Saltar para o conteúdo

Joel Santana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 80: Linha 80:
O treinador organizou o time, que subiu de rendimento e conquistou, em cima do mesmo [[Clube de Regatas Vasco da Gama|Vasco da Gama]], a [[Taça Guanabara]]. Em seguida, o clube alvinegro conquistou também o returno do [[Campeonato Carioca de Futebol|Campeonato Carioca]], a [[Taça Rio]], em cima do [[Clube de Regatas do Flamengo|Flamengo]], sagrando-se ''campeão estadual'' sem a necessidade de final. Ganhou também o prêmio de melhor técnico do campeonato.
O treinador organizou o time, que subiu de rendimento e conquistou, em cima do mesmo [[Clube de Regatas Vasco da Gama|Vasco da Gama]], a [[Taça Guanabara]]. Em seguida, o clube alvinegro conquistou também o returno do [[Campeonato Carioca de Futebol|Campeonato Carioca]], a [[Taça Rio]], em cima do [[Clube de Regatas do Flamengo|Flamengo]], sagrando-se ''campeão estadual'' sem a necessidade de final. Ganhou também o prêmio de melhor técnico do campeonato.


No dia [[8]] de [[dezembro]] de [[2010]], anunciou a renovação do seu contrato com o clube carioca. <ref> http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/joel+santana+fica.asp Joel renova com o Botafogo </ref>
No dia [[8]] de [[dezembro]] de [[2010]], anunciou a renovação do seu contrato com o clube carioca,recusando propostas do Corinthians e do próprio rival carioca,Flamengo. <ref> http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/joel+santana+fica.asp Joel renova com o Botafogo </ref>


== Títulos ==
== Títulos ==

Revisão das 02h21min de 16 de fevereiro de 2011

Joel Santana
Informações pessoais
Nome completo Joel Natalino Santana
Data de nasc. 25 de dezembro de 1948 (75 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro (RJ),  Brasil
Altura 1,78 m
Apelido Papai Joel, Paizão
Informações profissionais
Clube atual Brasil Botafogo
Posição Treinador
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
19711973
1973
19741975
19761980
Brasil Vasco da Gama
Brasil Olaria
Brasil Vasco da Gama
Brasil América-RN
19 (0)
11 (0)
32 (0)
44 (0)
Times/clubes que treinou
19811986
19861987
19871990
1990
19901992
19921993
19941995
19951996
19961997
1997
19971998
19981999
19992000
2000
20002001
20012002
20022003
2003
2004
2004
20042005
2005
20052006
20062007
2007
20072008
20082009
2010
=Emirados Árabes Unidos Al Wasl Club
Brasil Vasco da Gama
Arábia Saudita Al Hilal
Brasil América-RJ
Arábia Saudita Al-Nasr
Brasil Vasco da Gama
Brasil Bahia
Brasil Fluminense
Brasil Flamengo
Brasil Corinthians
Brasil Botafogo
Brasil Flamengo
Brasil Bahia
Brasil Botafogo
Brasil Vasco da Gama
Brasil Coritiba
Brasil Vitória
Brasil Fluminense
Brasil Guarani
Brasil Internacional
Brasil Vasco da Gama
Brasil Brasiliense
Brasil Flamengo
Japão Vegalta Sendai
Brasil Fluminense
Brasil Flamengo
África do Sul África do Sul
Brasil Botafogo
?
?
?
?
?
?
?
?
?
15
?
?
?
?
43
?
?
?
18
?
32
?
9
?
12
23

Joel Natalino Santana (Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1948) é um ex-futebolista e atual treinador brasileiro. Atualmente, comanda o Botafogo.

Joel é conhecido nacionalmente por ter sido o único campeão estadual com os quatro grandes clubes cariocas (Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo e Botafogo).

Carreira

Como jogador

Joel Santana teve uma curta carreira como jogador profissional, iniciada tarde, aos 23 anos. Atuou na posição de zagueiro pelo Vasco da Gama e América de Natal.

