Lista de partidos comunistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Existem diversos partidos comunistas activos em diversos países pelo Mundo fora, e também, diversos partidos que existiram ao longo da história. Estes partidos não apenas se diferenciam nos seus métodos, como na sua ideologia (leninismo, estalinismo, maoismo, eurocomunismo, etc.). A fundação de partidos comunistas pelo mundo fora iniciou-se graças à Terceira Internacional (Comintern) liderada pelos Bolcheviques russos. Os partidos comunistas mais importantes ao longo da história foram, sem dúvida alguma, o Partido Comunista da União Soviética e o Partido Comunista da China.

Ao longo do século XX, os partidos comunistas assumiram um papel de relevo de enorme importância, em especial, após a Segunda Guerra Mundial, em que partidos comunistas assumiram o poder nos países do Leste Europeu, bem como em diversos países de África, Ásia e América[1]. Apesar de inicialmente o comunismo estar centrado em redor do Leninismo, o movimento comunista foi sofrendo enormes divisões, como o Trotskismo (década de 1920)[2], o Titoísmo (década de 1940)[3], o Maoismo (década de 1960)[4] e o Hoxhaismo (década de 1970)[5]. Na Europa Ocidental, graças à acção do Partido Comunista Italiano, também apareceu uma nova corrente, o Eurocomunismo[6], que procurava conciliar comunismo com a aceitação de uma economia privada e de uma democracia parlamentar.

A partir da década de 1980, com o Queda da União Soviética, o movimento comunista caiu em popularidade pelo mundo fora, mas, ainda hoje, continuam a existir estados comunistas e partidos comunistas têm papel relevante nos governos nacionais[7].

Na actualidade existem centenas de partidos políticos comunistas, com um nível de sucesso muito variado, desde os que se encontram no poder aos que constituem pequenos grupos escassamente influentes na política dos seus respectivos países[8].

Partidos comunistas em países oficialmente comunistas[editar | editar código-fonte]

Partidos comunistas parte da coligação de governo em países multipartidários[editar | editar código-fonte]

Partidos comunistas que governaram no passado[editar | editar código-fonte]

Partidos comunistas actuais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The World's Communist Countries». ThoughtCo 
  2. «Trotskyism». The Free Dictionary 
  3. «Titoism». The Free Dictionary 
  4. «Maoism | ideology». Encyclopedia Britannica (em inglês) 
  5. «A Brief Guide to Hoxhaism.». Red Star Vanguard (em inglês). 11 de junho de 2011 
  6. «La Revista >> ¿Quién creó el eurocomunismo?». www.libertaddigital.com. Consultado em 22 de novembro de 2017 
  7. «The World's Communist Countries». ThoughtCo 
  8. «The World's Communist Countries». ThoughtCo