Club Athletico Paranaense: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de Vivicaf (vandalismo : -91), revertendo para a versão 12998696 de 189.85.20.19
Vivicaf (discussão | contribs)
Linha 55: Linha 55:


==História==
==História==
No ano de 1912, em 22 de maio, Joaquim Américo Guimarães, neto do Visconde de Nacar, um grande desportista, reuniu um grupo de amigos e resolveu fundar um clube de futebol. Deram o nome de International Foot-Ball Club, o que teria as cores preta e branca no seu uniforme. Dentre os fundadores destacavam-se Agostinho Ermelino de Leão Junior, Hugo Mader, Nestor Arouca, Ernest Siegel e Ernesto Dobler, membros da primeira diretoria eleita. Para capitão da equipe foi aclamado Edgard Torres e para 2º capitão Luiz de Paiva.
No ano de 1912, em 24 de maio, Joaquim Américo Guimarães, neto do Visconde de Nacar, um grande desportista, começou a cagada. Deram o nome de International Foot-Ball Club, o que teria as cores preta e branca no seu uniforme. Dentre os fundadores destacavam-se varios favelados e maloqueiros .
Logo a agremiação conseguiu muitos associados. Aos domingos, num terreno alugado ( pertencia à família Hauer), na baixada da Água Verde, os jovens faziam torneios, reunindo até 9 equipes. Assim o futebol cresceu dentro do International. Uma dessas equipes, em 24 de maio de 1914, resolveu também se tornar independente. Tendo como presidente o Cap. Augusto do Rego Barros, surgia o América Futebol Clube, utilizando as cores vermelha e branca no uniforme.Em 21 de março de 1924, os diretores do International e do América reuniram-se para discutir uma fusão dos dois clubes, assunto que vinha sendo comentado há mais de um ano. Depois de muita conversa, resolveram se unir e, assim, surgiu o CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE.
Assim o futebol cresceu dentro do International. Uma dessas equipes, em 24(o numero dos atlticanos ate hoje) de maio de 1914, resolveu também se tornar independente. Tendo como presidente o muambeiro fugido da bolivia Carlito Ramon Beirafossa , surgia o América Futebol Clube, utilizando as cores rosa pink e branca no uniforme.Em 24 de março de 1924, os diretores do International e do América reuniram-se para discutir uma fusão dos dois clubes, assunto que vinha sendo comentado há mais de um ano. Depois de muita conversa, resolveram se unir e, assim, surgiu o CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE .


===O Primeiro Jogo===
===O Primeiro Jogo , e primeira derrota===


A primeira partida de futebol (amistosa) que a nova agremiação realizou foi no dia 06 de Abril de 1924, contra o Universal FC. e obteve vitória por 4x2. O Atlético jogou com Tapyr, Marrecão e Ferrário; Franico, Lourival e Malello; Smythe, Ari, Marreco, Maneco e Motta.
A primeira partida de futebol (amistosa) que a nova agremiação realizou foi no dia 24 de Abril de 1924, contra o Universal FC. e o atletico perdeu por 5x1
Os gols foram marcados por Marreco, Ari (2) e Malello. O árbitro foi José Falcine, atleta do Savóia, que mais tarde jogou no rubro-negro.


===Década de 20===
===Década de 20===


Com a união de forças, o Clube Atlético Paranaense ficou uma equipe reforçada e pôde fazer frente aos mais temíveis esquadrões existentes como o Britânia, o Savóia, o Palestra Itália e o [[Coritiba Foot-Ball Club|Coritiba]]. Realizando uma Campanha brilhante, Atlético conquistava seu primeiro título de [[Campeonato Paranaense de Futebol|campeão paranaense]] em [[1925]].
Com a união de forças, o Clube Atlético Paranaense ficou uma equipe reforçada e pôde fazer frente ao mais temível esquadrao existente o [[Coritiba Foot-Ball Club|Coritiba]].
Após ser vice-campeão por 3 anos seguidos (1926, 1927 e 1928), o Atlético voltou a vestir a faixa de campeão em 1929.