Como treinador

Joel decidiu encerrar a carreira de jogador para trabalhar como treinador por ver mais chances no futebol se ocupasse esse cargo. Foi então que em 1981 Joel assumiu o seu primeiro clube. O Al Wasl Club decidiu apostar no jovem treinador e contratou-o. Apesar de não conquistar qualquer título, Joel permaneceu no comando da equipe por cinco anos.

Em 1986 o Vasco da Gama convidou-o para retornar ao Brasil para treinar a equipe principal do clube. O convite foi aceito e Joel assumiu o seu primeiro clube brasileiro. A passagem não durou tanto quanto o seu primeiro desafio e ao fim de um ano o treinador mudou de ares mais uma vez seguindo para a Arábia Saudita para treinar o Al Hilal.

Três anos após, Joel retorna ao Brasil, agora o novo desafio é treinar o América do Rio de Janeiro. A passagem foi muito curta e no mesmo ano ele volta à Arábia Saudita.

O primeiro título

Mas em 1992 Joel volta a assumir o Vasco da Gama. Esta segunda passagem rende ao treinador o seu primeiro título, o Campeonato Carioca de Futebol de 1992 de forma invicta. Devido à conquista, ele é mantido no cargo e no ano seguinte conquista novamente o Campeonato Carioca.

A conquista baiana

Em 1994 o treinador aceita um novo desafio e assume o Bahia. Uma experiência curta de um ano, mas onde pôde conquistar o Campeonato Baiano. Em 1999 Joel voltou ao Bahia para uma nova conquista do Campeonato Baiano.

Mais uma vez carioca

Em 1995 ele volta ao Rio de Janeiro para treinar o Fluminense. O clube estava desacreditado e com poucas chances de ganhar o Campeonato Carioca. O grande favorito para a conquista era o Flamengo, que havia se reforçado com Romário. Mas contra todas as probabilidades o treinador levou o clube à final da competição contra o Flamengo e num jogo que surpreendeu a todos, o Fluminense sagrou-se campeão carioca rendendo ao treinador o seu terceiro título.

Com o título a diretoria manteve o treinador e reforçou o clube para a disputa do Campeonato Brasileiro. Joel chegou até as semi-finais, onde venceu o santos em casa de goleada, e conseguiu a incrível proeza de ser eliminado no jogo de volta, sendo goleado. Dizem que chegou bêbado ao jogo e, por isso, ainda é extremamente criticado pelos tricolores.

Com três título cariocas, Joel Santana começava a ser visto como um treinador vitorioso no Rio de Janeiro. Em 1996 o Flamengo, que no ano anterior perdeu o título para Joel, contratou o treinador com o objetivo de conquistar o Campeonato Carioca. O objetivo foi alcançado e de forma invicta o treinador conquistou o seu quarto título.

Em 1997, assume o Botafogo, que era o único clube grande do Rio de Janeiro que ainda não tinha treinado e, mais uma vez, ele conquistou o título carioca. O treinador saiu durante o campeonato brasileiro, em virtude de uma grande proposta do Corinthians, onde, entretanto, não ficou por muito tempo. Foi mais uma vez contratado pelo Flamengo por seis meses em 1998. O treinador esteve de volta ao Botafogo em 1999, mas sem grande sucesso.

O primeiro título brasileiro e internacional

Joel passou a ser conhecido como o "Rei do Rio" devido às suas passagens vitoriosas e ao seus cinco títulos carioca. Mas o treinador nunca havia conquistado um título nacional ou internacional.

Em 2000, após um desentendimento do presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, com o treinador do clube, Oswaldo de Oliveira, que culminou com a demissão do treinador, Joel Santana foi contratado para assumir o cargo. Esta passagem foi atípica e o assumiu a equipe quando esta já estava na fase final da Copa Mercosul. O treinador seguiu no clube até o final da Copa João Havelange (Campeonato brasileiro), que o Vasco venceria numa final disputada contra o São Caetano, no ano de 2001.

O treinador assim somou dois títulos inéditos à sua coleção.

De volta à Bahia

Após uma passagem rápida pelo Coritiba, ainda em 2001, foi contratado pelo Vitória, onde conquistou dois títulos baianos e um da Copa do Nordeste de 2003.

