ESPN (Brasil): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tomatebg (discussão | contribs)
m CCS TV ADICIONADO
Tomatebg (discussão | contribs)
m Consertado erro ccs tv
Linha 75: Linha 75:
| canal do cabo 12 = Canal 202 </br> Canal 813 ([[Televisão de alta definição|HD]])
| canal do cabo 12 = Canal 202 </br> Canal 813 ([[Televisão de alta definição|HD]])
| servidor de cabo 13 = CCS TV
| servidor de cabo 13 = CCS TV
| canal do cabo 12 = Canal 54
| canal do cabo 13 = Canal 54
}}
}}
'''ESPN Brasil''' é um canal de [[televisão por assinatura]] [[brasil]]eiro. É a franquia local da [[ESPN]] sendo a única filial controlada diretamente pelo [[The Walt Disney Company]] através da [[American Broadcasting Company]], mesmo com a venda de 20% de participação para a [[Hearst Corporation]]. Transmite eventos esportivos de várias modalidades, tanto nacionais quanto internacionais. O canal já foi acionado pelo [[Grupo Abril]] que vendeu sua parte no [[holding]] e é considerado a versão brasileira da [[ESPN2]].
'''ESPN Brasil''' é um canal de [[televisão por assinatura]] [[brasil]]eiro. É a franquia local da [[ESPN]] sendo a única filial controlada diretamente pelo [[The Walt Disney Company]] através da [[American Broadcasting Company]], mesmo com a venda de 20% de participação para a [[Hearst Corporation]]. Transmite eventos esportivos de várias modalidades, tanto nacionais quanto internacionais. O canal já foi acionado pelo [[Grupo Abril]] que vendeu sua parte no [[holding]] e é considerado a versão brasileira da [[ESPN2]].

Revisão das 14h13min de 11 de dezembro de 2014

ESPN Brasil
ESPN do Brasil Eventos Esportivos Ltda.

Logomarca da ESPN Brasil de 2005 até 2014.
Tipo Rede de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 17 de junho de 1995 (28 anos)
por Laércio Roma, José Trajano, Julio Bartolo e Wilma Maciel
Pertence a American Broadcasting Company
Proprietário The Walt Disney Company (80%)
Hearst Corporation (20%)
Sede São Paulo, SP
Estúdios São Paulo, SP
Slogan #EspnTem
Formato de vídeo 480i (SDTV 16:9)
720p (HDTV)
Cobertura Nacional
Nome(s) anterior(es) TVA Esportes
Página oficial Página oficial
Disponibilidade aberta e gratuita
29 UHF (São Paulo) (1990-1993)
48 UHF (Rio de Janeiro) (1991-1994)
Disponibilidade por satélite
Canal 28
Canal 47 (HD)
Canal 111
Canal 160 (HD)
Canal 30
Canal 30-1/230 (HD)
Canal 462
Canal 875 (HD)
Canal 46
Canal 462
Canal 966 (HD)
Canal 131
Disponibilidade por cabo
Canal 70
Canal 570 (HD)
Canal 44
Canal 346 (HD)
Canal 107
Canal 307 (HD)
Canal 54
Canal 454 (HD)
ViaCabo
Canal 32
Canal 432 (HD)
Canal 47
Astro
Canal 70
BVCi
Canal 69
Super Cabo TV
Canal 64
SatTV
Canal 49
Canal 152
Canal 652 (HD)
Cabo Telecom
Canal 202
Canal 813 (HD)
CCS TV
Canal 54

ESPN Brasil é um canal de televisão por assinatura brasileiro. É a franquia local da ESPN sendo a única filial controlada diretamente pelo The Walt Disney Company através da American Broadcasting Company, mesmo com a venda de 20% de participação para a Hearst Corporation. Transmite eventos esportivos de várias modalidades, tanto nacionais quanto internacionais. O canal já foi acionado pelo Grupo Abril que vendeu sua parte no holding e é considerado a versão brasileira da ESPN2.

