Centrais de abastecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CEASA)
Ir para: navegação, pesquisa
Ceasa do Rio de Janeiro.
Banca de frutas do Ceasa de Brasília.

CEASA é a sigla e denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado e em uma região.

As Ceasas surgiram no Brasil no final da década de 1960, quando o Governo Federal identificou um grande estrangulamento no sistema de comercialização de hortigranjeiros no país.

Para a sua implantação buscou ajuda de organismos internacionais, como a FAO - Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - e também se baseou na experiência de outros países em técnicas de planejamento, construção e operação de mercados atacadistas. Com a parceria dos governos estaduais e municipais, foram construídas as Ceasas nas principais capitais do país.

Os comércios de hortifrutigranjeiros são alugados pelas CEASAS à empresas privadas, na forma de licitação, e cada armazém é denominado "BOX". No Ceasa do Distrito Federal há vários desses boxes, mas também há uma área em que pequenos comerciantes montam bancas e comercializam seus produtos.

As CEASAS no Brasil são de capital misto, ou seja; capital baseado no sistema de ações S/A. Por esse motivo, todos os funcionários estão em regime Consolidação das Leis do Trabalho e não estatutários.

Há muitos estados brasileiros que não possuem a CEASA, como: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins.

Mato Grosso também já possui sua CEASA: http://ceasa.mt.gov.br/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]