===Década de 30===

O Atlético era a melhor equipe do futebol paranaense no início dos anos 30. Mantendo os mesmos jogadores que haviam se sagrado campeões em 1929, os reforços de Chumbinho e Érico, o Atlético tornou-se uma equipe que se impôs aos adversários. Em 1930, ganhou o título com uma espetacular vitória sobre o [[Coritiba Foot-Ball Club|Coritiba]] por 3x2. Outro feito notável nesse ano, aconteceu no dia 21 de julho, quando em partida amistosa venceu o poderoso [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] por 1x0, gol de Marreco, uma grande conquista para o Atlético.
Em 1934, o Atlético já era proprietário ,em definitivo, do terreno da Baixada da Água Verde, eo estádio passou a ser deniminado de Joaquim Américo Guimarães, sugestão de Alcídio Abreu, para homenagear o grande desportista que havia morrido em 1917.
Nesse ano, após tropeçar em 1931, 1932 e 1933, o rubro-negro voltou a ter uma equipe competitiva e fez bonito, sagrou-se campeão paranaense de 1934. Na equipe campeã desse ano figurava como goleiro o jovem "Caju", que viria a ser o maior ídolo de todos os tempos da torcida atleticana.
Em 1936, com apenas 12 anos de existência, o Atlético conquistava seu quinto título paranaense, e dessa vez, de forma invicta.

===Década de 40 - Surgia o Furacão===

O campeonato de 1940 foi muito disputado. Atlético e o Ferroviário lideraram o certame. O tricolor ferroviário conquistou o 1º turno, enquanto o Atlético laureou-se no segundo. Era preciso uma decisão em "melhor de três pontos" para se conhecer o campeão. Em virtude de uma confusão acontecida no último jogo do returno, estava empatado o clássico em 2x2, quando o ferroviário fez um gol, prontamente anulado pelo árbitro em razão de um impedimento. O Ferroviário não se conformou e abandonou o campo aos 35 minutos do 2º tempo. O Tribunal de Justiça da Federação Paranaense de Futebol, julgando o caso, deu vitória ao Atlético - 3x2 - pois o ferroviário se negara a continuar jogando. Este motivo anulou a "melhor de três". O ferroviário ficou 180 dias suspenso e o Atlético foi considerado campeão paranaense de 1940.
Em 1943, o Atlético trouxe para o elenco o técnico e dois jogadores da seleção paraguaia. Com a equipe reforçada e com mais qualidade , o rubro-negro voltou a mandar no campeonato. Dois turnos bem disputados. Coritiba campeão do 1º turno e Atlético do 2º. De novo uma "melhor de três pontos" teria que acontecer, o Atlético venceu os dois [[Atletiba]]s por 3x2 e a torcida festejou com muito entusiasmo o título de campeão com numa memorável festa em [[Curitiba]].
A rivalidade entre Atlético e Coritiba andava em alta. Por duas vezes nos anos 40 haviam decidido o título. Uma vitória para cada lado.
Em 1945, o campeonato seria decidido no maior clássico do futebol paranaense. O Atlético foi campeão do 1º turno de forma invicta. O Coritiba foi o campeão do 2º turno. Seria realizada uma "melhor de três" para decidir o título. Foram partidas para entrarem na história do futebol paranaense. O Coritiba venceu a primeira por 2x1, no Belfort Duarte (Atual [[Estádio Couto Pereira|Couto Pereira]]. A segunda foi vencida pelo Atlético, na Baixada, por 5x4. A terceira partida foi marcada para o Estádio Belfort Duarte. Foi um jogo muito disputado. Terminou empatado no tempo normal - 1x1. O jogo foi para a prorrogação. Aos 7 minutos o atacante Xavier, do Atlético, fez o gol da vitória. Coritiba 1x2 Atlético. A torcida fez uma das maiores festas, com carreatas, fogós de artifício e cânticos até o raiar do sol.
Em 1949, o Atlético foi um "FURACÃO" que passou pelos campos do [[Paraná]]. Arrasou todos os adversários com placares acima de 4 gols. As manchetes dos jornais só flavam do "furacão" rubro-negro que liquidava as equipes adversárias sempre com goleadas, ganhou 11 partidas seguidas (recorde quebrado apenas 49 anos depois), e tornando-se campeão paranaense de 1949.

