Mesorregião do Centro-Sul Paranaense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro-Sul Paranaense
Unidade federativa  Paraná
Mesorregiões limítrofes Centro Ocidental Paranaense; Norte Central Paranaense; Oeste Paranaense; Sudeste Paranaense; Sudoeste Paranaense; Oeste Catarinense (SC)
Área 26.409,780 () km²
População 568.836 hab. est. 2009
Densidade 21,1 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 4.822.519.480,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 8.809,92 IBGE/2003

A mesorregião do Centro-Sul Paranaense é uma das dez mesorregiões do estado brasileiro do Paraná. É formada pela união de 29 municípios agrupados em três microrregiões.

História[editar | editar código-fonte]

A ocupação territorial da microrregião centro-sul do paraná começou no final do século passado, quando aumentou o volume de imigrantes na região, muitos deles eram advindos do Planalto Gaúcho e do leste Catarinense. A maioria eram filhos e netos de imigrantes europeus, notadamente italianos e alemães.

A vegetação da região, composta de Mata de Araucárias densas corroborou com a ocupação fornecendo madeira gratuita e abundante. Hoje ainda restam muitas Araucárias, muito embora a maior parte tenha sido totalmente derrubada, devido ao manejo não sustentável e principalmente o fato de ser uma vegetação aberta e de facil extração.

Entre 1912 e 1916 ocorreu a guerra do Contestado, onde posteriormente se formaram os maiores núcleos urbanos da região. Guarapuava e Palmas.

O processo de inchaço populacional da região continuou até 1980. A partir deste ano a população decaiu bastante, o motivo maior desta queda foi a grande evasão de habitantes em direção aos estados do Centro-oeste e também em direção à capital do estado, Curitiba. Ainda hoje a evasão de jovens, principalmente na faixa dos 15-19 anos em direção à Capital é bastante elevada.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal fonte se riqueza da região é a extração de madeira de pinus e eucaliptos. Na agricultura se destaca o trigo, cevada e soja, além da extração da erva-mate.

Com um IDH médio de 0,73 a região se descata como uma das mais pobres do estado do paraná, devido aos baixos indicadores sociais.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima predominante é o Temperado ou Subtropical Cfb sem estação seca. A topografia acidentada e uma latidude que varia de 25º a 26º40', dá a microrregião caracteristicas próximas a regiões serradas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, percebida de imediato pela vegetação local e clima agradável.

Microrregiões[editar | editar código-fonte]