney at Law; Aqua Teen Hunger Force e Clone High. Em pouco tempo, conquistou grande popularidade. A programação original era exibida das 23:00 à 1:00, com subsequentes reprises à 1:00 e às 3:00.

A versão brasileira do Adult Swim deu continuidade a um projeto iniciado em 2004 na programação normal do Cartoon Network, que consistia em exibir animações curtas durante a programação feitas por cartunistas nacionais consagrados, como Caco Galhardo (Pequeno Pônei), Adão Iturrusgarai (Aline), Laerte Coutinho (Overman) e Glauco (Geraldão).

Sem qualquer aviso aos telespectadores, a partir de 24 de fevereiro de 2007, o bloco passou a ser exibido a partir da 1:00, com apenas uma reprise às 3:00. Especula-se que a mudança foi devida a reclamações de que chamadas do bloco eram exibidas em desenhos de classificação livre depois das 22:00, o que seria inadequado aos menores de 18 anos. Em 1º de junho de 2007, o canal ainda aboliu a reprise durante a madrugada.

Em março de 2008, o bloco saiu do Cartoon Network e foi transferido para o canal I-Sat, onde foi apresentado até 29 de outubro de 2010, quando foi encerrado devido à baixa audiência no horário apresentado e à baixa disponibilidade do canal no Brasil, bem como seu conteúdo impróprio. Após 4 anos de hiato do bloco no Brasil, o Adult Swim volta a ser exibido no canal TBS e, em abril de 2015, o bloco volta a ser exibido pra toda a América Latina e Brasil através do canal I-Sat.

Em outubro de 2014, a Turner anunciou a volta do bloco ao Brasil: no dia 2 de novembro, através do canal de comédia TBS Brasil. A principal diferença da nova versão do Adult Swim da América Latina e Brasil para a versão americana é a ausência de animes, além de um conteúdo menos rude. A exibição conta com duração de tempo de até uma hora, começando normalmente às 0:25 até a 1:00. No canal I-Sat, é exibido todos os dias por volta das 3h00. Num primeiro momento, o Adult Swim exibe as animações já conhecidas pelo público, como Aqua Teen Hunger Force, Sealab 2021 e Space Ghost Coast to Coast. As séries Robot Chicken e Harvey Birdman, Attorney at Law entram no bloco em dezembro de 2014. Mais adiante, outras séries são adicionadas a programação, como The Boondocks, Mr. Pickles e Black Dynamite.

A partir de 5 de abril de 2015, o canal I-Sat voltou a transmitir o bloco para toda a América Latina e Brasil, sendo que, no caso do Brasil, o horário de exibição é à 1:00, devido ao sinal do canal ser compartilhado com diversos países da América Latina, e ter horários baseados no México. O bloco no I-Sat tem duas horas de duração, tanto no Brasil quanto na América Latina.

Canadá[editar | editar código-fonte]

O canal Teletoon dá espaço a animações locais produzidas pelo famoso estúdio de mesmo nome. Principais atrações do bloco Adult Swim canadense incluem O Rato Esponja; Aqua Teen Hunger Force; Harvey Birdman, Attorney at Law; Metalocalypse; Robot Chicken; Squidbillies; Stroker e Hoop; The Boondocks; Irmãos Aventura; Home Movies e Space Ghost Coast to Coast. O bloco é exibido sempre na faixa da meia-noite às 2:00, de quinta a domingo, no canal Teletoon.

Espanha[editar | editar código-fonte]

Na Espanha, o bloco foi ao ar no canal TNT, nas madrugadas de sextas, sábados e domingos, da 1:00 às 4:00 até o inicio de 2013, quando o bloco deixou a grade do canal.

França[editar | editar código-fonte]

O bloco foi lançado em 4 de março de 2011 e vai ao ar todas as noites das 23:00 às 6:00 no Cartoon Network França. Ele exibia Aqua Teen Hunger Force; Harvey Birdman, Attorney at Law; Metalocalypse; Moral Orel; Robot Chicken e Squidbillies. A maioria da programação do bloco não era dublado e era transmitido com áudio em inglês e legendas em francês. O Adult Swim foi extinto na França no início de 2013, devido a uma reestruturação do Cartoon Network francês.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o canal não está disponível. Apesar deles terem um canal chamado FOX Comedy, que tem um logo e uma programação do mesmo conteúdo e público-alvo do canal, sendo também apenas disponibilizado em Portugal.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

A rede de TV britânica Bravo exibe o Adult Swim em horário incerto, sempre por volta da meia-noite. A retransmissão é de propriedade da Virgin Media Television, embora o original seja ligado ao Cartoon Network. O bloco foi transmitido no Reino Unido via streaming ate o fim de 2014, quando o serviço foi encerrado. Contudo, o bloco voltará ao Reino Unido em setembro desse ano no canal FOX.

Rússia[editar | editar código-fonte]

Na Rússia, todo dia o bloco é exibido às 23:00 pelo canal 2×2. O mesmo canal inclui animações locais, feitas em Moscou ou São Petersburgo. O canal atualmente conta com 2 desenhos do Adult Swim: Robot Chicken e Aqua Teen Hunger Force. As outras animações adultas do canal são pertencentes à FOX, sendo as principais American Dad!, Family Guy e Os Simpsons.

Shows exibidos nos EUA[editar | editar código-fonte]

Shows cancelados/reprisados[editar | editar código-fonte]

Shows exibidos no Adult Swim UK[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido e Irlanda, Adult Swim é um bloco que começa a partir da meia-noite, de segunda a sexta. Originalmente, o bloco era exibido no canal Bravo, que é propriedade da operadora Virgin Media Television. Diferente dos EUA, o bloco não é transmitido pelo Cartoon Network. Recentmente, o bloco voltou a ser exibido pelo Canal FOX U.K.

Programação em Adult Swim UK[editar | editar código-fonte]

Animações fora do ar[editar | editar código-fonte]

Shows já exibidos no Brasil[editar | editar código-fonte]

TBS[editar | editar código-fonte]

I-Sat[editar | editar código-fonte]

Animes exibidos no I-Sat (2008–2010)[editar | editar código-fonte]

Filmes exibidos[editar | editar código-fonte]

Serviços[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Adult Swim corta sua estratégia diante do Cartoon Network.
  2. «Thinking small». Channelweb.co.uk. Consultado em 25 de Novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]