De conquistador de títulos a salvador

Joel Santana começou a ser contratado por curtos períodos não com o objetivo de conquistar um título, mas sim de recuperar uma equipe mal classificada.

Voltou ao Fluminense em 2003 e por seis meses esteve no comando da equipe. No ano seguinte treinou o Guarani e o Internacional, ambos por um curto período. No mesmo ano assumiu pela quarta vez o Vasco da Gama, para no ano seguinte ir para o Brasiliense. No mesmo ano Joel foi convidado a assumir novamente o Flamengo. O clube encontrava-se em má posição no Campeonato Brasileiro e o objetivo principal era garantir a permanência da equipe na primeira divisão. Joel tinha apenas nove jogos para comandar e atingir o objetivo. Com seis vitórias e três empates, o clube conseguiu se manter na primeira divisão. No fim da competição Joel foi para o Japão treinar o Vegalta Sendai que tinha outros objetivos, ser promovido à primeira divisão japonesa. Porém o treinador não conseguiu atingir o objetivo.

Em 2007 Joel foi convidado pelo amigo e dirigente do Fluminense, Branco, para assumir a equipe tricolor. O contrato firmado era de um ano,[1] mas a passagem foi muito curta, dois meses, e após doze jogos o treinador teve o contrato rescindido.[2]

Três meses após a dispensa do Fluminense, Joel voltou a assumir outro clube carioca, o Flamengo. O objetivo era o mesmo de há dois anos, recuperar a equipe em má posição no Campeonato Brasileiro. Desta vez o treinador assumiu a equipe com uma maior margem de manobra, tendo ainda vinte e seis jogos para disputar, e obteve uma recuperação surpreendente, levando o Flamengo da zona de rebaixamento à conquista de uma vaga para a Copa Libertadores da América 2008.[3] E no torneio de sua despedida do clube, levou o Flamengo ao título do Campeonato Carioca de 2008.

Em sua partida de despedida pelo Flamengo, no entanto, Joel não pôde evitar a derrota por 3x0 para o América do México em pleno Maracanã, e a consequente eliminação da Libertadores da América 2008.

Futebol internacional

Após conquistar mais um título carioca—e após partida na qual o Flamengo viria a ser eliminado pelo América do México nas oitavas-de-final da Libertadores de 2008 --, Joel Santana saiu do Flamengo e foi comandar a seleção da África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, sob indicação do até então técnico Carlos Alberto Parreira (que, na época, afirmava aposentar-se da carreira de técnico de futebol). O cargo de técnico do Flamengo foi assumido por Caio Júnior. A passagem de Joel como treinador de seleção não durou muito: foi demitido em 19 de Outubro de 2009, após uma série de derrotas. Apesar disso, teve um ponto alto com a seleção da África do Sul: levou o país à semifinal da Copa das Confederações de 2009.

De volta ao Rio de Janeiro

Em 2010 Joel Santana foi contratado pelo Botafogo após uma goleada de 6 a 0 sofrida para o Vasco da Gama.

O treinador organizou o time, que subiu de rendimento e conquistou, em cima do mesmo Vasco da Gama, a Taça Guanabara. Em seguida, o clube alvinegro conquistou também o returno do Campeonato Carioca, a Taça Rio, em cima do Flamengo, sagrando-se campeão estadual sem a necessidade de final. Ganhou também o prêmio de melhor técnico do campeonato.

No dia 8 de dezembro de 2010, anunciou a renovação do seu contrato com o clube carioca,recusando propostas do Corinthians e do próprio rival carioca,Flamengo. [4]

Títulos

Jogador
Vasco da Gama
América-RN
Treinador
Vasco da Gama
Bahia
Fluminense
Flamengo
Vitória
Botafogo

Referências

  1. «Joel Santana acerta com o Flu». 21 Fevereiro de 2007 - 18:45. Consultado em 30 Julho de 2007  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «Sob pressão, Fluminense demite técnico Joel Santana». 21 Abril de 2007 - 16:49. Consultado em 30 Julho de 2007  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «Joel volta ao Fla». 30 Julho de 2007 - 1:53. Consultado em 30 Julho de 2007  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/joel+santana+fica.asp Joel renova com o Botafogo