Insensato Coração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Insensato Coração
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Suspense
Criador(es) Gilberto Braga
Ricardo Linhares
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Dennis Carvalho
Vinícius Coimbra
Produtor(es) Central Globo de Produção
Elenco Glória Pires
Gabriel Braga Nunes
Paolla Oliveira
Eriberto Leão
Deborah Secco
Herson Capri
Antonio Fagundes
Natália do Valle
Lázaro Ramos
Camila Pitanga
Deborah Evelyn
ver mais
Tema de abertura "Coração em Desalinho" - Maria Rita[1]
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 17 de janeiro de 2011 - 19 de agosto de 2011
N.º de episódios 185
Cronologia
Último
Último
Passione
Fina Estampa
Próximo
Próximo
Programas relacionados Vale Tudo
Celebridade
Paraíso Tropical

Insensato Coração é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas entre 17 de janeiro e 19 de agosto de 2011, em 185 capítulos, substituindo Passione e sendo substituída por Fina Estampa.

Foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com a colaboração de Ângela Carneiro, Fernando Rebello, Izabel de Oliveira, João Ximenes Braga, Maria Helena Nascimento e Nelson Nadotti, tendo direção de Cristiano Marques, Flávia Lacerda, Maria de Médicis e Luísa Lima, direção geral de Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho e núcleo de Dennis Carvalho.

A trama seria a 75ª "novela das oito", mas por mudanças, foi oficialmente denominada "a nova novela das nove" da emissora, sendo 1ª produção do gênero a adotar essa denominação[2] [3] [4] [5] .

Contou com Eriberto Leão, Paolla Oliveira, Deborah Secco, Herson Capri, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Natália do Vale, Deborah Evelyn, Gabriel Braga Nunes e Glória Pires nos papéis principais da trama,[6] que aborda diferentes relações familiares entre membros da classe média brasileira[7] , focando na conflituosa relação entre os irmãos Pedro e Léo[8]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história se passa entre Florianópolis, Porto Alegre e Rio. Leo (Gabriel Braga Nunes) se envolve com contrabandistas de caça-níqueis, é viciado em prostitutas e morre de inveja do irmão. Pedro (Eriberto Leão) é piloto de avião e, ao salvar uma aeronave de um sequestro, se apaixona à primeira vista pela mocinha Marina (Paolla Oliveira). O que eles não sabem é que Pedro é noivo de Luciana (Fernanda Machado), a melhor amiga de Marina.

Pedro se envolve num acidente de avião em que a noiva morre. Ele fica paraplégico, é responsabilizado pela morte de Luciana e, deprimido, rompe com Marina. É claro que, por causa de uma série de armações, Marina se decepciona com o piloto e casa com Leo. Numa das armações, Leo e Irene (Fernanda Paes Leme), uma prima apaixonada por Pedro, conseguem dopar o mocinho e os dois acabam transando. Irene descobre estar grávida do primo, mas quando vai contar a Marina que Pedro não teve culpa de nada, ela morre misteriosamente num acidente de carro provocado por Leo.

Quando o cerco em volta de Leo já tiver se fechado, ele vai simular sua própria morte num acidente e vai incriminar Pedro. Antes, no entanto, o vilão sequestra Marina e a mantém num cativeiro

Os pais de Leo e Pedro são Raul (Antonio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale). Raul, aliás, pega a mulher na cama do próprio irmão, Umberto (José Wilker) e os dois rompem a relação. Lázaro Ramos será André, o pegador da história. Ele é o tipo de cara que não se envolve com a mesma mulher duas vezes, mas acaba violando sua própria regra com Carol (Camila Pitanga). A moça engravida do bon vivant e o bebê recebe o nome de Antonio, em homenagem ao pai de Camila. Depois, Carol acaba vivendo um romance com Raul, papel de Fagundes. Já André vai viver uma relação cheia de conflitos com Leila (Bruna Linzmeyer), de 19 anos.

Norma (Glória Pires) começa a história como uma pacata e honesta enfermeira. Mas depois de ser enganada e humilhada por Leo, ela vai presa injustamente por cinco anos. Quando sai da cadeia, Norma decide se vingar do seu ex-noivo e, para isso, até mata um milionário para herdar a fortuna. Num deterninado momento da novela, Norma será misteriosamente assassina e o misterio de "Quem Matou?" perdurará até o final da trama onde Wanda se mostra a culpada.

Natalie Lamour (Deborah Secco), a ex-participante de um reality show, vai se casar com o banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri). Antes de ser a oficial, Natalie vai ser amante do poderoso dono de um banco de investimentos. Ela só consegue o primeiro posto porque Clarice (Ana Beatriz Nogueira), mulher de Horácio, morrem um acidente de carro provocado pelo marido. Natalie também terá um caso com Wagner (Eduardo Galvão), advogado de seu marido. 

Sueli (Louise Cardoso) trabalha num quiosque no Calçadão de Copacabana e, para deixá-lo mais bonito, enfeita o local com uma linda bandeira listrada com as cores do arco-íris. Sem querer, Sueli transforma o quiosque num ponto de encontro gay da praia. Mal sabe ela que seu filho, Eduardo (Rodrigo Andrade), "se descobre" gay mesmo namorando Paula (Tainá Müller), filha de Horácio, mas depois acaba arrumando um namorado. A novela tem, em princípio, mais quatro homossexuais: Roni (Leonardo Miggiorin), Nelson Mesquita, Hugo Abrantes e Xicão Madureira. 

Outro personagem que dará o que falar será Vinícius (Thiago Martins). O rapaz tem má índole e será uma espécie de psicopata. Ele é filho bastardo de Oscar (Luigi Baricelli) e se sente recalcado por vir de uma família mais modesta. Vai viver um triângulo amoroso com Rafa (Jonatas Faro) e Cecília (Giovanna Lancelloti) e será lider de uma gangue de pitboys que espanca homossexuais. Vinícius será responsavel pela morte de um rapaz chamado Gilvan (Miguel Roncato).

