Sandra Bullock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fortis Films)
Sandra Bullock
Sandra Bullock
Bullock em 2018
Outros nomes Sandy

Queridinha da América

Nascimento Sandra Annette Bullock
26 de julho de 1964 (59 anos)
Arlington, VA
Estados Unidos
Residência Nova Orleans, Luisiana
Nacionalidade norte-americana
Progenitores Mãe: Helga Mathilde Meyer
Pai: John Wilson Bullock
Parentesco Gesine Bullock-Prado
Cônjuge Jesse G. James (c. 2005; div. 2010)
Filho(a)(s) 2
Educação Washington-Liberty High School
Alma mater East Carolina University
Ocupação
Período de atividade 1987—presente

Sandra Annette Bullock ( /ˈbʊlək/; Arlington, 26 de julho de 1964)[1] é uma atriz e produtora norte-americana. Ela chegou à fama na década de 1990 com papéis em filmes como Demolition Man (1993), Speed (1994), The Net (1995), While You Were Sleeping (1995), A Time to Kill (1996), e Hope Floats (1998). Nos anos 2000, Bullock estrelou Miss Congeniality (2000), Two Weeks Notice (2002), The Lake House (2006), e o aclamado criticamente Crash (2004). Em 2007, ela foi classificada como a 14ª mulher mais rica na indústria do entretenimento, com uma fortuna estimada de $ 85 milhões.[2] Em 2009, Bullock estrelou em dois dos filmes mais bem sucedidos financeiramente de sua carreira, The Proposal[3] e The Blind Side.[4] Bullock foi premiada com o Critics Choice Award de melhor atriz, Screen Actors Guild para melhor atriz no cinema, Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, e o Oscar de melhor atriz por seu papel como Leigh Anne Tuohy em The Blind Side.

Ela está listada na edição 2012 do Guinness Book Of World Records como a atriz mais bem paga, com $56 milhões.[5] Em 2013, ela estrelou em The Heat, financeiramente a comédia de maior sucesso do ano em bilheteria doméstica, e Gravity, que foi lançado em 4 de outubro de 2013, para coincidir com o início da World Space Week. Como um dos filmes de maior bilheteria do ano, Gravity é o filme de maior sucesso de crítica e comercialmente de Bullock.[6][7][8] Por seu papel como a Dra. Ryan Stone, Bullock foi premiada com o Critics Choice Award de melhor atriz, e foi indicada aos Screen Actors Guild para melhor atriz no cinema, Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, e uma indicação para o Oscar de melhor atriz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estrela de Sandra Bullock na Calçada da Fama.

Sandra Bullock possui ascendência inglesa, irlandesa, alemã e francesa. Nascida em Arlington na Virginia, seu pai, John Wilson Bullock (1925-2018), era funcionário do Exército dos Estados Unidos e professor de técnica vocal. Sua mãe, Helga Mathilde Meyer (1942–2000), era alemã e cantora de Ópera, fato que garantiu à Sandra e a sua irmã Gesine aprendessem a língua alemã. Helga, cantou no Staatstheater Nürnberg e no Festival de Salzburgo e ensinou canto no Mary Washington College. Foi graças a essa carreira materna que Sandra, a mais velha das duas irmãs, passou boa parte de sua infância em viagens pela Europa, "Quando crianças, as irmãs Bullock viveram na Alemanha, mudando-se para a Virgínia quando Sandra tinha 11 anos e Gesine tinha cinco anos, onde seu pai, John Bullock, trabalhava no Pentágono. Helga, continuou a viajar de volta à Europa para trabalho - às vezes levando suas filhas com ela em turnê". Foi graças a isso, também, que subiu pela primeira vez num palco. "Sempre havia uma criancinha cigana numa ópera. Era, então, que eu entrava em cena", diverte-se Sandra. Com 10 anos de idade, Sandra e sua família retornaram para Virginia. Em 1982, ela se graduou na Washington-Lee High School. Após o high school foi para a Carolina do Norte, onde se formou em Teatro na East Carolina University. Mudou-se então para Nova York buscando uma carreira de atriz. O avô materno da atriz era um cientista de foguetes em Nuremberg, Alemanha. Inclusive, foi nessa estação militar que o pai de Sandra, John Bullock, conheceu sua futura esposa, Helga.[9][10][11][12]

