Saltar para o conteúdo

Locomotivas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m "reinvindicar" não existe em Português.
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|arte=sim|data=dezembro de 2009}}
{{Sem-fontes|arte=sim|data=dezembro de 2009}}
{{Info/Televisão
{{Info/Televisão
| título = Locomotivas
| título = Loco Motivas
| formato = Telenovelas
| formato = Telenovelas
| título-pt =
| título-pt =
Linha 27: Linha 27:
| seguinte =
| seguinte =
}}
}}
'''''Locomotivas''''' é uma [[telenovela brasileira]] que foi produzida e exibida no [[novela das sete|horário das 19 horas]] pela [[Rede Globo]] entre [[1º de março]] e [[12 de setembro]] de [[1977]], contou com 167 capítulos. Foi escrita por [[Cassiano Gabus Mendes]], tendo sido a primeira novela totalmente em [[PAL-M|cores]] de seu horário, já que a novela anterior, ''[[Estúpido Cupido]]'', teve seus dois últimos capítulos gravados em cores. Foi também a primeira novela da emissora a apresentar seu último capítulo numa sexta-feira e a reprise no sábado, adotado até hoje.
'''''Loco Motivas''''' é uma [[telenovela brasileira]] que foi produzida e exibida no [[novela das sete|horário das 19 horas]] pela [[Rede Globo]] entre [[1º de março]] e [[12 de setembro]] de [[1977]], contou com 167 capítulos. Foi escrita por [[Cassiano Gabus Mendes]], tendo sido a primeira novela totalmente em [[PAL-M|cores]] de seu horário, já que a novela anterior, ''[[Estúpido Cupido]]'', teve seus dois últimos capítulos gravados em cores. Foi também a primeira novela da emissora a apresentar seu último capítulo numa sexta-feira e a reprise no sábado, adotado até hoje.


A [[Rede Tupi]], que no mesmo horário concorria com ''[[Éramos Seis (1977)|Éramos Seis]]'', reconhecendo os índices de audiência da novela global, publicou nos jornais em [[14 de agosto]] de [[1977]] o seguinte anúncio: ''“A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Locomotivas”''<ref>[http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-224261,00.html Memória Globo]</ref>.
A [[Rede Tupi]], que no mesmo horário concorria com ''[[Éramos Seis (1977)|Éramos Seis]]'', reconhecendo os índices de audiência da novela global, publicou nos jornais em [[14 de agosto]] de [[1977]] o seguinte anúncio: ''“A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Loco Motivas”''<ref>[http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-224261,00.html Memória Globo]</ref>.


Reapresentada entre [[17 de janeiro]] e [[19 de setembro]] de [[1978]] às 13h30. Em [[1986]], o [[Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões]] reivindicou um limite máximo de seis horas diárias de trabalho para seus afiliados. Com isto, a [[novela das seis|novela das 18 horas]] da época, ''[[Direito de Amar]]'', foi atrasada em três meses, durante este período, a Rede Globo reapresentou ''Locomotivas'' entre [[17 de novembro]] de [[1986]] e [[14 de fevereiro]] de [[1987]] às 18h, em substituição a ''[[Sinhá Moça (1986)|Sinhá Moça]]''<ref>[http://www.teledramaturgia.com.br/tele/locomotivasb.asp Teledramaturgia]</ref>. E num compacto de uma hora e meia no ''Festival 15 anos'', em [[25 de março]] de [[1980]] apresentado por [[Eva Todor]].
Reapresentada entre [[17 de janeiro]] e [[19 de setembro]] de [[1978]] às 13h30. Em [[1986]], o [[Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões]] reivindicou um limite máximo de seis horas diárias de trabalho para seus afiliados. Com isto, a [[novela das seis|novela das 18 horas]] da época, ''[[Direito de Amar]]'', foi atrasada em três meses, durante este período, a Rede Globo reapresentou ''Loco Motivas'' entre [[17 de novembro]] de [[1986]] e [[14 de fevereiro]] de [[1987]] às 18h, em substituição a ''[[Sinhá Moça (1986)|Sinhá Moça]]''<ref>[http://www.teledramaturgia.com.br/tele/locomotivasb.asp Teledramaturgia]</ref>. E num compacto de uma hora e meia no ''Festival 15 anos'', em [[25 de março]] de [[1980]] apresentado por [[Eva Todor]].


Apresentava [[Walmor Chagas]] e [[Aracy Balabanian]] como protagonistas e [[Dênis Carvalho]], [[Elizângela]] e [[João Carlos Barroso]] como coprotagonistas e [[Lucélia Santos]] e [[Eva Todor]] como antagonistas principais.
Apresentava [[Walmor Chagas]] e [[Aracy Balabanian]] como protagonistas e [[Dênis Carvalho]], [[Elizângela]] e [[João Carlos Barroso]] como coprotagonistas e [[Lucélia Santos]] e [[Eva Todor]] como antagonistas principais.

Revisão das 21h09min de 26 de abril de 2013

Loco Motivas
Locomotivas
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50min 
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes
Elenco Walmor Chagas
Aracy Balabanian
Lucélia Santos
Dênis Carvalho
Elizângela
João Carlos Barroso
Eloísa Mafalda
Eva Todor
Lady Francisco
Miriam Pires
Monah Delacy
Isaac Bardavid
Oswaldo Louzada
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 167
Produção
Diretor(es) Régis Cardoso
Tema de abertura "Maria Fumaça" - Banda Black Rio
Transmissão original 1º de março de 197712 de setembro de 1977

Loco Motivas é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 1º de março e 12 de setembro de 1977, contou com 167 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, tendo sido a primeira novela totalmente em cores de seu horário, já que a novela anterior, Estúpido Cupido, teve seus dois últimos capítulos gravados em cores. Foi também a primeira novela da emissora a apresentar seu último capítulo numa sexta-feira e a reprise no sábado, adotado até hoje.

A Rede Tupi, que no mesmo horário concorria com Éramos Seis, reconhecendo os índices de audiência da novela global, publicou nos jornais em 14 de agosto de 1977 o seguinte anúncio: “A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Loco Motivas”[1].

Reapresentada entre 17 de janeiro e 19 de setembro de 1978 às 13h30. Em 1986, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões reivindicou um limite máximo de seis horas diárias de trabalho para seus afiliados. Com isto, a novela das 18 horas da época, Direito de Amar, foi atrasada em três meses, durante este período, a Rede Globo reapresentou Loco Motivas entre 17 de novembro de 1986 e 14 de fevereiro de 1987 às 18h, em substituição a Sinhá Moça[2]. E num compacto de uma hora e meia no Festival 15 anos, em 25 de março de 1980 apresentado por Eva Todor.

Apresentava Walmor Chagas e Aracy Balabanian como protagonistas e Dênis Carvalho, Elizângela e João Carlos Barroso como coprotagonistas e Lucélia Santos e Eva Todor como antagonistas principais.

Sinopse

A ex-vedete Kiki Blanche (Eva Todor), seu salão de beleza, sua filha Milena (Aracy Balabanian) e os filhos adotivos - Paulo (João Carlos Barroso), Renata (Thais de Andrade), Fernanda (Lucelia Santos) e a pequena Regina - conduzem a história de encontros, desencontros e namoricos. A situação complica-se quando Fernanda apaixona-se por Fábio (Walmor Chagas) , o mesmo homem que Milena ama. O clímax da história ocorre quando Milena revela-se mãe de Fernanda.

É também a narração dos problemas de Netinho, que não percebe o amor altruísta da vizinha solteirona, Celeste, e não consegue se libertar do cerco armado pela possessiva mãe dele, Margarida, que não aceita seu relacionamento com a jovem e mimada Patrícia, filha do rico empresário Sérgio Mello.

Em outro núcleo estão o português Machadinho e seu namoro com Gracinha, abalado pelas intrigas da falsa amiga Lurdinha.

Elenco

Ator Personagem
Walmor Chagas Fábio
Aracy Balabanian Milena Cabral
Lucélia Santos Fernanda Cabral
Dênis Carvalho Netinho
Elizângela Patrícia
Rogério Fróes Sérgio Mello
Célia Biar Sílvia
João Carlos Barroso Paulo Cabral
Thaís de Andrade Renata Cabral
Isaac Bardavid Víctor
Ilka Soares Celeste
Lady Francisco Carla Lambrini
Roberto Pirillo Cássio
Miriam Pires Margarida
Hélio Souto Zé Tião
Maria Cristina Nunes Graça (Gracinha)
Miriam Fischer Lia
Joséphine Hélene Zulmira
Teresinha Sodré Lourdes (Lurdinha)
Tony Correa Machadinho
Eloísa Mafalda Joana
Carmem Silva Adelaide
Natália do Vale Sandra [3]
Oswaldo Louzada Chico Rico
Eva Todor Maria Josefina Cabral / Kiki Blanche

Elenco de apoio

  • Carlos Adier - Edgar (Mordomo de Kiki)
  • Gisela Rocha - Regina
  • Lídia Iório - Marcelina (Namorada de Joselito)
  • Nena Ainhoren – Nair (secretária de Fábio)
  • Suzy Arruda - Mirtes
  • Vera Paes - Dorinha (Empregada de Fábio)

Trilha sonora

Nacional

Internacional

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.