===Era dos jejuns (1950-1981)===

Depois de conquistar facilmente o campeonato paranaense de 1949, o Atlético-PR despencou terrivelmente, no início do ano [[1950]], que acabou apenas em [[1982]], período em que o torcedor atleticano quer esquecer.No total, O Atlético só conquistou 2 títulos nesse período: Paranaense de [[1958]] e de [[1970]].
Mas o pior estava por vir, em [[1967]] a situação financeira do clube despencou, e com uma campanha de somente [[Três|3]] vitórias [[onze|11]] empates e [[quatorze|14]] derrotas, o Atlético-PR foi rebaixado para a segunda divisão do paranaense de 1967. Quando surge [[Jofre Cabral e Silva]] que conseguiu tirar o time da segunda divisão e deu ânimo para os jogadores rubro-negros, que voltaram com tudo no paranaense de 1968. Mas ele acabou morrendo devido a um [[infarto]], durante uma partida do clube Ele Falou a Famosa Frase antes de falecer "NUNCA DEIXEM O MEU ATLÉTICO MORRER".
Com o moral baixo, o Atlético não conseguiu vencer o paranaense daquele [[ano]].
Em [[1970]], o Atlético contratou [[Djalma Santos]], campeão mundial pelo [[Brasil]] em [[1962]] e conquistou o título de campeonato paranaense do mesmo ano, goleando o Seleto por 4x1 jogando fora de casa. Depois, o Atlético voltou a "pifar" novamente, sem conquistar um título até 1982, onde uma equipe com os jogadores Washington e Assis, até hoje ídolo da torcida atleticana. Assim, o rubro-negro paranaense nunca mais até hoje passou por outro desses jejuns.

===Era da revolução (1995-tempos atuais)===

Em [[1995]] depois de perder de 5 a 1 para seu rival (Coritiba), assumiu uma nova diretoria, onde lançaram o "Atlético Total" um novo projeto estratégico do clube e começou bem, o Atlético voltou à série A em [[1996]], ficando em 8° colocado.
Em [[1997]] o antigo estádio Joaquim Américo foi derrubado para a construção do estádio considerado como o mais moderno da América Latina. Em [[2004]] foi firmada uma parceria com a empresa fabricante de aparelhos celulares coreana Kyocera, renomeando o estádio para [[Kyocera Arena]].
Em [[2005]], após 10 anos de contenda judicial, o Atlético firmou acordo assumindo definitivamente o direito de uso do terreno vizinho (que é sua propriedade desde os anos 90).
O Atlético foi o primeiro clube paranaense a participar do [[Torneio Roberto Gomes Pedrosa]], atual [[Campeonato Brasileiro de Futebol|Campeonato Brasileiro]]. Em [[2001]], o Atlético Paranaense vence seu primeiro Campeonato Brasileiro (final contra o [[Associação Desportiva São Caetano|São Caetano]], onde ganhou por 4x2 e 1x0) e em [[2004]] foi vice, com o artilheiro Washington marcando um recorde histórico de 34 gols numa única edição do Campenato Brasileiro. Em 2001, o grande nome dos jogos foi o artilheiro Alex Mineiro.
Recentemente, um episódio inusitado entrou para a história do futebol nacional. Classificado, à final da Libertadores de 2005, o clube não pôde fazer o 1º jogo da decisão em seu estádio, que mesmo sendo considerado como o mais moderno da América Latina, não possui a capacidade mínima de 40 mil lugares exigida pelo regulamento, problema este que será suprido após a finalização da Kyocera Arena. Assim, o Atlético precisou mandar a partida no [[Estádio Beira-Rio]], pertencente ao [[Sport Club Internacional|Internacional]] de [[Porto Alegre]], onde empatou por 1x1. Na segunda partida, no estádio do Morumbi, o Atlético não teve forças e sucumbiu ao time do [[São Paulo Futebol Clube|São Paulo]], diante de mais de 70 mil torcedores, pelo placar de 4x0, perdendo o título da Copa Libertadores.
O Atlético Participou de três Copas Libertadores da América, em 2000, 2002 e 2005. O Atlético foi o primeiro time paranaense a passar para a fase final da competição.
Na [[Copa Sul-Americana]] de [[2006]], o Atlético também fez uma boa campanha, passando pelo [[Paraná Clube]], [[River Plate]] e [[Nacional do Uruguai]], chegando à semifinal do torneio, onde foi eliminado pelo [[Pachuca Club de Fútbol|Pachuca]].
Em [[Campeonato Paranaense de Futebol de 2008|2008]], o Atlético quebrou o recorde de vitórias seguidas do "FURACÃO DE 49", ganhou 13 partidas seguidas, porém perdeu a final para o rival Coritiba.

====Hino====
Em [[1968]], a melodia do hino oficial do Atlético foi gravada pela Banda do Corpo de Bombeiros do [[Rio de Janeiro]].
Em concurso realizado pela Rádio Record de [[São Paulo]], foi cantando pelo conjunto “Titulares do Ritmo” e eleito na ocasião o hino de futebol mais bonito do [[Brasil]].


==Contato==
==Contato==

Revisão das 22h14min de 7 de novembro de 2008

 Nota: Se procura por outros clubes com o mesmo nome, veja Atlético.

Predefinição:DadosClubeFutebol O Clube Atlético Paranaense é um clube de futebol brasileiro de Curitiba, estado do Paraná. Foi fundado em 26 de março de 1924 a partir da "fusão" do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube do Paraná.

Conhecido como Furacão, é o campeão brasileiro de 2001 e vice da Copa Libertadores em 2005, além de possuir uma Seletiva para a Libertadores de 1999 . O Atlético é o dono do estádio Arena da Baixada, oficialmente Estádio Joaquim Américo, considerado um dos mais modernos da América Latina, além também de possuir o CT do Caju, um dos mais modernos Centros de Treinamento do Mundo. É, sem dúvida, o melhor time do Paraná, e um dos melhores do Brasil, um dos que possuem maior renome (nacional e internacionalmente), o que ficou menor tempo na série B, o que tem títulos maiores no Campeonato Brasileiro mais recentes, com a maior torcida, o mais rico e o mais respeitado. Tem um número enorme de sócios (muito maior que os outros do PR). É o melhor.

História

No ano de 1912, em 24 de maio, Joaquim Américo Guimarães, neto do Visconde de Nacar, um grande desportista, começou a cagada. Deram o nome de International Foot-Ball Club, o que teria as cores preta e branca no seu uniforme. Dentre os fundadores destacavam-se varios favelados e maloqueiros . Assim o futebol cresceu dentro do International. Uma dessas equipes, em 24(o numero dos atlticanos ate hoje) de maio de 1914, resolveu também se tornar independente. Tendo como presidente o muambeiro fugido da bolivia Carlito Ramon Beirafossa , surgia o América Futebol Clube, utilizando as cores rosa pink e branca no uniforme.Em 24 de março de 1924, os diretores do International e do América reuniram-se para discutir uma fusão dos dois clubes, assunto que vinha sendo comentado há mais de um ano. Depois de muita conversa, resolveram se unir e, assim, surgiu o CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE .

O Primeiro Jogo , e primeira derrota

A primeira partida de futebol (amistosa) que a nova agremiação realizou foi no dia 24 de Abril de 1924, contra o Universal FC. e o atletico perdeu por 5x1

Década de 20

Com a união de forças, o Clube Atlético Paranaense ficou uma equipe reforçada e pôde fazer frente ao mais temível esquadrao existente o Coritiba.

Contato

  • Sede Administrativa: Rua Petit Carneiro, 57 - Água Verde - Curitiba - PR, CEP 80.240-050
  • Telefone: +55 (41) 2105-5600 / Fax: +55 (41) 2105-5637

Torcida

O Clube Atlético Paranaense possui a maior torcida do estado do Paraná, como aponta as últimas pesquisas de preferência. A pesquisa feita pela Paraná Pesquisas encomendada pelo jornal Gazeta do Povo em 2005 aponta o clube com 26,8% de preferência dos torcedores da capital, seguido de Coritiba,(19,6%) e Paraná Clube(10%). Já a pesquisa feita pelo Ibope em 2004 diz que existem em torno de 900 mil torcedores espalhados pelo Brasil, enquanto o Coritiba conta com 500 mil.

Estádio

Entrada principal do estádio.

Seu estádio é Joaquim Américo - Arena da baixada, popularmente conhecida pelos torcedores apenas como "Baixada", "Arena" ou "Caldeirão". O atual estádio é o terceiro a ser construído no mesmo lugar, que é a sede do clube desde sua inauguração em 1924, mas o primeiro estádio é ainda anterior. O "Caldeirão" original é de 1918, levantado em madeira pelo Internacional - um dos times fundadores do Atlético - e cuja fita de inauguração foi cortada por Santos Dumont, o pai da aviação, que alíás tinha carteira de torcedor atleticano. A versão atual do estádio ficou pronta em 1999, e é considerada por muitos o estádio mais moderno do país e da América Latina, o único integralmente em acordo com as normas da FIFA.

A proximidade dos torcedores ao campo, característica do estádio desde 1918, permite um vibrante incentivo ao time, o que torna o Atlético quase imbatível em casa. Nos campeonatos disputados ao longo dos anos há inúmeras séries invictas, goleadas impressionantes e histórias incríveis de reação incentivada pela torcida. Uma das mais incríveis aconteceu no Campeonato Estadual de 1977, é o famoso 4x4 contra o Colorado (que em fusão com o Pinheiros em 1989 se tornaria o atual Paraná Clube). O Furacão, numa situação inédita perdia o clássico por 4x0 quando, aos 29 minutos do segundo tempo, teve um jogador expulso. Com dez jogadores em campo, a torcida parou por um instante de acreditar. De repente, o estádio explode em gritos de apoio aos dez jogadores. Algo acontece, difícil de explicar. Um jogador, Ziquita, resolve avançar como um louco levando a bola sozinho e atravessa quase todo o campo e marca um gol aos 33 minutos. Ensandecida, a torcida grita por mais gols, os jogadores reagem fortemente, Ziquita em especial, e uma blitz histórica começa. O Furacão volta a soprar e o jogo só acontece no campo de defesa dos onze desesperados colorados. O tiroteio foi implacável, três bolas na trave, sete escanteios, algo em torno de quinze chutes a gol, sendo que o placar que aos 33 minutos mudara para 4x1; aos 37 era de 4x2; aos 41 de 4x3; aos 44 de 4x4; e aos 46 a torcida em transe assistiu a quarta bola na trave, e o quase gol da virada, nesse momento o árbitro assustado decretou o fim da partida. Algo sobrenatural acontecera, esse que agora escreve foi um dos que vivenciou isso. Mas o sobrenatural é o natural no Jaquim Américo, sempre foi assim.

Atualmente, o estádio comporta pouco mais de 25 mil torcedores, todos sentados em cadeiras cobertas. Porem,o maior defeito do estadio é o setor para os visitantes, onde a visão é atrapalhada pelas colunas q o estádio tem. O mesmo ocorre em todos os outros setores do estádio, porem, em menor escala. Após 10 anos de contenda judicial, o Atlético firmou acordo assumindo o terreno vizinho (que é sua propriedade desde os anos 90). Esse terreno é essencial para a complementação do estádio, que está incompleto justamente na reta oposta às cabines de televisão. A construção começa em 2007 e a abertura da última etapa está prevista para o primeiro semestre de 2008, quando terá capacidade de 40 mil Torcedores(¹).

O conforto e a modernidade do novo estádio atraiu diversos tipos de torcedores raros no meio futebolístico brasileiro, é comum encontrar famílias inteiras, muitas mulheres e pessoas de ambos os sexos da terceira idade. A torcida é popular, mas sempre reuniu todos os segmentos sociais da população, o Atlético é ao mesmo tempo o favorito do povão e da elite, é na classe média que divide a torcida com o Coritiba. A Arena recebe um público que reflete esses diferentes níveis econômicos, mas em todas as suas áreas, inclusive nas populares, todos sentam em cadeiras cobertas, todos têm excelentes banheiros e praças de alimentação que lembram o nível de um shopping. As áreas mais populares tem setores tradicionais como o das torcidas organizadas onde, apesar das cadeiras, raramente se vê torcedor sentado e ali que a "Torcida Organizada Os Fanáticos" toca as suas dezenas de incansáveis instrumentos de percussão; outro setor tradicional é o anel superior onde painéis imensos são desenhados com duas a três mil pessoas segurando cartões coloridos. Parte da área VIP tem cabines com ar condicionado e serviço de bar e restaurante que é freqüentada pelo empresariado e por famílias "tradicionais" da cidade, que ali se reúnem não raramente concretizando grandes negócios e relacionamentos.