História

Ver artigos principais: ESPN Internacional e ESPN América Latina

Antes da fundação do canal ESPN Brasil, chegou ao Brasil o canal ESPN USA. Esse canal veio ao Brasil com áudio original em português, mas na época a programação da ESPN era completamente amadora com programa de fitness, pescaria e croquet e ligas pouco populares até nos Estados Unidos como a de beisebol universitário. O canal foi transmitido em UHF em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também foi graças ao canal que tivemos as primeiras transmissões de Futebol americano, Beisebol e Hóquei em solo brasileiro. Contudo o canal deixou de ser aberto pouco tempo antes da criação do canal ESPN Brasil em 1995 sendo a primeira emissora da rede ESPN criada fora dos Estados Unidos. Desde então, já cobriu eventos como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo FIFA, Jogos Pan-Americanos, Eurocopa, Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A partir de 1999, uma crise devido a desvalorização do real de 1999 fez o Grupo Abril vender sua parte na ESPN Brasil. Assim a American Broadcasting Company subsidiária Disney, assume todo o controle e a ESPN Brasil fica como propriedade de The Walt Disney Company.

Desde o final do ano de 2006, toda a programação em português da ESPN está sendo feita pela ESPN Brasil e seus profissionais na sede em São Paulo. E alguns novos programas foram adicionados a grade do canal, são os programas: É Rapidinho, Juca Entrevista, The Book is on the Table e Fora de Jogo. E antes do Monday Night Football, a ESPN transmite o Semana NFL.

Em 29 de abril de 2009 estreia no país o primeiro canal em alta definição com programação totalmente esportiva. As maiores competições internacionais estão ao vivo na ESPN HD. Em julho de 2009, o canal criou um prêmio próprio, dado ao melhor jogador e para o jogador revelação brasileiro de futebol que atua fora do Brasil, o "Prêmio Futebol no Mundo", que tem o nome de um programa da emissora (Futebol no Mundo, exibido as sextas e terças-feiras a noite), o mais antigo ainda em exibição. Os vencedores da primeira edição do prêmio foram Grafite, do Wolfsburg (Alemanha), e Júlio César, da Internazionale (Itália)[1].

Em 2011 a ESPN Brasil passa a utilizar novos GCs, no SportsCenter iguais ao utilizados pela ESPN dos Estados Unidos. No dia 28 de maio foi transmitida a final da UEFA Champions League com a narração de Paulo Andrade e com comentários de Paulo Vinicius Coelho e de José Trajano, nesta mesmo jogo a ESPN fez a primeira transmissão em 3D de futebol no Brasil, em parceria com a rede de cinemas Cinemark[2] e com a operadora de TV a cabo NET[3]. No jogo entre São Paulo Futebol Clube e Goiás Esporte Clube no dia 27 de abril a ESPN Brasil fez a sua primeira transmissão em HD no Brasil, o jogo teve narração de João Palomino e comentários de Paulo Vinicius Coelho. A ESPN Brasil começou a transmitir a partir do dia 7 de agosto a Football League Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês de futebol[4]. No mesmo ano, a ESPN começou a transmitir o Campeonato Japonês de futebol, a J-League. Apenas 4 partidas foram mostradas ao todo no ano. Destas 4, somente uma foi transmitida ao vivo, a última rodada do cameponato. Todas as partidas foram transmitidas somente da ESPN HD.

