Amenmessés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amenmesés)
Ir para: navegação, pesquisa

Amenmessés ou Amenemessés foi um faraó da XIX dinastia egípcia que reinou entre 1204 e 1200 a.C.. Teve como nome de coroação Menri-rá-Setepenrá, o que significa "Eterno como - Escolhido por Rá". Manetão atribui-lhe o nome de Ammenemes.

Amenmessés é uma figura enigmática, cujas relações familiares são desconhecidas. De acordo com Erik Hornung, Amenmessés deve ser identificado com um vice-rei da Núbia chamado Messui, que após a morte do faraó Merneptá tomou o poder, afastando o sucessor designado, Seti. Para outros autores, como Peter Clayton, Amenmessés era um filho de Merneptá.

Desconhecem-se monumentos deste faraó. A terem existido, as inscrições com o seu nome teriam sido apagadas após a sua morte, uma vez que foi um usurpador.

Com relação à representações artísticas conhece-se uma cabeça do faraó atualmente no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque[1]. Esta cabeça, na qual o faraó se apresenta com a "coroa azul", foi durante muito tempo atribuída a Ramsés II, mas nos anos setenta descobriu-se que ela acertava no corpo de uma estátua de Amenmessés existente no Templo de Karnak.

O seu túmulo no Vale dos Reis (KV 10) não chegou a ser concluído, tendo Seti II mandado apagar as inscrições com o seu nome no local. Pensa-se que o túmulo foi utilizado por duas rainhas, sendo alvo de estudos recentes por parte de uma equipa da Universidade do Arizona e da Universidade de Mênfis.

Titulatura[editar | editar código-fonte]

Nome de Sa-Rá
Hieroglifo
G39 N5
Z1
<
N5
Y5
W19 M17 N5
U21
N35
>
Transliteração '
Transliteração (ASCII) mn-mi-ra stp.n-ra
Transcrição Menmi-rá Setepenrá
Tradução "Eterno como . O escolhido de ."
Nome de Nesu-bity
Hieroglifo
M23
X1
L2
X1
<
C12 F31 S29 S29 S38 X7 R19
>
Transliteração '
Transliteração (ASCII) imn-msi-sw HqA-wAst
Transcrição Amen-messisw Hekawaset
Tradução "Nascido de Amon. O senhor de Tebas"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CLAYTON, Peter - Chronicle of the Pharaohs: The Reign-by-Reign Record of the Rulers and Dynasties of Ancient Egypt. Londres: Thames and Hudson. ISBN 0-500-05074-0.
  • HORNUNG, Erik - History of Ancient Egypt. Edinburgh University Press, 1999. ISBN 0-7486-1342-0

Notas e Referências

  1. «Head of Amenmesse - Metropolitan Museum of Art» (em inglês). Consultado em 31 de agosto de 2008 
Precedido por
Merneptá
Faraó
XIX dinastia
Sucedido por
Seti II
Ícone de esboço Este artigo sobre um Faraó é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.