Na capital americana, demonstrou uma impressionante popularidade. Foi líder de torcida e, quando concluiu o segundo grau, ganhou o primeiro lugar em simpatia numa votação entre os colegas. Já consciente de que queria seguir na carreira de atriz, Sandra matriculou-se na Universidade da Carolina para fazer o curso de Teatro. Bem antes do diploma, porém, achou que era hora de luzes, câmera, ação. Em 1985, botou sua mala em cima de uma moto e, com a bênção dos pais, partiu para Nova York. Sandra teve o começo difícil de uma pessoa comum, bem parecida com as personagens que ela interpreta com tanta naturalidade. Em Nova York, dividia seu tempo entre um emprego de garçonete, para sustentar-se, e as aulas de teatro do professor Sanford Meisner. Foi interpretando uma bela e assanhada sulista na produção Broadway No Time Flat, em 1988, que ela foi notada pela primeira vez pela crítica. Depois disso, conseguiu um agente que batalhou para ela um primeiro papel na TV, a bordo de um programa especial reunindo a The Bionic Woman e o Cyborg, o The Six Million Dollar Man, dois personagens ainda muito populares naqueles dias.

Sandra Bullock em Cannes, 2002

Pegou um papel na versão para a televisão de Uma Secretária de Futuro, co-estrelando Nana Visitor. Porém, ela odiou fazer este trabalho, e ficou contente quando o filme foi cancelado. Se mudou para Los Angeles, e pegou um papel secundário num filme para TV, The Preppie Murder, com William Baldwin. Fez ainda vários filmes de orçamentos menores, como Fire on the Amazon e Who Do I Gotta Kill.

Na televisão, conseguiu manter-se em evidência na carreira até chegar ao cinema na comédia romântica Poção do Amor N.º 9 (1992).

Em 1993, atuou em pelo menos cinco filmes, inclusive substituindo Lori Petty na ficção científica Demolition Man (br: O Demolidor), como uma policial do século XXI que faz o par romântico do astro Sylvester Stallone. Seu trabalho nesse filme agradou muito ao todo-poderoso produtor Joel Silver, que a recomendou muito a Jan De Bont quando se preparava para dirigir Speed (br: Velocidade Máxima) e estrelado por Keanu Reeves e Dennis Hopper. Velocidade Máxima foi um tremendo sucesso, com um faturamento de mais de 120 milhões de dólares. E Sandra foi quem se tornou a grande estrela, ofuscando Keanu Reeves e entrando para o primeiro time de Hollywood da noite para o dia. Sandra estrelou logo após, a comédia romântica While You Were Sleeping (br: Enquanto Você Dormia), que levando seu nome como estrela principal, foi o seu tira-teima nas bilheterias. E ela não decepcionou. Enquanto Você Dormia foi um sucesso total, com faturamento de 85 milhões, e mostrando a todos que Sandra poderia ser bem engraçada.

Depois vieram The Net (br: A Rede), onde Sandra interpretou uma personagem que exercia um de seus hobbies preferidos, a Internet e Corações Roubados, que foi mal criticado, e não durou muito nas telas. Vieram ainda A Time to Kill (br: Tempo de Matar), e recentemente No Amor e na Guerra e a continuação Speed 2: Cruise Control (Velocidade Máxima 2), onde Sandra contracenou bem mais à vontade com seu novo namorado, Jason Patric, só que esse segundo capítulo foi um redondo fracasso, do qual o galã Keanu Reeves teve a sorte de se salvar, entregando o papel de protagonista a Jason Patric.