Em março de 2012, a ESPN do Brasil migrou completamente em HD, tanto com a ESPN Brasil e ESPN, ambos os canais se tornaram 100% em alta definição. Isso fez com que todos os programas da emissora ganhassem um novo ambiente gráfico. Tiveram várias variações que se alternam em programas, mas em todos eles, o GC foi modificado, se adequando a tecnologia Vizrt (A mesma usada no SportsCenter) e se tornando 100% digital em questões gráficas. O canal começou a transmitir a Segunda Divisão da Argentina a partir do final de março, e pra isso, contratou o Juan Pablo Sorín, ex-jogador do River Plate, pra comentar os jogos do time. Com a chegada do Fox Sports, a ESPN perdeu completamente os direitos do Campeonato Italiano (Serie A TIM) por que a Fox Broadcasting Company tem a exclusividade do evento no mundo todo. Os direitos do Campeonato Inglês mudam e eles terão que ser divididos também com a FOX. Como "resposta" da perda dos direitos do Italiano, a ESPN adquire os direitos completos do Campeonato Mexicano de Futebol. Entretanto, só passaram a partir de 19 de agosto, depois das olimpíadas, quando o torneio estiver já na quarta rodada. A ESPN fez, no dia 3 de Julho, sua primeira transmissão de um evento da WSOP ao vivo, sem contar os main events (as finais). A emissora fez com exclusividade para o Brasil o The Big One for Drop, considerado o maior evento de poker da história por superar todos os outros em questão de premiação. Neste ano, a ESPN também anunciou os direitos de transmissão da Liga de Futsal 2012 e do Campeonato Grego. Em 30 de Novembro de 2012, a ESPN, junto com a Rádio Estadão ESPN e a Revista ESPN, recebeu o troféu Ford ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo) de melhor equipe. Também foram premiados os jornalistas Paulo Vinícius Coelho (melhor comentarista TV fechada), André Plihal (melhor repórter TV fechada), Paulo Soares (melhor apresentador TV fechada), Eduardo Affonso (melhor repórter rádio) e Flávio Gomes (melhor apresentador rádio). [carece de fontes?]

A emissora estreou sua nova programação em 2013 com novos programas, como o Duetto nas segundas-feiras, o Segredos do Esporte as terças-feiras, além do documentário O Brasil da Copa do Mundo. O programa Futebol no Mundo teve sua edição de terça-feira eliminada. O Juca Entrevista se transferiu para a ESPN Brasil e sua exibição passou para as noites de quinta-feira. Os programas Fora de Jogo e The Book is on the Table, ambos da ESPN, passaram a ser exibidos com uma hora de duração e ao vivo. Além disso, de segunda a sexta foi criada mais uma edição do Sportscenter na ESPN. Além disso, a ESPN passou a gerar 72 horas diárias em alta definição. O canal ESPN passou a transmitir em alta definição e com isso todos os canais do grupo passaram a transmitir no formato de vídeo 720p. Em Junho, a duplicata HD da ESPN entrou na primeira operadora considerada "grande" do território nacional. Desde o dia 7 de Junho, toda a programação da ESPN vai ao ar em alta definição na operadora de televisão à cabo NET. Em 2014, coincidindo com o início da Copa do Mundo FIFA 2014, os canais ESPN mudarão a marca, adotando o visual usado na América do Sul desde Março do ano passado.

Eventos transmitidos

Futebol

Tênis

Olímpicos

Basquete

Rugby

Futsal

  • São Paulo State Championship
  • São Paulo Metropolitan Championship
  • Liga Futsal

Handball

  • Liga Petrobras
  • São Paulo State Championship
  • World Handball Championship

Futebol americano

Ciclismo

Automobilismo

  • Copa Porsche Carrera
  • Formula 3
  • DTM
  • United SportsCar Championship

Bike Sports

Golfe

Esportes de Ação

Hockey

Baseball

Boxe

  • Friday Night Fights

Judô

  • Grand Prix de Judô
  • Grand Slam de Judô
  • Mundial de Judô Junior & Equipes

Hípica

Programas (TV e internet)