No dia 5 de maio de 2007, tem início a limpeza do terreno onde está o colégio, incluindo os prédios. A conclusão das obras da primeira fase da ampliação/conclusão do estádio começaram no dia 27 de junho de 2008 iniciando com uma fase de terraplanagem.

O Atletiba

A história do Atlético é marcada por uma grande rivalidade histórica com Coritiba. A diferença entre os dois times começa nos símbolos. Os coxas escolheram a figura de um vovô germânico bem loiro aparentando uns 70 anos que é retratado usando calção tirolês. A torcida do Atlético se imagina e se define através de um cartolinha. Já as duas torcidas Império Alviverde (Coritiba) e Os Fanáticos (Atlético) se veem como apaixonados.

O jogo entre os dois tem uma história riquíssima que vem desde a década de vinte, sendo conhecido como Atletiba já nos anos 30. É uma história com diversos altos e baixos para cada lado, mas com um estranho e constante equilibrio. O Atlético teve uma sensível ascensão nos últimos anos, entretanto tal fenômeno não alterou as estatísticas do confronto, ainda favoráveis ao Coritiba.

Os números do confronto são os seguintes:

  • Jogos: 327
  • Vitórias Atlético/PR: 103 (452 gols)
  • Empates: 98
  • Vitórias Coritiba: 126 (499 gols)

O clássico Atletiba continua a ser um evento de grande importância na cidade e destaca-se como uns dos principais clássicos nacionais. A volta do Coritiba á Série A depois dois anos na segunda divisão também significa a volta de dois atletibas no Brasileirão.

Desempenho no Campeonato Brasileiro da série A

O Atlético Paranaense começou a engrenar no campeonato brasileiro quando foi lançado o Atlético Total, após uma derrota por 5x1 contra o Coritiba. O Atlético Paranaense já participou de 30 cameponatos Brasileiro e atualmente está na 1ª divisão.

Ano Posição Ano Posição Ano Posição Ano Posição
1971 * 1981 * 1991 17° 2001 Campeão
1972 * 1982 32º 1992 15° 2002 14º
1973 28º 1983 1993 24º 2003 12°
1974 1984 11º 1994 * 2004
1975 28º 1985 * 1995 * 2005
1976 29º 1986 18° 1996 2006 13º
1977 44° 1987 20º 1997 12º 2007 12º
1978 62º 1988 19º 1998 16º 2008 ***
1979 11° 1989 18° 1999 2009 **
1980 * 1990 * 2000 13º 2010 **

Nota:(*) Não Participou, (**) A ser realizada, (***) Está sendo realizada.

Desempenho contra os principais clubes brasileiros

Essa tabela mostra o desempenho do Atlético Paranaense contra os principais clubes brasileiros, em Campeonatos Brasileiros e Copas do Brasil, não contam amistosos, estaduais e futebol júnior ou jogos por outros campeonatos.

Equipe Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Atlético-MG 29 11 9 9 43 41 2
Bahia 18 9 5 4 29 19 10
Botafogo 22 11 3 8 33 32 1
Corinthians 19 9 7 11 40 40 0
*Coritiba 27 12 5 10 34 23 11
Cruzeiro 32 8 11 13 46 57 -11
Figueirense 13 1 6 6 13 22 -9
Flamengo 24 10 5 10 32 28 4
Fluminense 23 13 4 6 34 24 10
Fortaleza 6 3 2 2 12 8 4
Goiás 25 8 9 8 36 35 1
Grêmio 30 8 10 13 39 44 -5
Guarani 18 7 6 5 25 15 10
Internacional 33 9 13 11 35 46 -11
Juventude 19 9 3 7 31 23 8
Palmeiras 21 4 8 9 22 28 -6
*Paraná 21 7 7 7 28 23 5
Ponte Preta 18 10 11 4 36 18 18
Portuguesa 24 5 12 7 29 26 3
Santos 25 5 9 10 32 37 -5
São Caetano 13 6 3 4 23 15 8
São Paulo 31 10 10 11 39 46 -7
Sport 19 4 9 6 29 30 -1
Vasco 24 6 5 13 39 42 -3