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Gilberto Braga e Ricardo Linhares estavam escalados para serem os responsáveis pela produção que sucederia Passione. A trama, cujo título provisório chegou a ser "Lado a Lado"[9] , ganhou o título oficial de "Insensato Coração"[10] . Suas filmagens, previstas para terem início no último quadrimestre de 2010, na cidade de Florianópolis[11] [12] , foram realizadas em setembro, numa iniciativa que visava impedir que as gravações ocorressem no mesmo período em que a quantidade de turistas na cidade aumenta[13] .

Entretanto, o trio de protagonistas inicialmente escalado - Ana Paula Arósio, Fábio Assunção e Eriberto Leão - seria quase que integralmente substituído: Arósio faltou às gravações em mais de uma oportunidade, e, tendo acumulado ainda vários atrasos, acabou sendo desligada da produção em 13 de outubro de 2010[14] . Após sucessivas especulações sobre quem a sucederia, a atriz Paolla Oliveira foi anunciada como a substituta em 18 de outubro de 2010[15] . No final do mês seguinte, Assunção faltou dois dias de gravação[16] , após as gravações em Florianopólis já terem se encerrado[17] e a produção se mudado integralmente para o Rio. O ator foi convocado pela direção da emissora para uma reunião emergencial[18] , e, em 2 de dezembro, anunciou seu desligamento da produção[19] , fazendo com que todas as suas cenas tivessem que ser regravadas pelo ator Gabriel Braga Nunes, escolhido para substitui-lo[20] .

Os atrasos na produção de Insensato Coração, cuja estreia havia sido anunciada para 17 de janeiro de 2011 levaram a imprensa a especular que Passione poderia ser estendida, não mais encerrando-se em 14 de janeiro - o que foi prontamente negado pelo autor Silvio de Abreu, quando questionado pela imprensa[21] [22] .

Da substituição de Fábio Assunção[editar | editar código-fonte]

O ator Gabriel Braga Nunes durante o lançamento da telenovela Cidadão Brasileiro, que protagonizou na Rede Record.

No final de Novembro, Assunção faltou dois dias de gravação[16] , após as gravações em Florianópolis já terem se encerrado[17] e a produção se mudado integralmente para o Rio. O ator foi convocado pela direção da emissora para uma reunião emergencial[18] , e, em 2 de dezembro, anunciou seu desligamento da produção[19] , fazendo com que todas as suas cenas tivessem que ser regravadas pelo ator Gabriel Braga Nunes, escolhido para substitui-lo.

A jornalista Patrícia Kogut, ligado ao jornal O Globo e ao portal de notícia Globo.com, ventilou quatro possíveis substitutos: Wagner Moura, Selton Mello, Rodrigo Santoro e Eduardo Moscovis[23] . Outros jornalistas também anunciaram tais profissionais como possíveis substitutos, incluindo os atores Márcio Garcia, Gabriel Braga Nunes e Malvino Salvador entre os concorrentes[17] [19] [24] . Garcia negou ter sido convidado[19] , e, em 3 de dezembro, o jornalista Flávio Ricco, do UOL, anunciou como "confirmada" a escolha do ator Gabriel Braga Nunes[25] .

Braga Nunes, que havia em 2010 saído da Rede Record e retornado à Globo numa aclamada participação no episódio "A Atormentada da Tijuca", da série As Cariocas, onde havia atuado ao lado de Paola Oliveira[26] [27] , acabou sendo oficialmente anunciado como o substituto de Assunção no mesmo dia[28] .

Abertura[editar | editar código-fonte]

A ordem dos créditos da abertura vem de forma desordenada. Gabriel Braga Nunes, que viveu Léo, o grande antagonista da trama, é creditado após vários nomes de coadjuvantes. O mesmo em relação aos atores Eriberto Leão, Paolla Oliveira, Deborah Secco, Herson Capri e Glória Pires, todos creditados após personagens coadjuvantes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Glória Pires Norma Pimentel Amaral[29] [30] [31] [32] [33] [34] [35] [36]
Gabriel Braga Nunes Leonardo Alencar Brandão (Léo/Armando/Fred/Wilson)[34] [37] [38]
Eriberto Leão Pedro Brandão[34] [39] [40] [41]
Paolla Oliveira Marina Drummond[42] [43]
Deborah Secco Natalie Lamour (Natalie Batista Cortez)[34] [44] [45] [46]
Herson Capri Horácio Cortez[47]
Antônio Fagundes Raul Brandão[34] [48] [49]
Natália do Vale Wanda Alencar Brandão[34] [49]
Deborah Evelyn Eunice Alencar Machado[50]
Lázaro Ramos André Gurgel[51] [52] [53]
Camila Pitanga Carolina Miranda Brandão (Carol)[34] [54] [51] [55] [52]
Bruna Linzmeyer Leila Alencar Machado[50] [56] [57]
Giovanna Lancellotti Cecília Alencar Machado[50] [56] [57] [58]
Jonatas Faro Rafael Andrade Cortez (Rafa)[47]
Thiago Martins Vinícius Rocha Amaral[34]
Maria Clara Gueiros Abigail Drummond Castellani (Bibi)[43] [59]
Ricardo Tozzi Douglas Batista[60]
Nathalia Timberg Vitória Drummond
Ana Lúcia Torre Anita Alencar Brandão (Tia Neném)[61]
Cristina Galvão Jandira Mesquita[36]
Juliano Cazarré Ismael Cunha[62]
Marcelo Valle Júlio Machado[50] [56] [63]
Isabela Garcia Daysi Damasceno [carece de fontes?]
Petrônio Gontijo Roberto Fischer (Beto)[64]
Paloma Bernardi Alice Miranda[54]
Cássio Gabus Mendes Kléber Damasceno[65]
Louise Cardoso Sueli Brito Aboim[66]
Rosi Campos Haidê Batista[67]
Leonardo Miggiorin Roni Fragonard[34] [45]
Wendell Bendelack Francisco Madureira (Xicão)
Rodrigo Andrade Eduardo Aboim Damasceno (Edu)[65]
Marcos Damigo Hugo Abrantes[65]
Tainá Müller Paula Cortez[68]
José de Abreu Milton Castellani[36] [59] [69]
Roberta Rodrigues Fabíola dos Santos[70]
Guilherme Piva Gabino Damasceno [carece de fontes?]
Eduardo Galvão Wagner Peixoto[36]
Fernanda Paes Leme Irene Brandão[71] [72]
Luigi Baricelli Oscar Amaral[55]
Helena Fernandes Gilda Fischer Amaral[73]
Bete Mendes Zuleica Alencar[50]
Leonardo Carvalho William Sampaio[36]
José Augusto Branco Floriano Brandão [71]
Norma Blum Olga Brandão[71]
Thiago de Los Reyes Joaquim Garrido Marcondes de Almeida (Quim)[74]
Edson Fieschi Nelson Mesquita[65]
André Barros José Carlos Peçanha (Zeca)[75]
Vítor Novello Sérgio Fischer Amaral (Serginho)[76]
Polliana Aleixo Olívia Damasceno[77]
Antônio Fragoso Isidoro Brito[36]
Pedro Garcia Netto Fernando Brandão (Nando)[71]
Carla Lamarca Célia [36]
Andréa Dantas Lídia[78]
Daniel Marques José Paulo Assis (Zé Paulo)[36]
Cristiano Ximenes Lucas Pereira Bastos[79]
Rita Porto Zulmira[80]
Rogério Freitas Dorival
Carol Fazú Ivone[81]
Cláudio Tovar Borges[82]
Naruna Costa Renata
Marcos Otávio Ivan
Prazeres Barbosa Amélia
Beth Zalcman Maria Aparecida Garcia (Cida)
Kiko Pissolato Manolo

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Ator[83] Personagem[83]
Tarcísio Meira Teodoro Amaral[84]
José Wilker Umberto Brandão[34]
Ricardo Pereira Henrique Taborda[36]
Nathália Rodrigues Andressa Pereira
Lavínia Vlasak Úrsula Werneck[85] [86]
Dudu Azevedo Neymar [carece de fontes?]
Maria Padilha Marlene Valdez[84] [87]
Vera Fischer Catarina Diniz[88]
Tuca Andrada Jonas Brito[43] [66]
Nívea Maria Carmem Santana[89]
Ana Beatriz Nogueira Clarice Andrade Cortez[47] [90]
Fernanda Machado Luciana Alencar[39]
Hugo Carvana Olegário Silveira[33]
Milton Gonçalves Gregório Gurgel [91]
Cristiana Oliveira Araci Laranjeira[92]
Ângela Vieira Gisela Oliveira
Tamara Taxman Florinda[93]
Susana Ribeiro Dalva [carece de fontes?]
Marcelo Várzea Juca (Celso) [carece de fontes?]
Leandro Lima Patrick de Jesus [carece de fontes?]
Bianca Byington Dulce [94]
Guilherme Leme Aquiles Trajano[91]
Miguel Roncato Gilvan dos Santos

Temas, inspirações e homenagens[editar | editar código-fonte]

Em 14 de dezembro de 2010, antes mesmo do anúncio oficial da telenovela, o jornalista Leo Dias publicou em sua coluna no Jornal Extra boa parte do enredo da trama, estabelecendo alguns dos principais temas que seriam abordados pela produção[34] .

Uma série de comparações foi feita com a telenovela Vale Tudo - que, explicitamente homenageada pelos autores no nome da companhia de aviação de propriedade da personagem Vitória, teve em seu elenco quatro dos atores presentes em Insensato Coração - Natalia Timberg, Antonio Fagundes, Gloria Pires e Cassio Gabus Mendes - além de abordar temas semelhantes, como a relação entre filhos inescrupulosos (Maria de Fátima em Vale Tudo, Léo em Insensato Coração) e um pai "de boa alma, tão ingênuo quanto determinado"[95] (Raquel, mãe de Maria de Fátima e Raul, pai de Léo).[96] [97] . Até cenas de Vale Tudo seriam revisitadas: em 29 de junho, em seu capítulo 134, Insensato Coração exibiu o personagem Cortez (Herson Capri), enquanto estava fugindo do país em seu jatinho, por conta de crimes de corrupção, repetindo o ato de "dar uma banana" para o país, como Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria em Vale Tudo, havia feito no último capítulo desta. Entretanto, o desfecho das cenas foi diferente: se na trama original, Marco Aurélio conseguia fugir do país e terminava impune, a decolagem do jatinho de Cortez é impedida pela Polícia Federal, e ele acaba preso. Segundo o jornalista Maurício Stycer: "Foi uma cena de pastelão, ao som de 'Que País é Este?', destinada a transmitir a 'mensagem' que, aparentemente, o Brasil mudou: ainda que não fiquem por muito tempo na cadeia, banqueiros já são presos".[95]

A rivalidade entre irmãos é um dos temas que conduz a história. Léo, se vendo desprezado pelo pai, desenvolve considerável rivalidade com o irmão, Pedro, e passa a sustentar a ideia de que só se tornaria o "filho favorito" se tivesse mais sucesso do que ele[6] [41] .

Insensato Coração recebeu considerável atenção da mídia pela quantidade de personagens assumidamente homossexuais[98] e pela personagem "Natalie Lamour", ex-participante de um reality show e personagem-chave do núcleo cômico da produção[96] .