Mas, o fiasco deu o estímulo para assumir as rédeas de sua vida profissional, criando sua própria produtora, a Fortis' Films, e produzindo o romance Quando o Amor Acontece - um sucesso modesto dirigido pelo também ator Forest Whitaker, que restaurou o brilho da golden girl. Sandra debutou como roteirista e diretora no curta Making Sandwiches, apresentado no Festival de Cinema de Sundance. Atuou em seguida em Practical Magic (br: Da Magia à Sedução) - outra produção da Fortis -, em Forces of Nature (br: Forças do Destino), ao lado do galã Ben Affleck e emprestou sua voz a Miriam, personagem do desenho The Prince of Egypt (br: O Príncipe do Egito), superprodução do estúdio Dreamworks de Steven Spielberg.

Em 2009 Sandra protagonizou dois filmes que marcaram sua volta ao cinemas; além de The Proposal (br: A Proposta) e The Blind Side (br: Um Sonho Possível) terem sido sucessos de públicos e críticas, a atriz ganhou o Globo de Ouro de "Melhor atriz (drama)" e o Oscar pelo último. Vencer o Óscar atribuiu à atriz uma distinção única, visto que ela havia vencido duas Framboesas de Ouro na noite anterior pelo seu desempenho em All About Steve, o que fez dela a primeira e única artista a ser nomeada como a "melhor" e a "pior" no mesmo ano.[13]

A 4 de agosto, a revista Forbes divulgou a lista das atrizes mais bem pagas de Hollywood, colocando Sandra Bullock em primeiro lugar, com rendimentos de mais de 3 milhões de euros entre junho de 2013 e junho de 2014.[14]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Sandra já namorou os atores Tate Donovan (com quem ficou noiva e o relacionamento durou quatro anos), Matthew McConaughey, Ryan Gosling, o músico Bob Schneider (por dois anos) e o jogador Troy Aikman.

Em 16 de julho de 2005 se casou com o construtor de carros e motos Jesse James proprietário da oficina West Coast Choppers, que ficou famoso por ser o líder do programa Monster Garage, exibido pelo Discovery Channel. Em março de 2010 foi anunciado o divórcio do casal,[15] após uma série de amantes de Jesse virem a público.[16][17][18]

Em abril de 2010 a atriz revelou que adotou um bebê[19] com Jesse em janeiro do mesmo ano.

Sandra, é conhecida também por ser solidária e altruísta. Em janeiro de 2010 a atriz ofereceu US$ 1 milhão às vítimas do terremoto no Haiti e a mesma quantia para a Cruz Vermelha americana com o objetivo de ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. Carinhosamente conhecida como “Queridinha da América”, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz de 2010, também é conhecida por sua paixão por cães. Ela adotou três cachorrinhos com necessidades bastante especiais. Poppy é um mestiço de chihuahua e lulu-da-pomerânia com apenas três patinhas. Ruby é uma chihuahua incrível de duas patas, que anda com apenas com as duas traseiras. E o terceiro cãozinho, Bebe, também chihuahua, tem apenas um olho.