-*Não conta o campeonato paranaense

Jogos memoráveis

Alguns jogos em que a torcida gosta de lembrar e os jogos foram emocionantes:

  • Atlético 4x4 Colorado - 1978
  • Atlético 3x0 Santos - 1996
  • Atlético 6x2 Sport - 1996
  • Atlético 3x2 Flamengo - 1999
  • Atlético 4x1 São Paulo - 1999
  • Atlético 3x2 Flamengo - 2001
  • Atlético 3x2 Fluminense - 2001
  • Atlético 4x2 São Caetano - 2001
  • São Caetano 0x1 Atlético - 2001
  • Corinthians 2x3 Atlético - 2003
  • Corinthians 0x5 Atlético - 2004
  • Atlético 6x0 Goiás - 2004
  • Atlético 2x1 Flamengo - 2004
  • Atlético 5x2 São Caetano - 2004
  • Santos 0x2 Atlético - 2005
  • Atlético 7x2 Vasco - 2005
  • Atlético 5x4 Cruzeiro - 2005
  • Atletico 4x2 São Paulo - 2005
  • Figueirense 3x3 Atlético - 2006
  • Fortaleza 3x4 Atlético - 2006
  • Atlético 6x4 Vasco - 2006
  • Atlético 2x0 Grêmio - 2007
  • Atlético 0x0 Grêmio - 2008

Títulos

Nacionais

Estaduais

Outras Conquistas


Juniores

  • Predefinição:MGcjr: 2 vezes (1996 e 2006).
  • Campeonato Paranaense de Juniores (Sub-20): 5 vezes (1997, 2001, 2004, 2005 e 2006).,,
  • Copa Tribuna de Juniores (Sub-20): 3 vezes (1997, 2001, 2002 e 2008).
  • Dallas Cup: 2 vezes (2004 e 2005)
  • Copa Saprissa: 1 vez (2006)
  • Torneio de Doetinchem: 1 vez (2008)

Juvenil

  • Campeonato Paranaense: 3 vezes (2004, 2006, 2007)
  • Campeonato Metropolitano: 2 vezes (2003, 2006)
  • Taça Governador do Estado (Sub-17): 1 vez (2003)


Infantil

  • Campeonato Paranaense: 1 vez (2005)
  • Campeonato Metropolitano: 2 vezes (2006, 2007)
  • Copa do Brasil Sub-15 Votorantim: 2 vezes (2004, 2007)
  • Copa Umbro: 1 vez (2004)


Elenco atual

LEGENDA:

Captain: Atual Capitão

Goleiros
Brasil G Renan
Brasil G Vinícius
Brasil G Galatto
Brasil G João Carlos
Laterais
Brasil LD Nei
Brasil LD Douglas Maia
Brasil LD Alberto
Brasil LE Alex Sandro
Brasil LE Márcio Azevedo
Zagueiros
Brasil Z Rhodolfo
Brasil Z Rafael Santos
Brasil Z Antonio Carlos
Brasil Z Alex Fraga
Brasil Z Gustavo
Brasil Z Danilo
Volantes
Colômbia V Valencia
Brasil V Zé Antônio
Brasil V Fernando
Brasil V Alan Bahia Captain
Brasil V Renan
Brasil V Chico
Meias
Brasil M Rodriguinho
Brasil M Netinho
Brasil M Kelly
Brasil M Pimba
Paraguai M Julio dos Santos
Colômbia M Ferreira
Atacantes
Brasil A Anderson Aquino
Brasil A Joãozinho
Brasil A Rafael Moura
Brasil A Julio César
Brasil A Wallyson
Brasil A Pedro Oldoni
Brasil A Willian
Brasil A Rogerinho
Treinador
Brasil T Geninho

Treinadores desde 1995

Ídolos

Predefinição:Ligações Externas


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Futebol do Sul do Brasil

Predefinição:Campeonato Brasileiro - Cronologia