Música[editar | editar código-fonte]

"Coração em Desalinho", famosa na voz de Zeca Pagodinho, será cantada por Maria Rita a pedido do autor para o tema de abertura. "Pra que Discutir com Madame", cantada por João Gilberto, foi regravada pelo sambista Diogo Nogueira e outra regravação está presente na trama: a música "Eu Preciso de Você" de Tom Jobim, na voz de Verônica Sabino. A pedido do autor, Ney Matogrosso, gravou "Verdade da Vida" e Nana Caymmi interpreta a canção "Sem Poupar Coração", tema do casal principal da trama, Pedro e Marina.

Lançamento e repercussão[editar | editar código-fonte]

A cena da queda do avião no primeiro capítulo causou polêmica pela ausência de verossimilhança[99] . Capítulos posteriores também apresentariam inúmeros erros. Considervável comoção no estado de Mato Grosso do Sul foi registrada por equívocos geográficos[100] [101] [102] [103] . No diálogo entre os personagens de Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) levado ao ar no dia 21 de janeiro de 2011 tem-se a impressão de que a cidade Bonito fica no Mato Grosso[100] . A Fundação de Turismo do Estado solicitou "possíveis reparações" ao autor Gilberto Braga[100] [101] , que acabaram por não ocorrer. A emissora também se recusaria a reparar os comentários negativos em face de animais, ao transmitir informações altamente equivocadas quanto à transmissão da Toxoplasmose por gatos[104] [105] e incluir comentários negativos à cães dentre os diálogos da personagem "Carol", interpretada por Camila Pitanga[106] .

Em abril de 2011, a jornalista Patrícia Kogut publicou um texto que avaliava a produção até então, expondo suas deficiências: Gilberto Braga e Ricardo Linhares, anunciaram numerosas marés de participações. Com isso, a história receberia injeções constantes de movimentação. Mexer na estrutura de um folhetim é uma experimentação válida que, porém, até aqui não se justificou. Passados mais de três meses do lançamento, a impressão que se tem não é de dinamismo. Falta respeitar o que é praticamente um axioma: toda novela tem de ter uma história principal para prender a atenção. Seja qual for a de "Insensato coração", ela ficou diluída neste entra e sai de subtramas tão generalizadas que se tornaram prevalentes[107] .

Carla Bittencourt, do jornal Extra, em oportunidades distintas, elogiou o roteiro de Braga e Linhares, mas mostrou-se decepcionada com a forma como as cenas escritas eram representadas nas filmagens:

Cquote1.svg Quem tem o privilégio de ler um capítulo de "Insensato coração" escrito por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, às vezes, tem a impressão de que a novela no papel é infinitamente melhor do aquilo que é exibido na TV.[108] Cquote2.svg

A cena em que a personagem Clarice falece seria mais ousada originalmente, mas, mesmo limitada, foi vista como "bem realizada"[109] . Da mesma forma, a interpretação caricata da atriz Bruna Linzmeyer teria minado a credibilidade da cena em que sua personagem tem seu primeiro orgasmo[108] .

Jorge Luiz Brasil, editor-chefe da revista especializada Minha Novela, elogiou a interpretação de Eriberto Leão e Paolla Oliveira, mas criticou a forma como o romance de seus personagens foi desenvolvido: O maior erro de Insensato Coração foi a construção da história de amor de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira). Não por culpa dos atores, que fique bem claro. Aquela paixão arrebatadora nunca convenceu e um casal protagonista que fica junto apenas meia dúzia de cenas não poderia dar certo nunca.[110]

A insatisfação com o desenvolvimento da trama em seus primeiros meses de exibição fez com que a "segunda fase" fosse aguardada com ainda mais entusiasmo, segundo Fabíola Reipert: "A Globo está apostando todas as suas fichas em Gloria Pires para dar uma virada em Insensato Coração. (...) Além de ótima atriz, Gloria está com um personagem forte na mão, que tem tudo para tirar a novela do marasmo que está. Norma e seu desejo de vingança estão chamando a atenção do telespectador. Está na cara que a história vai começar a esquentar de verdade depois que ela sair da cadeia para dar o troco em Léo, papel de Gabriel Braga Nunes".[111]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em seus primeiros quatro meses de exibição, a novela obteve média de 32 pontos, mantendo o mesmo patamar da telenovela exibida anteriormente no horário[112] . No capítulo em que Carmem (Nívea Maria) morre de infarto ao descobrir o golpe de Léo (Gabriel Braga Nunes), exibido em 11 de abril, a novela marcou 39 pontos, sua maior audiência até então .[113] Em 2 de junho, alcançou seu novo recorde de 41 pontos no capítulo em que Léo (Gabriel Braga Nunes) atropela e mata Irene (Fernanda Paes Leme).[114]

Os recordes, entretanto, não implicaram em alterações significativas na média da telenovela: em 26 de junho de 2011, o jornal Folha de S. Paulo expôs em matéria que a média da telenovela, durante seus 133 primeiros capítulos, era de apenas 34 pontos - o mesmo que Passione havia obtido no mesmo período.[115]

Em 16 de agosto de 2011, novamente a telenovela atingiu índices considerados significados na medição de audiência realizada pelo Ibope: 46 pontos. Nesse dia foi exibida a cena do asassinato da personagem Norma (Glória Pires).[116] [117]

Seu último capítulo marcou seu mais novo recorde e consolidou média de 47 pontos, picos de 53 e 72% de participação.[118]

Embora não tenha alcançado índices superiores aos 50 pontos de audiência, como a antecessora Passione, a telenovela obteve uma audiência média levemente superior, algo visto por Ricardo Linhares, um dos autores, como um sinal de seu sucesso. A novela toda registrou 36 pontos de média.[119] .

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de TV Melhor novela Insensato Coração Indicado[120]
Melhor ator Gabriel Braga Nunes Venceu[121]
Melhor atriz Glória Pires Indicado[122]
Melhor ator coadjuvant​e Herson Capri Indicado[123]
Ricardo Tozzi Indicado[123]
Melhor atriz coadjuvante Deborah Secco Venceu[124]
Ana Lúcia Torre Indicado[124]
Cristiana Oliveira Indicado[124]
Deborah Evelyn Indicado[124]
Melhor revelação masculina Juliano Cazarré Indicado[125]
Melhor revelação feminina Giovanna Lancelloti Indicado[126]
Melhor figurino Insensato Coração Indicado[127]
Prêmio APCA Melhor ator de televisão Gabriel Braga Nunes Venceu[128]
Melhor atriz de televisão Glória Pires Venceu[128]
2012 Troféu Imprensa Troféu Imprensa de melhor atriz Glória Pires Indicado[129]
Troféu Imprensa de melhor ator Gabriel Braga Nunes Venceu[129]
Melhores do Ano Atriz revelação Giovanna Lancellotti Venceu[130]
Melhor ator Gabriel Braga Nunes Venceu[130]
Prêmio Contigo[131] Melhor novela Insensato Coração Indicado[132]
Melhor ator de novela Antonio Fagundes Indicado
Eriberto Leão Indicado
Gabriel Braga Nunes Venceu[133]
Melhor atriz de novela Deborah Secco Indicado
Glória Pires Indicado
Paolla Oliveira Indicado[134]
Melhor ator coadjuvante Juliano Cazarré Indicado
Leonardo Miggiorin Indicado
Ricardo Tozzi Indicado
Thiago Martins Indicado[135]
Melhor atriz coadjuvante Ana Lúcia Torre Indicado
Deborah Evelyn Indicado
Maria Clara Gueiros Venceu[136]
Melhor revelação da TV Giovanna Lancellotti Indicado[137]
Melhor autor de novela Gilberto Braga e Ricardo Linhares Indicado[138]
Melhor diretor de novela Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho Indicado[139]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

A novela “Insensato Coração” foi a novela mais vendida pela Globo no mercado internacional em 2012. [140] A novela já foi negociada para 68 países e tem tido estrondoso sucesso de audiência nos mercados onde vem sendo exibida. [141]