  • Abre o Jogo (abertura das transmissões do Futebol nos canais ESPN).
  • Antunadas (exibido as sextas no site, fala sobre os esportes americanos, com Paulo Antunes).
  • ATP World Tour Semanal (noticiário sobre os torneios da entidade que cuida do Tênis).
  • Bate-Bola (debate sobre o Futebol. Em várias edições).
  • Bola da Vez (entrevistas com personalidades do esporte. Apresentado as terças).
  • Caravana do Esporte (espaço para o encontro do esporte com a educação. Parceria da ESPN com o Ministério do Esporte).
  • Entrando de Fininho (um desafio de tênis bem divertido com Fernando Meligeni e convidados. Exibido as terças no site).
  • Especial Radical (reapresentação de grandes eventos dos Esportes Radicais).
  • ESPN Filmes (documentários sobre o mundo dos esportes. Exibido em ocasiões especiais).
  • Fala Sério! (os lances mais bizarros do esporte, comentados com bom humor. Exibido as terças, no site).
  • Futebol no Mundo (resumo sobre o Futebol Internacional. Exibido as sextas e domingos).
  • F1 Inside Line (resumo semanal sobre a Fórmula 1).
  • Jogo Limpo com Pilhal (entrevistas exclusivas feitas pelo repórter André Pilhal com nomes do Futebol Brasileiro. Exibido as quartas, no site).
  • Linha de Passe (tradicional mesa-redonda sobre a rodada do Futebol. Exibido as segundas e sextas).
  • Memória ESPN (lances históricos das partidas que serão mostradas no final de semana. Exibido as sextas, no site).
  • MMA Live Brasil (resumo semanal sobre o mundo das lutas, apresentado por Gleidson Venga. Exibido as quintas, no site).
  • NBA Action (programa sobre a NBA, o melhor campeonato de basquete do mundo).
  • O Olhar de Sorín (análise de Juan Pablo Sorín, ex-jogador argentino, sobre os lances mais importantes da rodada. Exibido as sextas no SportsCenter e diariamente, no site).
  • Pergunte ao PVC (Paulo Vinicius Coelho responde as perguntas dos torcedores sobre a rodada de fim de semana do Campeonato Brasileiro. Exibido as sextas, no site).
  • Poker Stars (melhores momentos dos eventos de Poker do mundo).
  • Prévia (preparação para os jogos dos campeonatos europeus no fim de semana).
  • Prorrogação ESPN (após os jogos, análise e resumo dos jogos da rodada).
  • Semana NFL (resumo da rodada da Liga de Futebol Americano. Exibido as segundas, antes do jogo do dia, mais conhecido como Monday Night FootBall).
  • Show da Rodada (melhores momentos da rodada dos campeonatos europeus. Exibido semanalmente).
  • SportsCenter (maior telejornal esportivo do mundo, tem uma versão brasileira, com as notícias do dia comentadas com opinião e bom humor. Exibido diariamente).
  • The Book Is On The Table (resumo semanal sobre os eventos esportivos americanos. Exibido as sextas).
  • Tops da Semana (Leonardo Bertozzi escolhe os cinco principais lances da semana no Futebol Mundial. Exibido as segundas no site).
  • Total Rugby (resumo sobre o esporte australiano que conquistou o mundo).
  • X Center (versão radical do SportsCenter, falando sobre o mundo dos Esportes de Aventura).

Programas da Rádio

  • Abre o Jogo
  • Bate-Bola
  • Futebol no Mundo
  • SportsCenter
  • Podcasts sobre os eventos americanos e outras modalidades

Programas extintos

Mudanças na ESPN

Em 2014, a ESPN extingue alguns de seus programas antigos e demite diversos funcionários. O objetivo é criar uma linha de programação voltada para o jornalismo sem deixar de mostrar a emoção dos eventos ao vivo e as histórias de pessoas que fazem o esporte acontecer.

Novo slogan

Antes e durante a Copa do Mundo de 2014, a ESPN cria um slogan primeiramente temporário: #Espntem. O objetivo de slogan é mostrar a relação entre o canal e seu público. Após a Copa e o seu sucesso de cobertura, a emissora decide utilizar o slogan em suas transmissões e programas.

Referências

  1. Vencedores do prêmio Futebol no Mundo na temporada 2008-09
  2. «Final da Liga dos Campeões será exibido nos cinemas em 3D». Mídia Esporte. Consultado em 25 de dezembro de 2011 
  3. «Final da Liga dos Campeões será exibido na Net em 3D». Mídia Esporte. Consultado em 25 de dezembro de 2011 
  4. «ESPN Brasil inicia transmissões da 2ª divisão inglesa neste domingo». Mídia Esporte. Consultado em [25 de dezembr de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Ver também