TV Bandeirantes Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Band Curitiba
Televisão Bandeirantes do Paraná Ltda.
Curitiba, Paraná
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 38 UHF
Virtual: 2 PSIP
Outros canais
  • 2 / 502 HD (NET)
  • 2 (Vivo TV)
  • 3 (RCA)
  • Analógico:
    2 VHF (1982-2018)
Sede Bandeira de Curitiba.svg Curitiba, PR
Slogan A família cresceu
Rede Rede Bandeirantes
Rede(s) anterior(es)
Fundador
Pertence a
Proprietário
Acionista(s)
Controlador Grupo Bandeirantes de Comunicação
Presidente Johnny Saad
Fundação 22 de agosto de 1982 (36 anos)
Prefixo ZYB 400
Nome(s) anteriore(s) TV Curitiba
Cobertura Grande Curitiba, Litoral Paranaense e Campos Gerais
Potência 18 kW
Página oficial band.uol.com.br/tv/parana

TV Bandeirantes Curitiba (conhecida como Band Curitiba ou Band Paraná) é uma emissora de televisão Brasileira sediada em Curitiba, capital do estado do Paraná. Opera no canal 2 (38 UHF digital), e é uma emissora própria da Rede Bandeirantes. Pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, em sociedade com o Grupo J. Malucelli. A Band Curitiba cobre toda a Grande Curitiba, o Litoral Paranaense e os Campos Gerais, atingindo atualmente 67 municípios com uma população estimada de mais de 4.700.000 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Bandeirantes Curitiba surgiu em 1982 e, devido a questões contratuais, não podia transmitir a programação da Rede Bandeirantes, sendo obrigada a usar o nome "TV Curitiba" e ter que recorrer à programas locais e à programação da Rede Manchete a partir de novembro de 1983. Desde o dia 2 de junho de 1991 é oficialmente integrada à Rede Bandeirantes. Naquele ano, a emissora assumiu a condição de emissora própria da Bandeirantes. Até este dia, a Bandeirantes era transmitida para o Paraná através da Rede OM. Como a afiliação da Rede OM com a Rede Record (que durou pouco tempo, dando lugar à programação nacional da OM meses depois, já em 1992) iniciou-se somente no dia seguinte, a cidade de Curitiba presenciou a inusitada situação de possuir dois canais de TV transmitindo exatamente a mesma programação.

Em 11 de junho de 2010, a Band Curitiba passa a transmitir sua programação em sinal digital com a maior parte dos programas em HDTV (somente os programas locais são gerados em SD), mesmo dia da abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2010. O canal digital é o 38 UHF com canal virtual 2.1 (número do antigo canal analógico).

Desde 2014, a Band Curitiba passou a exibir 100% da sua programação local em HDTV.

Em janeiro de 2015, a RPC (afiliada Rede Globo) sublicenciou os direitos de transmissão do Campeonato Paranaense para a Band.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
2.1 38 UHF 1080i Programação principal da Band Curitiba / Band
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Bandeirantes Curitiba, bem como as outras emissoras de Curitiba, cessou suas transmissões pelo canal 02 VHF em 31 de janeiro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Curitiba
Canal 02 VHF de Curitiba
1982 - presente
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.