Wikipédia:Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo/Artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Biografias e diversidade[editar código-fonte]

A diversidade é campo complexo e indispensável à vida coletiva. Se refere ao simbólico, a identidade, as diferentes visões e percepções do mundo que resultam em construções políticas e na transformação de uma sociedade. Esse eixo busca abranger a diversidade de pessoas e de grupos que constituem a identidade do Estado do Espírito Santo e não foram contemplados nos eixos anteriores, principalmente personalidades negras e indígenas capixabas, históricas e atuais, e personalidades recentes importantes à luta pelos direitos da população LGBTQIA+ do estado do ES.

Lista de Artigos


Fauna e flora[editar código-fonte]

O Espírito Santo teve sua primeira lista de espécies ameaçadas de extinção oficializada no ano de 2005 pelo Governo do Estado, por intermédio do Decreto nº 1.499-R. Segue abaixo a lista atualizada de plantas e animais em extinção no estado.

Lista de Artigos


Fauna
Flora

Festividades e religiosidade[editar código-fonte]

Parte significativa da alma e da identidade capixaba, esse conjunto de manifestações, convive e dialoga com a contemporaneidade e com o global, sendo influenciado e a influenciando.

Mas se, de um lado, essas manifestações persistem em meio às novas tecnologias e às novas formas de expressão, do outro, formam o ponto de equilíbrio entre as tradições conservadas ao longo da história e a pressão de homogeneização da atualidade, que nos conduzem ao futuro.

O Espírito Santo reflete, numa escala simétrica à do Brasil, a riqueza de influências culturais e a mistura de povos que ao longo da História foram dando forma e conteúdo ao largo espectro de manifestações aqui existentes – formas modificadas por diversas gerações, que configuram uma maneira peculiar de compreender e representar o mundo.

Lista de Artigos


Patrimônio histórico e cultural[editar código-fonte]

O Estado do Espírito Santo, apesar de ter a segunda menor extensão territorial e ser o menos populoso da região Sudeste do Brasil, destaca-se por seus importantes índices econômicos (como a sua capital, Vitória, que ocupa o 2º lugar dentre as capitais brasileiras em IDH), principalmente no ramo da agricultura, silvicultura e da mineração, e por sua boa infraestrutura de estradas e serviços urbanos.

O Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo não se restringe aos bens materiais e não estão apenas concentrados no eixo Vitória-Vila Velha. As festas, músicas, culinária, manifestações culturais e práticas da vida social que são transmitidas de geração a geração, chamados bens imateriais, fundamentam a identidade e diversidade cultural do povo capixaba. Este eixo abrange os artigos que abordam direta ou indiretamente essas patrimônio histórico e cultural. Por isso, inclui os espaços de produção e difusão cultural localizados no Estado.

Lista de Artigos



História do ES

Territórios e paisagem natural[editar código-fonte]

A paisagem é resultado da combinação dinâmica de elementos físicos, biológicos e antrópicos que interagem entre si ao longo do tempo e do espaço. Por isso, cada paisagem - natural, rural ou urbana - é um conjunto único de características que constituem determinado lugar que, por sua vez, está constante mudança. O território é a base da existência social das diversas identidades capixabas, isto é, onde a população constrói a seus sentimentos de pertencimento, onde expressa seu patrimônio cultural e constrói suas perspectivas para o futuro. Os artigos contidos nesse eixo abrangem não só os territórios biogeográficos e administrativos, mas também os territórios culturais, lugares de memória e temas correlatos.

Lista de Artigos



Estádios de Futebol


Clubes de Futebol


Outros esportes