Raturés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Niuserré)
Raturés
Raturés
Estàtua doble del faraó Niuserre, Staatliches Museum Ägyptischer Kunst, Munic
Nascimento século XXV a.C.
Morte 2430 a.C.
Sepultamento Pyramid of Nyuserre Ini
Cidadania Antigo Egito
Progenitores
Cônjuge Reptynub
Filho(a)(s) Princess Khamerernebty
Irmão(ã)(s) Neferefré, Quentecaus III
Ocupação estadista
Título faraó
Abusir:pirâmides de Niuserré e Neferircaré

Raturés ou Niusserré foi o sexto faraó da V dinastia egípcia. O seu nome significa "possuidor do poder de ".

De acordo com o Papiro de Turim terá reinado mais de dez anos, mas este documento encontra-se um pouco estragado na passagem em que se menciona o rei, pelo que o número não poderá estar correcto. Conhece-se uma representação de um Festa Sede do rei, acontecimento que em geral ocorria no trigésimo aniversário do reinado dos soberanos. Manetão atribui-lhe um reinado de 44 anos, mas o número é tido como irreal pelos investigadores.

Niuserré era filho da rainha Quentecaus II e provavelmente de Neferircaré; segundo alguns autores em vez de filho de Neferircaré seria de Neferefré, o seu antecessor no trono. Foi casado com Reputenebu, como revela um fragmento de uma estátua do seu templo do vale.

Conhece-se uma inscrição do rei no Sinai a combater os seus inimigos. Desconhece-se se retrata acontecimentos reais ou se seria uma mera representação ritual. Também se atribuem ao rei campanhas contra os Líbios no deserto ocidental.

Ao nível da economia, conhecem-se expedições com o Punte, de onde vieram produtos como a mirra, o eletro e a malaquite.

O seu templo solar em Abu Gurabe, construído completamente em pedra, é um dos maiores da época. Nele é possível ver vários baixos-relevos, que mostram por exemplo a celebração da sua Festa Sede ou representações dos nomos do Egito e das estações do ano.

O rei ordenou a construção do seu complexo funerário em Abusir. A sua pirâmide encontra-se localizada entre a pirâmide de Sefrés e a Neferircaré. Em vez de construir um templo do vale para si, o rei decidiu aproveitar o templo do vale de Neferircaré.

Precedido por
Neferefré
Faraó
V dinastia egípcia
Sucedido por
Menquerés