Notas

Referências

  1. Prado, Miguel Arcanjo (10 de janeiro de 2011). Estrelas da Globo fogem do show de Maria Rita (em português). Blog da Fabíola Reipert. Página visitada em 11 de janeiro de 2011. "Maria Rita foi a escolhida para cantar Coração em Desalinho, tema de abertura da trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares"
  2. Júnior, João Miguel (30 de dezembro de 2010). Globo deixa de adotar título de "novela das oito" (em português). A Tarde. atarde. Página visitada em 13 de janeiro de 2011.
  3. Redação Na Telinha (30 de dezembro de 2010). Globo muda tradição e deixa de adotar título de "novela das oito" (em português). Na Telinha UOL. uol. Página visitada em 23 de janeiro de 2011.
  4. Maia, Maria Carolina. Em Insensato Coração, Gilberto Braga tem seu momento mais Manoel Carlos (em português). abril.
  5. Ricco, Flávio (17 de janeiro de 2011). Globo ganha audiência com mudanças de horário (em português). Coluna do Flávio Ricco. UOL Televisão. Página visitada em 23 de janeiro de 2011.
  6. a b Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). Saiba tudo sobre Insensato Coração (em português). Globo.com. Página visitada em 22 de dezembro de 2010.
  7. Redação Rede Globo (6 de janeiro de 2011). Elenco e equipe de Insensato Coração são apresentados à imprensa (em português). Rede Globo. Globo.com. Página visitada em 6 de janeiro de 2011.
  8. (14 de janeiro de 2010) "Guerra entre irmãos" (em português). Revista Minha Novela (593): 6-7. São Paulo: Editora Abril. ISSN 15170179.
  9. Kogut, Patrícia (6 de junho de 2010). Na Paraíba (em português). Patrícia Kogut: O Globo. O Globo. Página visitada em 16 de junho de 2010. "Convidado para fazer "Lado a lado", novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Lázaro Ramos ainda não deu sua resposta"
  10. Kogut, Patrícia (11 de junho de 2010). 'Insensato Coração' é o nome da novela (em português). Patrícia Kogut: O Globo. O Globo. Página visitada em 16 de junho de 2010.
  11. Castro, Daniel (24 de junho de 2010). Próxima novela das oito será ambientada em Florianópolis (em português). Blog do Daniel Castro. R7. Página visitada em 24 de junho de 2010.
  12. Ricco, Flávio; Nery, José Carlos (20 de julho de 2010). Substituta de "Passione" começa a gravar em setembro (em português). Coluna do Flávio Ricco. UOL. Página visitada em 21 de julho de 2010.
  13. Redação (4 de agosto de 2010). Globo antecipa gravações de "Insensato Coração" para driblar turistas de Florianópolis (em português). Na Telinha. UOL. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  14. Reipert, Fabíola (14 de outubro de 2010). Saída de Ana Paula Arósio de novela foi conturbada (em português). Entretenimento R7. r7. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  15. Redação R7 (18 de outubro de 2010). Paola Oliveira substitui Ana Paula Arósio em novela (em português). Entretenimento R7. r7. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  16. a b Redação R7 (29 de novembro de 2010). Suspeita de recaída pode afastar Fábio Assunção de novela das oito (em português). Entretenimento R7. r7. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  17. a b c Jimenez, Keila (1 de dezembro de 2010). Márcio Garcia deve substituir Fábio Assunção (em português). Folha.com - Blogue Outro Canal. outrocanal.folha.blog.uol.com.br. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  18. a b Redação R7 (29 de novembro de 2010). Globo decide futuro de Fábio Assunção em Insensato Coração nesta segunda (29) (em português). Entretenimento R7. r7. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  19. a b c d Pereira, Alberto (1 de dezembro de 2010). Globo procura vilão; Fábio Assunção prioriza saúde (em português). Zapping. Folha de S. Paulo. uol. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  20. Santos, Eliane (3 de dezembro de 2010). Autor fala sobre Gabriel Braga Nunes em 'Insensato': 'Foi nossa primeira opção' (em português). EGO. Globo.com. Página visitada em 31 de dezembro de 2010.
  21. Redação Quem Online (3 de dezembro de 2010). Silvio de Abreu: "Passione não será esticada" (em português). Quem Online. revistaquem.globo.com. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  22. Pereira, Alberto (3 de dezembro de 2010). "Passione não será esticada", diz Silvio de Abreu (em português). Zapping. Folha de S. Paulo. folha.uol.com.br/colunas/zapping. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  23. Kogut, Patrícia (2 de dezembro de 2010). Saiba quem pode substituir Fábio Assunção em 'Insensato Coração' (em português). Blod de Patrícia Kogut. oglobo.globo.com/cultura/kogut. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  24. Ferreira, Leonardo (3 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes vai ao Projac e deve substituir Fábio Assunção (em português). Telinha (Jornal Extra). extra.globo.com/blogs/telinha. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  25. Ricco, Flávio; Nery, José Carlos (3 de dezembro de 2010). Confirmado: Gabriel Braga Nunes é o escolhido para substituir Fábio Assunção em "Insensato Coração" (em português). Coluna do Flávio Ricco. UOL. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  26. Kogut, Patrícia (7 de novembro de 2010). CRÍTICA: Gabriel Braga Nunes brilha em 'As cariocas' (em português). Blog de Patrícia Kogut. globo. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  27. Brasil, Jorge (6 de novembro de 2010). Gabriel Braga Nunes e Paola Oliveira, irresistíveis em A Atormentada da Tijuca, de As Cariocas (em português). Jorge Brasil. M de Mulher - Editora Abril. mdemulher.abril.com.br/blogs/jorge-brasil/. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
  28. Passi, Clara (3 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes: “Estou feliz” (em português). Revista Quem. globo. Página visitada em 21 de janeiro de 2011.
  29. [1]
  30. Lettiere, Giovani (3 de setembro de 2010). Glória Pires será enfermeira em Insensato Coração (em português). R7. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  31. Redação Novelas Brasileiras (11 de outubro de 2010). Glória Pires, uma das protagonistas de "Insensato Coração", começa a gravar (em português). Novelas Brasileiras. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  32. Redação Rede Globo (17 de novembro de 2010). Insensato Coração: Glória Pires e Dennis Carvalho dão 'oi' inusitado (em português). Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  33. a b Redação Contigo! (7 de dezembro de 2010). Glória Pires e Hugo Carvana contracenam juntos em Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  34. a b c d e f g h i j k Dias, Leo; Lima, Ana Cora; Bittencourt, Carla; Carauta, Nilton (14 de dezembro de 2010). Saiba toda a história da próxima novela das 20h, 'Insensato Coração' (em português). Retratos da Vida. extra.globo.com/lazer/retratosdavida. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  35. Redação Rede Globo (22 de dezembro de 2010). Conheça Norma, vivida por Glória Pires (em português). Globo.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  36. a b c d e f g h i Redação Rede Globo (2010). Insensato Coração - Personagens (em português). Direção Geral de Comercialização. Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  37. Redação Rede Globo (8 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes grava sua primeira cena de Insensato Coração (em português). Vídeo Show - Notícias. Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  38. Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes é o mau-caráter Léo (em português). Globo.com. Página visitada em 24 de dezembro de 2010.
  39. a b Redação Rede Globo (3 de novembro de 2010). Insensato Coração: Eriberto Leão e Fernanda Machado formam casal (em português). Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  40. Redação Rede Globo (31 de outubro de 2010). Insensato Coração: Paola Oliveira e Eriberto Leão fazem par romântico (em português). Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  41. a b Redação Rede Globo (21 de dezembro de 2010). Vídeo exclusivo: Eriberto Leão faz um convite ao público (em português). Globo.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  42. Redação Rede Globo (10 de dezembro de 2010). Insensato Coração: Conheça a história da designer Marina (Paola Oliveira) (em português). Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  43. a b c Redação Rede Globo (24 de novembro de 2010). Insensato Coração: Tuca Andrada vive Jonas na próxima novela das oito (em português). Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
  44. Redação Rede Globo (13 de dezembro de 2010). Insensato Coração: Confira o estilo de Natalie Lamour (Deborah Secco) (em português). Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  45. a b Redação Rede Globo (11 de novembro de 2010). Insensato Coração: Deborah Secco e Leonardo Miggiorin gravam na orla (em português). Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  46. Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). Daniella Sarahyba contracena com Deborah Secco (em português). Globo.com. Página visitada em 24 de dezembro de 2010.
  47. a b c Redação Terra (18 de novembro de 2010). Jonatas Faro vive filho de banqueiro em 'Insensato Coração' (em português). Terra. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  48. Redação Rede Globo (28 de outubro de 2010). Confira o visual de Antonio Fagundes como Raul em Insensato Coração (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  49. a b Redação Rede Globo (29 de outubro de 2010). Insensato: Natália do Vale e Antônio Fagundes vivem um casal em crise (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  50. a b c d e Redação Rede Globo (14 de dezembro de 2010). Insensato Coração: Deborah Evelyn interpreta a invejosa Eunice na trama (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  51. a b Redação Rede Globo (7 de dezembro de 2010). Insensato Coração: Camila Pitanga e Lázaro Ramos gravam cenas quentes (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  52. a b Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). Camila Pitanga e Lázaro Ramos: a gata e o rato (em português). Globo.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  53. Redação Rede Globo (20 de novembro de 2010). Camila Pitanga e Lázaro Ramos gravam Insensato Coração, de Gilberto Braga (em português). Vídeo Show - Notícias. Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  54. a b Redação Rede Globo (6 de dezembro de 2010). Camila Pitanga e Paloma Bernardi são irmãs em Insensato Coração (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  55. a b Redação Rede Globo (3 de dezembro de 2010). Insensato Coração: Camila Pitanga e Luigi Baricelli são amigos na trama (em português). Globo.com. Página visitada em 28 de dezembro de 2010.
  56. a b c Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). As novas caras (em português). Globo.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  57. a b Redação Rede Globo (15 de outubro de 2010). Conheça Giovanna Lancelotti e Bruna Linzmeyer, as novas caras de 'Insensato' (em português). Vídeo Show - Notícias. Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  58. Redação Rede Globo (9 de dezembro de 2010). Insensato: conheça a personagem Cecília vivida por Giovanna Lancellotti (em português). Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  59. a b Redação Rede Globo (23 de dezembro de 2010). Vídeo exclusivo: Conheça Bibi, vivida por Maria Clara Gueiros (em português). Globo.com. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  60. Redação Rede Globo (03 de janeiro de 2011). Insensato Coração: Ricardo Tozzi mostra o corpo sarado na trama (em português). Rede Globo. Globo.com. Página visitada em 06 de janeiro de 2011.
  61. Jamal, Kelly (9 de agosto de 2010). Ana Lúcia Torre conta como foi filmar Reflexões de um Liquidificador (em português). R7. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  62. Redação Contigo! (2010). Ismael Cunha - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  63. Kogut, Patrícia (19 de dezembro de 2010). Marcelo Valle: de bissexual a pai de família na TV (em português). Patrícia Kogut: O Globo. Página visitada em 23 de dezembro de 2010.
  64. Redação Contigo! (2010). Beto (Roberto Fisher) - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  65. a b c d Araújo, Rosa (20 de dezembro de 2010). 'Insensato coração' terá seis personagens gays e um homofóbico (em português). RIUS. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  66. a b Redação Contigo! (3 de dezembro de 2010). Louise Cardoso e Tuca Andrada gravam Insensato Coração no Rio (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  67. Moraes, Juliana (20 de novembro de 2010). Rosi Campos começa a gravar as cenas de Insensato Coração (em português). Ofuxico. Terra. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  68. Redação GazetaOnline (12 de dezembro de 2010). Tainá Muller, de jornalista em 'Tropa' a patricinha em 'Insensato Coração' (em português). GazetaOnline. Globo.com. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  69. Redação Contigo! (2010). Milton Castelani - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  70. Redação Clica Piauí (10 de novembro de 2010). Roberta Rodrigues será uma cantora em "Insensato Coração" (em português). Clica Piauí. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  71. a b c d Redação Chiado (9 de dezembro de 2010). Fernanda Paes Leme é a provocante Irene Brandão em Insensato Coração (em português). Chiado - Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  72. Redação Rede Globo (29 de outubro de 2010). Insensato Coração: Fernanda Paes Leme interpreta Irene na trama (em português). Globo.com. Página visitada em 3 de janeiro de 2011.
  73. Giovani Lettiere (8 de março de 2011). Atriz Helena Fernandes, de Insensato Coração, quer ter uma filha (html) (em português). R7. Página visitada em 11 de julho de 2011.
  74. Redação Contigo! (2010). Quim (Joaquim Garrido) - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  75. Redação Contigo! (2010). Zeca Peçanha - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  76. Redação Contigo! (2010). Serginho Amaral - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  77. Redação Rede Globo (09 de janeiro de 2011). Poliana Aleixo: habitué do Copacabana Palace (em português). Rede Globo. Globo.com. Página visitada em 09 de janeiro de 2011.
  78. Redação Contigo! (2010). Lídia - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  79. Redação Contigo! (2010). Lucas Pereira Bastos - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  80. Redação Contigo! (2010). Zulmira - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  81. Redação Contigo! (2010). Ivone - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  82. Redação Contigo! (2010). Borges - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  83. a b Redação Rede Globo (2011). Insensato Coração: Personagens (em português). Globo.com. Página visitada em 12 de janeiro de 2011.
  84. a b Pradella, Michele Vaz (3 de outubro de 2010). Maria Padilha será namorada de Tarcísio Meira em Insensato Coração (em português). Noveleiros. clicRBS. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  85. Redação Quem (22 de outubro de 2010). Lavínia Vlasak reforça elenco de "Insensato Coração" (em português). Quem. Globo.com. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  86. Lavínia Vlasak grava primeiras cenas como Úrsula de Insensato (em português).
  87. Maria Padilha e Tárcisio Meira gravam Insensato Coração (em português).
  88. [2]
  89. [3]
  90. Redação Contigo! (2010). Clarice Cortez - Quem é Quem - Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2011.
  91. a b Redação Rede Globo (4 de janeiro de 2011). Fique por dentro da novela Insensato Coração (em português). Globo.com. Página visitada em 15 de janeiro de 2011.
  92. Borowsky, Camila (30 de setembro de 2010). Cristiana Oliveira engorda 10 quilos para viver presidiária em Insensato Coração (em português). Contigo!. Abril.com. Página visitada em 4 de janeiro de 2011.
  93. Tribuna do Norte - Na espera
  94. http://tvg.globo.com/novelas/insensato-coracao/Bastidores/noticia/2011/07/bianca-byington-grava-primeira-cena-como-rival-de-bibi-em-insensato-coracao.html
  95. a b Mauricio Stycer (29 de julho de 2011). “Insensato Coração” repete “banana” de “Vale Tudo”, mas vilão é preso. Portal UOL. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  96. a b Stycer, Maurício (18 de janeiro de 2011). "Insensato Coração" começa como filme de ação (em português). UOL Televisão. uol. Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
  97. Crítica: Insensato Coração leva o folhetim para as alturas (em português). Blog do Daniel Castro. R7 (18 de janeiro de 2011). Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
  98. Castro, Daniel (9 de janeiro de 2011). Insensato Coração fará merchandising anti-homofobia (em português). Blog do Daniel Castro. R7.com. Página visitada em 16 de janeiro de 2011.
  99. Redação Terra (19 de janeiro de 2011). 'Insensato Coração': Paixão em queda de avião causa polêmica (em português). Terra. Página visitada em 27 de janeiro de 2011.
  100. a b c Squinelo, Vinícius (25 de janeiro de 2011). Gafe em novela da Globo reacende debate sobre mudança do nome de Mato Grosso do Sul (em português). Midiamax. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.
  101. a b Fernandes, Paulo (25 de janeiro de 2011). Governo quer correção em novela sobre localização de Bonito (em português). Campo Grande News. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.
  102. Redação A Crítica de Campo Grande (25 de janeiro de 2011). Governo quer correção em novela sobre localização de Bonito (em português). A Crítica de Campo Grande. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.
  103. Redação Midia News (26 de janeiro de 2011). Insensatos vizinhos (em português). Midia News. Página visitada em 26 de janeiro de 2011.
  104. Tatiana Pronin (8 de abril de 2012). "Insensato Coração" deixa fãs de gatos revoltados com cena sobre toxoplasmose. Portal UOL. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  105. Fabíola Reipert (7 de abril de 2011). Novela da Globo cria polêmica ao dar informação errada. Portal R7. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  106. Revista Minha Novela nº 606, p.5
  107. Patrícia Kogut (25 de abril de 2011). CRÍTICA/‘Insensato coração’: um balanço da novela (em português). Blog de Patrícia Kogut sobre televisão. O Globo. globo. Página visitada em 27 de abril de 2011.
  108. a b Carla Bittencourt (28 de abril de 2012). Crítica de 'Insensato coração': Leila experimentou tudo na transa com André. Menos seu primeiro orgasmo. Extra Globo.com. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  109. 'Insensato coração': Cena do acidente de Clarice era mais ousada no papel. globo (2 de maio de 2011). Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  110. Jorge Brasil (17 de abril de 2011). Curti Eriberto Leão e Não Curti Vera Fischer, em Insensato Coração! (em português). Blog do Jorge Luiz Brasil. MdeMulher. Editora Abril. abril. Página visitada em 27 de abril de 2011.
  111. Fabíola Reipert (30 de abril de 2011). Gloria Pires pode salvar Insensato Coração (em português). Blog de Fabíola Reipert. R7. r7. Página visitada em 1 de maio de 2011.
  112. Vannucci, José Armando (18 de fevereiro de 2011). Primeiros 28 capítulos de "Insensato Coração" marcam 32 de média e empatam com o início de "Passione" (em português). Parabólica - Jovem Pan Online. UOL. Página visitada em 21 de março de 2011.
  113. Estevam Avellar (12 de abril de 2011). Morte de Carmem dá recorde de audiência a "Insensato Coração" (em português). Folha Online. Folha.com. Página visitada em 12 de abril de 2011.
  114. Marina Forte (17 de maio de 2011). Audiência: Insensato Coração bate novo recorde com 41 pontos (em português). OFuxico.com.br.
  115. 'Insensato Coração' e 'Passione' seguem empatadas no ibope. uol. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  116. Florença Maxxa (17 de agosto de 2011). Audiências: 'Insensato coração' bate recorde com 46 pontos. O Globo. Página visitada em 23 de outubro de 2012.
  117. Flávio Rico, José Carlos Nery (18 de agosto de 2011). Rede TV! quer dar um novo programa para Hebe Camargo. Portal UOL. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  118. Florença Mazza (19 de agosto de 2011). 'Insensato coração': capítulo final marca 47 pontos e bomba no Twitter. O Globo. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  119. Flávio Rico (16 de agosto de 2012). Autor de "Insensato Coração" vê trajetória vitoriosa e aguarda posição da Globo sobre roubo de capítulos. UOL. Página visitada em 26 de outubro de 2012.
  120. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Cordel encantado fatura como melhor novela do ano (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  121. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Gabriel Braga Nunes leva o prêmio de melhor ator pelo vilão Léo (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  122. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Andrea Beltrão é a melhor atriz (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  123. a b Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: André Gonçalves brilha em ‘Morde & assopra’ e conquista o título de melhor ator coadjuvant​e (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  124. a b c d Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Deborah Secco fica com o prêmio de melhor atriz coadjuvant​e (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  125. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Chay Suede, de ‘Rebelde’, ganha o prêmio de revelação masculina (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  126. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Thalita Carauta, a Janete do ‘Zorra total’, é escolhida revelação feminina (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  127. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: ‘Cordel encantado’ vence na categoria melhor figurino (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
  128. a b Associação Paulista dos Críticos de Artes (13 de dezembro de 2011). Os melhores da APCA em 2011 (em PDF) (em português). APCA. Página visitada em 13 de dezembro de 2011.
  129. a b Troféu Imprensa -Vencedores (em português). SBT. Página visitada em 27 de março de 2012.
  130. a b Confira a lista dos vencedores dos Melhores do Ano do Domingão do Faustão
  131. Indicados ao 14ª Prêmio Contigo de TV. Contigo.com.br. Página visitada em 04 de Abril de 2012.
  132. Cordel Encantado recebe o prêmio de melhor novela pelas mãos de Camila Pitanga. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  133. Gabriel Braga Nunes vence na categoria melhor ator. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  134. Taís Araújo entrega o prêmio de melhor atriz para Lilia Cabral. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  135. Marcelo Serrado é eleito melhor ator coadjuvante: Agradecer muito a cada pessoa da novela. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  136. Maria Clara Gueiros dedica prêmio de atriz coadjuvante a Ricardo Tozzi. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  137. Domingos Montagner ganha prêmio de Revelação da TV. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  138. Lícia Manzo é eleita melhor autora de novela por A Vida da Gente. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  139. Ricardo Waddington e Amora Mautner são eleitos melhores diretores de novela por Cordel Encantado. Contigo.com.br (14 de maio de 2012).
  140. http://www.telemaniacos.com.br/?p=6435
  141. ‘Irrational Heart’, purchased by more than 60 countries, is a highlight in the 2012 MIPCOM
  142. Otra superproducción brasileña llega a Telefe: "Insensato Corazón"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]