Em 5 de agosto de 2023, o fotógrafo Bryan Randall, companheiro da atriz, morreu aos 57 anos, devido a complicações causadas pela esclerose lateral amiotrófica.[20]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em português Papel Direção
1987 Hangmen br: Carrascos Lisa Edwards J. Christian Ingvordsen
1989 Religion, Inc. br: Dinheiro Não é o Meu Negócio Debby Erle C. Kenton
Bionic Showdown: The Six Million Dollar Man and the Bionic Women br: O Desafio Final Kate Mason Alan J. Levi
Who Shot Patakango? br: Agitando em 57 Devlin Moran Robert Brooks
The Preppie Murder br: Assassinato no Central Park Stacy John Herzfeld
1992 Love Potion nº9 br: Poção do amor nº 9
pt: Você Tem Sex Appeal?
Diane Farrow Dale Launer
1993 The Vanishing br: O Silêncio do Lago
pt: A Desaparecida
Diane Shaver George Sluizer
When the Party's Over br: Quando a Festa Acabar Amanda Matthew Irmas
The Thing Called Love br: Um Sonho, Dois Amores Linda Lue Linden Peter Bogdanovich
Demolition Man br: O Demolidor
pt: Homem Demolidor
Lenina Huxley Marco Brambilla
Fire on the Amazon br: Inferno Selvagem Alyssa Rothman Luis Llosa
Wrestling Ernest Hemingway br: Recordações Elaine Randa Haines
1994 Speed br: Velocidade Máxima
pt: Perigo em Alta Velocidade
Annie Porter Jan de Bont
Me and The Mob br: Eu e a Máfia Lori Donald Petrie
1995 While You Were Sleeping br: Enquanto Você Dormia
pt: Enquanto Dormias
Lucy Eleanor Moderatz Jon Turteltaub
The Net br/pt: A Rede Angela Bennett Irwin Winkler
1996 Two If by Sea br: Corações Roubados Roz Bill Bennett
A Time to Kill br/pt: Tempo de Matar Ellen Roark Joel Schumacher
In Love and War br: No Amor E na Guerra Agnes von Kurowsky Richard Attenborough
1997 Speed 2: Cruise Control br: Velocidade Máxima 2
pt: Perigo a Bordo
Annie Porter Jan de Bont
1998 Hope Floats br: Quando o Amor Acontece
pt: Hope Floats - Uma Nova Esperança
Birdee Pruitt Forest Whitaker
Making Sandwiches br: Making Sandwiches Melba Club Sandra Bullock
Practical Magic br: Da Magia à Sedução
pt: Magia e Sedução
Sally Owens Griffin Dunne
The Prince of Egypt br: O Príncipe do Egito
pt: O Príncipe do Egipto
Miriam (voz) Brenda Chapman, Steve Hickner
1999 Forces of Nature br: Forças do Destino
pt: Forças da Natureza
Sarah Lewis Bronwen Hughes
2000 Gun Shy br: Um Tira à Beira da Neurose Judy Tipp Eric Blakeney
28 Days br/pt: 28 Dias Gwen Cummings Betty Thomas
Miss Congeniality br: Miss Simpatia
pt: Miss Detective
Gracie Hart Donald Petrie
2002 Murder by Numbers br: Cálculo Mortal
pt: Crimes Calculados
Cassie Mayweather / Jessica Marie Hudson Barbet Schroeder
Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood br: Divinos Segredos
pt: Os Divinos Segredos da Irmandade Ya-Ya
Siddalee 'Sidda' Walker Callie Khouri
Two Weeks Notice br: Amor à Segunda Vista
pt: Amor Sem Aviso
Lucy Kelson Marc Lawrence
2004 Crash br: Crash - No Limite
pt: Coliseu
Jean Cabot Paul Haggis
2005 Loverboy br: Obsessão
pt: A Educação de Paul
Mrs. Harker Kevin Bacon
Miss Congeniality 2: Armed and Fabulous br: Miss Simpatia 2 - Armada e Poderosa
pt: Miss Detective 2: Armada e Fabulosa
Gracie Hart John Pasquin
2006 The Lake House br: A Casa do Lago
pt: A Casa da Lagoa
Kate Forster Alejandro Agresti
Infamous br: Confidencial
pt: Infame
Nelle Harper Lee Douglas McGrath
2007 Premonition br: Premonições
pt: Premonição
Linda Hanson Mennan Yapo
2009 The Proposal br/pt: A Proposta Margaret Tate Anne Fletcher
All About Steve br: Maluca Paixão
pt: Nada Mais Que Steve
Mary Horowitz Phil Traill
The Blind Side br/pt: Um Sonho Possível Leigh Anne Tuohy John Lee Hancock
2011 Extremely Loud and Incredibly Close br: Tão Forte e Tão Perto
pt: Extremamente Alto e Incrivelmente Perto
Linda Schell Stephen Daldry
2013 The Heat br: As Bem Armadas
pt: Armadas e Perigosas
Sarah Ashburn Paul Feig
Gravity br/pt: Gravidade Dr. Ryan Stone Alfonso Cuarón
2015 Minions br: Minions
pt: Mínimos
Scarlet Overkill (dublagem) Pierre Coffin
Kyle Balda
Our Brand Is Crisis br: Especialista em Crise Jane "Calamidade" Bodine David Gordon Green
2018 Bird Box br: Caixa de Pássaros Malorie Susanne Bier
Ocean's 8 br: Oito Mulheres e Um Segredo Debbie Ocean Gary Ross
2021 Unforgivable br: Imperdoável Ruth Slater Nora Fingscheidt
2022 The Lost City br: Cidade Perdida

pt: A Cidade Perdida

Loretta Sage Adam Nee

Aaron Nee

Bullet Train br: Trem-Bala

pt: Bullet Train: Comboio Bala

Maria Beetle David Leitch

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sandra Bullock - IMDb». IMDb. Consultado em 4 de agosto de 2018 
  2. Goldman, Lea; Blakeley, Kiri (18 de janeiro de 2007). «The 20 Richest Women In Entertainment». Forbes.com. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  3. «The Proposal (2009)». Box Office Mojo. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  4. «The Blind Side (2009)». Box Office Mojo. 21 de fevereiro de 2010. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  5. Erenza, Jen (14 de setembro de 2011). «Justin Bieber, Miranda Cosgrove, & Lady Gaga Are Welcomed Into 2012 Guinness World Records». RyanSeacrest.com. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  6. «Movie Box Office Results for the Past 365 Days». Box Office Mojo. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  7. http://www.rottentomatoes.com/m/gravity_2013/
  8. «Gravity (2013)». Box Office Mojo. Consultado em 25 de dezembro de 2013 
  9. «Biografia da Sandra Bullock | Famosos - Cultura Mix». famosos.culturamix.com. Consultado em 16 de dezembro de 2021 
  10. AdoroCinema. «Sandra Bullock». AdoroCinema. Consultado em 16 de dezembro de 2021 
  11. «John Wilson Bullock Obituary (2018) The Birmingham News». Legacy.com. Consultado em 1 de abril de 2022 
  12. «From film-making to cake-baking». the Guardian (em inglês). 19 de março de 2011. Consultado em 1 de abril de 2022 
  13. Dobuzinskis, Alex (7 de Março de 2010). «Oscar hopeful Sandra Bullock crowned worst actress». Reuters (em inglês). Consultado em 8 de Março de 2010 
  14. Sandra Bullock é a mais bem paga de Hollywood, Observador (05-08-2014). Página visitada a 13 de agosto 2014
  15. «EXCLUSIVE: Sandra Bullock Has Filed for Divorce». People. 28 de abril de 2010. Consultado em 28 de abril de 2010 
  16. «Jesse James's Alleged Mistress No. 1 to 'Clear the Air' Soon». People. 30 de março de 2010. Consultado em 31 de março de 2010 
  17. «Sandra Bullock Pulls Out of London Premiere». People. 17 de março de 2010. Consultado em 31 de março de 2010 
  18. «Without Sandra Bullock, Blind Side's Berlin Premiere Canceled». People. 23 de março de 2010. Consultado em 31 de março de 2010 
  19. «World Exclusive: Meet Sandra Bullock's Baby Boy!». People. 28 de abril de 2010. Consultado em 28 de abril de 2010 
  20. «Bryan Randall, companheiro de Sandra Bullock, morre aos 57 anos». G1. 7 de agosto de 2023. Consultado em 8 de agosto de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons