Wikipédia:Wikiconcurso Wiki Loves Mato Grosso/Artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aqui você encontra verbetes para criar e melhorar ao longo do período do concurso distribuídos em eixos temáticos. A lista será atualizada periodicamente.

Atenção! Só serão pontuadas as edições realizadas até o dia 13 de julho nos verbetes listados nesta página.

Não deixe de conferir as regras do concurso antes de começar a editar.

Você está editando a Wikipédia pela primeira vez e precisa de ajuda? Deixe um recado nesta página de discussão ou envie um e-mail para wlmt@wmnobrasil.org que ajudaremos.

Você também pode consultar os vídeos tutoriais do Wiki Movimento Brasil no YouTube aqui. Oferecemos oficinas em abril e maio para tirar dúvidas e ensinar a editar.

Você gostaria de sugerir mais artigos sobre o Mato Grosso para criar ou melhorar? Caso queira sugerir outros verbetes não listados, por favor, indique nesta página de discussão ou envie por e-mail para wlmt@wmnobrasil.org.


A identidade mato-grossense é forjada pela diversidade de todos os povos que aqui vivem, tais como indígenas, negros, quilombolas, ribeirinhos e pantaneiros, oriundos da influência de povos africanos, portugueses, espanhóis e tantos outros. Neste eixo, edite sobre personalidades que fazem ou fizeram história de Mato Grosso.

Lista de Artigos


Reitores da Reitores Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Reitores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)


Conhecimentos e saberes culturais[editar código-fonte]

Segundo o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), o "saber-fazer" fundamenta-se nas seguintes categorias de bens culturais: saberes e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades, celebrações, festas e folguedos que marcam espiritualmente a vivência do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e da vida cotidiana; linguagens musicais, iconográficas e performáticas, e espaços em que se produzem as práticas culturais. Neste eixo, edite sobre a cultura local de Mato Grosso.

Diversidade étnica e linguística[editar código-fonte]

Embora o Brasil tenha o português como língua oficial, estima-se que em todo o seu território sejam faladas mais de 250 línguas. Dessas, 40 são faladas no território mato-grossense, além do português. Neste eixo, edite sobre povos indígenas e suas línguas.

Estádios e clubes de futebol[editar código-fonte]

Além de uma paixão nacional, o futebol é também o esporte mais popular em Mato Grosso, com investimentos crescentes na modalidade. Neste eixo, edite sobre estádios e clubes de futebol do estado.

Lista de Artigos


Fauna e flora[editar código-fonte]

O encontro dos rios e biomas de Mato Grosso confere ao estado uma abundância notável de fauna e flora. Neste eixo, edite sobre espécies sob risco de extinção da Lista Vermelha da IUCN.

Lista de Artigos


Instituições de ensino e pesquisa de Mato Grosso

Patrimônio histórico cultural[editar código-fonte]

O patrimônio de Mato Grosso carrega marcas da história dos povos e grupos que já viveram e ainda vivem no estado. Os procedimentos para o registro de bens imateriais como patrimônio do estado são definidos pelo Decreto nº 1.852/2009, que cria o Programa Estadual do Patrimônio Imaterial, e pela Portaria nº 779/2009. Neste eixo, edite artigos sobre o o patrimônio tombado do Estado de Mato Grosso.

Lista de Artigos


Territórios e paisagem natural[editar código-fonte]

Mato Grosso conta com diversos cartões postais, concentrando biomas de Amazônia, Cerrado e Pantanal, além de construções humanas típicas do Centro-Oeste brasileiro. Neste eixo, edite sobre territórios urbanos e naturais do estado.

Lista de Artigos