Gone with the Wind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de E o vento levou)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Gone with the Wind
E Tudo o Vento Levou (PT)
...E o Vento Levou (BR)
Gone With The Wind title from trailer.jpg
 Estados Unidos
1939 •  cor •  233 min • Inadequado para menores de 12 anos i DJCTQ (Brasil)
Produção
Direção Victor Fleming
Produção David O. Selznick
Roteiro Sidney Howard, baseado no livro de Margaret Mitchell
Elenco original Vivien Leigh
Clark Gable
Olivia de Havilland
Leslie Howard
Hattie McDaniel
Género drama
épico
Idioma original inglês
Música Max Steiner
Cinematografia Ernerst Haller
Lee Garmes
Edição Hal C. Kern
James E. Newcom
Estúdio Selznick International Pictures
Distribuição Metro-Goldwyn-Mayer
Cronologia
Último
Último
Scarlett
Próximo
Próximo

IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema

Gone with the Wind (E Tudo o Vento Levou (título em Portugal) ou ...E o Vento Levou (título no Brasil)) é um filme clássico americano de 1939, um romance dramático, dirigido por Victor Fleming e com roteiro de Sidney Howard, adaptado do livro homónimo de autoria de Margaret Mitchell. Entre os colaboradores do roteiro estiveram também os escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner.

Apesar de a direção ter sido creditada exclusivamente a Victor Fleming, ele dirigiu apenas 45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.

O filme foi produzido por David O. Selznick, a trilha sonora é de Max Steiner, a fotografia de Ernest Haller e Ray Rennahan, o desenho de produção de William Cameron Menzies, a direção de arte de Lyle R. Wheeler, os figurinos de Walter Plunkett e a montagem de Hal C. Kern.

A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos 32 milhões de dólares.

O filme, na sua primeira parte, mostra uma visão idealizada da sociedade branca do velho sul dos Estados Unidos da América. Os senhores de escravos são mostrados como protetores benevolentes, e a causa confederada como nobre defesa da terra natal e de um modo de vida.

Essa civilização que o vento levou é definida assim na abertura do filme:

Cquote1.svg Existia uma terra de cavalheiros e campos de algodão chamada "O Velho Sul". Neste mundo bonito, galanteria era a última palavra. Foi o último lugar que se viu cavalheiros e damas refinadas, senhores e escravos. Procure-a apenas em livros, pois hoje não é mais que um sonho. Uma civilização que o vento levou! Cquote2.svg
'

Na segunda parte do filme, após a derrota do Sul na Guerra Civil, é mostrado os ex-escravos, juntos com os nortistas, (os ianques), explorando os endividados fazendeiros sulistas. Com isso, o filme apresenta um alinhamento tardio com o movimento chamado Lost Cause, como Jezebel, The Undefeated, Santa Fe Trail, The General e The Birth of a Nation, os quais também apresentam uma visão positiva sobre a socieade sulista e apresentam a visão sulista sobre a Guerra Civil.

Gone with the Wind foi um dos primeiro filme a cores, usando a tecnologia technicolor, a ganhar o Oscar de melhor filme. Este também é o 2° filme mais longo da história a entrar nos circuitos dos cinemas, com 3 horas e 42 minutos de duração, perdendo apenas para Cleópatra, e provavelmente o 4° filme mais comprido de todos os tempos, segundo estimativas perde apenas para A Cura da Insônia, O Filme Mais Longo e Mais Sem Sentido do Mundo e Cleópatra já citado.

Índice

[editar] Sinopse

O filme conta a história da voluntariosa Scarlett O'Hara, filha de um imigrante irlandês que se tornou um rico fazendeiro do Sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra Civil Americana.

Scarlett começa o filme como uma bela e mimada jovem, que vive na fazenda de seus pais. Ela é apaixonada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, mas este fica noivo da doce Melanie Hamilton. Em meio a esta descoberta, Scarlett conhece Rhett Butler, um cavalheiro de má reputação e que não toma partido na disputa entre Sul e Norte do país. Butler se apaixona instantaneamente por Scarlett, que não o retribui. Para fazer ciúmes em Ashley, logo em seguida, Scarlett casa-se com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra Civil, recém-declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso. Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar a volta de Ashley, e acaba por servir ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada Guerra de Secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida fazenda Tara. Para tanto, ela casa-se com o noivo de sua irmã por este estar prosperando, mesmo ainda amando Ashley. Todavia, Scarlett torna-se viúva novamente.

Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido, por interesse. O casamento é conturbado e o casal têm uma filha, Bonnie, que morre tragicamente. Pouco depois, Melanie adoece e morre. Ao ver a desolação de Ashley pela morte da esposa e Rhett indo embora, Scarlett faz uma importante descoberta; contribuindo assim para o desfecho surpreendente.

[editar] Elenco

Vivien Leigh as Scarlett OHara in Gone With the Wind trailer.jpg Clark Gable as Rhett Butler in Gone With the Wind trailer.jpg
Vivien Leigh Clark Gable
Olivia de Havilland as Melanie Hamilton in Gone With the Wind trailer.jpg Leslie Howard as Ashley Wilkes in Gone With the Wind trailer.jpg
Olivia de Havilland Leslie Howard
Ator/Atriz Personagem
Vivien Leigh Scarlett O'Hara
Clark Gable Rhett Butler
Olivia de Havilland Melanie Hamilton Wilkes
Leslie Howard Ashley Wilkes
Hattie McDaniel Mammy
Thomas Mitchell Gerald O'Hara
Barbara O'Neil Ellen O'Hara
Evelyn Keyes Suellen O'Hara
Ann Rutherford Carreen O'Hara
George Reeves Stuart Tarleton
Fred Crane Brent Tarleton
Butterfly McQueen Prissy
Victor Jory Jonas Wilkerson
Everett Brown Big Sam
Howard Hickman John Wilkes
Alicia Rhett India Wilkes
Rand Brooks Charles Hamilton
Carroll Nye Frank Kennedy
Mary Anderson Maybelle Merriwether
Mickey Kuhn Beau Wilkes
Cammie King Bonnie Blue Butler
Ona Munson Belle Watling
Laura Hope Crews Tia Pittypat Hamilton

[editar] Principais prêmios e indicações

É o segundo filme com o maior número de indicações ao Oscar, ficando atrás apenas dos empatados A malvada, de 1950, e Titanic, de 1997, que foram indicados a 14 Oscares. …E o vento levou, que teve 13 indicações ao Oscar, conseguiu vencer oito e, fora das indicações tradicionais, conquistou outros dois especiais (um honorário e outro técnico), fato que o fez tornar-se o ganhador de dez estatuetas, sendo superado apenas por Ben-Hur, de 1959, que conquistou onze estatuetas (embora tenha tido menos indicações que …E o vento levou, 12).

Atualmente, ao lado de Amor, sublime amor, de 1961, …E o vento levou também é o segundo filme com o maior número de Oscares ganhos, ficando atrás dos empatados Titanic (onze prêmios em 14 indicações), Ben-Hur, de 1959 (onze prêmios em 12 indicações) e O Senhor dos Anéis: Retorno do Rei, de 2003 (onze prêmios em onze indicações).

Categoria Indicado Resultado
Melhor filme David O. Selznick vencedor
Melhor diretor Victor Fleming vencedor
Melhor ator Clark Gable indicado
Melhor atriz Vivien Leigh vencedor
Melhor atriz coadjuvante Hattie McDaniel vencedor
Melhor atriz coadjuvante Olivia de Havilland indicado
Melhor roteiro adaptado Sidney Howard vencedor
Melhor direção de arte Lyle R. Wheeler vencedor
Melhor fotografia Ernest Haller e Ray Rennahan vencedor
Melhor montagem Hal C. Kern vencedor
Melhores efeitos especiais Jack Cosgrove, Fred Albin e Arthur Johns indicado
Melhor trilha sonora Max Steiner indicado
Melhor som Thomas T. Moulton indicado
Technical Achievement Award (Oscar científico ou técnico) R.D. Musgrave, pelo pionerismo na utilização de equipamentos coordenados na produção do filme vencedor (prêmio especial)
Oscar honorário William Cameron Menzies, pelo excelente desempenho no uso de cores para a valorização do humor dramático na produção do filme vencedor (prêmio especial)

[editar] Bastidores das filmagens

Hattie McDaniel, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante

Ficou famosa em Hollywood a disputa das atrizes pelo papel de Scarlett. Mais de 1400 atrizes foram entrevistadas para o papel, sendo que mais de 400 chegaram a fazer leitura do roteiro. Vivien Leigh, que era inglesa (apesar de nascida na Índia), foi escolhida pelo produtor David O. Selznick quando já haviam iniciado as filmagens. Durante as filmagens do incêndio de Atlanta, ele a viu ao lado de seu marido, o ator Laurence Olivier, e logo lhe ofereceu o papel da heroína sulista.

Vivien Leigh trabalhou nos sets de filmagem por 125 dias e recebeu por isso a quantia de 25 mil dólares; já Clark Gable trabalhou por 71 dias e ganhou 120 mil dólares.

Durante as filmagens, ninguém na produção acreditava que Vivien Leigh fosse resistir ao charme de Clark Gable. Mas, na verdade, eles não se entendiam, pois ela considerava pouco profissional que ele deixasse o estúdio sempre às seis da tarde, todos os dias. Ele achava um abuso oferecer um papel essencialmente norte americana a uma atriz britânica.

Vivien se entendia bem com o diretor George Cukor. Gable preferia Victor Fleming. Vivien odiava o hálito de Gable - ele comia cebolas de propósito, poucas horas antes de gravar - e o cheiro de licor, que a deixava com náuseas. Ele revelou que, quando a beijava, pensava em um bife. Na verdade, na pele de Rhett Butler ou Scarlett O'Hara ou na de Clark Gable e Vivien Leigh, eles jamais se entenderam.

Hattie McDaniel tornou-se a primeira artista de origem africana a ser indicada e a receber um prêmio Oscar (o de melhor atriz coadjuvante). Porém, ela não pôde comparecer na première de Gone with the Wind, em Atlanta, por causa das leis racistas.

[editar] Atores ainda vivos

[editar] Sequência

Durante muitas décadas especulou-se em Hollywood se uma sequência para o filme seria produzida. A escritora original de Gone with the Wind faleceu, em 1949, sem nunca ter escrito uma continuação para a obra, como fãs gostariam.[2] No entanto, em 1991, os herdeiros do espólio de Mitchell autorizaram a romancista Alexandra Ripley a publicar uma sequência para o romance, intitulada Scarlett.[3] O livro foi adaptado como uma minissérie televisiva homônima em 1994 pela CBS, estrelada por Timothy Dalton como Rhett Butler e Joanne Whalley como Scarlett O'Hara, sendo a única sequência oficial do filme.[4]

[editar] Ver também

Referências

[editar] Ligações externas

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Gone with the Wind

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas