Rincon Sapiência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rincon Sapiencia)
Ir para: navegação, pesquisa
Rincon Sapiência
Rincon Sapiencia 3.jpg
Informação geral
Nome completo Danilo Albert Ambrosio
Também conhecido(a) como Manicongo

Ludmillo

Nascimento 9 de setembro de 1985 (32 anos)
Origem São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Rap
Ocupação(ões) Rapper
Poeta
Período em atividade 2000-presente

Danilo Albert Ambrosio (São Paulo, 9 de setembro de 1985), mais conhecido pelo nome artístico Rincon Sapiência ou Manicongo, é um rapper e poeta brasileiro. Começou sua carreira em 2000, e adquiriu sucesso em 2009 com o lançamento do single "Elegância".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Rincon Sapiência iniciou a carreira em 2000, como parte da banda Munições da 38, onde atuava com os nomes artísticos Rincon X e MC Shato.[1] Ainda, trabalhou nos grupos Ébanos, 2º Assalto, Plano B, Equilíbrio Insano e Porte Verbal, sendo que neste último participou do álbum As Coisas Vão Melhorar..., lançado pela Salmus Produções em 2003. Em 2005, ingressou no selo Plano Áudio, do rapper Kamau, e fez parte da banda Simples, onde lançou sua primeira faixa solo, "Aventureiro", que teve presença no álbum Escuta Aí.[1] A partir de então, Rincon começou a fazer shows em São Paulo e outros estados.

Além de cantar rap, Rincon desenvolveu oficinas de poesia, eventos de hip hop e outras atividades sociais.[1] Ainda em 2005, participou do Fórum Social Mundial, onde realizou freestyle rap de microfone aberto e venceu o campeonato de improviso que ocorreu no local.[2] Atualmente, ele faz parte do grupo Audácia, onde conta com a presença de Cafuris, RG, Rocha e Raphão, e planeja lançar um disco solo brevemente. Em 2009, participou junto com Projota e MC Rashid do programa Manos e Minas, da TV Cultura.[3] Um mês depois, em julho de 2009, lançou o single "Elegância", sem dúvida o seu maior sucesso, que foi acompanhado de um videoclipe, de março de 2010, que foi exibido na MTV.[4] Nele, Rincon mostra como é possível ser elegante sem muito dinheiro. Este single faz parte do seu primeiro álbum, promocional, chamado "Promotrampo Volume 1".[1]

Foi indicado para o Video Music Brasil 2010 na categoria "Rap".[5] Seu primeiro álbum de estúdio está em produção e se chamará "Manicongo", apelido do rapper.[1]

Está presente no novo CD do NX Zero, Projeto Paralelo onde participa na faixa "Tarde Pra Desistir" uma das 4 inéditas

Em 2016, Rincon voltou com tudo e soltou seu Single intitulado de "Ponta de Lança - Verso Livre" que explodiu sua carreira no presente atual.

Seu último lançamento foi "Meu Bloco", que vem pra prestigiar a cultura carnavalesca.

Rincon também participou de Poetas no Topo 3.1 - Prólogo, o encerramento de uma série de vídeos que reuniu 38 MC's de 8 estados.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • Galanga Livre (2017)

Álbuns promocionais[editar | editar código-fonte]

  • Promotrampo Volume 1 (2009)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Elegância" (2009)
  • "Tarde pra desistir" (feat. NX Zero, 2010)
  • "Linhas de Soco" (2014)
  • "Ponta de Lança" (2016)
  • "Meu Bloco" (2017)
  • "Ostentação à Pobreza" (2017)

Referências

  1. a b c d e «Rincon Sapiência vulgo Manicongo em Música do MySpace – Transmissão gratuita de MP3s, Fotos & Vídeos». www.myspace.com. Consultado em 4 de Junho de 2010 
  2. «Central Hip-Hop - 2010 - Bocada Forte - Nós Trabalhamos Pelo Hip-Hop Brasileiro». centralhiphop.uol.com.br. Consultado em 4 de Junho de 2010 
  3. «Projota, Rashid e Rincon Sapiência no Manos e Minas». www.noticiario-periferico.com. Consultado em 4 de Junho de 2010  Texto " Noticiário Periférico " ignorado (ajuda)
  4. «Estreia no MTV Lab Coletivo: Rincon Sapiência - Elegância». mtv.uol.com.br. Consultado em 4 de Junho de 2010  Texto " MTV Brasil " ignorado (ajuda)
  5. «MTV divulga os indicados ao VMB 2010 - Yahoo! Notícias». br.noticias.yahoo.com. Consultado em 17 de Julho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]