Leandro Damião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leandro Damião
Leandro Damião
Leandro Damião atuando pelo Brasil em 2011.
Informações pessoais
Nome completo Leandro Damião da Silva dos Santos
Data de nascimento 22 de julho de 1989 (34 anos)
Local de nascimento Jardim Alegre (PR), Brasil
Nacionalidade brasileira
Altura 1, 87 m
Destro
Informações profissionais
Clube atual Espanha Real Betis
Número 12
Posição Atacante
Clubes de juventude
2007 Brasil Atlético de Ibirama
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
20072009
2008
2008
20102013
2014
2015
2016
Brasil Atlético de Ibirama
Brasil Tubarão (emp.)
Brasil Marcílio Dias (emp.)
Brasil Internacional
Brasil Santos
Brasil Cruzeiro (emp.)
Espanha Real Betis (emp.)
00018 00(12)
00026 00(11)
00000 000(0)
00181 00(89)
00044 00(11)
00046 00(18)
00001 000(0)
Seleção nacional
2012
2011
Brasil Brasil Sub-23
Brasil Brasil
00006 000(6)
00017 000(3)


2 Partidas e gols totais pelos
clubes, atualizadas até 27 de fevereiro de 2016.

Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Londres 2012 Futebol

Leandro Damião da Silva dos Santos, mais conhecido como Leandro Damião ou apenas Damião (Jardim Alegre, 22 de julho de 1989) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga pelo Real Betis.[1]

Carreira

Início profissional

Nascido no interior paranaense, o jovem Leandro foi para São Paulo logo cedo, onde despontou aos dezessete anos, nos campos de areia de várzea da capital paulista. Seu primeiro nome é Leandro Damião, ao contrário do que quem imagina que seja um sobrenome. Damião foi apresentado à várzea em 2006, por seu primo. Após ser reprovado em testes para times grandes de São Paulo, Damião partiu de volta ao sul, desta vez para Santa Catarina, onde foi fazer testes em equipes da primeira divisão do estado. Na primeira peneira, foi improvisado como volante e foi reprovado, implorou com seu pai por uma nova oportunidade no dia seguinte, alegando que era centroavante, passou no teste que foi feito no Atlético de Ibirama.[2]

Damião, por conta da idade, foi emprestado para uma equipe menor. Jogou a Série C 2008 pelo Marcílio Dias, mas despontou mesmo no ano seguinte, ao marcar 12 gols no Campeonato Catarinense pelo Atlético de Ibirama, o que lhe rendeu uma oferta do Inter.

Internacional

Chegou ao Internacional em 2010 depois de se destacar no Campeonato Catarinense e o Atlético Ibirama ter aceito a oferta do clube. No início foi integrado às categorias de base do clube, para aperfeiçoar fundamentos básicos do futebol, pois havia jogado na várzea e ido direto ao profissional.

Em 2010 entrou no decorrer do 2º jogo da final da Libertadores contra o Chivas Guadalajara fazendo um gol, na vitória por 3–2, que deu o título ao Colorado.

Em 2011 assumiu a titularidade e a camisa 9 do Internacional. Foi campeão, melhor jogador e artilheiro do Campeonato Gaúcho, com 17 gols em 13 jogos, totalizando a média de 21 gols em 21 jogos até o mês de março. Uma média muito alta, esta mesma que já tinha feito ele chegar à Seleção Brasileira.

No dia 21 de agosto de 2011, no jogo contra o Flamengo, no estádio Beira-Rio, o jogador fez um jogo exuberante. Deu uma assistência, de calcanhar, deixando Índio livre, para marcar o primeiro gol colorado no jogo. No segundo tempo, marcou o gol mais bonito de sua carreira: acertou uma bela bicicleta, empatando o jogo em 2–2.

Em 24 de agosto de 2011, conquistou o seu terceiro título como profissional, a Recopa e foi protagonista. No primeiro jogo da final, marcou o gol colorado na derrota por 2–1 para o Independiente, na Argentina. No jogo da volta, marcou dois belos gols, lembrando Ronaldo nos bons e velhos tempos, na vitória do Internacional por 3–1, no Beira-Rio, e conquistou o bicampeonato da Recopa Sul-Americana.

No dia 11 de setembro de 2011, fez uma partida brilhante contra o Palmeiras, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, ao marcar os três gols da vitória por 3–0 da equipe colorada. O último deles foi um golaço: recebeu passe de Ilsinho, driblou o zagueiro, o goleiro e, quase dentro do gol, olhou para o lado, e estufou as redes.

Em 21 de setembro de 2011, no jogo contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, Damião sentiu uma lesão muscular na coxa direita e ficou de fora dos gramados por cerca de um mês, desfalcando a Seleção Brasileira entre setembro e outubro. O jogador chorava enquanto assistia ao resto da partida no banco de reservas.

No dia 14 de outubro de 2011, após quase 25 dias fazendo fisioterapia para tratar a lesão no adutor da coxa direita, o jogador, já recuperado, correu em volta do gramado por cerca de 30 minutos, sem sentir dores. A previsão inicial era de que ele voltaria aos gramados apenas no dia 6 de novembro, após 45 dias, mas voltara antes, no dia 30 de outubro, 8 dias antes do esperado. Voltou aos gramados, contra o Atlético Goianiense.

Em 7 de novembro de 2011, o jogador anunciou em seu twitter, junto com Ronaldo, que a 9ine cuidará dos assuntos referentes à sua imagem. Ele se junta aos craques Neymar e Falcão, além de Lucas, e do lutador Anderson Silva.

Em 21 de novembro, o jogador reencontrou o caminho do gol: marcou contra o Botafogo, no Engenhão, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acabou em 2–1 para os visitantes.

No dia 27 de dezembro de 2011, após seguidas especulações sobre a saída de Damião, o Internacional estipulou uma nova multa rescisória em seu contrato: 50 milhões de euros.

Em 25 de janeiro de 2012, no jogo contra o Once Caldas, no estádio Beira-Rio, pela 1ª fase da Copa Libertadores da América, o jogador marcou o único gol da partida, após receber passe de Andrés D'Alessandro.

Depois de quase um mês sem marcar, Damião deslanchou: entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março, o jogador fez quatro gols em quatro jogos, contra Grêmio, Ypiranga de Erechim, Santos e Santa Cruz-RS. No jogo contra a equipe paulista, o jogador se tornou o maior artilheiro colorado na Libertadores, com sete gols, superando Fernandão e Giuliano, ambos com seis.

No dia 13 de março, Damião marcou três gols na goleada de 5–0 sobre o The Strongest, da Bolívia, no Beira-Rio, pela Libertadores. É o artilheiro da competição, com cinco gols. E chegou a dez com a camisa do Internacional, na Libertadores.

No seu 100º jogo com a camisa do Inter, dia 17 de março, contra o Juventude, no Beira-Rio, Damião fez dois gols, na goleada por 7–0.

Em 16 de abril, Ronaldo concedeu uma entrevista para o site da FIFA, e elegeu Damião como o seu substituto na Seleção Brasileira, e foi só elogios ao camisa 9: "Ele é alto, forte, ótimo goleador, sabe cabecear e tem habilidade com os dois pés. Vai desempenhar um papel importante em 2014."

No dia 13 de maio, ao marcar o gol do título gaúcho, na vitória de 2–1 sobre o Caxias, no Beira-Rio, Damião igualou a marca de Baltazar, que foi artilheiro do Campeonato Gaúcho duas vezes consecutivas. Feito este que não era alcançado há 31 anos.

Santos

Em 16 de dezembro de 2013 o Santos anunciou oficialmente sua contratação por cinco anos.[3] Estreou pelo Santos na vitória por 3–1 em cima do Linense, em partida válida pelo Campeonato Paulista.[4] Marcou seu primeiro gol pelo Santos na vitória por 2–1 diante do Atlético Sorocaba, Leandro Damião saiu chorando na comemoração do seu primeiro gol após um longo jejum.[5]

Cruzeiro

Damião foi contratado pelo Cruzeiro por empréstimo junto ao Santos em 29 de dezembro de 2014.[6][7] O jogador marcou o primeiro gol pela equipe estrelada na vitória por 3–1 sobre o Guarani, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.[8]

Não teve seu contrato de empréstimo renovado, sendo assim, voltando ao Santos.[9]

Real Betis

No dia 4 de fevereiro, Leandro Damião foi anunciado como reforço do time espanhol e assinou até 30 de junho de 2016.[10]

Seleção Brasileira

No dia 21 de março de 2011, Leandro Damião foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, sob o comando do técnico Mano Menezes. A lista foi para o amistoso contra a Escócia, em Londres. O Brasil venceu o jogo por 2–0.

Posteriormente, foi convocado para o jogo contra Gana, em Londres, no dia 5 de setembro, quando começou jogando com a camisa 9, e marcou o seu primeiro gol pela seleção na vitória de 1–0.

Foi convocado para a sequência de dois jogos amistosos que foram realizados contra a Argentina, válidos pelo Superclássico das Américas de 2011. O primeiro deles, em 14 de setembro de 2011, terminou em 0–0. Damião foi o autor de duas oportunidades reais de gol, e acertou a trave em ambas. Sem gols, o destaque acabou sendo o belo lance protagonizado pelo jogador: aplicou uma lambreta em Emiliano Papa, invadiu a área e finalizou, por cobertura, acertando a trave. O público presente no estádio, em sua grande maioria argentinos, aplaudiu o jogador brasileiro. No segundo confronto, o jogador foi cortado por conta de uma contusão na coxa, e, consequentemente, não foi chamado para os amistosos contra Costa Rica e México. Voltou à seleção no primeiro jogo do ano de 2012, na vitória por 2–1 contra a Bósnia e Herzegovina.

No dia 11 de maio de 2012, o jogador foi convocado para os amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina, que foram realizados entre os dias 26 de maio e 9 de junho. Foi titular nos quatro jogos, mas não teve boas atuações. Porém, contra a Argentina, fez uma boa jogada de pivô e deu a assistência para Oscar marcar um gol.

Foi convocado para os Jogos Olímpicos de Londres, e inscrito com a camisa número 9. No primeiro jogo contra o Egito, marcou um dos gols na vitória por 3–2, após receber passe de Oscar. No segundo jogo, contra a Bielorrússia, Alexandre Pato começou como titular, e Damião ficou os 90 minutos no banco de reservas. Já no terceiro confronto, contra a Nova Zelândia, voltou a ser titular, e foi o grande destaque da partida, com um gol, uma assistência e uma falta sofrida em que originou o 3º gol brasileiro na goleada de 3–0, além de ter aplicado a tradicional lambreta em um zagueiro neozelandês. Nas quartas-de-finais contra Honduras marcou dois gols, sendo decisivo na vitória de virada por 3–2. Na semifinal, em partida contra a Coreia do Sul, marcou mais dois gols na vitória por 3–0, praticamente carimbando a artilharia dos Jogos Olímpicos com seis gols, uma vez que o vice artilheiro Moussa Konaté de Senegal, havia marcado cinco gols na competição.

Damião foi convocado para a Copa das Confederações de 2013, porém foi cortado devido a uma lesão muscular na coxa, em seu lugar foi convocado . Ele se machucou durante o treino coletivo da Seleção Brasileira.[11]

Estatísticas

Clubes

Atualizado até 27 de fevereiro de 2016.

Clube Temporada Campeonato
nacional
Copa
nacional
Competições
continentais¹
Outros
torneios²
Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
Internacional 2010 25 7 1 1 9 4 35 12
2011 28 14 12 9 13 17 53 40
2012 19 7 10 6 14 11 43 24
2013 26 5 5 0 19 8 50 13
Total 98 33 5 0 23 16 55 40 181 89
Santos 2014 26 6 5 0 0 0 13 5 44 11
Total 26 6 5 0 0 0 13 5 44 11
Cruzeiro 2015 23 4 2 1 9 4 12 9 46 18
Total 23 4 2 1 9 4 12 9 46 18
Bétis 2015–16 1 0 0 0 1 0
Total 1 0 0 0 1 0
Total na Carreira 148 43 12 1 32 20 80 54 272 118

¹Estão incluídos jogos e gols da Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa Audi
²Estão incluídos jogos e gols do Campeonato Paulista, Campeonato Gaúcho, Campeonato Mineiro e Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Todos os Gols de Leandro Damião pelo Internacional:

Todos os Gols de Leandro Damião pelo Santos:

Todos os Gols de Leandro Damião pelo Cruzeiro:

Seleção Brasileira

Expanda a caixa de informações para conferir todos os jogos deste jogador, pela sua seleção nacional.

Estatísticas atualizadas até 2 de junho de 2013

Sub-23

Títulos

Internacional
Seleção Brasileira

Prêmios individuais

Internacional

Artilharias

Internacional
Cruzeiro
Seleção Brasileira

Referências

  1. «El Real Betis incorpora al delantero Leandro Damiao». Site ofical Betis. Consultado em 4 de Fevereiro de 2016 
  2. «Damião conta sobre a várzea de São Paulo» 
  3. «Leandro Damião é o segundo reforço do Santos FC para 2014». Sítio oficial do Santos FC. 16 de dezembro de 2013 
  4. «Damião aprova estreia pelo Santos e minimiza concorrência no ataque». GloboEsporte.com. 7 de fevereiro de 2014 
  5. «Após fim de jejum, Damião se mostra aliviado e agradece à torcida». GloboEsporte.com. 20 de fevereiro de 2014 
  6. «Reforços celestes recebem carinho da torcida em apresentação na Toca I». O Tempo. 14 de janeiro de 2015 
  7. «Damião agradece a acolhida da torcida e promete raça em campo». Sítio oficial Cruzeiro Esporte Clube. 14 de janeiro de 2015 
  8. GRACIANO, Wallace (12 de fevereiro de 2015). «Leandro Damião desencanta e Cruzeiro bate o Guarani por 3 a 1». Jornal Hoje em Dia 
  9. Cruzeiro anuncia saída de Leandro Damião, Júlio Baptista, Ceará e Charles
  10. [1]
  11. «Leandro Damião é cortado da Seleção Brasileira e Jô fica com a vaga». Superesportes. Consultado em 7 de junho de 2013 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Leandro Damião